N

 

 

 

Naabi Filho de Vaspi e descendente de Neftali foi um dos exploradores enviados por Moisés ao  país de Canaã.

Naaliel Local onde os hebreus acamparam após a estada em Matana, na época do Êxodo.

Naalol Localidade que integrava a área destinada à tribo de Zabulon e que foi cedida para os levitas que descendiam de Merari, os Meraritas.

Naam Filho de Caleb, neto de Jefoné e descendente de Judá. Em "Crônicas" Naam é apontado como o fundador de Ceila (Keila).

Naama (1) Natural do país de Amon, foi uma das esposas do rei Salomão e a mãe de Roboão.

Naama (2) Cidade pertencente ao território da tribo de Judá. Situava-se na região de planícies.

Naamã O chefe do exército do rei de Aram. É célebre o episódio em que Naamã foi curado de lepra, por Javé, através do profeta Eliseu.

Naaman (1) Filho de Aod, neto de Gera, bisneto de Bela, trineto de Benjamim e tetraneto de Jacó.

Naaman (Naamã) (2) Filho de Bela, neto de Benjamim, bisneto de Jacó, trineto de Isaac e tetraneto de Abrão.

      NAAMANI Ancestral de uma das famílias hebraicas que retornaram do exílio babilônico sob o comando de Zorobabel.

Naara (1) Uma das esposas de Hur, o filho de Caleb e de Efrata e neto de Hesron.

Naara (2) Ver Naaran.

Naaraí Natural de Berot e filho de Asbai, Naaraí era o escudeiro de Joab e um dos componentes do grupo "Dos Trinta", a guarda pessoal do rei Davi.

Naaran Localidade pertencente aos descendente de Efraim. Também é conhecida como Naara ou Naarata. Situava-se ao norte de Jericó e a leste de Efra.

Naarata Ver Naaran.

Naarias (1) Filho de Jesi e membro da tribo de Simeão. Junto com seus irmãos, liderou um exército que avançou até a montanha do Seir conquistando um vasto território.

Naarias (2) Filho de Sequenias, neto de Hananias, bisneto de Zorobabel, trineto de Fadaías, tetraneto de Jeconias e descendente do rei Josias.

Naás (1) Termo hebraico que significa: “serpente”.  Rei dos amonitas que foi derrotado pelo rei Saul, mas que mantinha amizade com Davi a quem chegou a abrigar quando este fugia de Saul.

Naás (2) Provavelmente é a localidade que atualmente é chamada de Der Nahhas, situada nas proximidades de Bet-Gibrin.

Naassom Filho de Aminadab, neto de Ram, bisneto de Hesron, trineto de Farés e tetraneto de Judá. Naassom foi o pai de Salmon e de sua linhagem nasceu o rei Davi e Jesus – O Messias.

Naat (1) Filho de Sofai, neto de Elcana, bisneto de Aimot, trineto de Elcana , tetraneto de Assir e descendente de Caat e de Levi. Era um dos inspetores dos dízimos pagos durante o reinado de Ezequias no "Reino de Judá".

Naat (2) Descendente de Rauel, o filho de Esaú e de Basemat.

Nabaiot Filho de Ismael, neto de Abrão e de Agar, bisneto de Taré, trineto de Nacor e tetraneto de Serug.

Nabal O primeiro marido de Abigail que ao ficar viúva casou-se com o rei Davi. Nabal em hebraico significa: “estulto” e é o adjetivo de pessoas rudes e grosseiras. Nabal era descendente de Caleb.

NABAT O mesmo que Nadabat. Ver Nadabat.

Nabateus Os descendentes de Nabaiot, o primogênito de Ismael (o filho de Abrão e de Agar).

NABI Termo hebraico que corresponde a “Profeta” no sentido de ser um arauto (ou porta-voz) de Deus.

NABLUS (NABLUSA) O mesmo que Siquém. Ver Siquém.

Nabot Habitante de Jezrael, foi ele quem recusou vender a sua vinha para o rei Acab. Essa recusa custou-lhe a vida, pois se tornou vitima das mentiras da rainha Jezabel e terminou sendo apedrejado.

NABUCADRESSAR A forma como é grafado em “Jeremias” o nome de Nabucodonosor, o mais famoso rei caldeu.

