R

 

 

Raab (1) Prostituta que vivia em Jericó na época em que Josué mandou espiões para preparar a tomada dessa localidade. Raab acolheu e protegeu os espiões e, por isso, ela e sua família foram poupadas quando ocorreu a conquista da cidade. Posteriormente Raab converteu-se ao judaísmo, casou-se com Salmon, da tribo de Judá, e com ele gerou Booz que viria a ser o marido de Rute e o bisavô do rei Davi.

RAAB (2) A personificação do Egito.

Raabia Filho de Eliezer, neto de Moisés, bisneto de Amram, trineto de Caat e tetraneto de Levi.

Raam Em "Crônicas" é citado como “filho” de Sama, neto de Hebron, bisneto de Maresa e membro da tribo de Judá. Vale o registro que os termos "filho, pai etc." na Bíblia podem ter o sentido mais amplo que o da simples relação de parentesco.

      RAAMIAS Ancestral de uma das famílias hebraicas que retornaram do exílio babilônico sob o comando de Zorobabel.

RABA (RABA AMON) A capital do país de Amon, na Transjordânia. Dela subsistem as ruínas na atual Aman, capital da Jordânia.

RABBUNI Termo hebraico que significa: “Meu Mestre”.

RABI Termo hebraico que significa “meu mestre”. Era o titulo que se dava aos escribas e esteve em voga com Simão, filho de Hilel, no tempo de Herodes, o Grande. Foi muito usado na Idade Média e dele vem a palavra “Rabino” em uso ainda hoje entre os hebreus. Ver escribas.

Racon Rio que banhava a área destinada à tribo de Dã.

Radai Filho de Jessé, irmão do rei Davi, neto de Obed, bisneto de Booz, trineto de Salmon        (Salma), tetraneto de Naassom e descendente de Judá.

RAELIAS Um dos hebreus exilados por Nabudonosor que foram anistiados pelo Imperador Ciro e voltaram para a Judéia sob o comando de Zorobabel.

Rafa (1) Filho de Banaa, neto de Mosa, bisneto de Zamri, trineto de Joada, tetraneto de Acaz e descendente do rei Saul.

Rafa (2) Filho de Benjamim, neto de Jacó, bisneto de Isaac, trineto de Abrão e tetraneto de Taré.

Rafa (3) Filho de Beria, neto de Efraim, bisneto de José, trineto de Jacó e tetraneto de Isaac.

Rafa (4) Filho de Madmena, neto de Saaf, bisneto de Jadai e descendentes de Caleb e de Judá.

RAFAEL (1) A anjo Rafael. Rafael significa  “Deus Cura”  ou “Medicina de Deus”.

Rafael (2) Filho de Semeías, neto de Obed-Edom e descendente de Coré e de Levi. Era um dos “Porteiros” do Templo em Jerusalém.

Rafaia Filho de Tola, neto de Issacar, bisneto de Jacó, trineto de Isaac e tetraneto de Abrão.

Rafaías (1) Filho de Jesi e membro da tribo de Simeão. Junto com seus irmãos, liderou um exército que avançou até a montanha do Seir conquistando um vasto território.

Rafaias (2) Filho de Banaa, neto de Mosa, bisneto de Zamri, trineto de Azmot, tetraneto de Alamat e descendente do rei Saul.

RAFAIM (1) Descendente de Simeão  - filho de Jacó – era da linhagem da qual descendeu a heroína Judite. Ver Judite.

Rafaim (2) O vale do Rafaim, situado nos arredores de Jerusalém.

Rafaítas Antigo povo ou raça de proverbial estatura gigantesca, daí que muitos traduzem esse vocábulo por “gigantes”. Habitavam a região situada entre o Egito e a Mesopotâmia.

Rafidim Localidade que se situava a sudoeste da Península do Sinai. Ali aconteceu a batalha dos hebreus contra os amalecitas, na qual a vitória aconteceu graças ao clamor de Moisés que ao manter os braços erguidos proporcionava aos judeus o sucesso na luta.

RAFON Tudo indica que seja a hodierna En-Rafe, próxima da “Torrente de Ehreir”, afluente setentrional do rio Jamurk.

Rafu Descendente de Benjamim e pai de Falti, um dos exploradores enviados por Moisés ao país de Canaã.

RAGAS Nome persa de uma antiga cidade da Média da qual só restam ruínas e o nome de Raí ou Rei. Distava uns 9 km ao sul de Teerã, no Irã (Pérsia).

