G

 

 

Gaal É um nome de origem cananéia o que indica que seu proprietário era um dos inimigos de Abimelec (filho de Gedeão), líder israelita.

Gaam Filho de Roma e de Nacor, neto de Taré, bisneto de Nacor, trineto de Serug e tetraneto de Reu. Gaam era sobrinho de Abrão.

      GAAR Membro da classe dos “Oblatos” é citado em "Esdras" como o patriarca de uma das famílias hebréias que retornaram do exílio na Babilônia

Gaás O monte Gaás, situado ao sul de Tamnat-Sare no território que coube a Josué, o sucessor de Moisés.

GABA Localidade situada a cerca  de 15 km a nordeste de Jerusalém, entre Macmas e Gabaa. Atualmente é chamada de Geba.

GABAÁ DE BENJAMIM, OU DE SAUL  Localidade que é relacionada com a atual Tel El-Ful, situada a 8 km ao norte de Jerusalém.

GABAÁ DE FINÉIAS Localidade que provavelmente corresponda à aldeia que atualmente é chamada de Gibija, situada sobre uma colina a cerca  de 6 km a sudeste de Tibna (Tamnat-Saré).

Gabaá Filho de Macbena, neto de Sua, bisneto de Madmena, trineto de Saaf,  tetraneto de Jadai, membro do clã de Caleb – o filho de Hesron – e descendente de Judá. Provavelmente foi o fundador da localidade homônima.

GABAÃO (GABAON) Localidade situada a cerca de 11 km a noroeste de Jerusalém. Por um certo tempo abrigou o  “Tabernáculo Sagrado” (ou “Tenda de Reunião”), construído por Moisés, vindo daí a importância desse lugar, venerado como  “o lugar alto mais importante”, i é, o principal entre os santuários localizados nas colinas.  Atualmente é chamada de El-Gib.

GABAEL Filho de Gabri, descendente de Neftali (pela linhagem de Asiel [Jasiel]) e primo de Tobi. Gabael habitava em Ragas, na Média, e era o depositário de uma grande quantia pertencente a Tobi.

GABAI Descendente de Benjamim, foi um dos líderes dos hebreus que se estabeleceram na Jerusalém reconstruída durante o governo de Neemias, após o exílio babilônico.

Gabaon O mesmo que Gabaão. Ver Gabaão.

Gabaonitas Os habitantes de Gabaão  (Gabaon).

GÁBATA Pátio calçado com lages onde se colocou o trono de Pilatos quando ele proferiu a sentença contra Jesus, o Messias. Em grego é grafado “Lithóstrotos”.

GABELEIROS Sinônimo de Publicanos, os odiados cobradores de impostos.

Gaber Filho de Uri, era “prefeito” dos territórios de  Gada (na terra de Seon – rei dos amorreus) e de Og (rei de Basã), durante o reinado de Salomão.

GABRI Pai de Gabael, descendente de Neftali e tio de Tobi, o pai de Tobias.

GABRIEL O anjo Gabriel é o anjo da “encarnação” e foi quem anunciou para Zacarias o nascimento de seu filho João Batista, o Precursor e para a Virgem Maria o nascimento de Jesus, o Messias.

Gad – PATRIARCA Filho de Jacó e de Zelfa (serva de Lia), neto de Isaac, bisneto de Abrão, trineto de Taré e tetraneto de Nacor. Gad foi o ancestral da tribo homônima.

Gad (1) Profeta que é citado em “Samuel” e que aconselhou Davi a rumar para o território de Judá e, também, alertou-o sobres as penitências que Jerusalém sofreria e sobre a compra da propriedade de Areúna.

GAD (2) Divindade aramaica que personificava a Fortuna (a sorte).

GAD (3) Uma das cidades que formavam a pentarquia filistéia.

GAD HEFER A terra natal do Profeta Jonas. Localidade que se situava na Galiléia.

