E

 

 

Ebal (1) Filho de Jectã, neto de Héber, bisneto de Salé, trineto de Arfaxad e tetraneto de Noé.

Ebal (2) Filho de Sobal e neto de Seir, o horreu.

Ebal (3) O monte Ebal, situado a noroeste de Siquém, na Samaria. O monte Ebal favorece a ressonância da voz e, por isso, era o local escolhido para a promulgação de bênçãos ou maldições.

EBED Filho de Jonatan e descendente de Adin, era o chefe de uma das famílias hebréias que seguiram Esdras no retorno no exílio na Babilônia.

EBEDMELEC Chamado de  “O Cusita”, era um dos oficiais do rei Sedecias. Foi ele quem intercedeu junto ao rei e conseguiu salvar o Profeta Jeremias que havia sido jogado na cisterna da casa de Malquias, filho do rei.

EBER (1) Membro da família de Amoc era o  “Sacerdote Chefe”  de sua família no tempo de Joaquim, o levita filho de Jesus e neto de Sadoc.

Eber (2) Nome que provavelmente indica os povos daquém do rio Eufrates

ECBÁTANA Capital da província persa chamada de “Média”. Foi fundada no século VIII a.C. e atualmente é chamada de Hamadã e situa-se no Irã, o nome atual da Pérsia.

ECLESÍASTES É a tradução grega do termo hebraico Coelet. Ver Coelet.

ECREBEL Localidade mencionada em  “Judite”.  O termo apresenta certa semelhança com a atual Acrabe, aldeia situada ao sul de Siquém. Ecrebel foi a capital de uma região na época do Império Romano.

ED Termo hebraico que significa  “Testemunho”.

Edema Localidade que integrava a área destinada à tribo de Neftali quando ocorreu  a partilha das terras conquistadas pelos hebreus

Eden (1) Filho de Joá e descendente de Gerson e de Levi, foi um dos que purificaram o Templo de Jerusalém que fora aviltado durante o reinado de Acaz. Era o encarregado de distribuir os dízimos aos outros levitas e sacerdotes em sua comunidade.

Eden (2) Palavra do idioma “súmere” que significa: “campo, planície”. A região onde ficava o “Paraíso”. A sua posição geográfica, além da vaga indicação de “estar no oriente da Palestina”, é desconhecida.

EDEN (3) Provavelmente seja a localidade de  “Bet-Adini” que é frequentemente citada nos documentos assírios. Possivelmente, situava-se ao longo das margens do rio Eufrates, ao norte de Karkemis, ou Carquemis.

EDEN (DE TELASSAR) Região citada em  “Isaías” como uma das que foram conquistadas por Senaquerib,  rei da Assíria. A sua localização não é citada.

Eder É citado em "Crônicas" como filho de Mali, neto de Musi, bisneto de Merari , trineto de Levi e tetraneto de Abrão.

EDNA (1) A esposa de Raguel, mãe de Sara e sogra de Tobias. Em algumas versões é chamada de Ana.

Edna (2) Um dos chefes militares durante o reinado de Josafá no "Reino de Judá" .

Edom (1) Termo hebraico que significa: “vermelho”. O território situado ao sul de Moab, a nordeste do Mar Vermelho e ao norte de Madiã. Esse nome derivou do solo da região ser rico em argila vermelha.. Outrora era habitado pelos descendentes de Esaú (irmão de Jacó) e é, também, o nome atribuído aos mesmos. Também é chamado de Edomita.

Edom (2) Rei de Soba (ver Soba) que foi derrotado pelo rei Saul.

EDOMITAS Os descendentes de Esaú, filho de Jacó. Na Idade Clássica eram chamados de “Idumeus”.

Edrai A capital do território de Basan (ver Basan, a planície). Atualmente é chamada de Deraa.

Efa (1) Uma das concubinas de Caleb, o filho de Hesron,  com quem gerou três filhos.

Efa (2) Filho de Jadai e membro do clã de Caleb, o filho de Hesron, neto de Farés e bisneto de Judá.

Efa (3) Filho de Madiã, neto de Abraão e de Cetura, bisneto de Taré, trineto de Nacor e tetraneto de Serug.

Efer (1) Filho de Ezra e membro da tribo de Judá. O texto, em "Crônicas", não fornece mais referências sobre a sua ascendência.

