T

 

 

Taan Filho de Tale, neto de Resef, bisneto de Rafa, trineto do Beria,  tetraneto de Efraim e descendente de José.

TAANAC Localidade situada no sul da planície de Esdrelon, a 11 km a noroeste de Genin. Escavações que ali foram feitas, entre 1902-1904, revelaram monumentos da mais remota Antiguidade. Atualmente é chamada de Tell Ta’Annac.

TAANAT SILO Localidade situada a 15 km a sudoeste de Siquém. Atualmente é chamada de Ta’ana.

Taás Filho de Roma e de Nacor, neto de Taré, bisneto de Nacor, trineto de Serug, tetraneto de Reu e sobrinho de Abrão.

Taat (1) Filho de Assir, neto de Abiasaf, bisneto de Elcana, trineto de Assir, tetraneto de Coré e descendente de Caat e de Levi.

Taat (2) Filho de Bared, neto de Sutala, bisneto de Efraim, trineto de José e tetraneto de Jacó.

Taat (3) Filho de Elada, neto de Taat, bisneto de Bared, trineto de Sutala,  tetraneto de Efraim e descendente de José.

Tabaat Filha do rei Salomão e esposa de um dos filhos de Abinadab, o “prefeito” da região de Dor.

      TABAOT Membro da classe dos “Oblatos” é citado em "Esdras" como o patriarca de uma das famílias hebréias que retornaram do exílio na Babilônia

Tabé Filho de Roma e de Nacor, neto de Taré, bisneto de Nacor, trineto de Serug, tetraneto de Reu e sobrinho de Abrão.

TABEEL Membro da corte do imperador Artaxerxes I e um dos difamadores dos hebreus retornados do exílio babilônico.

TABEL Nome aramaico (Tobel, em hebreu) que significa “Deus é bom”; duma personagem desconhecida que é citada em  “Isaías”. Pode-se pensar, pelo contexto, que seria um estranho à dinastia do rei Davi e ao próprio povo hebreu que seria entronizado no lugar de Acaz, soberano do "Reino de Judá".

Tabelias Filho de Hosa e descendente de Merari e de Levi. Era um dos “Porteiros” do Templo em Jerusalém.

Tabernáculos Ou “cabanas”, a festa mais solene e popular em Judá, celebrada no sétimo mês.

TABITÁ Discípula cristã e portadora de generosas virtudes que residia em Jope. Tabitá foi ressuscitada pelo Apóstolo Pedro graças aos seus méritos. Tabitá é um nome que significa: “gazela” e em grego é grafado como “Dorcade”.

Tabor Monte que se localiza na Palestina e cuja altura máxima atinge cerca  de 562 metros. Nas suas proximidades existia uma “Cidade Levitica” de mesmo nome, cedida aos descendentes de Merari, os meraritas.

Tabremon Rei de Aram (o país dos arameus), filho de Hezion e pai de Ben-Adad.

Tadal O mesmo que Tidaal. Ver Tidaal.

Tadmor Nome semítico, ainda em uso pelos árabes, da cidade de Palmira, situada no deserto da Síria.

Táfnis (1) A esposa do Faraó do Egito que criou Genubat, filho de Adad e seu sobrinho.

TÁFNIS (2) Localidade egípcia situada na sua fronteira nordeste. Já foi chamada de Dafne e atualmente é denominada Defene.

Táfua Localidade que se situava na região de planícies, ao sul do Monte Garizim e a sudoeste de Siquém.

Tale Filho de Resef, neto de Rafa, bisneto de Beria, trineto de Efraim e tetraneto de José.

TALMON Descendente de Levi e chefe de uma das famílias de levitas que serviam no Templo como “Porteiros”, na época de Neemias.

Tamar (1) Esposa de Absalão, o filho do rei Davi,  que lhe deu três filhos. Tamar é um nome grego que significa: “Palmeira”.

Tamar (2) Filha do rei Davi, neta de Jessé, bisneta de Obed, trineta de Booz, tetraneta de Salmon e descendente de Judá. Tamar era irmã de Amnon que lhe devotava ardente paixão e a violentou.

