I

 

 

      IADAÍAS Um dos líderes da classe dos Sacerdotes que voltaram do exílio babilônico sob a liderança de Zorobabel.

IBIS Pássaro sagrado para os egípcios.

IBSAN Natural de Belém e membro da tribo de Judá foi um dos  “Juizes Menores” (sucedendo a Jair), tendo governado durante sete anos. Também é chamado de Abesã.

Icabod Filho de Hofni e neto do sacerdote Eli (o tutor de Samuel). Icabod, em hebraico, significa: “nada de glória”, pois o seu nascimento coincidiu com as mortes de seu pai, na batalha em que os filisteus tomaram a “Arca da Aliança”, e de seu avô, ao saber da noticia.

Icamias (Jecamias) Filho de Selum, neto de Sismai, bisneto de Elasa, trineto de Heles, tetraneto de Azarias e descendente de Jerameel e de Judá.

ICÔNIO Localidade situada a mais de 100 km de Antioquia de Pisídia. Nela, o Apóstolo Paulo fez uma de suas célebres pregações e angariou numerosos devotos entre os gregos e os judeus.

Icutiel Filho de Jeter (da linhagem de Judá) e de mãe judia cujo nome não é mencionado.

Idaia Filho de Semri e neto de Samaia, era membro proeminente da tribo de Simeão.

Idida Filha de Hadaia e natural de Besecat foi a mãe do rei Josias, sucessor do rei Amon.

IDITUN Um dos membros da classe dos levitas (descendente de Levi) que serviam no Templo de Jerusalém.

IDO O comandante da colônia judaica chamada de Casifia. Ido era membro da classe dos Oblatos.

Idolos Localidade situada nas proximidades de Guigal. Foi ali que Aod (um dos “Juizes Maiores”) ludibriou e matou o rei Eglon.

IDUMÉIA A região situada ao sul e a sudoeste da Judéia. Durante o correr do tempo a sua extensão foi variável, assim como os seus ocupantes. Também é chamada de Edom. Ver Edom.

Idumeus Os descendentes de Esaú, filho de Isaac, neto de Abrão e irmão de Jacó. Habitavam na montanhosa e árida “Arábia Pétrea” e na parte oriental do Negeb. Ver Edomitas.

Idutun Descendente de Levi, pai de Obed-Edom e ancestral de uma das famílias leviticas que foram designadas pelo rei Davi para a função de "Porteiros" do Templo.

Igaal Natural de Soba e filho de Natã era um dos componentes do grupo "Dos Trinta", a guarda pessoal do rei Davi.

Igal Filho de José , descendente de Issacar e um dos que foram explorar o país de Canaã a mando de Moisés.

IGDALIAS O pai de Ben-Hanan, um dos Sacerdotes que viviam no Templo de Jerusalém na época do Profeta Jeremias.

IJAR Nome hebraico do mês que corresponde a Maio.

Ilaí Chamado de “O Aoita” era um dos chamados "Heróis de Davi", grupo de valorosos guerreiros fiéis ao rei Davi.

ILIRIA Vasta região que a noroeste fazia fronteira com a Macedônia. Existem divergências entre os estudiosos se a mesma teria sido evangelizada pelo Apóstolo Paulo.

IMALCUE O historiador Diódoro Sículo chama este árabe de Jâmblico, que é a versão grega desse nome. Imalcue era o preceptor de Antíoco, o filho de Alexandre Balas. Talvez fosse o sucessor de Zabdiel  (Ver Zabdiel).

IMER (1) Pai de Sadoc, um dos que ajudaram na reconstrução de Jerusalém após a volta do exílio babilônico.

IMER (2) Ver Emer, localidade.

Imri Filho de Bani e descendente de Farés e de Judá.

INRAM O nome de Aram (pai de Moisés, de Arão e de Maria), segundo o Corão.

IR MOAB O mesmo que Ar-Moab. Ver Ar-Moab.

IR O mesmo que Susa. Ver Susa.

Ir Sames (IR sEMES) Localidade que integrava a área destinada à tribo de Dã.

Ira (1) Chamado de “O Jetreu”, por ser natural de Jatir, era um dos chamados "Heróis de Davi". Estes, compunham um grupo de proeminentes guerreiros fiéis ao rei Davi.

Ira (2) Um dos sacerdotes durante o reinado de Davi. Era chamado de “O Jairita” por descender de Jair.

