C

 

Caat Filho de Levi, neto de Jacó e Lia, bisneto de Isaac, trineto de Abrão e tetraneto de Taré. De sua linhagem é que descenderam Moisés, Aarão e a classe dos Sacerdotes.

Caatitas Os integrantes dos clãs de Amram, Isaar, Hebron e Oziel, filhos de Caat netos de Levi e bisnetos de Jacó. Eram os responsáveis pela conservação do Santuário

CABAR O rio que atravessa a antiga Nipur (atual Nifer), na baixa Caldéia. Atualmente é chamado de Nar Kabari.

CABRIN Ver Cabris

CABRIS (CABRIN) Filho de Otoniel (um dos Juízes Maiores), neto de Kenaz, bisneto de Ela, trineto de Caleb, tetraneto de Jefoné e descendente de Judá, era um dos chefes da cidade de Betúlia quando esta estava prestes a ser atacada por Holofernes, na época de Judite.

Cabseel Localidade pertencente ao território da tribo de Judá. Situava-se no extremo sul, rumo à fronteira de Edom, no Negueb

CABUL Localidade que preserva esse nome ainda hoje. Situa-se a uns 15 km a sudeste de Aco (Aca), na proximidades do Mediterrâneo.

Cacol O grande sábio que é citado em “Reis” para comparar e enaltecer a inteligência superior de Salomão.

Cademot Em "Crônicas" é citada como um “Cidade Levitica” incrustada no território da tribo de Rúben, na Transjordânia. Homônima ao deserto que a circunda.

CADES (CADES BARNE) Localidade que se situava a uns 80 km ao sul de Bersabéia, a leste do deserto de Faran e ao norte do deserto de Sur. Ali, os hebreus viveram por trinta e sete anos e foi ali que Maria, irmã de Moisés, morreu e foi sepultada. Atualmente é chamada de “Ain Cades”.

CADMIEL Descendente de Levi e membro da família de Jesus (filho de Josedec) era o chefe de uma das famílias de levitas que serviam no Templo como “Porteiros”, na época de Neemias governador e de Esdras Sacerdote.

Cadmoneus Povo que habitava a região situada entre o Egito e a Mesopotâmia.

Cafar Emona (qUEFAR AMONA) Localidade que integrava a área destinada à tribo de Benjamim quando ocorreu a partilha das terras conquistadas pelos hebreus

CAFARSALAMA É citada em "Macabeus I" como a localidade onde Nicanor enfrentou e foi derrotado por Judas Macabeu. A sua localização exata é desconhecida, mas é provável que não fosse distante de Gofna, a qual se situava a 29 km ao norte de Jerusalém.

CAFENATA Termo cujo significado é incerto. Provavelmente indica uma parte das muralhas de Jerusalém que foi reforçada por Jônatas, dos Macabeus.

CAFIRA (QUEFIRA) Localidade situada a sudoeste de Gabaão.Também é chamada de Quefira e atualmente é conhecida como Kefire.

CAFTOR Povo descendente de Mesraim, filho de Cam e neto de Noé. Possivelmente os cretenses, i é, os habitantes da ilha de Creta – na Grécia - que foi o primeiro berço dos filisteus. Também é sinônimo de Creta.

Caftoritas Ver Caftor.

CAIFÁS Também chamado de José, foi o Sumo Sacerdote que presidiu a conjuração que terminou com a morte de Jesus, o Messias. Exerceu essa função entre os anos 18 a 36 da Era Cristã.

Caim O primogênito de Adão e Eva. Caim era agricultor e por ter matado seu irmão Abel foi exilado por Javé e a sua amaldiçoada estirpe foi excluída da história da religião. Caim é o protótipo dos que se recusando a cuidar dos bens espirituais, entregam-se totalmente à conquista dos bens materiais.

Caimã (Cainã) Filho de Enós, neto de Set e bisneto de Adão e Eva.

CAIO Chefe de uma das primeiras famílias que abraçaram o Cristianismo e que foram batizadas pelo Apóstolo Paulo a quem hospedou em Corinto quando foi escrita a Epístola aos Romanos.

CAIXINHA DE UNGUENTOS Uma das filhas que Jó teve após ter obtido o perdão do Senhor. O seu nome é uma alusão às suas qualidades.

CALAI Membro da família de Salu era o “Sacerdote Chefe” de sua família no tempo de Joaquim, o levita filho de Jesus e neto de Sadoc.

      CALAL Descendente de Faat-Moab foi um dos líderes dos hebreus que retornaram do exílio babilônico.

Calcol Filho de Zara, neto de Judá e de Tamar, bisneto de Jacó, trineto de Isaac e tetraneto de Abrão.

CALDÉIA O país dos caldeus. Região que se localizava ao longo da costa norte do Golfo Pérsico, a leste da Pérsia (atual Irã) e a oeste da Arábia.

