Z

 

 

Zaam Filho de Roboão e de Maalat, neto do rei Salomão, bisneto do rei Davi, trineto de Jessé, tetraneto de Obed e descendente de Judá.

Zabad (1) Filho de Natã (Natan), neto de Atai (Etei), bisneto de Jeraa, trineto de Sesã (Sesan), tetraneto de Jesi e descendente de Jerameel e de Judá.

Zabad (2) Filho de Taat, neto de Elada, bisneto de Taat, trineto de Bared e tetraneto de Sutala, o filho de Efraim.

Zabad (3) Filho de Aalai e um dos chamados "Heróis de Davi", grupo de proeminentes guerreiros fiéis ao rei Davi.

Zabad (4) Filho de Semaat, o amonita, foi um dos conspiradores que executaram Joás, soberano do "Reino de Judá".

     ZABAD (5) Descendente de Hasum foi um dos líderes dos hebreus que retornaram do exílio babilônico

     ZABAD (6) Descendente de Nebo foi um dos comandantes dos judeus que regressaram do exílio babilônico.

ZABAD (7) Descendente de Zatu era uma das lideranças dos judeus que retornaram para a Jerusalém reconstruída após o exílio babilônico.

ZABADEUS Tribo árabe da qual subsiste atualmente alguns vestígios nos nomes das aldeias de Zebedani e de Kefr Zebad. Supõe-se, também, que era o berço de Zabdiel, aquele decapitou Alexandre Balas. Ver Zabdiel.

Zabadi Chamado de “O Sifamita” era o supervisor das vinhas durante o reinado de Davi.

Zabadia (S) (1) Filho de Beria, neto de Elfaal e bisneto de Saararaim e de Husim foi um dos chefes de um dos clãs da tribo de Benjamim.

Zabadia (S) (2) Filho de Jeroam, de Gedor, foi um dos que seguiram Davi enquanto ele era perseguido pelo rei Saul.

Zabadias (3) Filho de Asael  e neto da viúva Sárvia era um dos chefes militares durante o reinado de Davi.

Zabadias (4) Filho de Ismael e “Príncipe” da tribo de Judá era o “Juiz Supremo” durante o reinado de Josafá no "Reino de Judá".

Zabadias (5) Filho de Meselemia e descendente de Coré e de Levi. Era um dos “Porteiros” do Templo em Jerusalém.

ZABADIAS (6) Filho de Miguel e descendente de Safatias, era o chefe de uma das famílias que seguiram Esdras no retorno no exílio na Babilônia.

ZABAI Descendente de Bebai e de Levi foi o pai de Baruc, um dos líderes hebreus durante o retorno do exílio babilônico.

Zabdi (1) Descendente de Judá, filho de Zaré e pai de Acã, que ao apoderar-se de objetos destinados ao extermínio provocou a ira de Javé no que resultou a derrota dos hebreus em Hai.

Zabdi (2) Filho de Sama (Semei), neto de Elfaal, bisneto de Saaraim e de Husim e chefe de um dos clãs da tribo de Benjamim.

ZABDI (3) Filho de Asaf e descendente de Levi era um dos servidores no Templo reconstruído em Jerusalém após o exílio babilônico.

ZABDIEL (1) Membro da classe dos Sacerdotes era o “Prefeito dos Magnatas” no Templo reconstruído em Jerusalém após o exílio babilônico.

ZABDIEL (2) O árabe que matou Alexandre Balas, rei dos Selêucidas, e enviou sua cabeça,  como vassalagem, ao Faraó Tolomeu VI que traíra Alexandre coligando-se a Demétrio.

Zabud Filho de Natã e o conselheiro particular do rei Salomão.

Zabulon – PATRIARCA Filho de Jacó e de Lia, neto de Isaac, bisneto de Abrão, trineto de Taré e tetraneto de Nacor. Zabulon foi o patriarca e epônimo de sua tribo.

    ZACAI O ancestral de uma das famílias hebréias que retornaram do exílio na Babilônia.