Efer (2) É citado em "Crônicas" na condição de um dos chefes da famílias integrantes da metade da tribo de Manassés instalada na Transjordânia.

Efes Damim Provavelmente é o nome da região que circundava o local onde ocorreu a luta entre Davi e Golias

ÉFESO A metrópole da Jônia (Grécia), situada entre Esmirna e Mileto. Éfeso foi elevada pelos romanos a capital da Ásia “Pro - consular”, graças ao seu duplo ancoradouro e por ser um importante centro comercial. Éfeso celebrizou-se, também e sobretudo, por ter o Templo de Diana, uma das chamadas “Sete Maravilhas do Mundo Antigo”.

Eflal Ver Oflal

Efod Descendente de Manassés e de José e pai de Haniel, um dos chefes da sua tribo.

Efra (1) Localidade que se situava nas proximidades de Betel, ao norte de Jerusalém.

EFRA (2) Localidade que se situava a oeste do rio Jordão, a noroeste de Betsã, no território da tribo de Issacar.

Efraim (1) A outra maneira como é grafado o nome de Apaim. Ver Apaim.

Efraim (2) O segundo filho de José e de Asenet, neto de Jacó, bisneto de Isaac, trineto de Abrão e tetraneto de Taré. Efraim é um vocábulo que vem de uma raiz cujo significado é “ser fecundo, fértil”.

EFRAIM (3) O mesmo que Ofra. Ver Ofra.

Éfrata (1) A fértil região que circunda Belém. Muitas vezes esse nome é aplicado à própria cidade.

Efrata (2) Viúva de Hesron (o filho de Farés e neto de Judá) e a segunda esposa de Caleb, que antes fora o seu enteado.

EFREM Localidade que segundo a opinião mais aceita achava-se a uns 25 km a nordeste de Jerusalém, na região de Betel, onde atualmente encontra-se a aldeia árabe de Et-Táijibe.

Efron (1) Filho do heteu Seor e proprietário da “Gruta de Macpela” onde Sara – mulher de Abrão -  foi sepultada.

Efron (2) O monte Efron. Localidade que, provavelmente, identifica-se com Gefrun, a 4 km ao norte de Camum, onde corre o rio El-Ghafr. Alguns, porém, acreditam corresponder à atual El-Taibe, ao sul de Camum, que anteriormente chamava-se Efre.

EFRON (3) O mesmo que Ofra. Ver Ofra.

EGAI O eunuco que guardava e zelava pelas dependências das mulheres no palácio de Xerxes I, na Pérsia. Egai afeiçou-se a Ester e ajudou-a a ser a escolhida pelo rei.

EGEMÔNIDES O governador da região que ia da Toleimada (Aco) até a terra dos gerrenos. Egemônides foi nomeado por Antíoco V quando este firmou o armistício com Judas Macabeu. Porém, alguns acreditam que esse nome é, na realidade, o titulo do cargo  “Hegemon” que foi dado ao próprio Judas.

Egla Uma das esposas do rei Davi, com quem gerou Jetram ( Jetraam ).

EGLAIM Talvez seja a outra forma de grafar En-Eglaim, localidade situada na margem norte do Mar Morto.

EGLAT SALISIA Termo hebraico que significa  “terceira vitela ou ternária”. Para alguns é o epíteto da localidade chamada Horonaim. Para outros é o nome duma cidade no país de Moab, na Transjordânia.

Eglon (1) Rei em Moab, país situado na Transjordânia, no leste do rio Jordão.

EGLON (2) Localidade que atualmente é chamada de Hibert Aglan, situada a cerca  de 25 km a nordeste de Gaza, nas proximidades do Mediterrâneo.

Eira de Nacon Em “Crônicas” é chamada “Quidon”, provavelmente por equívoco de algum copista. É uma região cuja localização exata não é conhecida, mas acredita-se ser próxima a Jerusalém.

El Amarna Localidade situada às margens do rio Nilo, no Egito. Atualmente é chamada de Tell el-Amarna. Nela, foram encontradas várias inscrições relativas aos acontecimentos narrados na Bíblia. As famosas “tábuas de El Amarna”, numa das quais há uma provável representação de José (o filho de Jacó) representado como o “salvador” do Egito.