Nabucodonosor Rei da Babilônia e conquistador, dentre outros, do "Reino de Judá". Nabucodonosor sofria de uma paranóia que o fazia comportar-se como um animal. Essa moléstia foi curada por obra de Javé e essa cura tornou-o um crente sincero no Senhor. Outrossim, aquele que é citado em “Judite” provavelmente seja um nome fictício de Artaxerxes III, rei da Pérsia, cujo 12o ano de reinado corresponderia a 346 a.C., época em que se desenrolam os fatos citados.

NABUCODONOSOR (ASUERO) Forma que foi deturpada pelos copistas da Bíblia do nome do rei da Média chamado Ciasar. Ver Ciasar.

NABUNAID Genro do rei Nabucodonosor e usurpador do trono da Babilônia de 560 a 556 a.C, sendo o último rei dessa região que foi anexada ao império persa.

NABUSEZBAN Comumente é chamado de “eunuco chefe”  da corte de Nabucodonosor, rei da Babilônia. Porém, há controvérsias quanto a esse titulo. O certo é que foi um dos oficiais caldeus que tomaram parte na conquista de Jerusalém.

NABUZARADAN Um dos oficiais do exército de Nabucodonosor e o chefe da escolta que levou os judeus para o exílio babilônico.

Nabuzardã Chefe da guarda e oficial do rei da Babilônia. Foi ele quem incendiou o Templo de Javé, o Palácio Real e as casas de Jerusalém e exilou os hebreus remanescentes para a Babilônia.

Nacor (1) Filho de Sarug, neto de Réu, bisneto de Faleg, trineto de Héber,  tetraneto de Salé e descendente de Sem, o filho de Noé. Nacor foi o pai de Taré e o avô de Abrão.

Nacor (2) Filho de Taré e irmão de Abrão, era neto de Nacor, bisneto de Serug, trineto de Reu e tetraneto de Faleg.

Nadab (1) É citado em "Crônicas" na condição de filho de Jeiel e descendente de Benjamim. Vale o registro que os termos "filho, pai etc." na Bíblia podem ter o sentido mais amplo que o da simples relação de parentesco.

Nadab (2) Filho de Aarão, sobrinho de Moisés, neto de Amram (Aram), bisneto de Caat, trineto de Levi e tetraneto de Jacó. Tal como seu pai foi um dos escolhidos para Sacerdote, mas morreu por ter apresentado um fogo irregular a Javé.

Nadab (3) Filho de Samai, neto de Onam, bisneto de Jerameel e de Atara, trineto de Hesron,  tetraneto de Farés e descendente de Judá.

Nadab (4) Filho e sucessor de Jeroboão no trono do "Reino de Israel". Reinou por dois anos e foi assassinado por Baasa, filho de Aías, da tribo de Issacar, que o sucedeu. Com Nadab terminou a dinastia de Jeroboão.

NADAB (5) Primo de Tobias e sobrinho de Tobi. Nadab foi criado por Aquicar (seu outro primo) ao qual tentou em vão matar enterrando-o vivo.

NADABAT Alguns manuscritos trazem  “Nabat” que poderia corresponder à antiga Nebo, localidade situada a noroeste de Mádaba.

Nadabias Filho de Jeconias, neto de Joaquim, bisneto de Josias e descendente do rei Salomão.

Nafeg (1) Filho de Davi, neto de Jessé, bisneto de Obed, trineto de Booz, tetraneto de Salmon e descendente de Judá. Nafeg foi um dos filhos que Davi teve em Jerusalém.

Nafeg (2) Filho de Isaar, neto de Caat, bisneto de Levi, trineto de Jacó e tetraneto de Isaac.

Nafis Filho de Ismael, neto de Abrão e de Agar, bisneto de Taré, trineto de Nacor e tetraneto de Serug.

     NAFISEUS Tribo árabe que descendia de Nafis (o filho de Ismael) e que foi subjugada pelos hebreus, aos quais seguiu, junto com os demais Oblatos, no retorno do exílio babilônico.

Naftu Povo descendente de Mesraim (Misraim), o filho de Cam e neto de Noé.

NAIM Pequena aldeia situada no sopé do monte “Pequeno Hermon”, a cerca  de 7 km do monte Tabor, na Galiléia.

Naiot Vocábulo hebraico que significa: ”casa, lar ou morada”. Provavelmente era um recolhimento de Profetas na cidade de Ramá.

Namsi O pai de Jeú, o soberano do "Reino de Israel" que foi ungido pelo Profeta Elias em sucessão a Jorão.

