48) Marta e Maria 
 
Lucas 10:38-42 
 
Explicação e ensinamentos: 
O Senhor está a caminho para Jerusalém. No trecho entre Jericó (que fica na planície do Jordão) e Jerusalém, fica Betânia. Quem morava aqui em Betânia? Era Marta, provavelmente a irmã mais velha de Maria e Lázaro. Ela recebeu o Senhor em sua casa. Ambas as irmãs, aparentemente, eram abastadas, pois tinham casa própria e um sepulcro (Lc 10:38 e Jo 11: 17); também o unguento de nardo puro não podia ser comprado por pouco dinheiro (Jo 12:35). As irmãs eram ambas crentes no Senhor (Jo 11:25). 
Marta, na verdade, gosta de escutar as palavras do Senhor, mas ela não gasta tempo para ouvi-LO. Parece que nem o Senhor nem Sua palavra eram a prioridade de Marta, mas o trabalho. Não vamos censurar o serviço dela. O Senhor também não a teria censurado, mas porque ela exigiu que Ele censurasse a Maria, que tinha escolhido "A Boa Parte", o Senhor teve que dizer a Marta qual é a parte preferível. O Senhor Jesus deve possuir em nossos corações o primeiro lugar. Não é suficiente que sejamos convertidos e trabalhemos para Ele; Ele quer representar o tesouro e a alegria dos nossos corações (compare com Ap 2:2-4). Nós precisamos calma e concentração perante o Senhor e Sua Palavra. Marta lembra um crente que atribui mais importância à sua atividade, ao ministério, do que à comunhão com o Senhor. 
Quão diferente é Maria! Quais seriam seus pensamentos? Jesus está aqui; o meu Salvador e Senhor! Eu preciso estar aos Seus pés, escutando as Suas palavras de graça e de verdade, palavras das quais vive a minha alma. O Senhor anseia por corações que O amam e O procuram, pois Ele nos amou primeiro e nos procurou. O serviço posso recuperar mais tarde, ela pensa. O trabalho então irá melhor, porque dai o coração está alegre e feliz. "Na tua presença há abundância de alegrias; à tua direita hã delicias perpetuamente". (Sl 16:11). Maria estima ao Senhor e à Sua palavra acima de tudo (* Sl 45:2). Ela quer estar aos Seus pés e receber dEle palavras de vida (* Dt 33:3). Essa é a boa parte, a única" que é necessária" . Este amor e devoção ao Senhor, esta "Boa Parte", foi o que capacitou Maria para mais tarde também fazer a "Boa Obra", aquela que deveria ser contada em todas as partes dó mundo em que o evangelho fosse pregado (Mc 14:6; essa mulher foi Maria: Jo 12:3). Podemos notar na pessoa de Paulo, que igualmente escolheu a "Boa Parte", quão fervoroso e ao mesmo tempo fiel no trabalho é um tal coração! 
 
Devo contribuir?
Ao receber o Senhor Jesus Cristo como seu Salvador, uma das primeiras coisas que você irá aprender é que Deus é amor. Como resultado disto, você logo perceberá que o amor precisa de uma forma prática para se expressar. Você aprenderá que há uma relação entre amar e dar. Deus é um Deus que nos dá muitas coisas. Amar e dar estão intimamente ligados nas Escrituras. “O Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim” (Gl 2:20), e “Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito” (Jo 3:16). Continuar Lendo...
Desenvolvido por Palavras do Evangelho.com