ZACARIAS – PROFETA Nome hebraico que significa  “Javé se recordou”.  O Profeta Zacarias era filho de Baraquias, neto de Ado e descendente de Gerson e de Levi. Como ao Profeta Ageu, coube a Zacarias a missão de apoiar os judeus repatriados do exílio babilônico e a incentivá-los na reconstrução do Templo de Jerusalém. Iniciou a sua atividade profética alguns meses depois de Ageu, no segundo ano do reinado de Ciro na Pérsia (520 a.C.) e estendeu-a até o quarto ano do reinado desse soberano.

Zacarias (1) Filho de Semeías, neto de Obed-Edom e descendente de Coré e de Levi. Era um dos “Porteiros” do Templo em Jerusalém.

ZACARIAS (2) Descendente de Elam foi um dos líderes dos hebreus que retornaram do exílio babilônico.

Zacarias (3) Pai de Abia e avô materno do rei Ezequias, do "Reino de Judá".

Zacarias (4) Descendente de Asaf foi um dos levitas que sob as ordens do rei Ezequias, do "Reino de Judá", purificaram o Templo de Jerusalém.

ZACARIAS (5) Descendente de Faros era o chefe de uma das famílias que seguiram Esdras no retorno no exílio na Babilônia.

Zacarias (6) Filho de Jesias, neto de Mica, bisneto de Caat, trineto de Levi e tetraneto de Jacó. Era um dos chefes dos trabalhos da reforma do Templo em Jerusalém determinada pelo rei Josias.

ZACARIAS (7) Filho de Bebai era o chefe de uma das famílias que seguiram Esdras no retorno no exílio na Babilônia.

Zacarias (8) Em "Crônicas" é citado como filho do sacerdote Jojada. Em “Mateus” é citado como filho de Baraquias. Alguns crêem que a citação de Baraquias seja um acréscimo de alguns copistas. Outros, crêem que, na verdade, Zacarias era neto de Jojada e que seu pai, de fato, chamava-se Baraquias. Por criticar a idolatria do governo de Joás, no "Reino de Judá", Zacarias foi executado por ordem do rei, o que causou a conspiração que o mataria.

Zacarias (9) Filho de Hosa e descendente de Merari e de Levi. Era um dos “Porteiros” do Templo em Jerusalém.

Zacarias (10) Filho de Josafá, neto de Asa, bisneto de Abias, trineto de Roboão e tetraneto de Salomão.

Zacarias (11) Filho de Meselemia e descendente de Coré e de Levi. Era um dos “Porteiros” do Templo em Jerusalém.

Zacarias (12) Citado em "Crônicas" como descendente de Rúben e “irmão” de Jeiel. Cabe o registro que o termo “irmão”, na Bíblia, não se restringe ao âmbito familiar.

Zacarias (13) É citado em "Crônicas" como filho de Jeiel e de Maaca e descendente de Benjamim.

Zacarias (OZIAS) (14) Filho e sucessor de Jeroboão II no trono do "Reino de Israel". Reinou por apenas seis meses, pois sofreu uma conspiração e foi morto por Selum que o sucedeu.

ZACARIAS (15) Filho de Aías (o Silonita)  e descendente de Farés e de Judá. Era um dos líderes dos hebreus que se estabeleceram na Jerusalém reconstruída durante o governo de Neemias, após o exílio babilônico.

ZACARIAS (16) Filho de Amarias, neto de Safatias, bisneto de Malaleel e descendente de Farés e de Judá. Era um dos líderes dos hebreus durante o governo de Neemias, após o exílio babilônico.

ZACARIAS (17) Filho de Fasur, neto de Malquias e membro da classe dos Sacerdotes.

ZACARIAS (18) Filho de Jonatan, neto de Semaías, bisneto de Matanias, trineto de Mica e tetraneto de Zacur. Membro da classe dos Sacerdotes foi um dos que regressaram do exílio babilônico.

ZACARIAS (19) Membro da família de Ado era o  “Sacerdote Chefe” de seu clã no tempo de Joaquim, o levita filho de Jesus e neto de Sadoc.

ZACARIAS (20) Marido de Elisabete que era tia da Virgem Maria. Foi Zacarias que a tutelou quando ela serviu no templo.

ZACARIAS (21) Que é citado no Evangelho de Mateus era o Sumo Sacerdote que foi morto por ordem do rei Joás, porém, ao contrário da citação do evangelista, era filho de Jojada e não de Baraquias, o qual foi o pai de Zacarias que se tornou o 11o profeta menor. Segundo São Jerônimo esse equivoco é fruto dum erro dos copistas da Bíblia.