Namuel (1) Filho de Eliab, neto de Falu, bisneto de Rúben, trineto de Jacó e tetraneto de Isaac

Namuel (2) Filho de Simeão, neto de Jacó, bisneto de Isaac, trineto de Abrão e tetraneto de Taré.

NANAA Ver Nanéia.

NANÉIA Em idioma babilônico “Nanaa”. Divindade que era honrada como a esposa de Bel e possuía um famoso e riquíssimo templo na Elimaida (ou Elam).

NÂNEO Ver Nanéia.

NÃO COMPADECIDA (sic) Um dos  “filhos” do Profeta Oséias e de Gomer. Ver Gomer, filha de Diblaim.

NÃO MEU POVO (sic) Um dos  “filhos” do Profeta Oséias e de Gomer. Ver Gomer, filha de Diblaim.

     NARCISO Patriarca de uma família fiel ao Cristianismo e amiga sincera do Apóstolo Paulo.

      NASIÁ Membro da classe dos “Oblatos” é citado em "Esdras" como o patriarca de uma das famílias hebréias que retornaram do exílio na Babilônia

Natã (1) Filho de Etei, neto de Jaraá, bisneto de Sesã (Sesan), trineto de Efraim (Apaim), tetraneto de Nadab e descendente de Jerameel e de Judá.

Natã (2) Filho de Davi, neto de Jessé, bisneto de Obed, trineto de Booz, tetraneto de Salmon e descendente de Judá. Natã foi um dos filhos que Davi teve em Jerusalém.

Natã (3) Pai de Igaal, um dos componentes do grupo "Dos Trinta", a guarda pessoal do rei Davi.

Natã (NATAN) (4) O profeta citado em “Samuel” que transmite a Davi o aviso de Javé de que dele surgirá uma sólida dinastia, a qual construirá o seu Templo. Uma alusão a Salomão, de quem seria o relator de suas proezas.

NATAN Descendente de Benui e um dos sábios chefes das famílias que compunham a comitiva de Esdras no retorno do exílio babilônico. Junto com outros, foi ele que recrutou em Casifia os levitas que acompanhariam essa comitiva.

Natã Melec Um dos servidores do Templo de Javé, em Jerusalém,  que habitavam em seu interior.

Nataim Localidade povoada pelos descendentes de Sela, filho de Judá. Em hebraico escreve-se “Netaim” que significa: “plantações”.

Natanael (1) Filho de Jessé, irmão do rei Davi, neto de Obed, bisneto de Booz, trineto de Salmon (Salma), tetraneto de Naassom e descendente de Judá.

Natanael (2) Filho de Suar e descendente de Issacar. Era o chefe da tribo de seu antepassado quando da caminhada rumo à “Terra Prometida”.

Natanael (3) É citado em "Crônicas" como um dos Sacerdotes que tocavam Tuba durante o transporte da "Arca da Aliança" de Cariat Jearim para Jerusalém.

Natanael (4) Um dos chefes durante o reinado de Josafá no "Reino de Judá".

Natanael (5) Filho de Obed-Edom e membro da linhagem de Coré e de Levi. Era um dos “Porteiros” do Templo em Jerusalém.

NATANAEL (6) Descendente de Fasur, foi um dos Sacerdotes que retornaram do exílio babilônico.

NATANAEL (7) Descendente de Simeão, filho de Jacó, era da linhagem da qual descendeu a heroína Judite. Ver Judite.

NATANAEL (8) Membro do clã de Iadaías era o  “Sacerdote Chefe” de sua família no tempo de Neemias, na Jerusalém reconstruída após o exílio babilônico.

NATANAEL (9) Outro nome do Apóstolo Bartolomeu. Ver Bartolomeu Apóstolo.

Natania Filho de Asaf e descendente de Levi era um dos “Cantores” do Templo em Jerusalém.

Natanias (1) Filho de Heman e descendente de Levi era um dos “Cantores” do Templo em Jerusalém.

Natanias (2) Pai de Ismael, um dos assassinos do governador Godolias.

NATANIAS (3) Filho de Selemias e neto de Cusi era o pai de Jeudi, o enviado dos ministros do rei Eliacim para retirar com Baruc o livro das profecias ditadas pelo Profeta Jeremias.

NAUM – PROFETA Exceto a sua cidade natal (Elcos) e a provável época em que viveu (entre a queda de Tebas e a de Ninive, c. 663-612 a.C.) nada mais se sabe desse profeta que, semelhante aos outros, focou as suas pregações contra os desvios praticados pelos hebreus e na futura redenção dos judeus.