El Berit O Templo de El-Berit que não deve ser confundido com o templo de Baal-Berit.

El Betel Nome dado ao lugar onde Deus apareceu a Jacó quando ele fugia de seu irmão, Esaú.

EL KADI Termo árabe que corresponde ao hebraico  “Dã” e que significa  “juiz”.

EL O outro nome dado a Javé.

Ela (1) Chefe de uma região no território de Edom

Ela (2) Filho de Caleb, neto de Jefoné e descendente de Judá. Em "Crônicas" não há menção de suas outras relações de parentesco.

Ela (3) Filho e sucessor de Baasa no governo do "Reino de Israel". Ela reinou por dois anos e foi assassinado por Zambri, um de seus chefes militares, que lhe sucedeu no governo.

Ela (4) É citado em "Crônicas" como filho de Ozi, neto de Macri e descendente de Benjamim.

Elad Filho de Sutala, neto de Efraim, bisneto de José, trineto de Jacó e tetraneto de Isaac.

Elada Filho de Taat, neto de Bared, bisneto de Sutala, trineto de Efraim e tetraneto de José.

Elam (1) Filho de Meselemia e descendente de Coré e de Levi. Era um dos “Porteiros” do Templo em Jerusalém.

Elam (2) Filho de Sasac, neto de Elfaal, bisneto de Saaraim e de Husim e chefe de um dos clãs da tribo de Benjamim.

Elam (3) Filho de Sem,  neto de Noé, bisneto de Lamec, trineto de Matusalém e tetraneto de Henoc.

     ELAM (4) Membro da classe Sacerdotal, foi o ancestral de uma das famílias hebréias que retornaram do exílio na Babilônia.

ELAM (5) País situado a leste/suleste da Babilônia, às margens do Golfo Pérsico. Outrora foi um reino poderoso, mas acabou sendo absorvido pelos persas que ali estabeleceram a sua capital. O Elam vem tendo a sua história revelada pelas escavações executadas em Susa, que era a sua capital. Atualmente é chamado de Arabistão.

ELAMITAS Povo que habitava o país de Elam. Ver Elam.

Elanan Filho de Dodo e natural de Belém era um dos chamados "Heróis de Davi", grupo de proeminentes guerreiros fiéis ao rei Davi.

Elasa (1) Filho de Heles, neto de Azarias, bisneto de Jeú, trineto de Obed, tetraneto de Eflal (Oflal) e descendente de Judá.

Elasa (2) Filho de Rafa (Rafaías), neto de Baana, bisneto de Mosa, trineto de Zamri, tetraneto de Joada e descendente do rei Saul.

ELASA (3) Descendente de Fasur era um dos Sacerdotes na Jerusalém reconstruída após o exílio babilônico.

ELASA (4) Filho de Safan, foi um dos portadores da carta enviada pela Profeta Jeremias aos hebreus deportados na Babilônia.

ELASA (5) Localidade citada em "Macabeus I" que, provavelmente, situava-se nas proximidades de Beret.

Elasar Região da Mesopotâmia. Seu soberano foi um dos participantes da  “guerra dos cinco reis”, citada em  "Gênesis".

ELAT Localidade situada às margens do Mar Vermelho, junto à ponta norte do Golfo de Ácaba, ao sul do deserto de Sin, no país de Edom. De seu nome é que derivou o termo  “Golfo Elanitico”. Atualmente é chamada de Ácaba.

Elcana (1) Filho de Assir, neto de Coré, bisneto de Aminadab, trineto de Caat e tetraneto de Levi. Elcana foi um dos seguidores de Davi quando este fugia do rei Saul.

Elcana (2) O pai de Samuel, o Juiz e Sacerdote. Elcana era filho de Jeroam, neto de Eliú (Eliab), bisneto de Toú (Naat), trineto de Suf (Sofai), tetraneto de Aminadab e descendente de Caat e de Levi. Era casado com duas mulheres: Fenena e Ana. Com Ana é que gerou o Sacerdote.

Elcana (3) Filho de Aimot, neto de Elcana, bisneto de Assir, trineto de Coré, tetraneto de Aminadab e descendente de Caat e de Levi.

Elcana (4) O vice em comando durante o reinado de Acaz no "Reino de Judá". Elcana foi executado por Zecri, afamado guerreiro da tribo de Efraim.

