F

 

 

FAAT MOAB Termo que significa: “Governador de Moab”. O nome desse cargo passou a ser o sobrenome de uma das famílias hebréias que regressaram do exílio babilônico. Eram descendentes da linhagem de Jesus (filho de Josédec) de Joab e de Levi.

Facéia (FAKÉ) Filho de Romelias, foi quem matou o rei Facéias e usurpou o trono do "Reino de Israel", reinando por vinte anos e cometendo vários pecados contra Javé. Foi durante o seu reinado que ocorreu a invasão assíria comandada por Teglatfalasar. Por fim, acabou sendo morto por Oséias, filho de Ela, que lhe sucedeu.

Facéias (FAKÉIA) Filho e sucessor de Manaém no trono do "Reino de Israel". Reinou em Samaria por dois anos e foi assassinado por um de seus oficiais, chamado Facéia, que lhe sucedeu no trono.

Fadaías (1) Filho de Jeconias, neto de Joaquim, bisneto de Josias e descendente do rei Salomão.

Fadaías (2) Pai de Zebida e avô materno de Eliacim, o sucessor do rei Joacaz.

FADAÍAS (3) Descendente de Levi era um dos supervisores dos depósitos das ofertas aos sacerdotes e aos levitas. Foi nomeado por Neemias, quando de seu segundo retorno à Jerusalém reconstruída após o exílio babilônico.

FADAÍAS (4) Filho de Colaías, neto de Maaséias, bisneto de Eteel, trineto de Isaías e descendente de Benjamim. Era um dos líderes dos hebreus que se estabeleceram na Jerusalém reconstruída durante o governo de Neemias, após o exílio babilônico.

FADAÍAS (5) Filho de Faros, foi um dos que ajudaram na reconstrução de Jerusalém, após o exílio babilônico, sob a supervisão de Neemias.

Fadassur Descendente de Manassés e de José e pai de Gamaliel, o chefe da tribo de seu antepassado durante o Êxodo.

      FADON Membro da classe dos “Oblatos” é citado em "Esdras" como o patriarca de uma das famílias hebréias que retornaram do exílio na Babilônia

Faké O mesmo que Facéia. Ver Facéia.

FALA O ancestral de uma das famílias hebréias que retornaram do exílio babilônico.

FALAL Filho de Uziel, foi um dos que ajudaram na reconstrução de Jerusalém, após o exílio babilônico, sob a supervisão de Neemias.

Faleg Filho de Héber, neto de Salé, bisneto de Arfaxad, trineto de Noé e tetraneto de Lamec. Faleg, em hebraico, significa: “divisão” e, de fato, foi em sua época que a Terra foi dividida entre os vários povos.

Falet (1) Filho de Jadai e membro do clã de Caleb, o filho de Hesron, neto de Farés e bisneto de Judá.

Falet (2) Filho de Jônatas (Jonatam), neto de Jada, bisneto de Onam, trineto de Jerameel,  tetraneto de Hesron e descendente de Judá.

Falet (3) Filho de Azmot e membro da tribo de Benjamim, foi um dos que seguiram Davi enquanto ele era perseguido pelo rei Saul.

Falteu O natural ou habitante de Bet-Félet. Ver Bet Félet.

Falti (el) Filho (ou natural?) de Laís de Galim, foi o segundo marido de Micol, a filha do rei Saul. Ver Micol.

Falti Filho de Rafu e descendente de Benjamim foi um dos exploradores do país de Canaã, conforme as ordens de Moisés.

Faltias (1) Filho de Jesi e membro da tribo de Simeão. Junto com seus irmãos, liderou um exército que avançou até a montanha do Seir conquistando um vasto território.

Faltias (2) Filho de Hananias, neto de Zorobabel, bisneto de Fadaías, trineto de Jeconias, tetraneto de Joaquim e descendente do rei Josias.

Faltiel Descendente de Issacar, filho de Ozã e um dos chefes de sua tribo

Falu Filho de Ruben, neto de Jacó e Lia, bisneto de Isaac, trineto de Abrão e tetraneto de Taré.

Fanuel (1) Em "Crônicas" é citado como filho do pai de Etam, ou seja, Zara. Porém,  os termos "filho, pai etc." na Bíblia podem ter o sentido mais amplo que o da simples relação de parentesco. Todavia, é certo que descendia de Judá e, provavelmente, foi o fundador da cidade homônima.

