BATISMO - O QUE É? REGENERA E SALVA?

Todo indivíduo nascido no mundo tem a natureza pecaminosa e é um pecador que necessita da salvação de Deus. Esta é uma verdade fundamental das Sagradas Escrituras (Salmos 52:5; Romanos 5: 12; Efésios 2:3) que muitas pessoas reconhecem. Por isso, muitos concordam que é preciso nascer de novo para entrar no céu, como disse o Senhor Jesus em João 3:3: "Se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus".
Mas como se pode obter este novo e necessário nascimento espiritual, ter os pecados lavados e ser salvo do juízo vindouro?
Muitas teorias são apresentadas no tocante ao meio de ir para o céu, e várias doutrinas concernentes à salvação da alma são sustentadas por diferentes escolas religiosas.
Em que devemos acreditar?
Como podemos saber o verdadeiro caminho da salvação entre todas as teorias e doutrinas conflitantes de homens?
"Pois que diz a Escritura?" (Romanos 4:3) deveria ser a nossa diligente indagação. "À lei e ao testemunho!", diz o profeta  Isaías. "Se eles não falarem desta maneira, jamais verão a alva"(8:20).
 
O que Ensinam Alguns
 
Alguns acreditam e ensinam que o batismo nas águas é o sacramento pelo qual se conclui o novo nascimento e se recebe a salvação eterna. Esses nos diriam: "O batismo opera o perdão dos pecados, livra da morte e do diabo e confere a salvação eterna a todos os que crêem nisto". O batismo, dizem eles, é o meio pelo qual o Espírito Santo faz que nos apropriemos de todas as grandes coisas que Cristo fez por nós .. É "o meio eterno, associado à Palavra de Deus, que oferece ao homem a graça que Cristo mereceu, comunica-lhe essa graça e com ela o sela" (Catecismo Luterano). Sem o batismo, dizem, não se pode alcançar o céu - nem mesmo uma inocente criança. Se uma pessoa é batizada, ela é regenerada, feita nova, e recebida na comunhão do Deus trino, segundo este ensinamento.
 
Uma Ordenança Divinamente Instituída
 
O batismo é uma ordenança divinamente instituída, à qual todo verdadeiro filho de Deus se submeter. Esta é uma verdade estabelecida na Bíblia.
Conforme Mateus 28: 19, a ordenança do batismo é para "todas as nações" e está relacionada com a promessa feita por Cristo de estar conosco "até a consumação do século" (v. 20). Isto é o que ensinamos e em que realmente cremos. Mas as Escrituras nunca ensinam que o batismo é uma ordenança salvadora, que proporciona a salvação eterna e o novo nascimento para a alma.
 
Examinemos a Palavra de Deus para ver o que ela diz sobre batismo, salvação e novo nascimento.
A Ordem para Batizar Em Mateus 28:19, o Senhor comissiona seus discípulos para ir e fazer" discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado". Primeiro, eles deveriam discipular todas as nações e depois batizar todos os que se tomassem discípulos.
Em Marcos 16: 15-16, a ordem é claramente relacionada com a crença no evangelho: "E disse-lhas: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado". Os que crêem devem ser batizados, os que não crêem (em seu coração) serão condenados, mesmo se forem batizados. A última frase do versículo mostra definitivamente que a salvação depende da fé, e não do batismo.
Paulo confirma isso em Gálatas 3:26: "Pois todos vós sois filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus". O versículo seguinte fala do batismo dos que são filhos de Deus. João 3:16 e Atos 13:38,39 também afirmam indubitavelmente que somente a fé em Cristo salva.
 