Elcanã (5) Filho de Jair, residente em Belém, foi quem matou o filisteu chamado de “Golias de Sat”.

ELCOS A terra natal do Profeta Naum. Alguns a situam na Galiléia, outros na Judéia, nas proximidades de Bet-Gibrin.

Eldaá Filho de Madiã, neto de Abraão e de Cetura, bisneto de Taré, trineto de Nacor e tetraneto de Serug.

Eldad Um dos setenta anciãos que profetizaram por um breve tempo a pedido de Moisés.

ELEAL (ELEALE) Localidade situada no país de Moab, na Transjordânia, dentro do território da tribo de Rúben.

Eleazar (1) Filho de Mali, neto de Merari, bisneto de Levi, trineto de Jacó e tetraneto de Isaac.

Eleazar (2)Filho de Aarão, sobrinho de Moisés, neto de Aram, bisneto de Caat, trineto de Levi e tetraneto de Jacó. Tal como seu pai, foi um dos escolhidos para a função de Sacerdote.

Eleazar (3) Filho de Dodo “O Aoita”, Eleazar pertencia ao “Grupo dos Três”, a elite máxima das forças militares do rei Davi.

ELEAZAR (4) Apelidado de Avaron ou Avaran era filho de Matatias, neto de João, bisneto de Simeão e descendente de Joarib, da linhagem de Finéias e de Aarão. Era um dos valorosos irmãos Macabeus.

ELEAZAR (5) Eminente escriba, foi um dos que não se sujeitaram a renegar a Javé e aos costumes hebraico, conforme as ordens do dominadores gregos. Eleazar suicidou-se para preservar a integridade de sua fé e servir de exemplo aos mais jovens.

ELEAZAR (6) Filho do Sacerdote Finéias era um dos Sacerdotes que inventariaram as ofertas oferecidas para a reconstrução do Templo em Jerusalém que ocorreu após o retorno do exílio babilônico.

ELEAZAR (7) Irmão de Simão – o Justo -  era um dos Sumos Sacerdotes na época que Alexandre conquistou a Pérsia, permitindo o retorno dos hebreus do exílio babilônico.

ELEAZAR (8) Nome hebraico que significa  “De Deus, o Auxilio”. Eleazar era um dos judeus que combateram nas fileiras de Judas Macabeu contra as tropas de Nicanor. As raízes etimológicas que compõem o seu nome tornaram-se o  “grito de guerra” daqueles hebreus.

Eleazar (OZA) (9) Filho de Abinadab, é citado em “Samuel” como o homem que acolheu em sua residência, em Cariat Jearim, a "Arca da Aliança”  quando a mesma foi devolvida pelos filisteus que a haviam tomado no campo de batalha. Em hebraico, Eleazar pode ser sinônimo de Oza.

ELEAZAR (10) Filho de Eliud, neto de Aquim e descendente da linhagem de Judá. Eleazar foi trisavô de Jesus, o Messias.

ELEUTERO Rio que deságua no mar próximo à Tripole, no hodierno Líbano. Chamado atualmente de Nahr El-Kebir.

Eleuterópolis Ver Bet-Gibrin

Elfaal (1) Filho (ou neto) de Saaraim e de Husim. Elfaal era chefe de um dos clãs da tribo de Benjamim.

ELI (1) Outra forma de nomear Deus. Para alguns, a tradução correta é: “aquele que veio de céu”.

Eli (2) Sacerdote em Silo e pai de Hofni e de Finéias, que, também, eram sacerdotes, mas corruptos e malvistos pelos israelitas. A Eli foi confiado Samuel, que mais tarde viria a sucedê-lo nas funções de Juiz e de Sacerdote de Israel.

ELI (3) Segundo o Evangelho de Lucas, Eli foi o avô paterno de Jesus, o Messias.

ELIA CAPITOLINA Nome dado a Jerusalém pelo imperador romano chamado Adriano. Nesse tempo era proibido o acesso dos judeus à cidade.

Elia É citado em "Crônicas" como filho de Jerimot (Jeroam), neto de Elfaal, bisneto de Saaraim e de Husim e chefe de um dos clãs da tribo de Benjamim.