RAGAU Segundo o geógrafo Isidoro Caraceno, existia uma cidade com esse nome na região chamada Apavarticena ou Apavortene – conforme a “História Natural”, de Plínio. Estaria situada no extremo nordeste do império persa. Todavia, alguns a identificam como “Ragas”, citada em “Tobias”.

RAGMA O mesmo que Regma. Ver Regma.

RAGUEL (1) Primo de Tobi, descendente de Neftali e, também, um dos hebreus exilados na Média. Raguel era o pai de Sara e tornou-se o sogro de Tobias.

Raguel (2) Também chamado de Jetro. Sacerdote de Madiã e sogro de Moisés.

Rainha de Sabá Ou rainha dos sabeus. Na época do rei Salomão a rainha de Sabá governava o povo que habitava no norte da Arábia. Depois, transferiram-se para o sul (Jemem) onde fundaram um reino poderoso cuja capital era Sanaa. Sobre a Arábia governada por esta rainha muito se fala, inclusive mencionando nomes, nas inscrições dos séculos XI e VIII a.C. do assírios.

RAINHA DO CÉU A divindade babilônica chamada Istar a quem era oferecida as “fogaças” em forma de meia-lua.

RAINHA DO MEIO-DIA Alcunha da rainha de Sabá Ver rainha de Sabá.

Ram (1) Filho de Hesron, neto de Farés, bisneto de Judá e de Tamar, trineto de Jacó e tetraneto de Isaac.

Ram (2) Filho de Jerameel, neto de Hesron, bisneto de Farés, trineto de Judá e de Tamar e tetraneto de Jacó.

Ramá (1) Termo hebraico que significa “altura”. Ramá era a terra natal de Samuel e não deve ser confundida com outras cidades do mesmo nome. Em “Macabeus” é chamada de Ramátem ou Ramátaim, nos Evangelhos de Arimatéia e atualmente de Rentis. Situa-se a 25 km ao leste de Jafa.

Ramá (2) Localidade situada no norte da antiga Palestina, a oeste de Bet Anat e a sudoeste de Merom.

RAMÁ (3) Localidade situada a cerca  de 15 km ao norte de Jerusalém. Atualmente é chamada de Er-Ram.

Ramát Lequi Termo hebraico que significa: “altura do maxilar” ou “lançamento do maxilar”. Era uma localidade situada no território da tribo de Judá, porém sua posição geográfica é incerta.

      RAMÁT NEGEB Localidade pertencente à tribo de Simeão, porém a sua localização exata não é conhecida.

RAMÁTAIM O mesmo que Ramá, cidade de Samuel. Ver Ramá.

RAMÁTÉM O mesmo que Ramá, terra natal de Samuel . Ver Ramá.

Ramet Localidade que integrava a área destinada à tribo de Issacar quando ocorreu  a partilha das terras conquistadas pelos hebreus

RAMETA Ver Datema.

Ramot de Galaad Localidade situada a leste do rio Jordão, no nordeste do território do Galaad, quase na fronteira com o país de Aram. Era uma Cidade refúgio” cedida pela tribo de Gad para os levitas que descendiam de Merari, os Meraritas.

      RAMOT Descendente de Bani e um dos líderes dos hebreus que retornaram do exílio babilônico.

Ramsés Cidade fundada ou restaurada pelo Faraó Ramsés II que se localizava na terra de Gessen, no Egito, onde Jacó e família residiram. Era uma “Cidade Armazém” construída pelos israelitas, durante a escravidão no Egito e foi o ponto de partida dos hebreus em busca da “Terra Prometida”.

Raquel – MATRIARCA Filha de Labão (o irmão de Rebeca), neta de Batuel, bisneta de Nacor, trineta de Taré, tetraneta de Nacor e sobrinha-neta de Abrão. Raquel foi uma das esposas de Jacó e foi a mãe de José e de Benjamim, tendo morrido ao dar à luz esse último.

RASIN Membro da classe dos “Oblatos” é citado em "Esdras" como o patriarca de uma das famílias hebréias que retornaram do exílio na Babilônia.

Rason Rei de Aram que atacou o "Reino de Judá" durante o reinado de Joatão.

Rauel (1) É citado em "Crônicas" como filho de Jebnia e descendente de Benjamim.

Rauel (2) Filho de Esaú e de Basemat, neto de Isaac, bisneto de Abrão, trineto de Taré e tetraneto de Nacor.