CALDEUS Os habitantes da Caldéia (Ver Caldéia). Os caldeus foram duros e ferrenhos adversários dos hebreus.

Cale Uma das cidades edificada por Assur, o filho de Caleb. A sua posição geográfica é incerta.

Caleb (1) Filho de Hesron, neto de Farés, bisneto de Judá, trineto de Jacó e tetraneto de Isaac.

Caleb (2) Filho de Jefoné, descendente de Judá e chefe de sua tribo. Caleb foi um fiel companheiro de Josué, o sucessor de Moisés.

CALFI Nome mais conhecido nos Evangelhos sob a forma grega de “Cleofas”. Ver Cleofas.

Cali Localidade que demarcava a área destinada à tribo de Aser quando ocorreu a partilha das terras conquistadas pelos hebreus

CALÍSTENES Provavelmente foi um dos implicados no incêndio das portas do Templo em Jerusalém. Após a vitória das tropas de Judas Macabeu, sobre Timóteo e Báquides, Calistenes foi queimado vivo como castigo por seu ato.

CALNE Ver Calno. Ver Kalné.

CALNO (CALNE) Localidade situada na região de Sanaar que foi tomada em 738 a.C. por Teglatfalasar.

Calub Filho de Madmena, neto de Saaf, bisneto de Jadai, membro de clã de Caleb – filho de Hesron – e descendente de Judá. Também é chamado de Caleb, pai de Asca.

CALVÁRIO A grafia em latim de Gólgota. Ver Gólgota.

Cam Filho de Noé, neto de Lamec, bisneto de Matusalém, trineto de Henoc e tetraneto de Jared. Cam, vendo seu pai embriagado e nu contou aos seus irmãos o que viu e, por isso, foi amaldiçoado por Noé. A maldição estendeu-se a Canaã, seu filho, e aos descendentes deste, os cananeus.

Camaan (1) Filho de Berzelai, foi dado por seu pai ao rei Davi, a quem acompanhou quando de seu regresso a Jerusalém após a morte de Absalão.

CAMAAN (2) Localidade que também é chamada de Gederot-Camaan. Situava-se ao sul de Jerusalém, no caminho que leva ao Egito.

Camom Provável sinônimo de Camum, localidade citada por Polibio em sua obra intitulada “Histórias”. Atualmente existem ruínas de Kam, a cerca de 14 km a leste do rio Jordão.

Camos (1) A divindade nacional dos moabitas.

Camos (2) Localidade situada junto ao rio Arnon, na Transjordânia.

Campo das Sentinelas Situado no cume do monte Fasga. Ver Fasga.

CAMPO DE BOOZ Localidade que herdou o nome de seu proprietário (Booz, o marido de Rute e trisavô do rei Davi) e ainda o conserva. Situa-se nas proximidades de Belém.

CAMPO DE SANGUE O campo que os Sacerdotes compraram com o dinheiro da traição que Judas Iscariotes devolveu-lhes pressionado pelo remorso de ter traído o Messias. Situava-se aos pés do monte do Mau Conselho, no declive sul do Vale do Enom (geena) e foi chamado de Hacéldama (campo de Sangue) e destinado a ser o cemitério para os estrangeiros.

Campo dos Flancos Nome dado ao local onde doze partidários de Davi mataram em combate doze asseclas do herdeiro de Saul.

Camuel (1) Descendente de Efraim e de José, filho de Seftã e chefe de sua tribo

Camuel (2) Filho de Nacor e de Melca, neto de Taré, bisneto de Nacor, trineto de Serug e tetraneto de Reu. Camuel era sobrinho de Abrão.

CANÁ DA GALILÉIA Localidade onde ocorreu o primeiro milagre de Jesus, o Messias (transformação de água em vinho) . Provavelmente é relacionada com a hodierna Kefr-Kenna, distante uns 10 km a nordeste de Jericó. Havia também outra localidade com o nome de Caná que se situava no território da tribo de Aser.

CANÁ Localidade que conserva esse nome até hoje. Situa-se a cerca de 12 km a sudeste de Tiro. Nada têm em comum com a sua homônima situada na Galiléia.

Canaã (1) Filho de Cam, neto de Noé, bisneto de Lamec, trineto de Matusalém e tetraneto de Henoc. Canaã herdou de seu pai a maldição que lhe foi imposta por Noé e repassou-a aos seus descendentes, os cananeus. Ver Cananeus.

Canaã (2) Terra dos cananeus, os descendentes de Cam. Situada às margens do Mediterrâneo, ao norte do Negueb, entre o Egito e a Mesopotâmia.

Canaana Filho de Balan, neto de Jadiael, bisneto de Benjamim, trineto de Jacó e tetraneto de Isaac.

Cananeus Os descendentes de Canaã e de Cam, o filho amaldiçoado por Noé. Os cananeus herdaram de Cam a maldição que Noé rogou-lhe e sempre foram tratados na história como raça inferior, dominada pelos Semitas (descendentes de Sem) ou pelos Jafetitas (descendentes de Jafé).