GADALIAS Filho de Fashur, era um feroz inimigo do Profeta Jeremias a quem acusava de trair e desmotivar os judeus ante a ameaça dos caldeus.

GADARA Cidade situada na Decápole, a cerca  de 10 km das margens orientais do lago Genesaré.

GADARENOS Os habitantes de Gadara. Ver Gadara.

      GADEL Descendente dos servos do rei Salomão e membro da classe dos Oblatos. Junto com seus pares foi um dos que retornaram do exílio babilônico.

GADER Localidade que poder ser identificada com Gedor, situada nos montes do território da tribo de Judá, no sul da Palestina.

Gadi Filho de Suzi, descendente de Manassés e um dos que foram explorar o país de Canaã, conforme as ordens de Moisés

GAIO O Apóstolo Paulo teve dois companheiros e um hospedeiro em Corinto com esse nome, o qual é citado, também, na 3a Epístola de São João. Porém, é provável que esse último nada tenha em comum com os anteriores.

Gal Ed Termo hebraico que significa: “Monte Testemunha”. Gal Ed foi o nome dado por Jacó ao monte onde foi firmada sua aliança com Labão. De Gal-Ed derivou o nome Galaad.

Galaad (1) Citado em "Crônicas", era filho de Micael, neto de Jasisi, bisneto de Jado, trineto de Buz e descendente de Gad, filho de Jacó.

Galaad (2) Filho de Maquir, neto de Manassés, bisneto de José, trineto de Jacó e tetraneto de Isaac. Em "Crônicas" é citado como membro da tribo de Benjamim, talvez por relações de parentesco materno, ou por corrupção no texto.

Galaad (3) Região que se situa a leste do rio Jordão, ao norte do país de Amon e ao sul de Basã, na Transjordânia.

GALÁCIA Na época em que o Apóstolo Paulo vivia a palavra Galácia tinha dois sentidos: 1o) etnográfico, significando a Galácia propriamente dita, habitada pelos descendentes dos Gauleses que na segunda metade do século III aC. foram levados, na sua migração, até a Ásia Menor e haviam fixado sua sede nas regiões situadas entre a Capadócia e o Ponto; 2o) administrativo, significando a província romana da Galácia que além da supra referida, compreendia também várias outras regiões da Ásia Menor, a saber: ao norte a Panflagônia e parte do Ponto, ao sul a Psidia, a Licaônia e parte da Frigia.

GALAL Filho de Iditun e descendente de Levi, era membro da classe dos levitas que serviam no Templo.

GALALAI Membro da classe dos Sacerdotes e um dos que retornaram do exílio babilônico e auxiliaram na reconstrução de Jerusalém.

GALATAS (CELTAS) Povo que invadiu a Ásia Menor em 240 a.C. e que em 189 a.C. foi vencido pelos romanos. Porém, alguns acreditam tratar-se dos Gauleses do norte da Itália, subjugados pelos romanos em 222 a.C, os quais chamavam a região de “Gália Cisalpina.  Ver Galácia.

Galed e Masfa  Ver Gal Ed (Gal El).

GALGAL (1) Termo hebraico que significa  “turbilhão”, mas que geralmente é sinônimo de “roda”. Galgal vem do verbo “Galal” que significa  “tirar, levar”. Galgal também é grafada “Galgala”.

Gálgal (2) Localidade situada no vale do Rio Jordão, a uns 2 km a sudeste da antiga Jericó. Ali, encontrava-se um célebre santuário em memória dos fatos narrados em “Josué”.

Gálgal (3) Provavelmente trata-se da atual Gilgilia (ou Jiuleigil), situada a 12 km ao norte de Betel. Era, possivelmente, o domicilio do profeta Eliseu.

GÁLGAL (4) Localidade situada a oeste de Salisa, a nordeste de Jafa, nas proximidades do litoral do Mediterrâneo.

GÁLGALA O mesmo que Gálgal. Ver Gálgal.

