O

 

 

Obadia (1) Filho de Izraia, neto de Ozi, bisneto de Tola, trineto de Issacar e tetraneto de Jacó.

Obadia (2) Filho de Semeías, neto de Galal, bisneto de Idutun e descendente de Levi.

Obadia (3) Membro da tribo de Gad foi um dos que seguiram Davi enquanto ele era perseguido pelo rei Saul.

OBADIAS (1) Descendente de Levi e chefe de uma das famílias de levitas que serviam no Templo como “Porteiros” na época de Neemias governador e de Esdras Sacerdote.

Obadias (2) Filho de Asel, neto de Elasa, bisneto de Rafaias, trineto de Banaa, tetraneto de Mosa e descendente do rei Saul.

OBADIAS (3) Filho de Jeiel era o chefe de uma das famílias que seguiram Esdras no retorno no exílio na Babilônia.

Obed (1) Filho de Booz e Rute, neto de Salmon e Raab, bisneto de Naassom, trineto de Aminadab, tetraneto de Ram e descendente de Judá. Obed foi o avô paterno do rei Davi.

Obed (2) Filho de Oflal (Eflal), neto de Zabad, bisneto de Natã (Natan), trineto de Atai (Etei), tetraneto de Jaraá e descendente de Judá.

Obed (3) Natural de Masobia era um dos "Heróis de Davi", grupo de guerreiros fiéis ao rei Davi.

Obed (4) Provavelmente de origem cananéia era o pai de Gaal e um dos inimigos de Abimelec (filho de Gedeão), o líder ilegítimo de Israel.

Obed (5) Filho de Semeías, neto de Obed-Edom e descendente de Coré e de Levi. Era um dos “Porteiros” do Templo em Jerusalém.

Obed Edon Filho de Idutun, é o levita mencionado diversas vezes em ““Crônicas””. É chamado de “gatita” por ser natural de Gat ou Get, localidade da filistéia na qual teria habitado por longo tempo. Ou, então, em Gat-Remon, cidade levitica da tribo de Dã. Foi em sua casa que a "Arca da Aliança” ficou guardada após o incidente com Oza. Ver a “Brecha de Oza”.

OBERIM O vale que, provavelmente, seja o mesmo que o planalto do país de Moab onde existem os montes Abarim, a leste do Mar Morto. Ali seria a sepultura de Gog. Ver Gog.

Obil Chamado de “O Ismaelita” era o supervisor do rebanho de camelos durante o reinado do rei Davi. Esse nome indica a profissão de tratador de camelos, pois, em árabe, “Camelos” é chamado de “ibil”.

Oblatos Em hebraico “Netinin” que significa: “dar, oferecer”. Eram os servidores mais humildes do Templo. Formavam uma classe distinta, mas não provinham de uma única tribo ou de uma só linhagem. A esta classe pertencia uma grande parte dos escravos de guerra.

Obot Local onde os hebreus acamparam após partirem do monte Hor, contornando o Edom, no caminho para o Mar Vermelho

Ocozias (ACAZIAS)(1) Filho e sucessor de Jorão no trono do "Reino de Judá". Ocozias era neto de Josafá, bisneto de Asa, trineto de Abiam, tetraneto de Roboão e descendente de Salomão. Começou a reinar com vinte e dois anos e governou por apenas um. Sua mãe chamava-se Atalia e era filha de Amri, rei do "Reino de Israel". Ver Atalia.

Ocozias (ACAZIAS)(2) Filho e sucessor do rei Acab no trono do "Reino de Israel". Ocozias reinou por dois anos e cometeu vários pecados contra Javé. Quando Ocozias morreu não tinha filhos e, por isso, o trono passou para o seu irmão chamado Jorão.

Ocrã Descendente de Aser e pai de Fegiel, o chefe da tribo de seu antepassado durante o Êxodo.

Odaia É citado em "Crônicas" como sendo o marido da irmã de Naam e genro de Caleb, o filho de Jefoné e membro da tribo de Judá.

ODAÍAS Descendente de Levi foi o ancestral de uma das famílias que retornaram do exílio babilônico.

      ODAVIAS Descendente de Levi e membro da família de Jesus, o filho de Josédec. Foi o patriarca e condutor de uma das famílias hebréias que retornaram do exílio na Babilônia e um dos encarregados da reconstrução do Templo em Jerusalém.

Oded Profeta do Senhor que habitava no "Reino de Israel". Graças à sua intervenção os habitantes do "Reino de Judá" que foram capturados não foram transformados em escravos.

      ODIAS Descendente de Levi e ancestral de uma das famílias que retornaram do exílio babilônico.