Eliab (1) Filho de Naat, neto de Sofai, bisneto de Elcana, trineto de Aimot, tetraneto de Elcana e descendente de Caat e de Levi. É citado em "Crônicas" como um dos “Porteiros” do Templo em Jerusalém.

Eliab (2) Filho de Falu, neto de Rúben, bisneto de Jacó, trineto de Isaac e tetraneto de Abrão.

Eliab (3) Filho de Helon e descendente de Zabulon. Era o chefe da tribo de seu antepassado quando da caminhada rumo à “Terra Prometida”.

Eliab (4) Filho de Jessé, neto de Obed, bisneto de Booz, trineto de Salmon (Salma),  tetraneto de Naassom e descendente de Judá.  Era irmão do rei Davi e o chefe da tribo de Judá durante o reinado deste.

Eliab (5) Filho de Joab, era o chefe do exército durante o reinado de Salomão.

Eliab (6) Membro da tribo de Gad, foi um dos que seguiram Davi enquanto ele era perseguido pelo rei Saul.

ELIAB (7) Descendente de Simeão (filho de Jacó) era da linhagem da qual descendeu a heroína Judite. Ver Judite.

Eliaba Natural de Saalbon, foi um dos membros do grupo "Dos Trinta", a guarda pessoal do rei Davi.

Eliacim (1) Filho de Helcias, era o administrador do palácio durante o reinado de Ezequias.

ELIACIM (2) Membro da classe dos Sacerdotes e um dos que retornaram do exílio babilônico e auxiliaram na reconstrução de Jerusalém.

Eliacim (Joaquim) (3) Filho do rei Josias e o sucessor (imposto pelo Faraó Necao) de Joacaz. Eliacim – cujo nome foi mudado pelo Faraó para Joaquim -  tinha vinte e cinco ano quando foi coroado e reinou por onze, em Jerusalém. Sua mãe chamava-se Zebida, era filha de Fadaías e natural de Ruma. Eliacim cometeu vários pecados contra Javé e foi em seu  reinado que Nabucodonosor, rei da Babilônia, invadiu e conquistou o "Reino de Judá". Quando morreu foi sucedido por Jeconias, seu filho.

Eliada Um dos filhos que o rei Davi teve em Jerusalém. Também é chamado de “Baaliada”, porque El = Deus e Baal = Senhor são sinônimos.

Eliaf Filho de Sisa, era um dos secretários durante o reinado de Salomão.

ELIAKIM A outra grafia de Eliacim. Ver Eliacim, filho de Helcias (Helkias) ou Eliacim, filho do rei Josias.

Eliam Natural de Gilo e filho de Aquitofel era um dos componentes do grupo "Dos Trinta", a guarda pessoal do rei Davi.

Elião Termo que significa: “Deus é parente”. Em “Crônicas”, com a inversão dos dois elementos, é escrito “Amiel”, o penúltimo rei de Judá. Ver Amiel.

Elias – PROFETA Natural de Tesbi de Galaad, (daí ser chamado de “Tebista”) o Profeta  Elias foi um ferrenho adversário da política corrupta e da idolatria do rei Acab, da rainha Jezabel e de todo o povo. Durante a sua vida, exerceu grande influência sobre a população e sobre a corte, insistindo na correção dos costumes e na fidelidade a Javé. Segundo a tradição, Elias, que em hebraico significa: “Meus Deus é Javé”,  foi arrebatado aos céus enquanto estava vivo.

ELIAS (1) Descendente de Elam foi um dos chefes de famílias hebréias que retornaram do exílio babilônico.

ELIAS (2) Descendente de Simeão (filho de Jacó) era da linhagem da qual descendeu a heroína Judite. Ver Judite.

ELIAS (3) Sacerdote que descendia de Harim, foi um dos chefes das famílias hebréias que retornaram do exílio babilônico.

Eliasaf (1)  Filho de Lael, descendente de Gerson e de Levi, era o comandante dos Gersonitas.

Eliasaf (2) Filho de Reuel e descendente de Gad, era o chefe da tribo de seu antepassado quando da caminhada rumo à “Terra Prometida”

Eliasib (1) Filho de Elioenai, neto de Naarias, bisneto de Sequenias, trineto de Hananias, tetraneto de Zorobabel e descendente do rei Josias.