GALIÃO Lucio Aneu Galião era irmão do célebre filósofo Sêneca e tinha fama de ser culto e afável. Na época do Apóstolo Paulo era o pro - cônsul de Acaia e mesmo sendo pressionado pelos judeus recusou-se a mandar prender o Apóstolo.

Galiléia Derivativo de “Galil” que significa: “circulo, distrito”. É a região situada entre o Mediterrâneo, o vale do rio Jaboc, o rio Litani e a planície de Esdrelon, na parte mais setentrional da Palestina.

Galim Localidade que se situava na região de montanhas, entre Gabaa de Saul e Anatot, a poucos quilômetros ao norte de Jerusalém.

GAMADENSES Povo que habitava no monte Hermon. São os  “Kumideus” citados nas cartas de Tel – El – Amarna.

GÁMALA Localidade onde nasceu o líder revoltoso chamado Judas. Situava-se além do lago de Tiberíades.

GAMALIEL(1) É um nome hebraico que significa: “Meu prêmio é Deus”. Para alguns, era filho de Simão ou Simeão que no Templo recebeu Jesus, o Messias nos braços. Seu avô era Hilel, o chefe de uma escola célebre por sua moderação, contrária de sua similar contemporânea chefiada pelo Rabino Shammai. Segundo São Lucas, Gamaliel era um homem bom e ponderado, tendo influenciado para a absolvição dos Apóstolos que haviam sido aprisionados pelos Sacerdotes do Templo. Essa versão, contudo, é questionada por vários outros estudiosos.

Gamaliel(2) Filho de Fadassur e descendente de Manassés e de José. Era o chefe da tribo de seu antepassado quando da caminhada rumo à “Terra Prometida”.

GAMARIAS (1) Filho de Safan era o secretário do átrio superior à entrada da  “porta nova” do Templo de Jerusalém, na época do retorno do exílio babilônico. Junto com outros, Gamarias tentou, em vão, evitar que o primeiro livro que continha as profecias ditadas pelo Profeta Jeremias fosse queimado por ordem do rei Eliacim.

GAMARIAS (2) Filho de Helkias, era um dos portadores da carta enviada pela Profeta Jeremias aos hebreus deportados na Babilônia. Nessa carta, Jeremias repreendia-os, consolava-os e alertava-os contra os falsos profetas que proliferavam naquela época.

Gamul Levita que descendia de Caat e que exercia as funções de Sacerdote no Templo de Jerusalém quando da assunção do rei Davi ao trono de Israel.

GANGAS O pequeno rio que banhava Filipos e que abrigava em suas margens os fiéis que foram ouvir o Apóstolo Paulo. Atualmente é chamado de Burbanaki.

GAREB (1) Localidade situada a oeste da   “Torre de Hananel”, em Jerusalém.

Gareb (2) Natural de Geber era um dos componentes do grupo "Dos Trinta", a guarda pessoal do rei Davi.

Garizim O monte Garizim, situado a sudoeste do monte Ebal, quase no centro da Palestina, na região que posteriormente seria chamada de Samaria.

GASEM Árabe oriundo da Transjordânia e feroz inimigo dos hebreus retornados do exílio babilônico. Era coligado a Sanabalat e a Tobias, o amonita.

GAT HEFER Localidade situada a 5 km a noroeste de Nazaré, no território da tribo de Zabulon. Foi a terra natal do Profeta Jonas e atualmente é denominada El-Meshed.

Gat Ofer O mesmo que Gat Hefer. Ver Gat Hefer.

Gat Remom Localidade que integrava a área destinada à tribo de Dã. Situava-se a leste de Betel e a noroeste de Jericó. Também havia outra cidade com esse nome no território da tribo de Manassés, mas a sua localização é incerta.

GAT Uma das principais cidades filistéias, mas a sua localização exata é incerta. Em “Samuel” essa localidade é tomada como representante geral das cidades filistéias. Nela, residiam os remanescentes da gigantesca raça dos anaquitas.

