Quando Jesus, como Filho do Homem, vier e sentar-Se no trono de Sua glória, Ele retomará suas conexões judaicas: Ele terá uma noiva judia (Sl 45), bem como uma cristã (Ap 19). Portanto aqueles que ele chama aqui de "irmãos" são judeus que foram enviados no final desse tempo para pregarem "o evangelho do reino" (Mt 24:14) entre as nações depois do traslado da Igreja. O Rei irá considerar o modo como Seus servos tiverem sido recebidos ou rejeitados, e sua mensagem aceita ou desprezada, como se aquilo tivesse sido feito a Ele próprio. O tratamento dado aos servos do Rei e à mensagem que eles levarem é a base do julgamento das nações. Aqueles que aceitaram a mensagem e sujeitaram-se a ela são chamados de "ovelhas", e tomam o seu lugar à destra do Rei, entrando na vida eterna. Todavia, aqueles que rejeitaram e insultaram os mensageiros são chamados de "bodes", e tomam seu lugar à esquerda do Rei, sendo lançados no castigo eterno. A bênção das "ovelhas" e o juízo dos "bodes" é algo definitivo e cabal.
 
Alguns contrastes entre o julgamento das nações e o julgamento dos mortos ajudam a esclarecer as dificuldades que alguns encontram aqui:
 
  1. Ap 20 registra o julgamento de mortos; Mt 25 é o julgamento de vivos;
  2. Ap 20 fala de indivíduos; Mt 25 fala de nações;
  3. Ap 20 tem Deus como Juiz; Mt 25 tem o Filho do Homem;
  4. Ap 20 é o estado eterno; Mt 25 é um julgamento no tempo;
  5. Ap 20 fala apenas de uma classe de pessoas; Mt 25 fala de três classes de pessoas;
  6. Ap 20 mostra livros de obras; Mt 25 não mostra nenhum livro;
  7. Ap 20 tem o seu livro da vida; Mt 25 não tem;
  8. Ap 20 não fala de uma "Vinda"; Mt 25 fala;
  9. Ap 20 fala apenas de Deus e homens; Mt 25 fala do Filho, de homens e de anjos;
  10. Ap 20 mostra os céus e a terra fugindo; Mt 25 mostra que os céus e a terra continuam a existir;
  11. Ap 20 fala de um grande trono branco; Mt 25 fala de um trono de glória.
 
Mateus 25:31-46 = E quando o Filho do homem vier em sua glória, e todos os santos anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória; E todas as nações serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas; E porá as ovelhas à sua direita, mas os bodes à esquerda. Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo; Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me; Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e fostes ver-me. Então os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber? E quando te vimos estrangeiro, e te hospedamos? ou nu, e te vestimos? E quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos ver-te? E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes. Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos; Porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber; Sendo estrangeiro, não me recolhestes; estando nu, não me vestistes; e enfermo, e na prisão, não me visitastes. Então eles também lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, ou com sede, ou estrangeiro, ou nu, ou enfermo, ou na prisão, e não te servimos? Então lhes responderá, dizendo: Em verdade vos digo que, quando a um destes pequeninos o não fizestes, não o fizestes a mim. E irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna.
 
Salmo 45:13-15 = A filha do rei é toda ilustre lá dentro; o seu vestido é entretecido de ouro. Leva-la-ão ao rei com vestidos bordados; as virgens que a acompanham a trarão a ti. Com alegria e regozijo as trarão; elas entrarão no palácio do rei.
 
Apocalipse 19:7-9 = Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe glória; porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou. E foi-lhe dado que se vestisse de linho fino, puro e resplandecente; porque o linho fino são as justiças dos santos. E disse-me: Escreve: Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro. E disse-me: Estas são as verdadeiras palavras de Deus.
 
Mateus 24:14 = E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim.
 
Traduzido de "Future Events and Coming Glories" publicado por Bible Truth Publishers. Traduzido por Mario Persona.
Devo contribuir?
Ao receber o Senhor Jesus Cristo como seu Salvador, uma das primeiras coisas que você irá aprender é que Deus é amor. Como resultado disto, você logo perceberá que o amor precisa de uma forma prática para se expressar. Você aprenderá que há uma relação entre amar e dar. Deus é um Deus que nos dá muitas coisas. Amar e dar estão intimamente ligados nas Escrituras. “O Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim” (Gl 2:20), e “Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito” (Jo 3:16). Continuar Lendo...
Desenvolvido por Palavras do Evangelho.com