Batismo no Livro de Atos
 
Em Atos a ordenança para o batismo é cumprida. Pedro pregou no dia de Pentecostes aos judeus e prosélitos (gentios convertidos ao judaísmo) a maravilhosa mensagem da ressurreição do mesmo Jesus que eles tinham crucificado e de sua exaltação à condição de Senhor e Cristo. Quebrantados, eles perguntaram: "Que faremos, irmãos?". Pedro respondeu-lhas: "Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo ... Então, os que lhe aceitaram a palavra foram batizados" e se juntaram aos discípulos (Atos 2:37 -38,41).
Aqui, a "remissão dos pecados" está relacionada ao batismo, como também é o caso em Atos 22:16 a respeito de Paulo. Essas são as duas únicas escrituras que falam acerca da remissão ou lavagem dos pecados por meio do batismo.
Temos de examiná-las atenta e cuidadosamente. Note que essas palavras foram dirigidas somente aos judeus - justamente culpados de crucificar Jesus - e a Paulo, o perseguidor de Cristo e de sua Igreja. Não são para os gentios, como pode ser visto em Atos 10. Os judeus precisavam arrepender-se do fato de terem crucificado a Jesus e manifestar isso publicamente por meio do batismo no nome daquele que haviam rejeitado. Dessa maneira, o pecado público deles seria publicamente lavado e remido pelo batismo. O mesmo se aplicava à perseguição de Paulo a Jesus e a seus discípulos. Aqui, os que receberam a mensagem de Pedro arrependeram-se, creram em Jesus como o Cristo, submeteram-se ao batismo em nome dele, receberam o dom do Espírito Santo e foram salvos.
A remissão dos pecados diante de Deus acontece somente pelo arrependimento e pela fé em Cristo Jesus. "Dele todos os profetas dão testemunho de que, por meio de seu nome, todo aquele que nele crê recebe remissão de pecados" (Atos 10:43; veja também Atos 3:19; 5:31; 13:38-39 e Efésios 1:7). Também Atos 2:38 e 22: 16, falando do batismo para a remissão e lavagem dos pecados, se referem ao pecado específico, óbvio e público da crucificação do Messias e da perseguição dele e de seus discípulos. Falam da remissão pública e da lavagem destes grandes e específicos pecados.
Tais pecados dizem respeito somente aos judeus, e não aos gentios. Portanto, os dois versículos acima se harmonizam com todos os que foram mencionados anteriormente.
Mas se forçados a significar remissão de pecados diante de Deus, chocam-se com Atos 10:43, assim como com outras escrituras no tocante ao perdão de pecados. Isto é impossível, porque não há desacordo ou contradição dentro das Sagradas Escrituras.
Depois, em Atos, Filipe volta a Samaria e prega Cristo ao povo. À medida que criam, "iam sendo batizados, assim homens como mulheres" por Filipe (Atos 8:12). Um homem chamado Simão também professou crer e foi batizado, mas logo se tomou evidente que seu coração não era reto diante de Deus. Pedro disse-lhe que estava "em fel de amargura e laço de iniqüidade" e que pereceria, mesmo tendo sido batizado (vv. 13, 20-23). Isso refuta vigorosamente a doutrina de que o batismo salva e garante a vida eterna.
O mesmo capítulo fala sobre o oficialetíope que liaas profecias de Isaías a respeito de Jesus Cristo e seus sofrimentos por nossos pecados (Isaías 53). Sem dúvida alguma, ele sorveu ansiosamente as maravilhosas notícias que Filipe lhe contou. A fé, que vem pelo ouvir a Palavra de Deus, agiu na alma daquele homem para que cresse e recebesse a Jesus Cristo. Então desejou expressar a fé interior em Cristo por meio do ato exterior do batismo. Filipe respondeu imediatamente ao pedido dele e "ambos desceram à água". O novo convertido foi batizado e seguiu seu caminho jubiloso (w. 27-39).
Em Atos 10e 16, o evangelho é pregado aos gentios. Eles creram, receberam o Espírito Santo e foram batizados. O ansioso carcereiro de Atos 16 perguntou: "Que devo fazer para que seja salvo?", e a resposta foi: "Crê no Senhor Jesus e serás salvo" (Atos 16:31). Não há nenhuma menção nesse versículo ao batismo como requisito à salvação. Porém, quando essas almas creram em Cristo, receberam o Espírito Santo e foram salvas, então confessaram isso publicamente sendo batizadas em Cristo.
Quando Paulo pregou em Corinto, a ordem era a mesma: "Também muitos dos coríntios, ouvindo, criam e eram batizados" (Atos 18:8).
 