Gatam Filho de Elifaz e de Tamna, neto de Esaú e de Ada, bisneto de Isaac, trineto de Abrão e tetraneto de Taré.

Gaver Localidade situada nas proximidades de Jeblaam, a sudoeste de Betsã e a nordeste de Dotã.

GAZA Localidade que já era mencionada nas cartas de El-Armana e que existe ainda hoje com esse mesmo nome. Situa-se perto da fronteira sudoeste da Palestina, na região litorânea, banhada pelo Mediterrâneo. Era uma das cidades que formavam a pentarquia filistéia.

     GAZAM Membro da classe dos “Oblatos” é citado em "Esdras" como o patriarca de uma das famílias hebréias que retornaram do exílio na Babilônia.

GÁZARA (1) Localidade  que é citada em  "Macabeus 2" e que, provavelmente, corresponde a Jazer. Ver Jazer.

GÁZARA (2) O mesmo que Gazer, localidade da filistéia. Ver Gazer.

GAZER Localidade que se situa a 28 km a sudeste de Jafa e a 39 km a noroeste de Jerusalém. Nas cartas de El-Amarna é chamada de Gazri e atualmente é denominada de Tell Gezer.

Gazez (1) Filho de Efa e de Caleb, neto de Hesron, bisneto de Farés, trineto de Judá  e tetraneto de Jacó.

Gazez (2) Filho de Haran (Harã), neto de Caleb, bisneto de Hesron, trineto de Farés e tetraneto de Judá .

Geba (DE bENJAMIM) Localidade situada a 3,5 km a leste de Ramá, no caminho entre Belém e Jerusalém.

Gebal Localidade situada a 40 km de Beirute, no atual Líbano. Era chamada de “Byblos” pelos gregos e atualmente é conhecida como Gebail. O seu povo era famoso pela habilidade em construir edifícios e monumentos.

GEBE Variante de Gabe ou Gaba. Provavelmente era uma localidade situada na planície de Esdrelon, nas proximidades da atual aldeia de Scech Abreik, a uns 40 km de Betsan, a atual Beisan. Porém, não se deve descartar a hipótese de ter havido um erro de transcrição e, nesse caso, deve-se ler Gelboé, a montanha em cujas faldas se estende a campina de Betsan.

Gebeton Localidade que se situava a 5 km a leste de Acaron. Atualmente é chamada de Tell-El-Melat.

GEBIM Localidade citada em  “Isaías” cuja posição geográfica é desconhecida.

Gebo Localidade citada em “Samuel” e que, provavelmente, situava-se a noroeste de Jerusalém.

Gedeão (1) Descendente de Benjamim e pai de Abidã que foi um dos chefes da tribo de seu antepassado durante o Êxodo.

Gedeão (2) Filho de Joás e descendente de Manassés foi o líder dos israelitas na luta contra o jugo dos Madiãnitas. Gedeão foi um dos “Juizes Maiores”.  Ver  Juízes.

GEDEÃO (3) Descendente de Simeão, era da linhagem da qual descendeu a heroína Judite. Ver Judite.

Gedera Localidade que se situava na região de planícies, no território de Judá. Gedera, em hebraico, significa “sebe”.

Gederot Localidade pertencente ao território da tribo de Judá. Situava-se na região de planícies.

Gederotaim Localidade que integrava o território da tribo de Judá e que se situava na região das planícies.

GEDEROT-CAMAAN Ver Camaan.

Gediel Filho de Sodi , descendente de Zabulon e um dos que foram explorar o país de Canaã conforme as ordens de Moisés

Gedor (1) É citado em "Crônicas" como filho de Jeiel e de Maaca e descendente de Benjamim.

Gedor (2) Filho de Fanuel, descendente de Judá e, provavelmente, o fundador da localidade homônima, pertencente ao território da sua tribo.