Odoia É citado em "Crônicas" na condição de um dos chefes da metade da tribo de Manassés instalada na Transjordânia.

Odolam O nome grego de Adulam. Ver Adulam.

ODOMERA O chefe de uma tribo árabe. Alguns estudiosos julgam que era o nome da própria tribo.

Oduías Filho de Elioenai, neto de Naarias, bisneto de Sequenias, trineto de Hananias, tetraneto de Zorobabel e descendente do rei Josias.

Ofel (1) Colina, em hebraico. A continuação meridional da colina do Templo, em Jerusalém.

Ofel (2) Fortificação nas proximidades da cidade de Samaria. Essas fortificações também existiam em Jerusalém e em Dibon.

Ofer (1) Filho de Madiã,  neto de Abraão e de Cetura, bisneto de Taré, trineto de Nacor e tetraneto de Serug.

Ofer (2) Localidade situada nas proximidades do litoral do Mediterrâneo, ao sul de Dor e a noroeste de Samaria.

Ofir (1) Filho de Jectã, neto de Héber, bisneto de Salé, trineto de Arfaxad,  tetraneto de Noé e, provavelmente, o colonizador da localidade homônima.

Ofir (2) Região famosa por suas minas de ouro. Alguns a situam na Índia, outros na Arábia meridional e outros na África Oriental.

Oflal Filho de Zabad, neto de Natã (Natan), bisneto de  Atai (Etei), trineto de Jeraá, tetraneto de Sesã e descendente de Judá.

Ofni Localidade que pertencia a área destinada à tribo de Benjamim. Sua posição geográfica é incerta.

Ofra (1) Em “Juizes” essa localidade é citada como a terra natal de Gedeão (um dos “Juizes Maiores”) e, portanto, distinta da sua homônima situada nas terras de Efraim. Sua posição geográfica é incerta.

Ofra (2) Filho de Maonati, neto de Otoniel, bisneto de Kenaz, trineto de Ela e tetraneto de Caleb, o filho de Jefoné e descendente de Judá.

OFRA DE BENJAMIM Localidade situada a cerca  de 9 km a nordeste de Betel, no território da tribo de Benjamim. Também é chamada de Efron, Efraim e Efrém. Atualmente é conhecida como El-Tajibe.

Og O último representante dos “Rafaítas” era o rei de Basã que foi derrotado pelos hebreus na época da ocupação da Palestina.

      OKINA Localidade citada em “Judite” que talvez seja o outro nome da localidade chamada Aco. Ver Aco.

Ola É citado em "Crônicas" na qualidade de descendente de Aser, porém, a sua ascendência direta é omitida. É possível que seja apenas uma corruptela de Ara, por exemplo. Ou existe, de fato, uma lacuna no texto bíblico.

OLIMPIA Uma das caras irmãs de fé que o Apóstolo Paulo cita em sua Epístola aos Romanos.

Omar Filho de Elifaz e de Tamna,sua amante, neto de Esaú e de Ada, bisneto de Isaac, trineto de Abrão e tetraneto de Taré.

Omri (1)  Filho de Imri, neto de Bani e membro da linhagem de Farés e de Judá.

Omri (2) Filho de Micael e comandante da tribo de Issacar durante o reinado do rei Davi.

Omri (AMRI) Outra forma de grafar Amri, um dos soberanos do "Reino de Israel". Ver Amri.

On Filho de Felet e descendente de Rúben. Junto com outros, On rebelou-se contra Moisés e Aarão (durante o Êxodo) e como castigo foi engolido pela terra.

Onã Filho de Judá, neto de Jacó, bisneto de Isaac, trineto de Abrão e tetraneto de Taré.

Onam (1) Filho de Jerameel e de Atara, neto de Hesron, bisneto de Farés, trineto de Judá e tetraneto de Jacó.

Onam (2) Filho de Sobal e neto de Seir, o horreu.

ONÉSÍFORO Discípulo do Apóstolo Paulo que viajou de Éfeso a Roma para confortar o Apóstolo que ali se achava aprisionado. O generoso discípulo foi morto logo depois.

ONÉSIMO Escravo foragido de Filêmon (abastado cristão de Colossos) que rumou para Roma onde se encontrou com o Apóstolo Paulo (ali aprisionado) que lhe converteu ao Cristianismo e enviou-o de volta ao seu amo com uma carta onde pedia que o escrava fosse recebido como “um irmão cristão”, o que, de fato, sucedeu.

ONIAS (1) Filho de Simão – o Justo - era um dos Sumos Sacerdotes por ocasião da libertação do degredo babilônico. Fiel a Javé,  estimado e muito respeitado na sua comunidade, Onias foi deposto injustamente pelo rei assírio (Antíoco IV) e sucedido por seu irmão chamado Jasão, que não obstante o parentesco sempre foi considerado um intruso.