Canat Outro nome dada à localidade conhecida como “Aldeias de Jair”, situada na Transjordânia.

CANDANCE Não se trata de um nome próprio, mas de um título (como Faraó no Egito) das rainhas etíopes que são várias vezes aludidas na Bíblia.

CAPADÓCIA Região que se situava a leste da Frigia, a sudoeste do Ponto Euxino e a meia distância da costa sul do Mar Negro.

Carã Filho de Dison e neto de Seir, o horreu.

CÁRACA Localidade cuja posição geográfica é incerta. Se for um nome próprio, de raiz semítica, poderia, talvez, corresponder a atual Kerak, 20 km ao norte de Bosra. Porém, pode ser o termo comum grego que significa “trincheira”, o qual, teria tornado-se nome próprio e, então , identificar-se-ia com Datema (Ver Datema).

Carca Localidade que demarcava a área que coube à tribo de Judá quando ocorreu a partilha das terras conquistadas pelos hebreus

Carcamis Cidade de grande importância na Antiguidade. Atualmente é possível ver as suas ruínas perto de Gerablus (ou Gerabis), à margem direita do rio Eufrates, na fronteira entre a Síria e a Turquia.

Carcar Território de localização incerta. O explorador A. Musil em sua obra “Arábia Deserta” menciona os “Poços de Karkar”, porém, provavelmente trata-se de um lugar homônimo

CARCAS Um dos sete eunucos que serviam diretamente ao rei Xerxes I, da Pérsia.

Carea Pai de Joanã que foi um dos interlocutores do Governador Godolias.

CAREM Localidade situada a 7 km a oeste de Jerusalém. Atualmente é chamada de Ain Carim.

CARFANAUM Localidade situada à margem do lago Tiberíades (Genesaré) no território de Neftali, nos confins do território de Zabulon, a 5 km da foz do rio Jordão. Era atravessada por uma das principais estradas comerciais (a estrada do mar) entre Damasco e o Mediterrâneo. Jesus, o Messias fez dela a sua segundo pátria e dela Ele partia para pregar noutros lugares. Atualmente suas ruínas subsistem em Tell-Hum, a 36 km de Nazaré.

Cariat (1) O córrego Cariat, situado a leste do rio Jordão. Foi em suas margens que o profeta Elias se alojou quando houve uma grande seca durante o reinado de Acab.

CARIAT (2) Provavelmente uma referência a Cariat-Jearim. Ver Cariat-Jearim.

Cariat Arbe (Hebron) O antigo nome de Hebron. Ver Hebron.

Cariat Baal O outro nome de Cariat-Jearim. Ver Cariat-Jearim.

CARIAT HUSOT Termo que significa “cidade das estradas”. Localidade que provavelmente situava-se num cruzamento de estradas, mas cuja localização exata é desconhecida. Possivelmente achava-se ao norte do rio Arnon.

Cariat Iarim Ver Cariat Jearim.

Cariat Jearim Localidade situada a noroeste de Jerusalém, a nordeste de Bet-Sames, na região de Gabaon, dentro do território da tribo de Judá. Também é chamada de Cariat-Baal ou de Baala. Atualmente é conhecida como Abus-Gos. Nela ficou, por algum tempo, a "Arca da Aliança” depois que os filisteus a devolveram.

CARIAT SEFER O antigo nome de Dabir. Ver Dabir.

CARIATAIM Localidade que pertencia à tribo de Rúben, situada a oeste de Mádaba, no país de Moab, na Transjordânia.

Cariot Hesron (Hasor) Localidade pertencente ao território da tribo de Judá. Situava-se no extremo sul, rumo à fronteira de Edom, no Negueb

CARIOT Localidade situada no país de Moab, na Transjordânia. A sua posição geográfica exata é desconhecida.

Caritaim O mesmo que Cariataim. Ver Cariataim.

CARME Em “Isaías” esse vocábulo que significa “escritura” (miktãb) deve ter relação com o vocábulo semelhante “miktãm” que nos títulos dos Salmos indica um gênero de poesia.

Carmel Localidade pertencente ao território da tribo de Judá. Situava-se na região de montanhas, ao norte de Maon e a oeste do Mar Morto.          

CARMELO (1) Localidade situada ao norte de Maon.  Atualmente é chamada de El-Karmal.

Carmelo (2) Nome que significa: “lugar ameno, pomar, jardim”. O monte Carmelo é a montanha que ao sudoeste da planície de Esdrelon prolonga-se em direção ao Mediterrâneo, ao sul do golfo de Aca.

CARMES (CARMIN) Filho de Melquiel e descendente de Simeão - filho de Jacó - era um dos chefes da cidade de Betúlia quando a mesma estava prestes a ser atacada por Holofernes.

Carmi (1) Filho de Judá, neto de Jacó, bisneto de Isaac, trineto de Abrão e tetraneto de Taré.