Tamar (3) Filha ou neta de Absalão, o filho do rei Davi. Em hebraico o uso do termo “filho/a” com o sentido de “neto/a” é muito comum e, por isso, pode-se também admitir que Tamar casou-se com Uriel de Gabaa e foi a mãe de Maaca e a avó de Abias.

Tamar (4) O mesmo que Baal-Tamar. Ver Baal-Tamar.

Tamar (5) Mulher de Her, o primogênito de Judá. Com a morte de Her, Tamar foi oferecida ao seu cunhado Onã que não quis fertilizá-la e, por isso, também morreu. Seguindo as ordens de Judá, Tamar viveu como viúva a espera que Sela, seu cunhado mais novo, crescesse, porém, certo dia, Judá confundiu-a com uma prostituta e com ela gerou Farés e Zara.

Tamar (6) Provavelmente seja o outro nome de Hasasontamar, localidade situada na ponta meridional do Mar Morto.

Tamna (1) Descendente de Esaú (o filho de Isaac) e de Ada era o governante de uma região no território de Edom.

Tamna (2) Irmã de Lotã e filha de Seir, o horreu.

Tamna (3) Localidade da tribo de Dã, situada nas proximidades de Bet-Sames e a oeste de Belém. Foi ali que Judá confundiu a sua ex nora, Tamar, com uma prostituta e manteve relações com ela. Também ali é que aconteceu as bodas de Sansão. Atualmente é chamada de Tibne.

TAMNAT Capital da Toparquia, ver Tamnat Saré.

Tamnat Saraá    O mesmo que Tamnat Saré. Ver Tamnat Saré.

TAMNAT SARÉ Localidade situada a cerca  de 34 km a leste de Jafa. Era chamada pelos romanos de Tamna – capital da Toparquia – e atualmente é denominada Tibna. Em seus arredores existem vários túmulos e desde a Antiguidade Cristã ali já se venerava o sepulcro de Josué (filho de Nun), o sucessor de Moisés, que a recebeu quando da partilha das terras conquistadas pelos hebreus.

TAMNATA Localidade citada em "Macabeus I" que pode ser a cidade de Tamna, no território da tribo de Dã. Ou, então, a cidade de Tamnat-Sareh (Saraá), no território da tribo de Efraim. Ver Tamnat-Saré.

TAMUZ (1) Divindade dos fenícios e dos babilônicos que correspondia ao  “Adonis” dos gregos.

TAMUZ (2) Nome em hebraico do mês que corresponde a Julho.

Tanac Localidade situada a sudeste de Meguido e a sudoeste de Jezrael no norte da Palestina. Era governada pela tribo de Manassés, embora estivesse incrustada na região pertencente à tribo de Issacar.

Tanat Silo Região de fronteira da área que coube à tribo de Efraim quando ocorreu  a partilha das terras conquistadas pelos hebreus.

Taneumet Pai de Saraías, que foi um dos interlocutores do Governador Godolias.

TANI Localidade que em hebraico é grafada So’an. Localizava-se no Egito inferior ou delta do Nilo.

TÂNIS Cidade situada no delta egípcio cuja data de fundação remonta a cerca  de 2.000 a.C. Era famosa entre os hebreus por ser a sede principal das dinastias semíticas dos reis pastores e por estar nas proximidades de Gessen que por eles foi habitada.

TANQUE DO REI Também chamado de “Piscina de Siloé”, situava-se perto do “jardim real” e irrigava a fértil parte inferior do vale do Cedron, onde os reis de Judá tinham os seus pomares.

Taraca Rei da Etiópia que durante o reinado de Ezequias estava em guerra contra a Assíria.

Tarala (TARELA) Localidade que integrava a área destinada à tribo de Benjamim. Sua posição geográfica exata não é conhecida.

Tarana Filho de Caleb e de Maaca, neto de Hesron, bisneto de Farés, trineto de Judá e tetraneto de Jacó.

Taré – PATRIARCA  O pai de Abrão. Era filho de Nacor, neto de Serug, bisneto de Reu, trineto de Faleg, tetraneto de Heber e descendente de Sem, o filho de Noé. Além de Abrão, também foi o pai de Nacor e de Arã (Aram), vivendo com todos eles na cidade de Ur, na Caldéia, onde, ao contrário da maioria de seus conterrâneos, observava fielmente as leis do Senhor. Quando Abrão iniciou a sua peregrinação, atendendo à ordem de Javé, Taré o acompanhou até a localidade de Haran, na Mesopotâmia, onde faleceu.