NAZARÉ Localidade situada nos últimos contrafortes dos montes da Galiléia que descem do Líbano para a planície de Esdrelon, a meio caminho entre o monte Carmelo e o lago Genesaré. Foi para lá que José levou Maria e Jesus, o Messias quando retornaram do Egito após a morte de Herodes.

NAZARENOS O nome dado aos seguidores de Jesus, o Messias. Ainda hoje essa alcunha é usada pelos judeus e pelos árabes.

NAZIREATO Derivativo de “Nazir” que significa: “afastado, isolado”. Era um voto perpétuo ou temporário de abstinência em honra do Senhor.

NEAPÓLIS Pequena cidade que servia como ponto de atracação na costa européia. Atualmente é chamada de Kavala.

Nebaaz Divindade pagã dos habitantes de Ava.

      NEBAI O ancestral de uma das famílias hebréias que retornaram do exílio babilônico.

NEBALAT Localidade citada em “Neemias” como o domicilio dos descendentes de Benjamim que retornaram do exílio babilônico. A sua localização exata é desconhecida.

Nebo (1) Localidade situada ao norte de Dibon, quase na fronteira com o território de Amon, ao sul do território de Galaad.

Nebo (2) O monte Nebo, situado na cordilheira de Abarim no país de Moab, em frente a Jericó, na Transjordânia. Foi dali que Moisés avistou a “Terra Prometida” e onde morreu.

NEBO (3) É citado em “Esdras” como o ancestral de uma das famílias hebréias que retornaram do exílio babilônico.

Nebsã Localidade que se situava na região desértica e que integrava o território da tribo de Judá.

Necao Faraó do Egito que matou o rei Josias em combate e que, depois, foi derrotado por Nabucodonosor.

      NECODA Membro da classe dos “Oblatos” é citado em "Esdras" como o patriarca de uma das famílias hebréias que retornaram do exílio na Babilônia.

NEEMIAS (1) Filho de Azbuc era o “prefeito” de metade do distrito de Bet-Sur e foi um dos que ajudaram na reconstrução de Jerusalém, após o exílio babilônico.

NEEMIAS (2) Filho de Hacalias era o copeiro do rei Artaxerxes I, o qual, ante a sua tristeza pelas más noticias sobre Jerusalém que recebeu, concedeu-lhe permissão para retornar à Judéia. Ali, inspirado por Javé, tornou-se o indutor da reconstrução dos muros e edifícios da cidade, bem como da estrutura civico-religiosa da comunidade hebréia. Neemias foi contemporâneo de Esdras, que era o Sumo Sacerdote, e foi o governador da região, desde o 20o até o 32o ano do reinado de Artaxerxes I.

Nefeg O mesmo que Nafeg. Ver Nafeg.

NEFTAI O mesmo que Neftar. Ver Neftar.

Neftali – PATRIARCA  Filho de Jacó e de Bala, serva de Raquel, neto de Isaac, bisneto de Abrão, trineto de Taré, tetraneto de Nacor e o patriarca da tribo formada por seus descendentes. Neftali é um nome hebraico que significa: “luta”.

Neftali Em "Crônicas" é citado como membro da tribo de Benjamim. Trata-se de um homônimo do filho de Jacó, que seria o seu tio paterno.

NEFTAR (NEFTAI) O nome alude à Nafta, o conhecido liquido inflamável, que os hebreus repatriados trouxeram da Babilônia onde era considerado um elemento purificador.

Neftoa A fonte de Neftoa. Localidade situada a quase 40 km a noroeste de Jerusalém. Atualmente é chamada de Lifta.

Negeb Extensa região seca e desolada, situada ao sul dos montes da Judéia, a noroeste de Edom,  ao norte do Mar Vermelho e a oeste do país de Moab. Era percorrida por várias tribos nômades que davam o seu nome às diversas partes do território. Ali, os israelitas conviveram com populações mais antigas, as quais não conseguiram expulsar na época da conquista da Palestina. Foi dali que Abrão, tangido pela fome que se abateu sobre a região, emigrou para o Egito. Negeb é um termo hebraico que significa: “meio-dia”.

Neiel Localidade que integrava a área destinada à tribo de Aser quando ocorreu  a partilha das terras conquistadas pelos hebreus.

NÊMESIS Divindade pagã que os habitantes da ilha de Malta veneravam como a personificação da justiça divina, vingadora e punitiva dos maus. São Lucas chamava-lhe de “Dike”.