ELIASIB (2) Filho de Jojada, neto de Jonatan, bisneto de Jadua e descendente de Levi. Era um dos levitas que serviam no Templo quando da assunção de Davi ao trono de Israel.

ELIASIB (3) Descendente de Zatu,  era o Sumo Sacerdote em Jerusalém quando ocorreu a reconstrução da cidade sob a supervisão de Neemias.

Eliata Filho de Heman e descendente de Levi era um dos “Cantores” do Templo em Jerusalém.

Elica Natural de Harod era um dos componentes do grupo "Dos Trinta", a guarda pessoal do rei Davi.

Elidad Descendente de Benjamim, filho de Caselon e um dos chefes de sua tribo.

Eliel (1) Filho de Sama (Semei),  neto de Elfaal, bisneto de Saaraim e de Husim e chefe de um dos clãs da tribo de Benjamim.

Eliel (2) Filho de Sasac, neto de Elfaal, bisneto de Saaraim e de Husim e chefe de um dos clãs da tribo de Benjamim.

Eliel (3) É citado em "Crônicas" na condição de um dos chefes da famílias integrantes da metade da tribo de Manassés instalada na Transjordânia.

Eliel (4) Membro da tribo de Gad, foi um dos que seguiram Davi enquanto ele era perseguido pelo rei Saul.

Eliel (5) Natural de Maavim (provavelmente seja Manaaim, em Galaad), era um dos chamados "Heróis de Davi", grupo de proeminentes guerreiros fiéis ao rei Davi.

Eliel (6) Natural de Masobia, era um "Heróis de Davi", guerreiros valorosos e fidelíssimos ao rei Davi.

Eliel (7) É citado em "Crônicas" como um dos descendentes de Hebron e de Levi que foram convocados pelo rei Davi para transportar a "Arca da Aliança" de Cariat Jearim para Jerusalém.

Eliel (AMIEL) (8) Pai de Betsabéia, sogro do rei Davi e o avô do rei Salomão. Em "Crônicas" é chamado de Amiel.

      ELIESER (1) Um dos sábios chefes das famílias que compunham a comitiva de Esdras no retorno do exílio babilônico. Junto com outros, foi ele que recrutou em Casifia os levitas que acompanhariam essa comitiva.

Eliezer (2) Filho de Becor, neto de Benjamim, bisneto de Jacó, trineto de Isaac e tetraneto de Abrão.

Eliezer (3) Filho de Moisés, neto de Aram, bisneto de Caat, trineto de Levi e tetraneto de Jacó

Eliezer (4) Filho de Zecri era o chefe da tribo de Rúben durante o reinado de Davi.

Eliezer (5) Natural de Maresa e filho de Dodia, foi quem repreendeu o rei Josafá por ter-se aliado com o ímpio rei Acazias do "Reino de Israel" e por ter construído com a sua parceria os grandes navios.

ELIEZER (6) Descendente de Faros e um dos chefes de famílias hebréias que retornaram do exílio babilônico.

ELIEZER (7) Descendente de Harim, foi um dos chefes dos hebreus na época da libertação do jugo da Babilônia.

ELIEZER (8) Sacerdote que descendia de Jesus – filho de Josédec – e um dos líderes dos judeus alforriados do cativeiro na Babilônia.

Eliezer de Damasco Um dos servos de Abrão.

Elifal Filho de Ur (Hur) era um dos chamados "Heróis de Davi", grupo de proeminentes guerreiros fiéis ao rei Davi.

Elifalet (1) Filho de Asbaí e natural de Bet-Maaca era um dos componentes do grupo "Dos Trinta", a guarda pessoal do rei Davi.

    Elifalet (2) Filho de Davi, neto de Jessé, bisneto de Obed, trineto de Booz, tetraneto de Salmon e descendente de Judá. Foi um dos filhos que Davi teve em Jerusalém.

Elifalet (3) Filho de Esec, neto de Elasa, bisneto de Rafa, trineto de Banaa, tetraneto de Mosa e descendente do rei Saul e de Benjamim.

Elifalu Descendente de Levi, era um dos membros da classe dos  “Porteiros” do Templo, em Jerusalém.