Tarea Filho de Mica, neto de Jônatas, bisneto do rei Saul, trineto de Kis (Cis), tetraneto de Jeiel e descendente de Benjamim. É citado em "Crônicas" como filho de Mica, neto de Meribaal, bisneto de Jônatas e trineto do rei Saul.

TARES Um dos eunucos do rei Xerxes que conspiravam contra ele. Tendo sido descoberto por Mardoqueu, que o delatou, foi condenado à morte.

TARNAKA Rei dos Cusitas e um dos derrotados por Senaquerib, rei da Assíria. Ver Cusitas.

Társis (1) Filho de Balan, neto de Jadiael, bisneto de Benjamim, trineto de Jacó e tetraneto de Isaac.

TÁRSIS (2) A colônia de Tiro (na antiga Fenícia) que se situava no sul da Espanha, próxima da foz do rio Guadalquivir. Provavelmente foi fundada por Javã (Javan), filho de Jafé, neto de Noé e ancestral dos jônios (ou gregos) e era célebre por suas minas. Heródoto a chamava de “Tartessus” e, também, pode-se supor que esse nome fosse empregado para denominar a viagem mais longa e difícil daquela época.

TÁRSIS (3) Um dos sete príncipes da Pérsia e da Média que tinham acesso ao rei Xerxes I e que ocupavam os cargos mais importantes do governo.

TARSO A cidade natal do Apóstolo Paulo. Era uma cidade grande (cerca  de meio milhão de habitantes) e situava-se na província romana da Cilicia (na atual Armênia). Foi um importante centro comercial por estar a dez milhas do litoral e por sediar uma grande Universidade. Tarso era uma cidade livre, isenta de tributos e de tropas romanas e, por isso, era superior a Jerusalém.

TARTÃ (TARTAN) Conforme os monumentos cuneiformes, é o nome do cargo de chefe supremo das forças militares Assírias.

Tartac Deus pagão dos habitantes de Ava.

Tartessus Ver Társis, colônia de Tiro.

Tasfa Localidade citada em “Reis” sobre a qual não existem maiores referências. Provavelmente situava-se além do rio Jordão.

Tatam Localidade que se situava na região de montanhas, no território da tribo de Judá.

TATENAI Governador da região chamada em "Esdras" de  “a outra banda de além do rio”, isto é, a região situada a oeste do rio Eufrates. Tatenai, assim como os seus pares, era uma feroz adversário dos judeus retornados do exílio babilônico.

TEBAS A capital do alto Egito. Em hebraico é grafada como  “No”. Ver  “No”.

Tebat Localidade que pertencia a Adadezer, rei de Soba, e que foi conquistada pelo rei Davi. Nela, Davi despojou um grande quantidade de cobre, o qual, posteriormente, foi utilizado por Salomão para a construção do Templo em Jerusalém.

Tebes Localidade situada a 16 km a nordeste de Siquém. Atualmente é chamada de Tubas.

TEBET O nome hebraico do antepenúltimo mês do ano. Entre os atuais Dezembro e Janeiro.

Tebni Filho de Ginet e adversário de Amri na disputa  pelo trono do "Reino de Israel".

TÉCUA Localidade que se situava a uns 8 km ao sul de Belém. Foi a terra natal do Profeta Amós.

Teen Filho de Efraim, neto de José, bisneto de Jacó, trineto de Isaac e tetraneto de Abrão

TEFO O mesmo que Táfua. Ver Táfua.

TeglatFalasar Rei da Assíria que conquistou várias cidades do "Reino de Israel" durante o reinado de Facéia, filho de Romelias.

Teína Membro da família que descendia de Calub, o filho de Madmena, neto de Saaf, bisneto de Jadai e descendentes de Caleb e de Judá. Teína o foi o fundador da localidade chamada Naás.

TEL ABIB Nome hebraico que significa  “colina da espiga”. Provavelmente era o centro religioso dos hebreus exilados na Babilônia. A sua localização exata é desconhecida.

TEL AZIB Localidade situada na Caldéia cuja posição geográfica exata é desconhecida.

