28) O endemoninhado gadareno
1. O endemoninhado na escravidão de Satanás: Marcos 5,1-5.
2. A libertação: vs.6-20
Explicação e ensinamentos:
Onde se situa Gadara? Mais ou menos defronte da cidade de Tibéria (indique no mapa). A terra dos Gadarenos antes disso se chamava Basã.
Em que consiste a escravização do possesso? Muitos demônios habitavam nele e o atormentavam, tomando-o perigoso para os demais. Como se demonstraram os meios humanos, as correntes? Inúteis. O diabo é mais forte do que o homem. Descreva como o Senhor atraca o barco na margem do mar; como o possesso corre ao seu encontro, muito furioso (Mt 8,28). De repente, ele reconhece Jesus, vai até Ele e o adora. O Senhor o liberta pela Sua Palavra. Qual é a atitude dos demônios? Atormentar "antes do Tempo" significa: antes do Grande Julgamento do Senhor no último dia, onde o sofrimento deles será ainda maior. Eles reconhecem o poder do domínio do Senhor. O pedido deles é concedido. A ambição dos demônios por morte e destruição resulta no afogamento dos porcos. A morte dos porcos, ao mesmo tempo, não foi injusta. Os Gadarenos não deviam criar porcos (Lv 11,7). O Gergeseno (ou Gadareno) é uma figura do homem no poder de Satanás. É inconstante, insensato, por assim dizer, um suicida. De um vício cai no outro. Não é apenas um escravo do pecado, mas é também escravo de Satanás (Ef 2,1-2). O mundo moral procura libertar a humanidade do domínio do pecado e do vício. As autoridades têm de proteger daqueles que são violentos; como o caso do possesso, que procuraram dominar com grilhões e cadeias (ou, correntes). Faça comparações com as casas de recuperação, penitenciárias, etc. Tudo inútil.
Só o Senhor Jesus liberta verdadeiramente. (João 8,36).
Em que estado reencontramos aquele pecador libertado pelo Senhor?
1. Ele descansa no Senhor.
Está assentado calmo aos pés de Jesus e ouve a Sua palavra (*Cl 1,12-13; 1 Pe 2,2).
2. Vemo-Lo vestido com a veste da justiça (*Is 61, 10).
3. Ele está sensato, normal, isto é, não mais faz mal a si mesmo, corrompendo pelo pecado, corpo e alma (Rm 6,2122; Rm 12, 1), nem prejudica os outros (*Rm 12,18; 13,9-10).
4. Só tem o desejo de estar com o Senhor, de quem ele antes fugia. Ele se tornou uma testemunha do Senhor, no meio do seu povo (vs. 18 e 19); (FI 1, 22-23).
Vejamos o comportamento dos gadarenos: A presença do Senhor é mais insuportável para eles, do que a de Satanás. Quão triste isso! Assim, existem hoje também muitos que preferem o pesado jugo de Satanás ao jugo leve do Senhor Jesus.