Carmi (2) Filho de Ruben, neto de Jacó e Lia, bisneto de Isaac, trineto de Abrão e tetraneto de Taré.

CARMIN Ver Carmes.

CARNAIM Ver Astarot-Carnaim.

CARNION O mesmo que Carnaim ou Astarot-Carnaim. Ver Astarot-Carnaim.

CARPO Habitante em Trôade, foi um dos hospedeiros do Apóstolo Paulo que deixou em sua casa uma peça de vestimenta e alguns livros.

CARQUEMIS Localidade situada às margens do rio Eufrates, na Assíria, que foi conquistada em 717 a.C. por Sargão.

CARSENA Um dos sete príncipes da Pérsia e da Média que tinham acesso ao rei Xerxes I e que ocupavam os cargos mais importantes do governo.

Cartã (CARTAN) O mesmo que Cariataim. Ver Cariataim.

Carta Localidade cedida pela tribo de Zabulon para os levitas que descendiam de Merari, os Meraritas.

Carvalho de Basanim Árvore situada nas proximidades de Cedes (Kedes), na fronteira norte do território da tribo de Neftali.

Carvalho de Moré       Árvore situada na região de Siquém, na estreita e amena planície entre os montes Ebal e Garizim. Provavelmente, Moré, era o seu proprietário.

Carvalho do Tabor Local cuja identificação é incerta. Diversas espécies de carvalho crescem na Palestina e sua sombra é muito procurada tornando-se um referencial.

Carvalho dos Prantos Local onde Débora, ama de Raquel (uma das esposas de Jacó), foi enterrada.

Casalot Localidade que integrava a área destinada à tribo de Issacar quando ocorreu a partilha das terras conquistadas pelos hebreus

CASDEUS Tribo aramaica que descendia de Cased. O mesmo nome é aplicado, em hebraico, aos Caldeus.

Cased Filho de Nacor e de Melca, neto de Taré, bisneto de Nacor, trineto de Serug e tetraneto de Reu. Cased era sobrinho de Abrão.

Caselon Descendente de Benjamim e pai de Elidad, um dos chefes de sua tribo.

CASERIM Localidade situada no lado oriental de Ninive. Há uma incerteza sobre a grafia desse nome, o qual teria sido corrompido e grafado “Carã”.

CASFA (CASFO) Ver Caspin.

Casib Localidade onde a esposa de Judá deu à luz seu filho Sela. Sua posição geográfica é incerta.

CASIFIA Provavelmente era uma importante colônia judaica na Babilônia, mas a sua localização exata é desconhecida. Nas versões gregas esse vocábulo é traduzido como “prata”.

CASLEU (QUISLEO) O nono mês do ano religioso que corresponde aos atuais Novembro e Dezembro.

CASLOT TABOR Localidade situada a sudoeste do Monte Tabor. Também é chamada de Iksãl.

Caslu Ver Casluítas.

Casluítas Povo descendente de Misraim (filho de Cam) que habitava o monte Cásio, a nordeste do Egito, donde emigraram uma parte dos filisteus.

CASPIN O outro nome de Casfo. Localidade situada perto de El-Giamid (ou Maked. Ver Maked). Atualmente é chamada de El-Muzeirib.

CÁSSIA Uma das filhas que Jó teve após ter obtido o perdão do Senhor. O seu nome é uma alusão às suas qualidades.

Catet (CATAT) Localidade que integrava a área destinada à tribo de Zabulon quando ocorreu a partilha das terras conquistadas pelos hebreus

CATÖLICA Termo aportuguesado do grego “Katholikós” que significa: “Universal”.

CAUDA Pequena ilha próxima de Creta, à altura do porto chamado Fenice. Atualmente é chamada de “Gaudos (gozo)” e não deve ser confundida com a sua homônima do grupo de Malta.

CAVERNA DO ROCHEDO DE ETAM Provavelmente uma das cavernas que ainda existem nos contrafortes ocidentais da montanha da Judéia, ao lado da hodierna ferrovia que liga Jafa a Jerusalém.

Cedar Filho de Ismael e neto de Abrão e de Agar, serva de Sara. Ancestral dos Cedarenos.

CEDARENOS Povo nômade que descendia de Cedar, filho de Ismael e neto de Abrão.

Cedes (Kedes) Localidade situada ao norte de Hasor e a noroeste do Lago Semeconitis, na alta Galiléia. Atualmente é chamada de Kdes.

Cedimot Cidade localizada na área que coube à tribo de Rúben, na Transjordânia.

Cedma Filho de Ismael e neto de Abrão e de Agar, serva de Sara.

Cedron O riacho do Cedron. Situado a leste de Jerusalém.

CEFAS (KEFAS) Termos hebraico que significa “pedra”, donde veio o nome de Pedro que Jesus, o Messias outorgou a Simão, o Apóstolo. Seria ele “a pedra” que sustentaria a Igreja cristã.