Telam Localidade situada na fronteira sul da área pertencente à tribo de Judá, vizinha da região freqüentada pelos amalecitas.

Telbasar Localidade situada na Assíria e destino final dos israelitas deportados.

TELEM (1) Um dos levitas que exerciam as funções de “Porteiros” do Templo reconstruído em Jerusalém após o exílio babilônico.

Telém (2) Localidade pertencente ao território da tribo de Judá. Situava-se no extremo sul, rumo à fronteira de Edom.

Tell Amarna Localidade situada às margens do rio Nilo, ao sul de Mênfis e ao norte de Tebas, no Egito. Nela, foram feitas importantes descobertas arqueológicas, as famosas  “Tábuas de Tell-Amarna”. Ali, num túmulo vê-se uma representação do prestígio de José, filho de Jacó, porém a figura que se relaciona com ele é chamada de “Dudu”, que, de todo modo, é um nome de origem semítica.

      TELL HARSA Localidade  citada em "Esdras"  como a morada de um grupo de hebreus que retornaram do exílio babilônico. Não se conhece a sua localização e nem a linhagem de seus habitantes.

       TELL MALÁ (TELL-MELA) Localidade que é  citada em "Esdras" como a morada de um grupo de hebreus que retornaram do exílio babilônico. Sua posição geográfica é incerta, assim como a linhagem de seus moradores.

Temà (1) Filho de Ismael, neto de Abrão e de Agar, bisneto de Taré, trineto de Nacor e tetraneto de Serug.

      TEMÃ (2) Membro da classe dos “Oblatos” é citado em "Esdras" como o patriarca de uma das famílias hebréias que retornaram do exílio na Babilônia.

     Temã (TEMAN) (3) Filho de Elifaz e de Tamna, neto de Esaú e de Ada, bisneto de Isaac, trineto de Abrão e tetraneto de Taré. Temã foi o chefe de uma região da Iduméia (ou Edom) que era habitada por um povo árabe que lhe herdou o nome. Essa  região era célebre pela sabedoria de seus habitantes, mestres em formular e exprimir conceitos e sentenças morais e por ser um importante centro comercial.

Temani Filho de Hur e de Naara, neto de Caleb e de Efrata, bisneto de Hesron, trineto de Farés e tetraneto de Judá.

TEÓDOTO Um dos enviados pelo General Nicanor para travar o armistício com Judas Macabeu. Teódoto também é chamado de Matatias porque os dois nomes têm o mesmo significado, i é,  “Dom de Deus”. O primeiro, em grego. O segundo, em hebraico.

TEÓFILO É citado por Lucas em seu Evangelho e no “Ato dos Apóstolos”. Etimologicamente significa: “amado do Senhor”. Poderia ser um nome simbólico, mas o titulo de “egrégio” que lhe atribui Lucas indica tratar-se de um de seus fiéis discípulos.

Teraphim (TERAFINS) Termo hebraico que significa “ídolos”. Eram pequenas estatuetas representativas dos gênios protetores da casa ou da região.

TÉRCIO O secretário do Apóstolo Paulo que redigiu a Epístola aos Romanos.

Terebinto Espécie de árvore, da família das anacardiáceas que é nativa da região mediterrânea. Dela foi tomado o nome para designar o vale onde abundava. O mesmo que “Vale de Ela”. Ver  “Vale de Ela”.

Terra de Cabul O apelido que Hiram, rei de Tiro, deu às cidades que Salomão ofertou-lhe. Há um sentido pejorativo nesse nome, pois Hiram ficou desgostoso com as mesmas.

TERRA DE CANAÃ O planalto montanhoso situado a oeste do rio Jordão onde viviam os descendentes de Canaã, os cananeus. Ali seria a “Terra Prometida” por Javé aos israelitas.

Terra Prometida O território prometido por Javé aos hebreus cujos limites eram: Sul, o deserto de SinNorte, o Líbano; Leste (Oriente), o rio Eufrates; Oeste (Ocidente), o Mediterrâneo. Vale o registro que os hebreus só ocuparam-na completamente durante o reinado de Salomão e por pouco tempo.