Nemra Região do território de Galaad. Ver Bet-Nemra.

Nemrod Filho de Cuch, neto de Cam, bisneto de Noé, trineto de Lamec e tetraneto de Matusalém. Foi o primeiro valente (herói?) na Terra.

Nemuel Filho de Simeão, neto de Jacó, bisneto de Isaac, trineto de Abrão e tetraneto de Taré.

Ner Filho de Abiel, irmão de Cis e tio de Saul que foi o primeiro rei de Israel. Ner era membro da tribo de Benjamim e é citado em "Crônicas" como filho de Jeiel e de Maaca, provavelmente por extensão do conceito de “filho” que é comum no hebraico.

NEREU Um dos caros irmãos de fé que o Apóstolo Paulo cita em sua Epístola aos Romanos.

NERGALSARESER Provavelmente era o genro e sucessor de Nabucodonosor. É mais conhecido com o nome helenizado de  “Neriglissar”. Foi um dos oficiais que tomaram parte na conquista de Jerusalém.

Nergel Deus pagão dos habitantes de Cuta.

NÉRIA Filho de Maasia e pai de Saraías e de Baruc. O primeiro foi o incumbido pelo Profeta Jeremias de levar aos hebreus deportados para a Babilônia o livro que continha as suas profecias. O segundo foi o escrevente das profecias ditadas pelo Profeta.

NERO Imperador romano (54-68 dC.) que incendiou Roma para reconstruí-la conforme seu gosto. Crudelíssimo chegou a exilar a própria mulher, a tramar a morte de sua irmã e a perseguir ferozmente aos cristãos. É citado metaforicamente na primeira Epístola de São Pedro.

NESIB Localidade situada a 13 km a noroeste de Hebron. Atualmente é chamada de Bet-Nasib.

Nesroc Deus pagão da Assíria.

NETOFA Localidade situada nas proximidades de Belém.

Netofateus Descendentes de Salma e de Judá que habitavam em Netofa e eram músicos afamados.

NICANOR (1) Filho de Pátroclo e comandante dos cipriotas (de Chipre) era amigo e homem de confiança de Tolomeu, filho de Dorímenes, que o enviou para exterminar os judeus sublevados sob a liderança de Judas Macabeu.

     NICANOR (2) Um dos sete eleitos pelos discípulos que foram ungidos pelos Apóstolos para o exercício do Diaconato.

NICODEMOS Membro do Sinédrio e homem de conduta reta e piedosa. Acreditava na divindade de Jesus, o Messias, mas por força de sua posição social não ousava declarar-se seu discípulo. Foi a ele que o Messias explicou a necessidade do batismo para renascer espiritualmente e gozar as glórias de Deus.

NICOLAÍTAS Seita de cristãos libertinos que se relacionava com a Igreja de Éfeso mesmo sendo mal tolerada pelo seu bispo.

NICOLAU DA ANTIÓQUIA Um dos sete eleitos pelos discípulos que foram ungidos pelos Apóstolos para o exercício do Diaconato.

NICOLAU Provavelmente foi o líder da seita dos “Nicolaítas”. Não é correto identificá-lo com seu homônimo de Antioquia que foi um dos primeiros Diáconos. Ver Nicolaítas.

NICÓPOLIS Localidade situada em Epiro, fundada pelo Imperador Augusto em memória à vitória na batalha de Accio.

NIMRIM Localidade do país de Moab, na Transjordânia. Atualmente há um "Uadi" (ribeirão) com esse nome no noroeste do ex-território moabita.

NIMROD O mesmo que Nemrod. Ver Nemrod.

NINFAS, DE LAODICÉIA Um dos discípulos que o Apóstolo Paulo conquistou na região da Ásia Pró-consular. Seu nome, provavelmente, é a abreviatura de um nome masculino (Ninfodoro?)

NINIVE Localidade que se situava na margem norte do rio Tigre, a nordeste da Mesopotâmia, na Assíria. Ninive foi uma das cidades edificada por Assur e tornou-se a capital do império Assírio. Em 612 a.C. foi tomada pelos inimigos e completamente destruída.

Nisan O primeiro mês no calendário antigo. Compreendia a segunda metade de Março e a primeira de Abril. Também é chamado de Abib.

NO AMON Ver  “No”.

NO Nome hebraico de Tebas, célebre capital do Egito que foi tomada em 663 a.C. por Assurbanipal, rei assírio. Em Tebas, ficava o centro de culto a Amon, a divindade pagã do egípcios.