Ira (3) Filho de Akes e natural de Técua era um dos chamados "Heróis de Davi", grupo de proeminentes guerreiros fiéis ao rei Davi.

Ira (4) Natural de Jeter, era um dos componentes do grupo "Dos Trinta", a guarda pessoal do rei Davi.

Irad Filho de Henoc, neto de Caim e bisneto de Adão e Eva.

Iram O comandante de uma região no território de Edom. Provavelmente descendia de Ismael, o filho de Agar e de Abrão.

Iri Filho de Bela, neto de Benjamim, bisneto de Jacó, trineto de Isaac e tetraneto de Abrão.

Isaac – PATRIARCA Filho de Abraão e de Sara, neto de Taré, bisneto de Nacor, trineto de Serug e tetraneto de Reu. Em sua primeira infância, Isaac foi o alvo das zombarias de Ismael (seu meio-irmão) o que ocasionou a expulsão deste, sendo que essa ruptura passou a representar a separação do “povo eleito” do restante ímpio da humanidade. Também é célebre a passagem em que quase foi sacrificado por seu pai num dos montes de Moriá. Isaac casou-se com Rebeca (neta de Nacor e sua prima) e com ela gerou Esaú e Jacó, o qual herdou a Aliança que Javé fizera com Abrão e que renovara consigo. Isaac é um nome hebraico que vem da raiz do verbo “brincar”.

ISAAR Filho de Caat, neto de Levi, bisneto de Jacó, trineto de Isaac e tetraneto de Abrão.

ISAARITAS Os membros das famílias que descenderam de Isaar, filho de Caat e neto de Levi.

ISABEL (1) Descendente da linhagem de Aarão (o irmão de Moisés) era a esposa do Sacerdote Zacarias, prima da Virgem Maria e mãe de João Batista, o Precursor.

isabel (2) Filha de Aminadab, irmã de Naasson, esposa de Aarão, cunhada de Moisés e mãe de Abiú, Eleazar e Itamar.

isaí É transcrito como Jessai, daí advindo o nome “Jessé” do pai de Davi. Ver Jessé.

isaías – profeta Filho de Amós (que não deve ser confundido com aquele que foi um dos “Profetas Menores”), provavelmente nascido em Jerusalém no seio de uma família abastada. Isaías era casado e teve pelo menos dois filhos. Em 738 a.C. foi chamado ao profetismo mediante uma visão que se tornou célebre (a vinda do Salvador e a adesão doutras nações ao culto a Javé) e que teve fundamental importância na Teologia. Foi contemporâneo dos reis Acaz e Ezequias – do Reino de Judá – e serviu-lhes como motivador numa época de gravíssima crise em Israel que foi motivada pelos graves desvios na observância da Lei e dos costumes. A sua pregação, aliás, era totalmente focada nesta dissolução e advertia contra os desvios e previa o justo castigo de Javé. O profeta exerceu o ministério profético por quase meio século e participou ativamente da sorte e do destino de sua pátria. Isaías é um nome hebreu que significa “Javé Salva” e segundo a tradição, Isaías foi morto a mando do rei Manassés (o ímpio filho e sucessor de Ezequias) que mandou serrar o seu corpo ao meio.

isaías (1) Filho de Idutun e descendente de Levi era um dos “Cantores” do Templo em Jerusalém.

Isaías (2) Descendente de Benjamim. Era um dos lideres dos hebreus que se estabeleceram na Jerusalém reconstruída durante o governo de Neemias, após o exílio babilônico.

Isaías (3) Descendente de Mali, de Merari e de Levi era um dos que foram recrutados em Casifia para seguiram junto à comitiva de Esdras no retorno do exílio babilônico.

Isaías (4) Filho de Atalias e descendente de Elam era o chefe de uma das famílias que seguiram Esdras no retorno do exílio na Babilônia.

isbaal (1) Filho de Zabdiel, descendente de Farés e de Judá era alcunhado de “o haquemonita”. Foi um dos chefes militares durante o reinado de Davi e o líder do “Grupo dos Três” a elite máxima das forças militares.

isbaal (2) Filho do rei Saul, neto de Cis (Kis), bisneto de Abiel, trineto de Seror, tetraneto de Becorat e descendente de Benjamim. Quando Saul morreu, Isbaal foi coroado por Abner como rei de Galaad, do território de Aser, de Jezrael, do território de Efraim e do território de Benjamim. Tinha, então, quarenta anos e reinou por mais dois. No seu nome que significa “Homem de Deus” o segundo elemento (Baal) passou a representar uma divindade pagã e por isso foi trocado para ISBOSET.