Ceila (KEILA) Localidade situada cerca de 8 km ao sul de Odolam, a 12 km a leste da atual Bet-Gibrim. Nas cartas de El-Amarna é chamada de Kelti. Atualmente é conhecida como Hirbert Kila.

CELESSÍRIA Nome que significa “Síria Encravada”. O nome dado ao grande vale afundado entre as duas cadeias de montanhas do Líbano e do Anti-Líbano. Posteriormente esse nome foi estendido a toda a região a oeste do rio Eufrates, ou seja, à vasta província que os persas chamavam de “além do rio”. Atualmente é chamada de Beka’a.

CELTAS Ver Galatas.

Cemitério da Avidez Um dos locais onde os hebreus acamparam durante a marcha em busca da “Terra Prometida”.

CENÁCULO A sala superior que ficava nos terraços das casas dos judeus.

CÊNCREAS O nome dado ao porto da cidade de Corinto, na costa do mar Egeu.

CENDEBEU Nomeado pelo rei Antíoco VII, era o chefe das milícias do litoral do Mediterrâneo, após a fuga de Trifão. Cendebeu foi um duro inimigo dos hebreus.

Cenez Filho de Elifaz e de Tamna (sua amante), neto de Esaú e de Ada, bisneto de Isaac, trineto de Abrão e tetraneto de Taré. Era um dos chefes de uma região no território de Edom.

Cenezeus Povo que habitava a região situada entre o Egito e a Mesopotâmia.

Cereteus Facção dos filisteus que constituía o corpo de soldados adidos à guarda do rei.

CESAR AUGUSTO O imperador romano que também é chamado de Otávio e que governava o império na época do nascimento de Jesus, o Messias.

CESAR Codinome dos imperadores romanos. Aquele que é o sujeito na sentença “a César, o que é de César” é o imperador Tibério que reinava na época do Messias.

CESARÉIA DE FELIPE Localidade situada aos pés do monte Hermon. Anteriormente era chamada de Panéias (em homenagem à divindade Pane) e atualmente de Banias. Cesárea foi reconstruída por Felipe, tetrarca da Ituréia, que lhe deu o próprio nome para diferenciá-la da Cesárea Marítima, construída por Herodes, o Grande.

CESARÉIA MARITIMA Localidade edificada por Herodes em homenagem ao imperador romano Augusto. Situava-se ao sul do Monte Carmelo, nas proximidades do Mediterrâneo. Ali funcionava a sede dos procuradores romanos e nela o Apóstolo Paulo ficou aprisionado por dois anos.

Ceselel Tabor  Localidade que integrava a área destinada à tribo de Zabulon quando ocorreu a partilha das terras conquistadas pelos hebreus

Cesil Localidade pertencente ao território da tribo de Judá. Situava-se no extremo sul, rumo à fronteira de Edom, no Negueb

Cesion Localidade que integrava a área destinada à tribo de Issacar. “Cidade refúgio” cedida para os levitas que descendiam de Gerson, os Gersonitas

Cetim Povo descendente de Javã (os Jônios ou Gregos), de Jafé e de Noé.

Cetlis Localidade pertencente ao território da tribo de Judá. Situava-se na região de planícies.

Cetron Localidade situada na área destinada à tribo de Zabulon. Sua posição geográfica é incerta.

Cetura A segunda esposa de Abraão que a desposou após a morte de Sara. Cetura foi a mãe de Zamra, Jecsã, Madia (ou Madiã) e de Sué.

CHARAN Conforme o discurso do discípulo Estevão, Charan foi o primeiro destino de Abrão após ter deixado Ur, sua terra natal. É um derivativo de Haran.

CHEBAT Nome em hebraico do mês que corresponde ao atual Fevereiro.

Chefela Idem a Sefelã. Ver Sefelã.

CHIPRE Grande ilha do Mediterrâneo, fronteiriça à Síria atual e no meio do caminho marítimo entre o Egito (ao sul) e a Turquia (ao norte).

CIASAR Rei da Média que apoiado pelos babilônicos destruiu Ninive. Posteriormente seu nome foi corrompido para Aquiacar.

Cibsaim “Cidade refúgio” cedida pela tribo de Efraim para os levitas que descendiam de Caat, os Caatitas.

Cidade da Água Quarteirão da cidade onde se localizava o depósito de água da população. A sua tomada implicava na conquista da cidade toda.

Cidade das Palmeiras Nome poético de Jericó.

CIDADE DE ARBE Em hebraico “Kariat Arba”. O antigo nome de Hebron.

Cidade de Davi O nome que foi dado à cidade de Jerusalém após a mesma ter sido conquistada pelo rei Davi.

Cidade do Sal    Localidade pertencente ao território da tribo de Judá. Situava-se na região desértica.

CIDADE DO SOL O nome que corresponde ao grego “Heliópolis”. Ver “On” ou “Tebas”

CIDADE FIEL Nome poético de Jerusalém.