Fanuel (2) Termo hebraico que significa:  “Face de Deus”. Localidade situada a leste de Sucot, nas margens do rio Jaboc, no território de Galaad, na Transjordânia. É o nome dado por Jacó ao lugar onde ele lutou com um  “Anjo” e onde o seu nome foi mudado para Israel.

Fanuel (3) Filho de Sasac, neto de Elfaal, bisneto de Saaraim e de Husim e chefe de um dos clãs da tribo de Benjamim.

Fara (1) Aldeia que atualmente localiza-se na encosta da montanha próxima a Abel-Meúla.

FARA (2) O vale de Fara, situado a leste da montanha de Efraim. Ver Montanha de Efraim. Também é chamado de Suenit.

Farã Um dos servos de Gedeão (um dos  “Juizes Maiores” ).

Farai Natural de Arab era um dos componentes do grupo "Dos Trinta", a guarda pessoal do rei Davi.

Faram Rei amorreu de Jarmut que foi derrotado pelos hebreus.

FARAN (FARÃ) O deserto de Farã. Região quase desértica que se estende por cerca  de 200 km desde a montanha do Sinai até a fronteira sul da Palestina, a oeste da “Torrente do Egito”  e leste de Gessen, no Egito. No sul e sudoeste é banhado pelo Mar Vermelho e, provavelmente, corresponda à atual Badiet-El-Tih dos árabes.

FARAN Localidade situada na península do Sinai, no litoral norte do Mar Vermelho.

Faraton A terra natal de Abdon (Um dos “Juizes Menores”). Atualmente chamada de Far’Ata, é uma aldeia distante 12 km a sudoeste de Siquém e ao sul do monte Garizim.

Farbar Provavelmente era um claustro anexo à parte ocidental do pátio externo do Templo construído por Salomão.

Farés Filho de Judá e de Tamar (sua ex nora), neto de Jacó, bisneto de Isaac, trineto de Abrão e tetraneto de Taré. Da linhagem de Farés é que descendeu o rei Davi. Em hebraico é escrito “Perez” que significa: “brecha, ruptura”.

Farfar  O rio que banha a cidade de Damasco. Ver Sabirani.

    FARISEUS Uma das grandes seitas em que o judaísmo dividia-se. Os Fariseus eram particularmente hostis às idéias de Ressurreição, anjos, demônios e quejandos e cuidavam, sobretudo, de zelar pelas tradições e pela letra da “Lei”. Foram ferrenhos adversários de Jesus, o Messias e de seus seguidores, cabendo a eles, principalmente, a culpa pela crucificação do Nazareno.

FARISON  O chefe de uma tribo árabe. Alguns estudiosos julgam que era o nome da própria tribo.

Farnac Descendente de Zabulon e pai de Elisafã, um dos chefes da sua tribo.

     FAROS O ancestral de uma das famílias hebréias que retornaram do exílio na Babilônia.

      FARUDA Descendente dos servos do rei Salomão e membro da classe dos Oblatos. Junto com seus pares foi um dos que retornaram do exílio babilônico.

Farvaim Provavelmente a localidade da Arábia donde se extraia o famoso  “ouro de Ofir”.

Fasac Filho de Jaflet, neto de Heber, bisneto de Beria, trineto de Aser e tetraneto de Jacó.

Fasé É citado em "Crônicas" como membro da família que descendia de Calub, o filho de Madmena, neto de Saaf, bisneto de Jadai e descendentes de Caleb e de Judá.

      FASEA Pai de Jojada e membro da classe dos “Oblatos” era o patriarca de uma das famílias hebréias que retornaram do exílio na Babilônia

Fasfa Filho de Jeter, neto de Sofa, bisneto de Hotam, trineto de Heber, tetraneto de Beria e descendente de Aser.

Fasga O monte Fasga (um dos cimos dos Montes Abarim), situado na costa oriental do “Mar Morto”, nas proximidades do território de Moab.

Fassur (FASUR) Filho de Melquias (Malquis), neto de Maasai, bisneto de Adiel, trineto de Jazera, tetraneto de Mesulam e membro da linhagem dos sacerdotes. Fassur viveu na época do exílio babilônico.