Batismo de Crianças
 
Em nenhum lugar na Bíblia há um registro de alguém que tenha sido batizado a não ser os  cristãos professos, e nunca hámenção de crianças sendo batizadas. Algumas pessoas têm presumido que bebês e crianças pequenas estavam incluídas nos batismos familiares em Atos 16:15 e 33, mas o contexto das passagens não dá apoio a tal suposição. No tocante à casa de Lídia, os seus membros são considerados "irmãos" (v. 40); e quanto à casa do carcereiro, a Palavra do Senhor foi pregada a todos e "com todos os seus, manifestava grande alegria, por terem crido em Deus" (v. 34).
Tais coisas não poderiam ser ditas de crianças e bebês.
"Deixai vir a mim os pequeninos, não os embaraceis, porque dos tais é o reino de Deus" (Marcos 10: 14) é sempre citado quando o assunto é batismo de crianças, mas esse
versículo não tem a menor relação com o batismo. Não há nenhuma palavra sequer em todo o contexto que fale sobre batizá-las, e interpretar a passagem desta forma é distorcer essa escritura, isto é, significa ler algo que não está nela. Jesus pegou aquelas criancinhas nos braços, colocou as mãos sobre elas e as abençoou; mas não as batizou. João 4:2 diz claramente que "Jesus mesmo não batizava, e sim os seus discípulos". Portanto, ele náo as batizou, nem está escrito que tenha dado instruções para outros fazê-lo. "Porque dos tais é o reino de Deus", disse ele. Significado Doutrinal do Batismo Romanos 6:3-5 mostra o significado e o propósito doutrinal do batismo. O apóstolo inspirado escreve: "Ou, porventura, ignorais que todos nós que fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte? Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida. Porque, se fomos unidos com ele na semelhança da sua morte, certamente, o seremos também na semelhança da sua ressurreição" .
Esses versículos ensinam que o batismo é a pública identificação com Cristo e com sua morte por nós; é o nosso sepultamento com ele. Descer às águas e ser imerso é entrar na "semelhança da sua morte". É uma figura de sua morte por nós.
Dessa maneira, o batizando admite que, sendo pecador, merece morrer. Coloca-se simbolicamente no lugar de morte, onde Cristo esteve, confessando de modo público sua fé na morte de Cristo pelos seus pecados. O velho pecador é colocado na posição de morte e professa ter "morrído com Cristo" (v. 8).
O sair da água simboliza a ressurreição e a confissão de fé do batizando de que é uma nova criatura em Cristo Jesus e de que agora andará em novidade de vida - a vida cristã.
O batismo não dá nova vida, é simplesmente um ato que demonstra que a pessoa já a tem e que se propõe andar nela. 1 Pedro 3:21 afirma que o batismo não remove a imundícia da came, mas é a resposta de uma boa consciência diante de Deus, obtida pela ressurreição  de Jesus Cristo. O que o batismo tipifica - a morte e a ressurreição de Cristo - é o que salva a alma; era a isso que Pedro se referia.
 
Como Nascemos de Novo?
 
A respeito do novo nascimento, mencionado no início deste artigo, lemos em João 3:5-7 as palavras do Senhor: "Quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus ... Importa-vos nascer de novo". Alguns dizem que "nascer da água e do Espírito" significa batismo. Ali se nos diz que a água do batismo e a Palavra de Deus, que está na e com a água, são usadas pelo Espírito de Deus para regenerar a pessoa. Então, segundo alguns mestres, essa pessoa é nascida de novo, e isto é o novo nascimento.
O que a Bíblia indiscutivelmente declara a respeito do novo nascimento?
Como podemos determinar o que é "nascer da  água e do Espírito"?
Um princípio estabelecido em 2 Pedro 1:20 é útil aqui: "Nenhuma profecia da Escritura provém de particular elucidação''. Isso significa que não podemos interpretar nenhuma passagem bíblica fora do que é dito nas Escrituras sobre o mesmo assunto nem lhe dar nossa própria interpretação. A Bíblia é sua própria intérprete no poder e iluminação do Espírito Santo, que a escreveu.
 