Noa (1) Filha de Salfaad, neta de Héfer, bisneta de Galaad, trineta de Maquir, tetraneta de Manassés e descendente de José.

Noa (NEA)(2) Localidade que integrava a área destinada à tribo de Zabulon quando ocorreu  a partilha das terras conquistadas pelos hebreus

Noaa Filho de Benjamim, neto de Jacó, bisneto de Isaac, trineto de Abrão e tetraneto de Taré.

NOADIAS Filho de Benui e membro da classe sacerdotal era um profeta infiel à sua missão. Foi ele quem tramou o fracassado ardil para que Neemias adentrasse no Templo (o que era proibido para leigos) e ali fosse arruinado.

Nob Localidade pertencente à tribo de Benjamim. Situava-se entre Gabaá de Saul ao norte e Jerusalém, ao sul. Ali, na Antiguidade, ficava o tabernáculo sagrado ou templo do Senhor. Atualmente, é chamada de Agbeihat que significa: “ruínas”.

Nobe Hebreu que conquistou Canat e as cidades da vizinhança, dando-lhes o seu próprio nome

Nod Região situada a leste do Éden. Foi onde Caim habitou após ter assassinado Abel.

Nodab É citado em "Crônicas" como um dos inimigos que foram vencidos pelos membros da tribo de Rúben. Junto dele aparecem os nomes de Jetur e Nafis, filhos de Ismael – o ancestral dos árabes.

Noé – PATRIARCA  Filho de Lamec, neto de Matusalém, bisneto de Henoc, trineto de Jared e tetraneto de Maalalel. Noé, cujo nome significa: salvação, consolo; era um dos raros homens justos que viviam na sua pervertida época. Por suas qualidades morais e pela fidelidade de sua crença, foi o escolhido pelo Senhor para construir a célebre Arca onde ele, sua família e um casal de cada espécie de animal foram salvos do dilúvio que exterminou todos os outros viventes.  Após o cataclismo, uma nova humanidade repovoou a Terra a partir das descendências de Sem, Jafé e Cam, os filhos de Noé. Da linhagem do primeiro provieram as principais personagens da Bíblia. De Cam, o filho rebelde que Noé amaldiçoou, nasceram os povos inimigos dos judeus. Noé foi um dos Patriarcas da humanidade

Noema Filha de Sela e de Lamec, neta de Matusael, bisneta de Maviael, trineta de Irad, tetraneta de Henoc e descendente de Caim.

Noemi É um termo hebraico que significa: suave, graciosa. Noemi era esposa de Elimalec, mãe de Maalon e de Quelion e sogra de Rute (esposa do primeiro), a protagonista do livro homônimo.

Noesta Natural de Jerusalém, filha de Elnata e mãe de Jeconias, o sucessor do rei Joaquim no trono do "Reino de Judá".

Noestã Nome pagão que os hebreus corrompidos deram à estátua de serpente que foi feita por Moisés.

NOF O antigo nome da cidade de Mênfis, situada no médio Egito.

Nofe Localidade situada junto ao rio Arnon, na fronteira entre Moab e Amon, na Transjordânia.

Noga O mesmo que Noge. Ver Noge

Noge Outro nome de Elisua, o filho do rei Davi. Ver Elisua.

NÚBIA Região situada na margem oeste do rio Nilo, ao sul de Tebas, no Egito.

NUM Filho de Elisama, neto de Amiud, bisneto de Laadan, trineto de Taan, tetraneto de Tale e descendente de Efraim e de José. Num foi o pai de Josué, o sucessor de Moisés na liderança dos hebreus.

NUMÊNIO Nome grego ou hebraico helenizado que é derivado de  “novilúnio” – dia sagrado para os hebreus. Numênio, de Antíoco, foi um dos escolhidos por Jônatas, dos Macabeus, para ser um dos embaixadores em Roma e em Esparta e renovar a aliança com estas nações.


 

Devo contribuir?
Ao receber o Senhor Jesus Cristo como seu Salvador, uma das primeiras coisas que você irá aprender é que Deus é amor. Como resultado disto, você logo perceberá que o amor precisa de uma forma prática para se expressar. Você aprenderá que há uma relação entre amar e dar. Deus é um Deus que nos dá muitas coisas. Amar e dar estão intimamente ligados nas Escrituras. “O Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim” (Gl 2:20), e “Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito” (Jo 3:16). Continuar Lendo...
Desenvolvido por Palavras do Evangelho.com