ONIAS (2) Sumo Sacerdote hebreu por volta de 320 a.C., na época de Alexandre, o Grande. Foi quem estabeleceu a aliança com Ário, rei de Esparta.

ONO Localidade situada a leste de Azor e a sudeste de Jafa, no litoral do Mediterrâneo.

Ool Filho de Mosolam, neto de Zorobabel, bisneto de Fadaías, trineto de Jeconias, tetraneto de Joaquim e descendente do rei Josias.

OOLA Termo hebraico que significa: “a sua própria tenda”. É o nome pejorativo dado a Samaria porque nela foram construídos diversos Tabernáculos (tendas), rompendo assim a unidade do culto a Javé. Esses santuários seriam só seus e não de Deus.

Oolai Outra forma como é escrito o nome de Aalai. Ver Aalai.

Ooliab Filho de Aquisamec e descendente de Dã, foi o artesão escolhido por Javé para auxiliar Beseleel. Ver Beseleel.

OOLIBA Termo hebraico que significa: “a minha tenda está nela”. É o nome metafórico dado a Jerusalém porque nela se encontrava o Tabernáculo (tenda)  de Deus.

Oolibama Filha de Ana e de Seir, neta do heveu Sebeon e esposa de Esaú, o filho de Isaac. Era a governadora de uma parte de Edom.

Oreb Nome que em hebraico significa: “o corvo”. Era um dos chefes dos Madiãnitas.

OREN (OREM) O mesmo que Aran, filho de Jerameel. Ver Aran.

Orfa Nora de Noemi e concunhada de Rute, a protagonista do livro homônimo.

Ornam Outra grafia de Areúna (ou Araúna). Ver Araúna, da eira.

ORONTES Rio que banha a Síria hodierna e desemboca no Mediterrâneo. Outrora era célebre pelo culto a Vênus e a Adônis, realizados em suas margens.

ORTOSIAS Cidade da costa Fenícia situada a 15 km ao norte de Tripole.

Orvalho Uma das localidades onde os hebreus acamparam durante a marcha em busca da “Terra Prometida”.

OS Descendente de Simeão – filho de Jacó – era da linhagem da qual descendeu a heroína Judite. Ver Judite.

OSAÍAS  É uma forma rara de escrever esse nome, o qual, é uma variante de Oséias, ou de Isaías ou de Josué. Osaías foi o pai de Azarias que, por sua vez, era um dos comandantes dos judeus remanescentes do exílio babilônico. Foi Osaías o remetente da terceira carta escrita em Ostracas e que foi encontrada nas ruínas de Láquis.

Osee Filho de Azazias, era o chefe da tribo de Efraim durante o reinado do rei Davi.

OSÉIAS – PROFETA Filho de Beeri, o Profeta Oséias era natural do "Reino de Israel" e viveu e profetizou no tempo dos reis Ozias, Joatão, Acaz, Ezequias do "Reino de Judá" e de Jeroboão, filho de Joás, do "Reino de Israel". As suas palavras eram condenatórias aos maus costumes e à idolatria pagã dos hebreus de sua época. Oséias é um nome hebraico que significa  “Salvação” e é sinônimo de Josué.

Oséias (1) Filho de Ela, foi o ministro que se rebelou contra Facéia, matou-o e lhe sucedeu no trono no "Reino de Israel". Oséias reinou por nove ano e cultivou a idolatria pagã. Foi atacado por Salmanasar, rei da Assíria, que o derrotou e lhe impôs o pagamento de pesados tributos. Porém, Oséias enganou-lhe e Salmanasar prendeu-o, invadiu o "Reino de Israel" e deportou os hebreus para a Assíria. Foi o fim do "Reino de Israel".

OSÉIAS (2) O ancestral de uma das famílias que retornaram do exílio babilônico.

Otir Filho de Heman e descendente de Levi era um dos “Cantores” do Templo em Jerusalém.

Otni Filho de Semeías, neto de Obed-Edom e descendente de Coré e de Levi. Era um dos “Porteiros” do Templo em Jerusalém.

Otoniel Filho de Kenaz, neto de Ela, bisneto de Caleb, trineto de Jefoné e marido de Acsa (filha de Josué), a quem desposou como recompensa por ter conquistado Cariat-Sefer (Dabir). Otoniel pertencia a um grupo étnico incorporado parcialmente à tribo de Judá e foi um dos “Juizes Maiores”.

Outeiro de Deus Alguns o identificam como Gabaá, que em hebraico significa: “outeiro”. Para outros, a sua localização correta não é possível. Contudo, acredita-se que seria a moradia de vários profetas.