RAZIS Respeitado ancião de Jerusalém e crente fiel de Javé. Ao ser expedida a ordem de prisão contra ele, emanada de Nicanor como demonstração de força, Razis cometeu o suicídio. Com esse gesto quis manter inalterável a sua crença e a sua honra.

Razon Era o chefe de um bando de salteadores que foi dizimado pelo rei Davi. Porém, após essa derrota, Razon estabeleceu-se em Damasco onde se tornou rei e um feroz inimigo de Israel durante todo o reinado de Salomão.

Reaías (1) Filho de Sobal, neto de Hur, bisneto de Caleb, trineto de Hesron,  tetraneto de Farés e descendente de Judá.

      REAÍAS (2) Membro da classe dos “Oblatos” é citado em "Esdras" como o patriarca de uma das famílias hebréias que retornaram do exílio na Babilônia

Reaías(Reaia) Filho de Micas, neto de Semei, bisneto de Gog, trineto de Joel, tetraneto de Carmi e descendente de Rúben.

Rebe Rei de Madiã e um dos inimigos que foram derrotados pelos hebreus.

Rebeca – MATRIARCA Filha de Batuel, neta de Melca e de Nacor, bisneta de Taré, trineta de Nacor, tetraneta de Serug,  sobrinha e nora de Abraão e esposa de Isaac. Rebeca foi a mãe de Esaú e de Jacó.

Rebla (1) Localidade pertencente ao país de Emat, situada a 80 km ao sul de Hama. Atualmente é conhecida como Rable.

REBLA (2) Localidade que na versão grega é grafada  “Arbela”. Ver Arbela.

Recab (1) Pai de Jonadab, foi o ancestral dos  “Recabitas”. Ver Recabitas.

Recab (2) Natural de Remon de Berot, sob jurisdição Benjaminita, Recab era um dos chefes militares de Isbaal, o filho e herdeiro de Saul. Ele e Baana mataram Isbaal e ao apresentarem a cabeça do mesmo ao rei Davi foram condenados à morte e executados.

RECAB (3) O pai de Malquis, o  “prefeito” do distrito de Bet-Acarem.

Recabitas Descendentes de Recab e de Salma (da linhagem de Judá) e membros de uma sociedade singular que desde a Antiguidade era muito importante na vida religiosa e civil do Estado judeu. Também eram conhecidos como “Quenitas” ou “Sucateus”.

Recat (RACAT) Localidade que integrava a área pertencente à tribo de Neftali.

Recém (1) Localidade que foi destinada à tribo de Benjamim quando ocorreu  a partilha das terras conquistadas pelos hebreus.

Recém (2) Rei de Madiã e um dos inimigos  que foram derrotados pelos hebreus.

Recinto Um dos recantos de Jerusalém que foi re-edificado pelo rei Davi e, depois, reconstruído após o exílio babilônico.

REFÃ Divindade pagã que corresponde ao acádio Chevan ou Chijjun e ao “Deus”  Saturno. Era um dos cultos ao “exército do céu”, ou seja, a adoração aos astros e às estrelas.

REFAÍAS Filho de Hur era “prefeito” de meio distrito de Jerusalém e foi um dos que ajudaram na reconstrução de Jerusalém, após o exílio babilônico, sob a supervisão de Neemias.

REFAÍTAS Antigo povo nativo da Palestina. Eram famosos por sua estatura gigantesca.

Regem Ver Regon.

RÉGIO Localidade situada no extremo sul da Itália, no litoral do mar Adriático.

Regma (RAGMA) Povo árabe que descendia de Cuch, o filho de Cam e neto de Noé.

Regon Filho de Jadai e membro do clã de Caleb, o filho de Hesron, neto de Farés e bisneto de Judá.

REINO DE EFRAIM O outro nome do "Reino de Israel".  Ver  "Reino de Israel".

Reino de Israel Em 931 a.C., após a morte do rei Salomão, o reino hebreu dividiu-se em duas partes. Uma delas, ao norte, passou a chamar-se "Reino de Israel" cuja capital era a cidade de Samaria e seu primeiro rei foi Jeroboão.  Foi conquistado e extinto em 722 a.C. pelos assírios. Foram seus reis: Jeroboão, Nadab, Baasa, Ela, Zambri, Amri (Omri), Acab, Ocozias, Jorão, Jeú, Joacaz, Joás, Jeroboão, Zacarias, Selum, Manaém, Facéias, Facéia e,  por último, Oséias.