ZACARIAS (22) Um dos sacerdotes do Templo de Jerusalém, marido de Isabel e pai de João Batista, o Precursor.

Zacur (1) Descendente de Rúben e pai de Samua, um dos exploradores enviados por Moisés ao país de Canaã.

Zacur (2) É citado em "Crônicas" como filho de Ozia (Oza), neto de Merari, trineto de Levi e tetraneto de Jacó.

Zacur (3) Filho de Asaf e descendente de Levi era um dos “Cantores” do Templo em Jerusalém.

Zacur (4) Filho de Hamuel, neto de Masma, bisneto de Mabsam, trineto de Salum, tetraneto de Saul e descendente de Simeão.

     ZACUR (5) Descendente de Bagoi e de Levi foi o pai de Utaí, um dos comandantes dos hebreus no retorno do exílio babilônico.

ZACUR (6) Filho de Asaf e ancestral de Zacarias, o membro da classe dos Sacerdotes que foi um dos que regressaram do exílio babilônico.

ZACUR (7) Filho de Imri é citado em “Neemias” como um dos hebreus retornados do exílio babilônico que ajudaram na reconstrução de Jerusalém.

ZACUR (8) Filho de Matanias era um dos supervisores (nomeados por Neemias) dos depósitos das ofertas aos sacerdotes e aos levitas.

Zakir Rei de Hamat e de La’As, conforme uma inscrição de sua lavra encontrada em Afis, localidade situada a 50 km a sudoeste de Alepo.

Zama  Filho de Jaat, neto de Lebni, bisneto de Gerson, trineto de Levi e tetraneto de Jacó.

Zambri (1) Filho de Salu e descendente de Simeão foi ele quem trouxe para o acampamento dos judeus uma mulher madianita, ato que lhe causou a morte através das mãos de Finéias.

Zambri (2) Oficial e o assassino de Ela, soberano do "Reino de Israel". Zambri usurpou o trono, mas reinou por apenas sete dias, pois o exército revoltou-se e proclamou como rei o seu comandante chamado Amri. Ante o cerco que lhe foi imposto, Zambri ateou fogo no palácio e morreu no incêndio.

Zamira Filho de Becor, neto de Benjamim, bisneto de Jacó, trineto de Isaac e tetraneto de Abrão.

Zamrã Filho de Abraão e de Cetura (sua segunda esposa), neto de Taré, bisneto de Nacor, trineto de Serug e tetraneto de Reu.

Zamri (1) Filho de Azmot, neto de Alamat, bisneto de Jaada, trineto de Aaz, tetraneto de Mica e descendente do rei Saul.

Zamri (2) Filho de Joada, neto de Acaz, bisneto de Mica, trineto de Meribaal, tetraneto de Jônatas e descendente do rei Saul.

Zamri (3) Filho de Zara, neto de Judá e de Tamar, bisneto de Jacó, trineto de Isaac e tetraneto de Abrão.

Zanoe Localidade pertencente ao território da tribo de Judá que se situava na região de planícies.

Zaquer É citado em "Crônicas" na condição de filho de Jeiel e descendente de Benjamim. Vale o registro que os termos "filho, pai etc." na Bíblia podem ter o sentido mais amplo que o da simples relação de parentesco.

ZAQUEU (1) É citado em "Macabeus 2" como um dos chefes militares das tropas de Judas.

ZAQUEU (2) O rico chefe do Gabeleiros (cobradores de impostos) que hospedou Jesus, o Messias e que por arrepender-se de suas faltas alcançou a remissão de seus pecados. Zaqueu era um nome comum entre os judeus (em aramaico: Zacai) e significa: “puro”.

Zara (1) Filho de Adaia, neto de Etan, bisneto de Zama, trineto de Semei, tetraneto de Jaat e descendente de Gerson e de Levi. Esse nome em hebraico significa:  “despontar do sol”.

Zara (2) Filho de Rauel, neto de Esaú e de Basemat, bisneto de Isaac, trineto de Abrão e tetraneto de Taré.