Tersa (1) Cidade que foi a capital de um pequeno estado cananeu e, posteriormente, foi a primeira capital do "Reino de Israel". Situava-se nas proximidades do Monte Ebal, a nordeste de Siquém, numa região de clima ameno e aprazível.

Tersa (2) Filha de Salfaad, neta de Héfer, bisneta de Galaad, trineta de Maquir e tetraneta de Manassés, o filho de José e neto de Judá.

TERTULO O advogado contratado pelos judeus para atuar como acusador do Apóstolo Paulo no inquérito presidido pelo Governador Felix.

TESSALÔNICA Localidade que atualmente é conhecida como Saloniki (ou Salônica), situada um pouco mais ao norte que a antiga em função do avanço do mar. Outrora foi um importante porto e a capital da 2a Região Macedônica.

TEÚDAS Segundo o historiador Joséfo Flávio, Teúdas foi o líder de uma rebelião que aconteceu entre 44-46 dC., na época do procurador Cúspido Fado. O nome Teúdas pode ser uma variante de Tadeu ou de Judas ou, ainda, uma réplica em grego do nome Matanias ou Matias.

TIAGO MAIOR – Apóstolo Nascido em Jerusalém era filho de Zebedeu (Cleófas) e irmão do Apóstolo João. Tiago foi o primeiro bispo de Jerusalém cuja Igreja dirigiu de 42 a 62 dC., gozando da estima e do respeito da comunidade. Os primeiros cristãos chamavam-lhe de “O Justo” devido à sua grande piedade e foi graças ao seu zelo que se conservou grande parte das tradições orais. Tiago foi o primeiro martirizado pela espada de Herodes, tendo sido decapitado pelos religiosos do Templo.

TIAGO MENOR – Apóstolo Filho de Alfeu, Tiago era um feroz adversário dos dominadores romanos e um ardente revolucionário, o que causava violentas discussões com o Evangelista Mateus, que era seu irmão e funcionário do governo romano. Provavelmente permaneceu na sua Galiléia natal durante a maior parte do seu ministério.

TIATIRA A capital da Lidia, situada a cerca  de 60 km a sudoeste de Pérgamo. Era um cidade pequena, mas importante na Antiguidade por suas indústrias. Atualmente é chamada de Akhissar. Ver Lidia.

TIBERÍADES Cidade construída por ordem Herodes Antipas e o seu domicilio habitual. O seu nome era uma homenagem servil a Tibério, imperador romano. Também é o outro nome dado ao lago Genesaré. Ver Genesaré.

TIBÉRIO CESAR O imperador romano que sucedeu a Otávio que morreu em 14 dC. Foi durante o seu reinado que João Batista, o Precursor iniciou as suas pregações e batismos.

TICIO – JUSTO Prosélito do Cristianismo que hospedou o Apóstolo Paulo em sua casa, contígua à Sinagoga,  em Corinto.

      TÍCUA (1) Pai de Jasias, um dos comandantes dos hebreus no retorno do exílio babilônico.

Tícua (2) Pai de Selum e sogro da Profetisa Hulda. Ver Hulda.

Tidaal Nome assemelhado a Tudalias que é o nome de vários reis dos “Hatos” ou “Heteus” encontrados nos monumentos cuneiformes.

Tigre Rio que nasce na atual Armênia e que banha o atual Iraque (a antiga Pérsia). Segundo o “Gênesis”, nascia no Éden e banhava o oriente da Assíria.

Tilon Filho de Simon, neto de Odaia, bisneto de Caleb,  trineto de Jefoné e descendente de Judá.

TIMÃO Um dos sete eleitos pelos discípulos que foram ungidos pelos Apóstolos para o exercício do Diaconato.

TIMÓTEO (1) Comandante de um dos exércitos selêucidas da região de Galaad e feroz inimigo dos israelitas que lutavam sob o comando de Judas Macabeu.

TIMÓTEO (2) Filho de uma fiel judia e de um gentio, Timóteo habitava em Listras e graças às suas excelsas virtudes tornou-se um amado discípulo do Apóstolo Paulo.

TIQUICO Oriundo da província da Ásia, Tiquico acompanhou o Apóstolo Paulo por esta região e depois o seguiu até Roma. Mais tarde foi enviado a Éfeso e à Creta. Também foi o portador das Epístolas ao Colossenses, a Filêmon e, provavelmente, aos Efésios.