CIDADELA Termo que em grego é grafado “Acra”. Edificação fortificada construída em Jerusalém, mas relativamente independente desta.

CILICIA Região da Ásia Menor, contígua à Síria, cuja capital chamava-se Tarso. Ver Tarso.

Cina Localidade pertencente ao território da tribo de Judá. Situava-se no extremo sul, rumo à fronteira de Edom, no Negueb.

Cineu Um dos povos que descendiam de Canaã e que habitavam a “Terra Prometida”.

CIRCULO O nome da região adjacente ao Jordão inferior, a leste de Jericó.

CIRENE Localidade situada na África do norte que no século I a.C. abrigou uma florescente comunidade judaica.

CIRINEUS Os judeus que eram procedentes das prósperas colônias hebraicas da capital Cirenaíca.

CIRO Imperador persa (559-529a.C.) que unificou toda a Pérsia e alargou o seu império. Em 538 a.C., com a conquista da Babilônia, formou-se o “Império Universal” dos persas e foi nessa época que Ciro libertou os hebreus que estavam cativos. Para o Profeta Isaías, Ciro foi um “instrumento de Deus”.

Cis (Kis) Filho de Abiel, neto de Seror, bisneto de Becorat, trineto de Afia e descendente de Benjamim. Cis foi o pai de Saul, o primeiro rei dos israelitas.

Cisjordânia Região situada no extremo oeste do rio Jordão, banhada pelo Mediterrâneo e atualmente ocupada pelo Estado de Israel.

Cison (Kison) O rio Cison, que percorre 40 km da planície de Esdrelon em direção ao Mediterrâneo. Em hebraico diz-se Kison e, atualmente, é chamado de “Mukatta”.

Cisterna de Sira Localidade situada ao norte de Hebron, possivelmente no lugar onde atualmente encontra-se Ain Sara, na estrada de Jerusalém a quase 2 km de Hebron.

CITAS Povo que descendia de Jafé, filho de Noé, e que habitava a região litorânea do Mar Negro.

Citeus Os habitantes da ilha de Chipre que descendiam de Jafé, filho de Noé. Citeu é derivativo de Citium, cidade daquela ilha.

CLÁUDIA Ardorosa discípula do Apóstolo Paulo a quem amparou durante a sua prisão em Roma.

CLAUDIO LISIAS O Tribuno que salvou o Apóstolo Paulo da fúria da multidão judia que o acusava de desrespeitar a “Lei de Moisés”.

CLAUDIO O imperador romano que sucedeu a Calígula e que reinou de 41 a 54 da Era Cristã.

CLEÓFAS O mesmo que Zebedeu. Ver Zebedeu.

CLEÓPAS Um dos discípulos de Jesus, o Messias que o avistaram (sem lhe reconhecer) ressuscitado no caminho de Emaús. Esse discípulo não deve ser confundido com Cleofas, o pai do Apóstolo Tiago Maior.

CLEÓPATRA (1) Rainha do Egito pertencente à dinastia dos Lágidas ou Ptolomeus. Cleópatra era amante do Triúnviro romano chamado Marco Antonio, o qual se matou quando foi derrotado na batalha de Accio. A rainha acompanhou-o na morte tendo se suicidado mediante uma picada de serpente venenosa.

CLEÓPATRA (2) Filha de Tolomeu VI Filometor foi dada como esposa a Alexandre Balas, rei dos Selêucidas, num casamento de conveniência política.

CLOÉ Matriarca fiel ao Cristianismo que residia em Corinto e mantinha correspondência freqüente com o Apóstolo Paulo que se domiciliara em Éfeso.

CLOPA Nome que na Vulgata é grafado “Cleófas”. Provavelmente são sinônimos ou fruto de um erro de transcrição.

CNIDO Pequena cidade aos pés de um promontório fronteiriço às ilhas de Cós e de Rodes. Era célebre por seu templo em honra de Vênus.

COA Alguns historiadores julgam tratar-se da região de Kutu, situada nas margens de Adem e Diala, a leste do rio Tigre. Ver Cué.

Codorlaomer Rei de Elam e um dos que participaram da guerra contra Bera.. Os dois elementos de seu nome (Kudur e Lagamar) ocorrem mais vezes nos nomes próprios das antigas tradições elamitas, não obstante não se tenha, ainda, encontrado outro nome assim composto.

COELET É o particípio feminino do verbo “Cahal” que significa: reunir, convocar. Como em grego esse termo é traduzido por “Eclesiastes” que significa: “orador que fala na assembléia” acreditou-se por um certo tempo que esse livro fosse um sermão ao povo hebreu. Na realidade, o livro é uma coletânea de conceitos filosóficos. Outrossim, é certo que Coelet era o nome literário do seu autor, o qual, aliás, chegou a ser tomado como se fosse o rei Salomão. Atualmente é consensual que era um Rabi (ou Mestre) que viveu entre os séculos III e II a.C. e usava esse pseudônimo seguindo os costumes de sua época.