Uma passagem lança luz à outra
 
Então, o que diz a Palavra de Deus sobre o novo nascimento?
Em João 3, o Senhor explica como nascer de novo. Ele fala a respeito de crer no Filho do Homem levantado na cruz "para que todo o que nele crê tenha a vida eterna" (v. 15). Não fala nada sobre batismo.
João 1 nos diz que aqueles que recebem Jesus Cristo e crêem em seu nome são filhos de Deus; "os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus" (w. 12-13). "Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo é nascido de Deus" (1 João 5: 1).
O novo nascimento, portanto, acontece quando se recebe e se crê em Jesus Cristo, o Salvador. É realizado por Deus - não por vontade ou esforços humanos -, que certamente rejeita o batismo feito por homens.
Paulo disse aos coríntios que eles foram gerados "pelo evangelho" (1 Corintios 4: 15).
Tiago escreveu: "Pois, segundo o seu querer, ele nos gerou pela palavra da verdade" (Tiago 1: 18).
Pedro acrescentou com muita clareza: "Fostes regenerados não de semente corruptível, mas de incorruptível, mediante a palavra de Deus ... Ora, esta é a palavra que vos foi evangelizada" (1 Pedro 1:23,25).
Os versículos acima nos ensinam que a nova vida é comunicada pela Palavra de Deus, a palavra do evangelho, em que se crê na alma. O instrumento e o sacramento que o Espírito de Deus usa para gerar o novo nascimento é a Palavra de Deus, não a água batismal. Em concordância com isso, Efésios 5:26 dá um exemplo definitivo da água como símbolo da Palavra de Deus: "Tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra". À luz dessas várias passagens que iluminam João 3:5, só pode haver uma interpretação para "nascer da água e do Espírito".
Neste caso, água tipífica a Palavra de Deus, a mensagem do evangelho de Cristo, esta que o Espírito de Deus usa para realizar o novo nascimento no crente.
Essa é a harmonia bíblica: o novo nascimento, que é necessário para entrar no reino de Deus, é produzido pela Palavra de Deus e comunicado à alma por meio da iluminação e poder do Espírito de Deus. Se o batismo é introduzido nesse contexto, cessa a harmonia e surgem as contradições.
Mais uma passagem precisa ser examinada, a qual algumas pessoas utilizam para ensinar a regeneração por intermédio do batismo. "Não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo sua misericórdia, ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo" (Tito 3:5). Essas pessoas dizem que a lavagem da regeneração é feita pela água do batismo.
Entretanto, o versículo mostra que não é por obras nem por nenhuma outra coisa, mas somente pela misericórdia divina é que somos salvos e regenerados pelo Espírito de Deus. Ler 'água de batismo' nesse versículo é um devaneio e algo sem sentido da mente humana, um arrazoamento nas Escrituras, em vez de das Escrituras, como fez Paulo em Atos 17:2.
 
Boas Obras
 
Quando uma pessoa é salva, não recebe apenas a vida eterna e ó perdão dos pecados; ela é também habitada pelo Espírito Santo e recebe uma nova natureza que é sensível ao ensino e à direção do Espírito.
Portanto, um crente em Cristo é capacitado pela graça a deixar sua luz brilhar diante dos homens para que possam ver suas boas obras e glorificar ao Pai que está nos céus (Mateus 5: 16). Não fazemos boas obras para ser salvos; nós as fazemos porque somos salvos. "Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas" (Efésios 2: 10). 
 
Conclusão
 
Amigo leitor, não é inconfundivelmente claro o que analisamos nas Escrituras Sagradas: que a água do batismo não salva a alma, não produz o novo nascimento, nem a vida divina, pois o propósito do batismo nunca foi esse e ele jamais foi ministrado a alguém nos tempos bíblicos a não ser a crentes professos em Cristo?
Você entende plenamente que a remissão dos pecados e o novo nascimento são obtidos apenas mediante uma fé viva em Cristo e em sua obra expiatória por nossos pecados e de modo algum pelo batismo?
Não dependa do seu batismo nem de nenhuma outra obra religiosa para qualificá-Io para o céu. Tais coisas são edificações sobre areia, acerca das quais o Senhor nos advertiu em Mateus 7:26-27 que se desfarão na tempestade do julgamento e quem nelas descansar ficará perdido para sempre. "Porque pela graça sois salvos, mediante a fé... não de obras" (Efésios 2: 8-9).
Abra mão de suas obras e lance-se sobre a graça e a misericórdia de Deus. "Arrependei-vos e crede no evangelho" (Marcos 1: 15). Então você nascerá de novo pelo Espírito e pela Palavra de Deus, será salvo, regenerado, estará seguro de que verá o reino de Deus e entrará nele, pois é um filho de Deus para toda a eternidade.
Que o Senhor abençoe sua palavra para que ela penetre na sua alma!
 
Complementos
 
As pessoas que foram batizadas por aspersão quando crianças sempre perguntam se devem ser batizadas novamente por imersão quando se convertem e são salvas pela fé em Jesus Cristo.
O batismo é feito em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Isso seguramente é mais importante que qualquer forma errada de batismo.
Alguns respeitáveis professores da Bíblia advertem que essa instituição introdutória ao reino dos céus, à esfera da confissão de fé cristã na Terra, não precisa ser repetido.
Todavia, há indivíduos não satisfeitos com o seu batismo na idade infantil e desejam ser imersos como crentes em Cristo. Pois além da forma e o tempo tenha sido errado, quem os batizou não era uma pessoa salva.
 
OS QUE BATIZAM SOMENTE EM "O NOME DE JESUS”.
 
        Desde que a verdade da parte de Deus existe entre nós, o erro, como uma erva daninha, tem encontrado acolhimento no coração dos simples para germinar. E, o que nos chama a atenção é que, o erro e a heresia surgem justamente de uma aparente verdade. Homens que fazem prevalecer seus pensamentos, suas ideais, seus raciocínios; e assim afugentam e desprezam o Espírito da verdade, entregando-se ao espírito do erro.
 