GEDOR (3) O mesmo que Gader. Ver Gader.

GEENA Termo hebraico que designa o Vale de Enom, situado ao sul de Jerusalém. Ali eram oferecidos sacrifícios (inclusive humanos) à divindade pagã Moloc e onde os cadáveres dos criminosos executados eram cremados junto com outros detritos. Por isso era chamado de “Geena de fogo” e tornou-se sinônimo de inferno. Ver Vale do Enom.

Gelboé Atualmente chamado de Gebel Fuku’a,  é uma série de cumes no fim da Serra de Samaria.

Gemali Descendente de Dã e pai de Amiel que foi um dos exploradores do país de Canaã, conforme as ordens de Moisés.

GENATON Um dos líderes da classe dos Sacerdotes que voltaram do exílio babilônico sob a liderança de Zorobabel. Genaton era o ascendente de Mesulam.

GENESAR Ver Genesaré

Genesaré O lago de Genesaré têm 21 km de comprimento, 12 km de largura máxima e profundidade máxima de 48 metros. Está situado a 208 metros abaixo do nível do mar e é formado pelo rio Jordão. Situava-se na fronteira das áreas das tribos de Neftali, Zabulon e Manassés, a oeste de Basã. Também é conhecido como Quineret, Genesar e Tiberíades.

     GENTON Membro da classe dos Sacerdotes e o patriarca de uma das famílias hebréias que retornaram do exílio babilônico.

Genubat Filho do edomita Adad e sobrinho de Táfnis, a primeira dama do Egito.

Geon Rio que nascia no Eden e que banhava a terra de Cuch.

Gera (1) Filho de Aod, neto de Gera, bisneto de Bela, trineto de Benjamim e tetraneto de Jacó.

Gera (2) Filho de Bela, neto de Benjamim, bisneto de Jacó, trineto de Isaac e tetraneto de Abrão.

Gerar Cidade e a região adjacente que se situava entre Gaza e Bersabéia, a cerca de 40 km ao sul de Eleuterópolis.

Gerara Região no Negueb, situada entre Cades e Sur, a noroeste de Siceleg.

GERASENOS Os habitantes de uma aldeia cujo nome parece subsistir, levemente alterado, no atual Corsi ou Cursi, situada à margem oriental do lago de Genesaré.

Gergeseu Povo descendente de Canaã que habitava a região situada entre o Egito e a Mesopotâmia.

GERRENOS Povo que provavelmente  habitava Gerar (ou Gerara), no sul da Palestina.

      GERSOM Descendente de Finéias e de Levi era o chefe de uma das famílias que seguiram Esdras no retorno no exílio na Babilônia.

Gerson (1) Filho de Levi, neto de Jacó e Lia, bisneto de Isaac, trineto de Abrão e tetraneto de Taré.

Gerson (2) Filho de Moisés e de Séfora, neto de Aram, bisneto de Caat, trineto de Levi e tetraneto de Jacó e Lia.

Gersonitas Os descendente de Gerson e de Levi. Eram os responsáveis pela Tenda e pela cobertura do Santuário na época do Êxodo.

Gesã (Gesan) Filho de Jadai e membro do clã de Caleb, o filho de Hesron, neto de Farés e bisneto de Judá.

Gessen Região do Egito situada à margem direita do braço mais oriental do rio Nilo, a leste do “delta egípcio”, nas proximidades de Tânis. Era uma região muito favorável ao pastoreio e foi cedida a Jacó e a seus filhos durante a sua estada no Egito.

Gessur Região situada ao norte do Egito, limítrofe com o território de Maaca, ao qual é frequentemente associada. Posteriormente passou para o domínio da tribo de Simeão.

Getaim Localidade que possivelmente seja a “Gamteti” das cartas de El-Amarna, situada entre Ramá e Hadid, na Sefelá. Ali, os cananeus expulsos pela tribo de Benjamim se refugiaram.