COLAÍAS Filho de Maaséias, neto de Eteel, bisneto de Isaías e descendente de Benjamim. Era um dos líderes dos hebreus que se estabeleceram na Jerusalém reconstruída durante o governo de Neemias, após o exílio babilônico.

Colina de Haquila O mesmo que Áquila. Ver Áquila.

Colina de Moré Provavelmente trata-se do monte que é chamado pelos árabes de “Nebi Dahi” e pelos cristãos de “Pequeno Hermon”. Situa-se ao norte de Gelboé

Colina dos Prepúcios Ver Arelot.

COLOSSOS Cidade da Frigia, situada no vale do rio Lico, que floresceu antes da Era Cristã, mas depois caiu em decadência em razão da assunção de duas cidades vizinhas, Hierápolis e Laodicéia. Atualmente restam-lhe poucas ruínas e talvez até fosse completamente esquecida se a Epístola de São Paulo não lhe tivesse mencionado.

COLOZE Filho de Hazaías, neto de Adaías, bisneto de Joiarib, trineto de Zacarias, tetraneto de Aías (o Siloita) e descendente de Farés e de Judá. Era um dos líderes dos hebreus que se estabeleceram na Jerusalém reconstruída durante o governo de Neemias, após o exílio babilônico. Era, também, o pai de Salum, o “prefeito” de Masfa.

COMPANHEIROS DE NÚPCIAS Rapazes que acompanhavam o esposo formando-lhe um cortejo de honra durante os sete dias de duração da festa de núpcias.

CONA Localidade citada em “Judite” que, segundo manuscritos gregos, é o mesmo que “Comas” que significa: aldeias ou fortalezas. A sua posição geográfica não é conhecida.

Conanias Descendente de Levi a quem competia – bem como aos seus – cuidar dos negócios administrativos do Templo. É citado em "Crônicas" como chefe dos levitas quando a "Arca da Aliança" foi transportada de Cariat Jearim para Jerusalém, pois era perito em transportes e foi o encarregado pela boa execução daquela operação.

CONIAS A forma abreviada de Jeconias. Ver Jeconias.

CONSELHO (1) Citado em "Macabeus I" é, na verdade, o Senado Romano que nos tempos da República era a suprema autoridade de Roma.

Conselho (2) Um dos locais onde os hebreus acamparam durante a marcha em busca da “Terra Prometida”

Corá Termo hebraico que significa: “calvo”. É o nome (adjetivo?) do descendente de Levi que foi o ancestral de uma das famílias leviticas que exerciam a função de “Porteiros” do Templo em Jerusalém.

CORAZIM Localidade que se situa a uns 3 km de Tell Hum, a antiga Carfanaum. Atualmente é chamada de Keraze.

CORÉ (1) Filho de Isaar, neto de Caat, bisneto de Levi, trineto de Jacó e tetraneto de Isaac. Coré, junto com outros, rebelou-se contra Moisés e contra Aarão e como castigo divino foi engolido, junto com sua família, pela terra que se abriu sob a sua tenda.

Coré (2) Filho de Esaú e de Oolibama, neto de Isaac, bisneto de Abrão, trineto de Taré e tetraneto de Nacor.

Coré (3) Filho de Abiasaf, neto de Corá e descendente de Levi. É citado em "Crônicas" como um dos “Porteiros” do Templo em Jerusalém.

Coré (4) Filho de levita Jemla, era o “Porteiro” na porta oriental do Templo em Jerusalém e, também, o encarregado de fazer as oblações a Deus e de distribuir as primícias oferecidas ao Senhor e às outras coisas sacrossantas.

CORINTO Chamada de “Bismar Corinto” por Horácio e por Ovídio, foi reformada por César em 44 aC. e elevada à posição de capital de Acaia (região grega) por Augusto em 27 dC, com o nome de “Colônia Julia Augusta Corinthius”. Estendia-se sobre o seu istmo, entre o Peloponeso e a Ática, banhada por dois mares, com o seu porto de “Leque” no mar Jônio e o porto de “Cencris” no mar Egeu. Era uma das cidades mais ricas da época e também uma das que ostentavam a maior dissolução de costumes. Nela, o Apóstolo Paulo ficou por cerca de vinte meses e criou uma florescente comunidade cristã.

CORNÉLIO – CENTURIÃO O primeiro pagão a ingressar na Igreja do Apóstolo Pedro. Seu nome podia indicar que pertencia ao gen (clã) Cornélio ou ser um dos libertos por Cornélio Silas. Como Centurião comandava uma fração (a centúria) do exército romano.

COROS No contexto de “Neemias” é sinônimo de procissão.

CÓS (CÓO) Ilha pertencente ao arquipélago das Cíclades, no Mediterrâneo, situada no sentido nordeste à ilha de Creta. Era célebre por seu templo a Esculápio e pela Escola de Medicina anexa ao templo.