TIRANO Provavelmente era um mestre pagão simpático ao Cristianismo que ofereceu uma sala para que o Apóstolo Paulo fizesse as suas pregações em Éfeso.

Tiras Filho de Jafé,  neto de Noé, bisneto de Lamec, trineto de Matusalém e tetraneto de Henoc.

Tíria Filho de Jealelel e membro da tribo de Judá. Não há menção de seus antepassados diretos.

Tiriateus Habitantes de Jabes e descendentes de Hur e de Judá.

Tiro Localidade da antiga Fenícia que se situava às margens do Mediterrâneo, ao norte do monte Carmelo. Era dividida em duas cidades: uma no continente, a mais antiga, e a outra num penedo, em pleno mar, a uns 1.200 passos da praia. Foi a cidade mais florescente dos fenícios, povo altivo e hábil na navegação e no comércio e que em termos de civilização superava os hebreus.

Tiropeon O vale situado à frente da porta “Salequet” no Templo construído por Salomão, em Jerusalém.

Tisbe de Galaad Terra natal do profeta Elias. Leva o epíteto “de Galaad” para diferenciá-la de sua homônima situada na Galiléia setentrional. Provavelmente conservam-se o nome e o lugar nas atuais ruínas de El-Istib, vulgarmente chamada de Lisdib, situada a 5 km a nordeste de Aglum, na Transjordânia.

TISBET Localidade da Galiléia que não deve ser confundida com a sua homônima de Galaad, a terra natal do profeta Elias. Localizava-se ao sul de Cedes e ao norte de Fegor.

TISRI Nome em hebraico do mês que corresponde ao atual Outubro.

TITO Grego de origem, foi um fiel discípulo do Apóstolo Paulo.

TITO MÂNIO Um dos embaixadores romanos que selaram tratados com Judas Macabeu.

Tob Principado arameu que se situava no nordeste do território de Galaad, no sopé sub-oriental do monte Hermon e a oeste de Maaca.

TOBI Filho de Tobiel, neto de Ananiel, bisneto de Aduel, trineto de Gabael e descendente de Asiel (Jasiel), o filho de Neftali. Tobi, em hebraico, significa: “meu bem” e é a abreviação de Tobiau que significa: “meu bem é Deus”. Tobi foi o pai de Tobias e mesmo vivendo o exílio na Assíria permaneceu fiel a Javé e à  “Lei”  de Moisés.

TOBIAS (1) Citado em “Neemias” e chamado de “o amonita” provavelmente pertencia à linhagem dos Tobíadas, sobre a qual alguns papiros descobertos recentemente informam que era dona de grandes riquezas e poder no século III a.C., no país de Amon, na Transjordânia. Tobias era um feroz adversário dos hebreus que retornaram do exílio babilônico.

TOBIAS (2) Citado em  “Neemias” é o ancestral de uma das famílias hebréias que retornaram do exílio babilônico.

Tobias (3) Um dos levitas encarregados pelo rei Josafá de pregar a “Lei de Javé” ao povo e, assim, exterminar a idolatria.

TOBIAS (4) O protagonista do livro homônimo era filho de Tobi, neto de Tobiel, bisneto de Ananiel, trineto de Aduel, tetraneto de Gabael e descendente de Neftali, pela linhagem de Asiel (Jasiel). Exilado na Assíria, Tobias era um fiel servidor de Javé e é célebre o episódio em que recebe o auxilio do Anjo Rafael durante uma viagem que fez para resgatar valores que pertenciam ao seu pai, ocasião em que desposou Sara. Seu nome é a forma abreviada – geralmente empregada após o exílio babilônico – de Tobiau que significa “meu bem é Deus”.

TOBIAU A forma expandida de Tobi ou de Tobias. Ver Tobi.

TOBIEL Filho de Ananiel, neto de Aduel, bisneto de Gabael, descendente de Neftali e avô de Tobias.

TOFET Termo hebraico que significa  “combustão”. Mais tarde, este termo tornou-se o nome próprio duma divindade pagã cujo altar ficava no vale do Enom.