Reino de Judá Com a morte do rei Salomão, em 931 a.C., as doze tribos de Israel dividiram-se. As tribos de Judá e a de Benjamim formaram, então, o que ficou conhecido como o "Reino de Judá", cuja capital era Jerusalém. Em relação ao "Reino de Israel" diferenciava-se por manter a fé em Javé e por ter maior apego às tradições e costumes hebraicos conservando, ainda que relativamente, a pureza do judaísmo. Foram essas características que lhe proporcionaram  sobrevida maior que a do "Reino de Israel", a qual só terminou em 586 a.C. com o exílio babilônico. Pouco mais de um século após o fim do outro.  Foram seus reis: Roboão, Abiam, Asa, Josafá, Jorão, Ocozias, Joás, Amasias, Ozias, Joatão, Acaz, Ezequias, Manassés, Amaon, Josias, Joacaz, Joaquim, Jeconias e, por último, Matanias (Sedecias). Todos da linhagem do rei Davi.

REINO DO NORTE O mesmo que "Reino de Israel". Ver "Reino de Israel".

Rekem (1) Filha de Hebron e integrante do clã de Caleb, o filho de Hesron. Vale o registro que os termos "filho, pai etc." na Bíblia podem ter o sentido mais amplo que o da simples relação de parentesco.

Rekem (2) Filho de Feres, neto de Maaca e de Galaad, bisneto de Maquir, trineto de Manassés e tetraneto de José. Em "Crônicas" é citado como membro da tribo de Benjamim, talvez, por laços de parentesco materno ou, então, por corrupção no texto.

Rematem Outro nome de Ramá, a cidade natal de Samuel. Ver Ramá.

      REMEÍAS Descendente de Faros foi um dos líderes dos hebreus que retornaram do exílio babilônico.

Remon (1) Localidade que se situava no extremo sul, rumo à fronteira de Edom, no Negueb.

Remon (2) O Deus da Tempestade, venerado principalmente pelos arameus e pelos assírios.

Remon (3) O rochedo de Remon. Localidade que alguns situam no vale Suenite, outros na atual Ramán a cerca de 6 km a leste de Betel. Vale registrar que Ramán ou Remon (romãs) é um nome muito freqüente na toponomástica da Palestina.

REMON (4) Localidade situada na margem sul da bacia Sahel El Batof. Também é chamada de Rumãne.

Remon Farés Localidade onde os hebreus acamparam durante a marcha em busca da “Terra Prometida”.

REOB (1) Descendente de Levi foi o ancestral de uma das famílias hebréias que retornaram do exílio babilônico.

REOB (2) O mesmo que Bet-Reob. Ver Bet-Reob.

Reobot Ir Uma das cidades edificada por Assur (rei assírio). Sua posição geográfica é incerta.

Resef (1) Filho de Rafa, neto de Beria, bisneto de Efraim, trineto de José e tetraneto de Jacó.

Resef (2) Localidade situada na Assíria e destino final dos israelitas deportados.

Resen Uma das cidades edificada por Assur (rei assírio), cuja localização é desconhecida.

Resfa Filha de Aías, neta de Aquitob, bisneta de Finéias e trineta de Eli, o sacerdote de Silo. Resfa era concubina do rei Saul.

Resia É citado em "Crônicas" como filho de Ola e descendente de Aser. Ver Ola.

Retma Uma das localidades onde os hebreus acamparam durante a marcha em busca da “Terra Prometida”.

Reu Filho de Faleg, neto de Héber, bisneto de Salé, trineto de Arfaxad e tetraneto de Sem, o filho de Noé.

Reuel (1) Descendente de Gad e pai de Eliasaf, o chefe da tribo de seu antepassado durante o Êxodo

Reuel (2) Filho de Esaú. Ver Rauel.

      REUM (1) Comandante e membro da corte do imperador Artaxerxes I, Reum foi um dos que escreveram ao imperador difamando os judeus retornados do exílio babilônico e criticando a reconstrução do Templo em Jerusalém.

REUM (2) Filho de Bani e descendente de Levi foi um dos hebreus que voltaram para a Judéia sob o comando de Zorobabel.

REVOLTA DOS OURIVERES Ver Demétrio.

Ribai Um dos componentes do grupo "Dos Trinta", a guarda pessoal do rei Davi, e pai de Etaí.

Rifat Descendente de Javã, o ancestral dos jônios ou gregos.

Rina Filho de Simon, neto de Odaia, bisneto de Caleb,  trineto de Jefoné e descendente de Judá.

Rio do Egito O rio Nilo, no Egito.