      O apóstolo Pedro falando desses, disse: “... irmão tende por salvação a longanimidade de nosso Senhor, como também o nosso amado irmão Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada, falando disto, como em todas as suas epístolas, entre as quais há pontos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem e igualmente as outras Escrituras, para sua própria perdição”. (2 Pedro 3: 15-16)
 
    Quando a simplicidade da palavra de Deus é deixada de  lado, e homens maliciosos procuram introduzir as “profundezas de satanás” (Apocalipse 2: 24), ai nascem toda sorte de erro,  heresia, facção, carnalidade e loucura que submergem os homens na perdição e ruína.
 
     Tendo em vista ajudar aqueles que amam a verdade, procurarei esclarecer uma falsa contradição na forma batismal ensinado pelos falsos "mestres", que citam as palavras do Senhor em Mateus 28:19, e a prática dos discípulos em Atos do Apóstolos.
 
     O nosso Senhor Jesus depois da sua morte e ressurreição disse a seus discípulos: “Portanto,  ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-as  a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos. Amém!” (Mateus 28: 19-20). Em o livro dos Atos dos Apóstolos, vemos que as ocorrências batismais, aparentemente, não são pronunciadas conforme a forma estabelecida pelo Senhor. Como podemos explicar isso.
 
     Primeiro, o mais simples: se houve alguma aparente contradição entre a prática dos apóstolos e a ordem clara do Senhor, é ao Senhor que devemos seguir. Obviamente não creio que haja alguma contradição, mas se há alguma dúvida na mente de algum salvo, então a ordem clara do Senhor Jesus “batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo”; deve ser suficiente para nós.
 
    Mas, olhando mais de perto os versículos que parecem apoiar a prática de batismo em nome de Jesus, veremos que a realidade é outra.
 
     Em Atos 10:48 lemos: “E mando que fossem batizados em nome do Senhor”. Isto quer dizer que Pedro, ao batiza-los dizia: “Eu vos batizo em nome do Senhor”, ou que Pedro está dizendo: “Eu mando, com a autoridade do Senhor Jesus, que vocês sejam batizados?” A segunda ação é, gramaticalmente,  tão aceitável quanto a primeira, e encaixa perfeitamente com Mateus 28:19.
 
     Em Atos 2:38, lemos: “E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados”. Novamente,  faz mais sentido pensar que o nome do Senhor Jesus é mencionado aqui, não como representado a fórmula batismal, mas para desafiar estes judeus que, poucos dias antes, haviam crucificado esse mesmo Jesus.
 
    Convém destacar também que as preposições usadas nos três trechos são diferentes:
 
 1°- Mateus 28:19 “EIS”, que significa “em direção a”. “Batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo”.
 
 2°- Atos 2:38  “EPI”, que significa “por”. “Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado por causa do nome de Jesus Cristo”.
 
 3°- Atos 10:48 “EN”, que significa “pelo”. “E mando que fossem batizados pelo nome do Senhor”. (Isto é, Mandou, pelo nome do Senhor, que fossem batizados).
 
      Em Atos 19:5, vemos que Apolo não foi batizado novamente, os doze também não foram. Jesus não recebeu outo batismo que o de João. O que se trata aqui, é que estes doze homens eram ignorantes do significado do batismo de João, no que respeito ao arrependimento, ao messianismo de Jesus, ao Espírito Santos. Por isto Paulo os batizou não tanto como de uma maneira real, no nome ou autoridade o Senhor Jesus, tal como Ele mesmo havia dito em Mateus 28:19, e tal como era o costume apostólico universal. O entendimento apropriado de “Jesus” incluía a todo o resto da tri-unidade (Pai, Filho e Espírito Santo). Em Atos dos Apóstolos capítulo 19, Lucas o escritor, não nos da ali uma fórmula batismal, se não que simplesmente explica que estes homens tinham um objeto adequado de sua fé “Jesus”, e que agora foram realmente batizados.
 
      “Jesus”, este é o nome essencial no batismo cristão. Mas estas passagem em Atos dos Apóstolos dão autoridade para o “ato batismal”, e não a “formula” empregada pelos apóstolos, e ensinada pelo nosso Senhor. “Portanto,  ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-as  a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos. Amém!” (Mateus 28: 19-20).
 
     “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé;
 
e isso não vem de vós; é dom de Deus.
 
Não vem das obras, para que ninguém se glorie.”
 
(Efésios 2: 8-9)
 
 

 

Desenvolvido por Palavras do Evangelho.com