Togorma Povo descendente de Gomer e de Jafé (o filho de Noé) que habitava na Ásia Menor, na região que atualmente é chamada de Armênia.

Tola Filho de Fua, neto de Dodo e descendente de Issacar. Tola vivia em Samir e sucedendo a Abimelec foi um dos “Juizes Menores” durante vinte e três anos. Ver  “Juizes”.

Tolad Localidade destinada à tribo de Simeão quando ocorreu a partilha das terras conquistadas pelos hebreus.

TOLEIMADA (TOLEIMADE) O nome grego da antiga cidade de Aco, situada a meio caminho entre Tiro e Cesárea. Toleimada era dotada de um modesto ancoradouro e atualmente voltou a ser conhecida como Aco.

Tolmai (1) Um dos gigantes amalecitas que descendiam de Enac e que habitavam em Hebron.

Tolmai (2) Filho de Amiud, o rei de Gessur. Tolmai era o pai de Maaca e o avô materno de Absalão, filho do rei Davi. Foi em seu território que Absalão escondeu-se após ter ordenado a morte de Amnon, seu irmão.

TOLOMEU (1) Filho de Abub, era governador da planície de Jericó e genro do Sumo Sacerdote. Ambicionando dominar todo os país, pretendeu livrar-se de Simão – dos Macabeus – e de seus filhos e, para tanto, armou-lhe uma pérfida cilada e matou-os traiçoeiramente no  “Forte Doc (ver Doc)”. Ao saber da morte do pai e dos irmãos, João Hircano executou-o.

TOLOMEU (2) Filho de Dorímenes e um dos comandantes do exército assírio na terceira campanha contra os hebreus liderados por Judas Macabeu. Homem muito influente na corte do rei Antíoco IV, Epífanes, foi ele quem tomou a defesa de Menelau (o ímpio Sacerdote hebreu que o subornara) livrando-o das acusações que lhe eram imputadas. Também foi autor da sugestão de obrigar os judeus a abandonarem a sua religião e os seus costumes e abraçar os deuses pagãos.

TOLOMEU (3) Provavelmente trata-se de Tolomeu Soter II,  que é o único dessa dinastia que no 4o ano de seu reinado tinha como esposa uma mulher chamada Cleópatra.  Tolomeu reinou de 117 a 81 a.C., no Egito.

TOLOMEU (MACRON) Um dos mandatários na corte de Antíoco V e homônimo do filho de Dorímenes. Seus sentimentos e ações para com os israelitas eram amistosos e justos, o que lhe tornou alvo das intrigas palacianas. Desgostoso, cometeu o suicídio.

TOLOMEU HEVERGETE II Faraó do Egito e o oitavo com esse nome. Reinou na época em que Simão, dos Macabeus, liderava Israel.

TOLOMEUS Nome de uma dinastia grega que governou o Egito após o fim do império de Alexandre – O Grande -  da Macedônia. Ver Lágidas.

TOMÉ – Apóstolo Natural da Galiléia e chamado de “Didimo (gêmeo, em grego)”, Tomé foi um dos mais influentes e produtivos dentre os apóstolos que rumaram para o Oriente. Seus ensinamentos foram perdidos para o Ocidente, mas continuam atuais para as tradições ortodoxas orientais. Tomé evangelizou na Síria, Armênia, Pérsia e chegou à Índia onde, ainda hoje, subsistem os chamados “Cristãos de Tomé” de Malabar. O ascetismo do Apóstolo foi um ponto importante de contato com seus ouvintes orientais que já idealizavam a ascese como algo divino, tal como no Zoroastrianismo e no Brahmanismo. Por essa tortuosa razão a Igreja Ocidental minimizou a importância de Tomé  e chegou a rotular as suas palavras como heréticas.

Toquen Localidade destinada à tribo de Simeão quando ocorreu a partilha das terras conquistadas pelos hebreus.

TORÁ Termo hebraico que significa  “A Lei (de Javé)”. São os cinco primeiros livros da Bíblia.

TORRE ANTONIA  A sede do poder romano em Jerusalém. Foi onde ocorreu o flagelo de Jesus, o Messias e de onde ele seguiu para o Gólgota onde foi crucificado.