Oza (1) Filho de Naamam, neto de Aod, bisneto de Gera, trineto de Bela e tetraneto de Benjamim.

Oza (2) Descendente de Abinadab (o irmão do rei Davi) era o depositário e um dos condutores da carroça que transportava a "Arca da Aliança” de Cariat-Jearim para Jerusalém. Oza, ao tentar evitar a queda da Arca tocou na mesma e foi fulminado. Oza, em hebraico, pode ser sinônimo de Eleazar.

Oza (3) Filho de Semei, neto de Lebni, bisneto de Mooli, trineto de Merari e tetraneto de Levi.

Ozã Descendente de Issacar e pai de Faltiel, um dos chefes de sua tribo.

Ozen Seera Localidade citada em "Crônicas" cuja fundadora foi Seera, filha de Beria e neta de Efraim. A sua localização não é conhecida.

Ozi (1) Filho de Bela, neto de Benjamim, bisneto de Jacó, trineto de Isaac e tetraneto de Abrão.

Ozi (2) Filho de Boki, neto de Abisua, bisneto de Finéias, trineto de Eleazar, tetraneto de Aarão e descendente de Levi.

Ozi (3) Filho de Tola, neto de Issacar, bisneto de Jacó, trineto de Isaac e tetraneto de Abrão.

Ozi (4) Filho de Macri e descendente de Benjamim. Não há menção de suas outras relações de parentesco.

Ozia Filho de Merari e neto de Levi. Cabe notar que os títulos de parentesco na Bíblia podem indicar outra relação que supera a familiar.

Ozias (1) Filho de Uriel, neto de Taat, bisneto de Assir, trineto de Abiasaf, tetraneto de Elcana  e descendente de Caat e de Levi.

Ozias (2) Natural de Astarot, era um dos "Heróis de Davi", grupo de proeminentes guerreiros fiéis ao rei Davi.

OZIAS (3) Filho de Mica e descendente de Simeão – filho de Jacó – era um dos chefes da cidade de Betúlia quando essa estava prestes a ser atacada por Holofernes. Ver Judite.

OZIAS (4) Sacerdote que descendia de Harim, foi um dos líderes dos hebreus que retornaram do exílio babilônico.

Ozias (AZARIAS) Filho e sucessor de Amasias (e de Jequelias) no trono do "Reino de Judá". Tinha dezesseis anos quando subiu ao trono e reinou por cinqüenta e dois. Ozias sofria de lepra e por isso quem governava de fato era Joatão, seu filho que lhe sucedeu. Em "Crônicas", é chamado de Azarias pois a alternação dos dois primeiros elementos (em hebraico, oz = força  e  azar = auxílio) é comum no idioma hebraico.

OZIAS (zacarias) Soberano do "Reino de Israel". Ver Zacarias.

Oziel (1) Filho de Jesi e membro da tribo de Simeão. Junto com seus irmãos, liderou um exército que avançou até a montanha do Seir conquistando um vasto território.

Oziel (2) Filho de Caat, neto de Levi, bisneto de Jacó, trineto de Isaac e tetraneto de Abrão.

Oziel (3) Filho de Bela, neto de Benjamim, bisneto de Jacó, trineto de Isaac e tetraneto de Abrão.

Oziel (4) Descendente de Idutun foi um dos levitas que sob as ordens do rei Ezequias, do "Reino de Judá", purificaram o Templo de Jerusalém.

Oziel (5) Filho de Hebron, neto de Caat, bisneto de Levi, trineto de Jacó e tetraneto de Isaac.

Oziel (6) Filho de Heman e descendente de Levi era um dos “Cantores” do Templo em Jerusalém.

OZIEL(7) Descendente de Simeão  - filho de Jacó – era da linhagem da qual descendeu a heroína Judite. Ver Judite.

Ozielitas Os membros da famílias que se originaram de Oziel, filho de Caat e neto de Levi.

Ozni Filho de Gad, neto de Jacó, bisneto de Isaac, trineto de Abrão e tetraneto de Taré.

Ozocat Um dos conselheiros de Abimelec, o filho de Gedeão e um dos líderes israelita.


 

Devo contribuir?
Ao receber o Senhor Jesus Cristo como seu Salvador, uma das primeiras coisas que você irá aprender é que Deus é amor. Como resultado disto, você logo perceberá que o amor precisa de uma forma prática para se expressar. Você aprenderá que há uma relação entre amar e dar. Deus é um Deus que nos dá muitas coisas. Amar e dar estão intimamente ligados nas Escrituras. “O Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim” (Gl 2:20), e “Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito” (Jo 3:16). Continuar Lendo...
Desenvolvido por Palavras do Evangelho.com