Geter Descendente de Aram, neto de Sem, bisneto de Noé, trineto de Lamec e tetraneto de Matusalém.

GETSEMÂNI Nome hebraico que significa “espremedouro, prensa de óleo” e que identificava uma chácara aos pés do monte das Oliveiras onde Jesus, o Messias costumava ir para rezar. Em 1891 encontraram-se ali os restos da antiga Basílica construída por volta de 380 dC. (reinado de Teodósio) e neste local foi construída a Basílica atual.

Gezez Filho de Caleb e de Efa, neto de Hesron, bisneto de Farés, trineto de Judá e tetraneto de Jacó.

GIBAR Outra forma de grafar Gabaão.

Giblitas Os habitantes de Gebal.

Gideon Há dúvidas se esse vocábulo foi corretamente transmitido pelos copistas da Bíblia. Trata-se de uma localidade cuja posição geográfica é desconhecida.

Giezi Servo do Profeta Eliseu que usou de falsidades para receber recompensas de Naamã. Por isso, foi castigado por Javé herdando a lepra de Naamã.

    GIGES  Ver Gog.

Gilo Localidade pertencente ao território da tribo de Judá. Situava-se na região de montanhas, a 4 km a oeste da estrada que liga Jerusalém a Hebron. Possivelmente seja a atual Hirbet Jiala.

Ginet Pai de Tebni, o adversário de Amri (ou Omri) na disputa pelo trono do "Reino de Israel".

Gion As águas de Gion. Atualmente é a chamada “Fonte da Virgem”, que  passa através dum túnel debaixo da extremidade sul de Ofel e deságua na “piscina de Siloé”, ao pé do lado ocidental da colina onde fica Jerusalém. Neste túnel descobriu-se em 1880 inscrições cuja forma das letras remonta ao tempo do rei Ezequias do "Reino de Judá". Foi em Gion que Salomão foi ungido rei. Ver Fison, o rio.

GISPA Membro da classe dos Oblatos e habitante no Ofel, era um dos “prefeitos”     de seus pares na Jerusalém reconstruída após o exílio babilônico.

GOÁ Localidade situada a oeste da “Torre de Hananel”, em Jerusalém.

Gob Cidade filistéia,  provavelmente situada na planície filistéia.

Godolias (1) Filho de Idutun e descendente de Levi era um dos “Cantores” do Templo em Jerusalém.

GODOLIAS (2) Filho de Aicão (Aican) e neto de Safan (Safã), era o governador da Judéia, empossado pelo rei babilônico, e foi  hospedeiro do Profeta Jeremias. O seu selo foi encontrado nas ruínas de Laquis em escavações feitas nos tempos modernos.

GODOLIAS (3) Filho de Amarias, neto de Ezequias e avô do Profeta Sofonias.

GODOLIAS (4) Sacerdote que descendia de Jesus – filho de Josédec – foi um dos chefes das famílias hebréias que retornaram do exílio babilônico.

GOFNA Localidade situada a 29 km ao norte de Jerusalém. Atualmente é chamada de Gifne.

Gog (1) Filho de Joel, neto de Carmi, bisneto de Rúben, trineto de Jacó e tetraneto de Isaac.

GOG (2) No idioma súmere significa “trevas” e embora não seja o nome de nenhuma personagem histórica pode haver um certo paralelo com Giges, rei da Lidia ( O  “Gugu” dos documentos cuneiformes). Em  “Ezequiel”, Gog é chamado de soberano dos países de Mosoc e Tubal, porém há dúvidas e controvérsias sobre a sua real (e não metafórica) existência. É possível que fosse um nome comum dado aos inimigos dos hebreus.

Goi O país que era governado por Tidaal, um dos participantes da  “guerra contra Bera”.

Golã Localidade que se situava na Transjordânia, a leste do rio Jordão, no território de Basã.