TORRE DE HANANEEL Edificação que se situava no lado nordeste de Jerusalém, no fim do muro que a ligava à “Porta do Rebanho”.

Torre de Siquém Provavelmente uma aldeia localizada perto de Siquém, no monte Garizim.

TORRE DO LÍBANO Provavelmente um pico isolado da vertente oriental desse monte que também é chamado Antilibano. Aos pés do mesmo é que se estende a cidade de Damasco.

Torre do Rebanho Localidade onde Jacó estabeleceu-se após a morte de Raquel.

TORRENTE CANÁ Localidade que atualmente é chamada de "Uadi" (ribeirão) Kana.

Torrente-Cariat Local incerto, sabe-se porém que se encontrava a leste do rio Jordão.

TORRENTE DO ARABÁ Rio situado nas vizinhanças do Mar Morto.

Torrente do Egito Ver Sior.

Torrente Em hebraico: “nahal”. Significa todo o vale com o leito do rio que nele corre.

Toú (1) O mesmo que Naat. Nome composto? Ver Naat.

Toú (2) Rei de Emat, pai de Adoram, inimigo de Adadezer e amigo do rei Davi.

TRACONÍTIDE Região que se situava no leste/nordeste da Galiléia e que abrigava no seu norte o Monte Hermom. Na época de Jesus, o Messias era governada por Herodes Felipe.

Transjordânia Região situada a leste do rio Jordão, onde ficavam, entre outros, os territórios de Moab, de Amon e de Aram. Ali, estabeleceram-se as tribos de Rúben, de Gad e metade da tribo de Manassés

    TRÊS TABERNAS Localidade situada a cerca  de 30 milhas de Roma. Ali, o Apóstolo Paulo foi recebido pelos discípulos locais quando de seu primeiro julgamento em Roma.

TRIFÃO A alcunha de Diódoto, um dos partidários de Alexandre Balas. Trifão aproveitando-se da insatisfação das tropas de Demétrio Nicanor tentou usurpar-lhe o trono e, segundo o historiador Diódoro Sícula, cometeu várias outras vilezas. A mais pérfida, foi o assassinato de Jônatas, irmão e sucessor de Judas Macabeu, e o do jovem rei Antíoco a quem usurpou o trono.

TRIFENA Valiosa e fiel discípula do Apóstolo Paulo, que habitava em Roma.

TRIFOSA Habitante de Roma e ardorosa e fiel discípula do Apóstolo Paulo.

TRÔADE Mais propriamente Alexandria Trôade. A capital da região homônima que, por sua vez, estava incrustada na Misia. Alexandria fronteava com a ilha de Tênedos, a meia distância de Tróia. Na época do Apóstolo Paulo era um importante porto.

TRÓFIMO Natural de Éfeso e discípulo do Apóstolo Paulo a quem acompanhou na terceira viagem a Jerusalém e na segunda viagem a Roma. Trófimo quedou enfermo em Mileto.

TROMBETAS DE CHIFRE Termo que em hebraico é grafado  “Yobel”.  Eram as trombetas recurvas usadas para anunciar o 50o ano, ou seja, o “Ano da Remissão”. Desse vocábulo resultou o termo “Jubileu”.

TUBAL Povo descendente de Jafé, o filho de Noé. Os “Tiberanos” que habitavam na região compreendida entre o Mar Negro e a Cilcia, na Ásia Menor.

Tubalcaim Filho de Sela e de Lamec, neto de Matusael, bisneto de Maviael, trineto de Irad, tetraneto de Henoc e pentaneto de Caim, filho de Adão  e Eva.

TUBI O mesmo que Tob. Ver Tob.

TUBIANOS Os judeus que habitavam o país de Tubi (ou Tob). Ver Tob.


 

Devo contribuir?
Ao receber o Senhor Jesus Cristo como seu Salvador, uma das primeiras coisas que você irá aprender é que Deus é amor. Como resultado disto, você logo perceberá que o amor precisa de uma forma prática para se expressar. Você aprenderá que há uma relação entre amar e dar. Deus é um Deus que nos dá muitas coisas. Amar e dar estão intimamente ligados nas Escrituras. “O Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim” (Gl 2:20), e “Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito” (Jo 3:16). Continuar Lendo...
Desenvolvido por Palavras do Evangelho.com