isimiel É citado em “Crônicas” na qualidade de descendente de Simeão e um dos líderes de sua tribo.

ismael (1) Filho de Abrão com a escrava Agar, neto de Taré, bisneto de Nacor, trineto de Serug e tetraneto de Reú. Segundo a tradição é o ancestral de todos os árabes. Ismael é um nome hebraico que significa: “Deus Ouve”.

ismael (2) Filho de Asel, neto de Elasa, bisneto de Rafaias (Rafa), trineto de Banaa, tetraneto de Mosa e descendente do rei Saul.

ismael (3) Filho de Joana foi um dos chefes militares convocados pelo Sacerdote Jojada para destituir a usurpadora Rainha Atalia do trono e coroar Joás, filho de Acazias.

ismael (4) Descendente de Fasur era um dos Sacerdotes que retornaram do exílio babilônico.

ismael (5) Filho de Natanias, neto de Elisama e membro da Casa Real do País de Amon. Foi ele o assassino de Godolias, o governador da Judéia que fora empossado por Nabucodonosor após a tomada de Jerusalém.

ismael (6) O sucessor do Sumo Sacerdote Ananias que fora destituído pelo governador Felix.

ismaelitas Os descendentes de Ismael, filho de Abrão. Os árabes.

ismaias Natural de Gabaon e membro da tribo de Benjamim, foi um dos que seguiram Davi enquanto ele era perseguido pelo rei Saul. Era o comandante do “Grupo dos Trinta”.

isod Filho de Amolequet, neto de Maquir, bisneto de Manassés, trineto de José e tetraneto de Jacó. Em “Crônicas” é citado no capitulo referente à tribo de Benjamim talvez por laços de parentesco materno, ou, então, por corrupção no texto.

israel Etimologicamente o vocábulo ‘Israel’ provém de Sara = lutar (contra alguém) + El =Deus. Israel foi o nome que Javé deu a Jacó

 

 

após o mesmo ter lutado contra um anjo. Esta parte da Bíblia é de difícil compreensão e sobre ela existem inúmeras controvérsias. Israel tornou-se o epônimo do país dos hebreus.

isri Filho de Idutun e descendente de Levi, era um dos “Cantores” do templo em Jerusalém.

issacar – patriarca Seu nome em hebraico significa “a recompensa”. Filho de Jacó e de Lia, neto de Isaac, bisneto de Abrão, trineto de Taré e tetraneto de Nacor. Issacar foi o patriarca de uma das doze tribos de Israel.

issacar (1) Filho de Obed-Edom e descendente de Coré e de Levi era um dos “Porteiros” do Templo em Jerusalém.

issias Descendente de Harim foi um dos líderes das famílias judaicas que retornaram do exílio babilônico.

istar Divindade pagã. Ver “Rainha do Céu”.

isuaía (isuaias) É citado em “Crônicas” na qualidade de descendente de Simeão e um dos líderes de sua tribo.

itamar Filho de Aarão, sobrinho de Moisés, neto de Amram (Aram), bisneto de Caat, trineto de Levi e tetraneto de Jacó. Como o seu pai, Itamar foi escolhido para ser um dos Sacerdotes.

itobaal A forma como ‘Etbaal’ é grafada em assírio e em grego.

ituréia Região que se situava ao norte de Damasco e que na época de Jesus, o Messias, era governada por Herodes Felipe II.

izraia Filho de Ozi, neto de Tola, bisneto de Issacar, trineto de Jacó e tetraneto de Isaac.

izraías Descendente de Levi e membro da classe dos “Cantores” do Templo. Izraías foi um dos que retornaram do exílio babilônico e era o dirigente de seus pares.

 

 

 

 

Devo contribuir?
Ao receber o Senhor Jesus Cristo como seu Salvador, uma das primeiras coisas que você irá aprender é que Deus é amor. Como resultado disto, você logo perceberá que o amor precisa de uma forma prática para se expressar. Você aprenderá que há uma relação entre amar e dar. Deus é um Deus que nos dá muitas coisas. Amar e dar estão intimamente ligados nas Escrituras. “O Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim” (Gl 2:20), e “Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito” (Jo 3:16). Continuar Lendo...
Desenvolvido por Palavras do Evangelho.com