GOLFO ELANÍTICO Ver Elat.

GÓLGOTA Pequena elevação de cerca  de 10 m, de chão nu e de forma arredondada. Dessas características é que derivou o seu nome que em aramaico significa “crânio”. Nesse monte é que aconteciam as crucificações, dentre as quais a de Jesus, o Messias.

Golias Gigante filisteu que foi derrotado por Davi, mercê de Deus. Segundo a tradição era natural de Gat e media quase três metros de altura.

Goliat Outro gigante que foi morto pelo rei Davi.

GOMER (1) Filha de Diblaim, seria a esposa do Profeta Oséias. Há controvérsias em relação a esse casamento, pois alguns acreditam que seja  apenas uma metáfora onde o profeta seria Javé e a esposa dissoluta seria a nação hebréia.

GOMER (2) Povo iraniano que descendia de Jafé (o filho de Noé) e que se estabeleceu na Capadócia. Eram chamados pelos gregos de “Cumerianos” ou de  “Cimérios”.

Gomorra Ver Sodoma e Gomorra.

Goreb Chamado de “O Jetreu”, por ser natural de Jatir, era um dos chamados "Heróis de Davi", grupo de proeminentes guerreiros fiéis ao rei Davi.

Goren Atad Localidade onde ocorreu as cerimônias fúnebres de Jacó. Não há indicação de sua localização exata.

GÓRGIAS Comandante do exército assírio que foi enviado para exterminar os judeus sublevados sob a liderança de Judas Macabeu.

Gosen Região que se estende na extremidade sul da montanha de Judá. Não deve ser confundida com Gessen, no Egito, que em hebraico têm o mesmo nome.

Gozã Localidade situada às margens do rio homônimo, na Assíria, e destino final dos israelitas deportados.

GRANDE MERETRIZ/Babilônia Citada no Apocalipse de São João é facilmente reconhecida como a Roma imperial dos três primeiros séculos quando grassavam o politeísmo e a dissolução dos costumes.

Grupo dos Três A elite suprema das forças militares do rei Davi. Era composto por Isbaal, Eleazar e Joab.

Grupo dos Trinta Grupo de elite das forças militares do rei Davi. Era composto por hábeis e corajosos guerreiros oriundos de várias tribos.

GUÉBAL O mesmo que Gebal. Ver Gebal.

Guel Filho de Maqui, descendente de Gad e um dos que foram explorar o país de Canaã seguindo as ordens de Moisés.

GUGU Ver Gog, assemelhado com Giges.

Guidalti Filho de Heman e descendente de Levi era um dos “Cantores” do Templo em Jerusalém.

GUILGAL o mesmo que Gálgal. Ver Gálgal.

Gulon Localidade pertencente ao território da tribo de Judá. Situava-se na região das montanhas.

Guni (1) Descendente de Gad, era o pai de Abdiel e o avô de Ai, que foi chefe de um dos clãs de sua tribo.

Guni (2) Em "Crônicas" é mencionado na condição de filho de Neftali (não confundir com o filho de Jacó) e membro da tribo de Benjamim.

Gur Localidade citada nas “Tábuas Cuniformes”, encontradas em escavações na vizinha Tamac, com o sufixo “Ki” que significa: “região”. Provavelmente era habitada por árabes e foi conquistada pelo rei Ozias, filho de Amasias.


 

Devo contribuir?
Ao receber o Senhor Jesus Cristo como seu Salvador, uma das primeiras coisas que você irá aprender é que Deus é amor. Como resultado disto, você logo perceberá que o amor precisa de uma forma prática para se expressar. Você aprenderá que há uma relação entre amar e dar. Deus é um Deus que nos dá muitas coisas. Amar e dar estão intimamente ligados nas Escrituras. “O Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim” (Gl 2:20), e “Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito” (Jo 3:16). Continuar Lendo...
Array
Desenvolvido por Palavras do Evangelho.com