FASUR Filho de Imer, era o Sacerdote Superintendente do Templo de Jerusalém, na época do reinado de Sedecias, por volta de 580 a.C.. Foi ele quem ordenou que o Profeta Jeremias sofresse uma de suas prisões e suplícios.

FATAÍAS (1) Um dos Levitas que retornaram do exílio babilônico, na comitiva de Esdras.

FATAÍAS (2) Filho de Mesezabel e descendente de Zara e de Judá, era o auxiliar direto do  “rei” da Jerusalém reconstruída após o exílio babilônico, para os assuntos não religiosos do povo.

Fatruseus Povo descendente de Misraim (o filho de Cam) que habitava o “Alto Egito”.

FATUEL O pai do Profeta Joel.  Ver Joel – Profeta.

FATURÉS A  “terra de Faturés”, situada no alto Egito, ao redor de Tebas, a capital. Também é o nome genérico do alto Egito. Em hebraico é grafada “Patros” e segundo Heródoto, foi a região de origem dos egípcios.

Faulati Filho de Obed-Edom e descendente de Coré e de Levi. Era um dos “Porteiros” do Templo em Jerusalém.

FEBE Discípula do Apóstolo Paulo e diaconisa consagrada que prestava valioso auxilio às senhoras no Batismo, aos enfermos, aos pobres e aos peregrinos.

Fedael Descendente de Neftali, filho de Amiud e um dos chefes de sua tribo.

Fegiel Filho de Ocrã e descendente de Aser. Era o chefe da tribo de seu antepassado quando da caminhada rumo à “Terra Prometida”.

FEGOR O monte Fegor (um dos picos dos Montes Abarim), situado ao norte de Fasga, fronteiriço ao deserto de Sin. Era o local onde se reverenciava a divindade pagã homônima.

FELAÍAS Filho de Amsi, neto de Zacarias, bisneto de Fasur, trineto de Malquias, descendente de Levi e membro da classe dos Sacerdotes. Era o ancestral de uma das famílias que retornaram do exílio babilônico.

FELATIAS O ancestral de uma das famílias hebraicas que retornaram do exílio babilônico.

Feldas Filho de Nacor e de Melca, neto de Taré, bisneto de Nacor, trineto de Serug e tetraneto de Reu. Feldas era sobrinho de Abrão.

Feleías Filho de Elioenai, neto de Naarias, bisneto de Sequenias, trineto de Hananias, tetraneto de Zorobabel e descendente do rei Josias.

Felet Descendente de Rúben e pai de On que, junto com outros, rebelou-se contra Moisés e por isso foi engolido pela terra.

FELIPE – Apóstolo Era natural de Betsaída e não deve ser confundido com seu homônimo alcunhado de “O Servo” que era Diácono. Felipe evangelizou no Egito, na África e na Grécia onde fixou moradia em Hierápolis junto com suas quatro filhas que eram respeitadas profetizas. Felipe era um “judeu helenístico” e seus ensinamentos preservavam um belo misticismo baseado na santidade do casamento. Coube a ele a ordenação de vários bispos entre os gregos, mas as histórias destas episcopacias são obscuras.

FELIPE (1) Natural da Frigia era o cruel ministro que Antíoco IV, Epífanes deixou em Jerusalém após a vexatória retirada de suas tropas do Egito.

FELIPE (2) Que não deve ser confundido com o homônimo frígio, era amigo de infância de Antíoco IV a quem sepultou quando este morreu de dolorosa enfermidade. Filipe foi escolhido pelo rei, em seu leito de morte, para suceder a Lisias no comando dos negócios do reino, esse, porém,  usou de ímpias estratégias para preservar o seu cargo impedindo a ascensão do escolhido. Posteriormente, Filipe rebelou-se contra Antíoco V e desse fato redundou colateralmente o armistício entre Antíoco V e Judas Macabeu.

FELIPE (3) Um dos sete Diáconos que foram eleitos pelos discípulos e que foram ungidos pelos Apóstolos. Por suas excelente virtudes e generosa piedade recebeu a alcunha de “Evangelista”.

FELIPOS Localidade situada a noroeste de Neápolis e a nordeste de Tessalônica e de Antípolis, fronteiriça ao sul da Europa. Nela, ficava a Igreja preferida pelo Apóstolo Paulo e a única, dentre todas, que conseguiu que ele aceitasse sua ajuda na época em que se encontrava preso. É célebre pela grande batalha entre Bruto e Cássio contra os soldados de César. Após a batalha de Accio tornou-se uma província romana.