Zara (3) Filho de Simeão, neto de Jacó, bisneto de Isaac, trineto de Abrão e tetraneto de Taré

Zara (4) Filho de Judá e de Tamar (sua ex-nora). Zara era neto de Jacó, bisneto de Isaac trineto de Abrão e tetraneto de Taré.

Zara (5) O cusita que marchou contra Asa, soberano do "Reino de Judá". Dessa incursão não houve, ainda, nenhuma descoberta arqueológica que a ilustrasse. Devido a certa semelhança nos nomes, Zara foi identificado com um certo Osorkon (I ou II), sucessor de Susac, no trono do Egito, porém os reis dessa dinastia eram de origem líbica e não cusita. Zara, também, não é denominado rei nem faraó e, assim, podia ser o comandante de hordas vindas das costas orientais da África ou da Arábia através da península do Sinai.

Zaraias (1) Filho de Ozi, neto de Boki, bisneto de Abisua, trineto de Finéias, tetraneto de Elezar e descendente de Levi.

ZARAIAS (2) Descendente de Faat-Moab e pai de Elioenai, um dos comandantes dos hebreus no retorno do exílio babilônico.

Zaraítas Descendentes de Zara, filho de Judá.

Zaré Filho (ou descendente) de Judá. Zaré foi o pai de Zabdi e o bisavô de Acã. Ver Zabdi, descendente de Judá.

Zared Região onde os hebreus acamparam após a permanência em Jeabarim, durante o Êxodo.

    ZATU O ancestral de uma das famílias hebréias que retornaram do exílio na Babilônia.

Zeb Um dos chefes dos Madiãnitas. Zeb, em hebraico significa: “Lobo”.

Zebá Rei de Madiã que foi derrotado, perseguido e morto por Gedeão, um dos “Juizes Maiores” de Israel.

ZEBEDEU (CLEÓFAS) Esposo de Maria (prima da mãe de Jesus, o Messias) e pai dos apóstolos Tiago Maior e João. Também é conhecido como Cleófas, a grafia grega de seu nome.

ZEBEDIAS Sacerdote que descendia de Emer e  um dos líderes dos hebreus que retornaram do exílio babilônico.

Zebida Natural de Ruma, filha de Fadaías e a mãe de Eliacim, o sucessor de Joacaz no trono do "Reino de Judá".

ZEBINA Descendente de Nebo foi um dos comandantes dos judeus regressados do exílio babilônico.

Zebul O governador de Siquém. Zebul era um dos rebelados contra Abimelec (o ímpio filho de Gedeão) que nessa época liderava os israelitas.

Zecri (1) É citado em "Crônicas" como filho de Asaf e descendente de Caat e de Levi.

Zecri (2) Filho de Jerimot (Jeroam), neto de Elfaal, bisneto de Saaraim e de Husim e chefe de um dos clãs da tribo de Benjamim.

Zecri (3) Filho de Sama (Semei), neto de Elfaal, bisneto de Saaraim e de Husim e chefe de um dos clãs da tribo de Benjamim.

Zecri (4) Filho de Sasac, neto de Elfaal, bisneto de Saaraim e de Husim e chefe de um dos clãs da tribo de Benjamim.

Zecri (5) Pai de Amasias, é citado em "Crônicas" como o “Voluntário do Senhor”, isto é, aquele que está sempre pronto para combater em nome de Javé.

Zecri (6) Proeminente guerreiro da tribo de Efraim, foi o executor de Maasias, filho de Acaz, o ímpio rei do "Reino de Judá". Também executou Ezricam – chefe do palácio – e Elcana o vice de Acaz.

ZECRI (7) Membro da família de Abias e o  “Sacerdote Chefe” de seu clã no tempo de Joaquim, o levita filho de Jesus e neto de Sadoc.

Zefir Filho de Isaar, neto de Caat, bisneto de Levi, trineto de Jacó e tetraneto de Isaac.

Zefrona Região onde se localizava uma das fronteiras do território dos hebreus.

ZELADORES O mesmo que Sicários. Ver Sicários.

Zelfa Serva de Lia, uma das esposas de Jacó. Dos filhos de Jacó, Zelfa foi a mãe biológica de Gad e de Aser.