Cós É citado em "Crônicas" logo após a descendência de Halaa, esposa de Caleb. Porém, não há uma conexão segura dele com Hur. É certo, contudo, que era descendente de Judá.

Costa de Dor Localidade situada ao sul do Monte Carmelo.

Cova Rachada Localidade onde os hebreus acamparam durante a marcha em busca da “Terra Prometida”

Cozeba Localidade citada em "Crônicas" e que era habitada pelos descendentes de Sela, filho de Judá.

CRÂNIO Termo derivado do grego “Kranion” e que é sinônimo de Calvário (Calvária, em latim). A colina em que Jesus, o Messias foi crucificado e que deve o seu nome ao seu formato circular e à falta de vegetação. Ver Gólgota.

CRATETES Chefe da guarnição das milícias da ilha de Chipre, os cipriotas. Cratetes foi o sucessor de Sostrato. Ver Sostrato.

CRESCENTE Discípulo do Apóstolo Paulo que durante a sua primeira prisão em Roma estava na Galácia em missão que lhe confiara o Apóstolo.

CRETEUS Os naturais da ilha de Creta. O mesmo que filisteus.

CRISPO O chefe da Sinagoga de Corinto que acreditou nas verdades pregadas pelo Apóstolo Paulo. Essa adesão evoca a conversão do Arqui-Sinagogo Jairo, cuja filha foi ressuscitada por Jesus, o Messias.

CRISTO Termo aportuguesado do vocábulo grego “christos” que significa “o ungido”.

CUZÁ Um dos administradores de Herodes e o esposo de Joana. Ver Joana.

CUB Região citada em “Ezequiel” cuja posição geográfica é desconhecida.

Cubículo dos Cepos eram fortes tábuas nas quais se atavam as mãos e os pés do prisioneiros, daí o nome desse tipo de prisão.

CUCH (1) Localidade citada em “Judite” cujo nome apresenta certa semelhança com a atual aldeia de Cuza, situada ao sul de Siquém.

Cuch (2) Povo descendente de Cam (o filho amaldiçoado por Noé) que habitava a região chamada Núbia, situada ao sul do Egito. Os escritores gregos chamavam-nos de “etíopes”.

CuÉ Localidade citada em "Crônicas" como uma importante produtora de carros e de cavalos, os quais eram importados pelo rei Salomão. Cué situava-se na Ásia Menor e, provavelmente, devia ser limítrofe, ao norte, com a Capadócia. Cué é mencionada com freqüência nos monumentos e é a chamada “Cilicia oriental”. Alguns acreditam ser uma região do Egito, o que não é correto.

Cun Localidade que pertencia a Adadezer, rei de Soba, e que foi conquistada pelo rei Davi. Nela, Davi despojou um grande quantidade de cobre, o qual, posteriormente, foi utilizado por Salomão para a construção do Templo em Jerusalém.

Currais Um dos locais onde os hebreus acamparam durante a marcha em busca da “Terra Prometida”.

Curral dos Pastores Localidade situada no caminho para Samaria.

Cusã Rasataim O significado desse termo é: “Cusã das duas Malicias”. Provavelmente é o apelido de uma localidade histórica cujo nome é desconhecido. Também pode ser uma referência a Cusan Risataim. Ver Cusan Risataim.

Cusaí Amigo do rei Davi que se tornou seu espião infiltrado nas áreas controladas por Absalão.

CUSAN O mesmo que Cuch. Ver Cuch, descendentes de Cam.

CUSAN RISATAIM Rei do país de Aram que subjugou Israel e que, posteriormente, foi vencido por Otoniel, um dos “Juízes Maiores”.

Cusi (1) Filho de Abdi, neto de Maluc, bisneto de Hasabias, trineto de Amasias, tetraneto de Helkias e descendente de Merari e de Levi.

CUSI (2) Filho de Godolias, neto de Amarias, bisneto de Ezequias e pai do Profeta Sofonias.

CUSI (3) Pai de Selemias, avô de Natanias e bisavô de Jeudi que foi o enviado dos ministros do rei Eliacim para resgatar de Baruc o livro das profecias ditadas pelo Profeta Jeremias.

Cusita Natural de Cusan. Ver Cusan ou Cuch.  Os Cusitas formaram a etnia preponderante entre 712-663 a.C., no Egito (dinastia Cusita ou Etiópica).

 

 

 


Devo contribuir?
Ao receber o Senhor Jesus Cristo como seu Salvador, uma das primeiras coisas que você irá aprender é que Deus é amor. Como resultado disto, você logo perceberá que o amor precisa de uma forma prática para se expressar. Você aprenderá que há uma relação entre amar e dar. Deus é um Deus que nos dá muitas coisas. Amar e dar estão intimamente ligados nas Escrituras. “O Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim” (Gl 2:20), e “Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito” (Jo 3:16). Continuar Lendo...
Desenvolvido por Palavras do Evangelho.com