FÉLIX Governador romano da Judéia que presidiu o processo contra o Apóstolo Paulo. Félix era corrupto e cruel, mas amparado por seu irmão Palante (o famoso favorito do    imperador Nero [54-68 dC] ) mantinha-se no cargo e dava vazão aos seus maus instintos, ficando impune de suas crueldades até que após algum tempo foi destituído de seu posto por malversação do dinheiro público.

FELTI Membro da família de Maadias era o  “Sacerdote Chefe”  de sua família no tempo de Joaquim, o filho de Jesus, neto de Sadoc e descendente de Levi.

Fenena Uma das esposas de Elcana (o pai de Samuel).

FENICE Porto situado na parte sul-ocidental da ilha de Creta. Esse nome parece subsistir na cidade de Finika, na atual baia de Plaka.

FENÍCIA Região que se estendia ao norte da Palestina ao longo da costa do Mediterrâneo. Na época de Jesus, o Messias estava anexada à Síria, então  província romana.

Feres Filho de Maaca e de Galaad, neto de Maquir, bisneto de Manassés, trineto de José e tetraneto de Jacó. Em "Crônicas" é citado como membro da tribo de Benjamim, talvez, por laços de parentesco materno ou, então, por corrupção no texto.

Ferezeus Provavelmente eram autóctones das regiões das tribos de Efraim e de Manassés, ao contrário dos demais povos que descendiam de Canaã, que invadiram o território posteriormente.

Fês-Damin O mesmo que Efes-Damim. Ver Efes-Damim.

FESTA DA DEDICAÇAO A festa da Dedicação foi instituída em 146 aC. por Judas Macabeu por ocasião da purificação do Templo que fora profanada por Antíoco Epífanes. Durava oito dias tendo inicio no dia 25 de Casleu (Novembro/Dezembro).

FESTA DAS CABANAS A festa nacional que entre os judeus era a mais popular e alegre. Celebrava-se durante oito dias, de 15 a 22 do mês de Tisri (Setembro/Outubro) a permanência dos antigos hebreus durante quarenta anos no deserto. Agradecia-se, também, as colheitas. Durante a festa o povo residia em cabanas construídas nos terraços e nas praças, donde vem o seu nome.

FESTA DE MARDOQUEU O mesmo que Purim. Ver Ester.

FESTA DOS AZIMOS Outra denominação da Páscoa quando só se comia o pão ázimo, ou seja, sem fermento.

Fetaia Levita que descendia de Caat e que exercia as funções de Sacerdote no Templo de Jerusalém quando da assunção do rei Davi ao trono de Israel.

Ficol Chefe dos exércitos de Abimelec, rei de Gerara.

FIGELO Cristão da Ásia que foi convertido pelo Apóstolo Paulo, a quem abandonou quando este estava preso em Roma, provavelmente por medo das perseguições.

FILACTÉRIAS Pequenas caixas de couro que guardavam membranas onde era escritos fragmentos do Pentateuco. O povo supersticioso atribuia-lhe o poder de evitar o Mal, donde o nome de filactéria, oriundo do grego “Fyllato” que significa “guardo, protejo”.

FILADÉLFIA Localidade situada a 45 km a leste-sudeste de Sardes. Atualmente é conhecida como Alaseher.

FILÊMON Abastado habitante de Colossos que se converteu ao Cristianismo com ardor e que cedia sua própria residência para a realização dos encontros religiosos. Filêmon foi o amo do ex-escravo Onésimo. Ver Onésimo.

     FILETO Personagem citada pelo Apóstolo Paulo na segunda Epístola a Timóteo. Não se conhece detalhes sobre sua biografia, porém, sabe-se que tinha um discurso contrário ao do Apóstolo, vez que pregava a inexistência da ressurreição final do corpo, ou, talvez, a regeneração que ocorre no batismo e que é uma ressurreição espiritual.

FILHA DE SIÃO Nome poético de Jerusalém.

Filhos de Ariel Provavelmente esse termo era o epíteto dado a dois (irmãos?) famosos por sua bravura.