ZELOTAS Grupo cujos membros provinham da classe dos pequenos camponeses e das camadas mais pobres da sociedade, ambas massacradas por um impiedoso sistema de tributos. Eram extremamente religiosos e nacionalistas. Visavam expulsar os romanos combatendo o governo de Herodes.

ZENAS Um dos discípulos do Apóstolo Paulo. Nada se conhece de sua biografia.

Zera Filho de Ado, neto de Joá, bisneto de Zama, trineto de Jaat, tetraneto de Lebni e descendente de Gerson e de Levi.

ZERES Esposa de Amã, o cortesão inimigo de Mardoqueu.  Ver Amã e Mardoqueu.

Zetam Filho de Laandan, neto de Gerson, bisneto de Levi, trineto de Jacó e tetraneto de Isaac.

Zetan Filho de Balan, neto de Jadiael, bisneto de Benjamim, trineto de Jacó e tetraneto de Isaac.

ZETAR Um dos sete eunucos que serviam diretamente ao rei Xerxes I, da Pérsia.

Zia Filho de Abiail, neto de Huri, bisneto de Jaroá, trineto de Galaad, tetraneto de Micael e descendente de Gad.

Zif (1) Filho de Jealelel e membro da tribo de Judá. Não há menção de seus  antepassados diretos.

Zif (2) Localidade que se situava no sul da Palestina, rumo à fronteira de Edom, no Negueb, a cerca de 7 km a sudeste de Hebron. Zif também é nome do deserto que se estende para leste, entre Zif e o Mar Morto. Atualmente é conhecida como Tell Zif.

Zifa Filho de Jealelel e membro da tribo de Judá. Não há menção de seus outros antepassados diretos.

Ziv Nome de um mês, segundo a mais antiga nomenclatura, que posteriormente foi substituído por números ordinais. Era usada pelos hebreus, pelos fenícios e por outros povos da Antiguidade.

Ziza (1) Filho de Jônatas (Jonatam), neto de Jada, bisneto de Onam, trineto de Jerameel,  tetraneto de Hesron e descendente de Judá.

Ziza (2) Filho de Sefei, neto de Alon, bisneto de Idaia, trineto de Semri, tetraneto de Samaia, descendente de Simeão e um dos líderes proeminentes de sua tribo.

Ziza (3) Filho de Semei e descendentes de Gerson e de Levi. Cabe notar que em Ziza (4) Filho de Roboão e de Maaca, neto de Salomão, bisneto de Davi, trineto de Jessé, tetraneto de Obed e descendente de Judá.

ZOAR Localidade que é citada em “Isaías” e que pertencia ao país de Moab, na Transjordânia. A sua localização exata é desconhecida.

Zoelet Termo hebraico que significa: “serpente”. Provavelmente indica um aclive que subia do profundo vale do Cedron. Talvez seja idêntico à atual Zaueile que leva à aldeia de Siluan, no lado oriental do vale do Cedron, a sudeste de Jerusalém.

Zoet Filho de Jesi (Isi), neto de Apaim (Efraim), bisneto de Nadab, trineto de Samai, tetraneto de Abisur e descendente de Jerameel e de Judá.

Zorobabel É citado em "Crônicas" como filho de Fadaías, neto de Jeconias, bisneto de Joiakim, trineto do rei Josias e descendente do rei Salomão. Em “Esdras”, porém,  é citado como filho de Salatiel, irmão de Fadaías. O certo é que descendia dos reis Davi e Salomão e que foi o comandante e o condutor dos hebreus quando Ciro, em 538 a.C., deu-lhes a alforria do exílio babilônico. Era o representante civil do imperador persa que o nomeou “Governador da Judéia”. Zorobabel, que também é chamado de Sassabar, teve importância decisiva na restauração dos costumes e da religião hebraica.

 

 

Devo contribuir?
Ao receber o Senhor Jesus Cristo como seu Salvador, uma das primeiras coisas que você irá aprender é que Deus é amor. Como resultado disto, você logo perceberá que o amor precisa de uma forma prática para se expressar. Você aprenderá que há uma relação entre amar e dar. Deus é um Deus que nos dá muitas coisas. Amar e dar estão intimamente ligados nas Escrituras. “O Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim” (Gl 2:20), e “Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito” (Jo 3:16). Continuar Lendo...
Desenvolvido por Palavras do Evangelho.com