RIO SUL Um dos muitos canais existentes na Babilônia. Há incerteza sobre essa grafia pois algumas versões escrevem  “Sur”.

Roaga Filho de Somer, neto de Heber, bisneto de Beria, trineto de Aser e tetraneto de Jacó.

Roboão Filho e sucessor do rei Salomão. Roboão desprezou o conselhos dos anciãos e ouvindo seus jovens companheiros ameaçou o povo que tinha ido a Siquém para a sua coroação e disso resultou a divisão do reino hebreu em duas partes (Ver "Reino de Israel" e "Reino de Judá"). Roboão tinha quarenta e um anos quando foi coroado e reinou por dezessete.

Rocha da Divisão Localidade situada no deserto de Maon. Foi ali que o rei Saul cercou Davi e quando estava prestes a atacá-lo recebeu a noticia do ataque dos filisteus, o que salvou Davi.

Rocha das Cabras Localidade situada nas redondezas de Engadi. Ali foi um dos refúgios de Davi na época em que era perseguido por Saul.

ROCHA Nome poético dado a Deus. Designa a Divindade imutável em si e o sólido apoio e defesa para o Homem.

RODE O nome da menina que primeiro avistou ao Apóstolo Pedro quando este fugiu, graças à intervenção de um Anjo, do cárcere em que fora confinado por ordem do rei Agripa. Rode é um nome grego que significa: “rosa”.

RODES A maior ilha do arquipélago das Cíclades, no Mediterrâneo, famosa pela estátua gigantesca (O Colosso de Rodes) que era uma das “Sete Maravilhas do Mundo Antigo”.

Rodianos Habitantes da ilha de Rodes. Alguns lêem “dodanim” vinculado a Dodona, no Epiro. Ver Dodanim.

RÓDOCO Um dos soldados das forças de Judas Macabeu. Ródoco traiu seu país e foi executado.

Rogelim Plural de Rogel, provavelmente era uma cidade que se localizava no Galaad setentrional, porém sua posição geográfica é incerta.

Roma Concubina de Nacor, o irmão de Abrão. Roma era a mãe de quatro de seus filhos, a saber: Tabé, Gaam, Taas e Maaca.

Romanti Ezer Filho de Heman e descendente de Levi era um dos “Cantores” do Templo em Jerusalém.

Romelias O pai de Facéia, o usurpador do trono do "Reino de Israel". Ver Facéia.

Roob Rei de Soba e pai de Adadezer (que foi derrotado por Davi). Roob, provavelmente, foi o fundador da cidade que lhe tomou o nome e que se situava nas proximidades da “entrada” de Emat (Hamat).

Rúben - PATRIARCA Filho de Jacó e de Lia, neto de Isaac, bisneto de Abrão, trineto de Taré e tetraneto de Nacor. Rúben teve relações com uma concubina de seu pai e, por isso,  perdeu os direitos da primogenitura, que passou a ser de seu irmão José.

     RUFO Um dos filhos de Simão de Cirene e discípulo do Apóstolo Paulo. Ver Simão de Cirene.

Ruínas de Abarim Localidade onde os hebreus acamparam durante a marcha em busca da “Terra Prometida”, provavelmente situada nas proximidades do monte homônimo.

Ruma Cidade cuja localização exata é desconhecida. Alguns acreditam tratar-se de Aruma que foi o berço de Zebida, a mãe de Eliacim, o sucessor do rei Joacaz. Ver Aruma.

RUTE Natural de Moab, Rute casou-se com Maalon, filho de Elimelec e de Noemi, porém em pouco tempo ficou viúva e para amparar a sogra (que também enviuvara e perdera o outro filho) seguiu-a no seu retorno para a Judéia. Ali se casou com Booz, descendente de Judá, e foi a bisavó do rei Davi. O  livro que lhe toma o nome é rico em relatar o cotidiano da época assim como as virtudes de sua protagonista.

 

 
Devo contribuir?
Ao receber o Senhor Jesus Cristo como seu Salvador, uma das primeiras coisas que você irá aprender é que Deus é amor. Como resultado disto, você logo perceberá que o amor precisa de uma forma prática para se expressar. Você aprenderá que há uma relação entre amar e dar. Deus é um Deus que nos dá muitas coisas. Amar e dar estão intimamente ligados nas Escrituras. “O Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim” (Gl 2:20), e “Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito” (Jo 3:16). Continuar Lendo...
Desenvolvido por Palavras do Evangelho.com