Filisteus Povo oriundo provavelmente da ilha de Creta (na Grécia)  que se fixou por volta de 1.200 a.C. na costa sul da Palestina. Os filisteus sempre foram ferozes inimigos dos hebreus.

FILÓLOGO Um dos caros irmãos de fé que o Apóstolo Paulo cita em sua Epístola aos Romanos.

Finéias (1) Filho de Eleazar, neto de Aarão, sobrinho neto de Moisés, bisneto de Amram (Aram), trineto de Caat e tetraneto de Levi. Finéias prosseguiu o ministério sacerdotal do pai e tornou-se o patriarca da classe dos sacerdotes.

Finéias (2) Filho do sacerdote Eli, era corrupto e ímpio e, por isso, foi castigado por Javé tendo sido morto na batalha contra os filisteus, quando a "Arca da Aliança”  foi tomada pelos inimigos.

      FINÉIAS (3) Membro da classe dos Sacerdotes e pai de Eleazar que foi um dos comandantes dos hebreus no retorno do exílio babilônico.

FINON O líder e epônimo da localidade da qual subsistem as ruínas (Chirbet-Fenán) ao norte de Petra, cerca de 60 km ao sul do Mar Morto. Finon foi célebre por suas minas de metais a cujos trabalhos o Imperador Diocleciano condenava os cristãos.

Fison Também chamado de Gion, é o rio que nascia no Éden e que banhava a terra de Hévila, sendo rico em ouro puro, em obdélio e em onix. Alguns o localizam na  África e outros na Ásia.

Fiton Filho de Mica, neto de Jônatas, bisneto do rei Saul, trineto de Kis (Cis) e tetraneto de Jeiel. É citado em "Crônicas" como filho de Mica, neto de Meribaal, bisneto de Jônatas e trineto do rei Saul.

FLEGONTE Um dos discípulos que o Apóstolo Paulo cita em sua Epístola aos Romanos.

Fonte de Rogel A fonte de Rogel, que brota no vale do Cedron, a sudeste de Jerusalém. Atualmente é conhecida como Bir Aiub (poço de Jó).

Fonte dO Julgamento (ou do juízo) O antigo nome de Cades. Ver Cades e En Mispat.

      FOQUERET ASSEBAIM Descendente dos servos do rei Salomão e membro da classe dos Oblatos. Junto com seus pares foi um dos que retornaram do exílio babilônico.

FÔRO DE ÁPIO Localidade situada a cerca  de 40 milhas de Roma. Ali, o Apóstolo Paulo foi recebido pelos discípulos locais quando de seu primeiro julgamento em Roma.

Fortaleza de Sião Um dos nomes dados a Jerusalém que, na época do rei Davi, era extremamente fortificada.

FORTUNATO Membro da delegação de Corinto que se dirigiu a Éfeso, onde o Apóstolo Paulo estava domiciliado, para pedir-lhe a solução para várias divergências que haviam na comunidade corintía.

FRIGIA Região situada na Ásia Menor, a nordeste de Panfília, a oeste da Capadócia e ao sul/sudoeste do Mar Negro.

Fua (1) Filho de Issacar, neto de Jacó, bisneto de Isaac, trineto de Abrão e tetraneto de Taré.

Fua (2) Uma das parteiras dos judeus que habitavam no Egito. Temente a Javé, recusou-se a praticar o infanticídio ordenado pelo Faraó e mercê de sua atitude é que a vida de Moisés foi poupada.

FUD Localidade citada em  “Judite” cuja posição geográfica é desconhecida.

Ful Outra maneira de escrever o nome de Teglat-Falasar, o rei da Assíria que deportou os hebreus.

Fut Descendentes de Cam e de Noé. Ver Put.

Futiel Sogro de Eleazar e sobrinho de Moisés.


 

Devo contribuir?
Ao receber o Senhor Jesus Cristo como seu Salvador, uma das primeiras coisas que você irá aprender é que Deus é amor. Como resultado disto, você logo perceberá que o amor precisa de uma forma prática para se expressar. Você aprenderá que há uma relação entre amar e dar. Deus é um Deus que nos dá muitas coisas. Amar e dar estão intimamente ligados nas Escrituras. “O Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim” (Gl 2:20), e “Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito” (Jo 3:16). Continuar Lendo...
Desenvolvido por Palavras do Evangelho.com