ELIFAZ (1) Um dos amigos de Jó que foram consolá-lo pela morte de seus filhos, pela sua ruína e pela sua enfermidade. Chamado de  “Rei” em algumas versões, era oriundo de Temã, um povoado (ou uma tribo) da Iduméia,

Elifaz (2) Filho de Esaú e de Ada, neto de Isaac, bisneto de Abrão, trineto de Taré e tetraneto de Nacor.

ELIFELET (1) Descendente de Adonicam era o chefe de uma das famílias que seguiram Esdras no retorno do exílio na Babilônia.

ELIFELET (2) Descendente de Hasum foi um dos chefes de famílias hebréias que retornaram do exílio babilônico.

Elim Região onde os hebreus acamparam após saírem de Mara. Era guarnecida com doze fontes de água e setenta palmeiras. Esse nome é usado para designar as grandes árvores ( carvalhos, terebintos ou palmeiras) que, provavelmente, abundariam no local.

ELIMAIDA A forma grega do nome do antigo país chamado Elam. Ver Elam.

ELIMAS O mesmo que Barjesus. Ver Barjesus.

Elimelec Natural de Belém, marido de Noemi, pai de Maalon e Quelion  e imigrante no país de Moab foi o sogro de Rute (que enviuvou de Maalon), a bisavó do rei Davi.

Elioenai (1) Filho de Sama (Semei), neto de Elfaal, bisneto de Saaraim e de Husim e chefe de um dos clãs da tribo de Benjamim.

Elioenai (2) Filho de Becor, neto de Benjamim, bisneto de Jacó, trineto de Isaac e tetraneto de Abrão.

Elioenai (3) Filho de Naarias, neto de Sequenias, bisneto de Hananias, trineto de Zorobabel, tetraneto de Fadaías e descendente do rei Josias.

Elioenai (4) Descendente de Simeão e um dos proeminentes líderes de sua tribo.

Elioenai (5) Filho de Meselemia e descendente de Coré e de Levi. Era um dos “Porteiros” do Templo em Jerusalém.

ELIOENAI (6) Descendente de Fasur e membro da classe dos Sacerdotes foi um dos que retornaram do exílio babilônico e auxiliaram na reconstrução de Jerusalém.

ELIOENAI (7) Filho de Zaraías e descendente de Faat-Moab era o chefe de uma das famílias que seguiram Esdras no retorno no exílio na Babilônia.

ELIONENAI (8) Descendente de Zatu era o chefe de uma das famílias que seguiram Esdras após o exílio na Babilônia.

Elisa (1) Filho de Javan, neto de Jafé, bisneto de Noé, trineto de Lamec e tetraneto de Matusalém.

ELISA (2) Provavelmente seja o mesmo que a  “Alásia” citada nas cartas de Tel – El – Amarna, o outro nome da ilha de Chipre.

ELISABETE Tia materna da Virgem Maria e esposa de Zacarias que foi o preceptor da mesma enquanto ela esteve no Templo.

Elisafã (1) Descendente de Zabulon, filho de Farnac e chefe de sua tribo.

Elisafã (ELISÃ) (2) Filho de Oziel, sobrinho de Moisés, neto de Caat, bisneto de Levi, trineto de Jaco,  tetraneto de Isaac e chefe dos Caatitas.

Elisafat Filho de Zecri, foi um dos chefes militares convocados pelo sacerdote Jojada para destituir a rainha Atalia do trono e coroar Joás, filho de Acazias, em seu lugar.

Elisama (1) Filho de Amiud, neto de Laadan, bisneto de Taan, trineto de Tale, tetraneto de Resef e descendente de Efraim e de José. Era o chefe da tribo de seu antepassado quando da caminhada rumo à “Terra Prometida”.

Elisama (2) Filho de Davi, neto de Jessé, bisneto de Obed, trineto de Booz, tetraneto de Salmon e descendente de Judá. Elisama foi um dos filhos que Davi teve em Jerusalém.

Elisama (3) Filho de Jecamias (Icamias), neto de Selum, bisneto de Sismai, trineto de Elasa, tetraneto de Heles e descendente de Jerameel e de Judá.

Elisama (4) Pai de Natanias e avô de Ismal que foi um dos assassinos do governador Godolias.

Elisama (5) Um dos Sacerdotes encarregados pelo rei Josafá de pregar a “Lei de Javé” ao povo e, assim, exterminar a idolatria.

ELISAMA (6) O Secretário da corte do rei Eliacim na época do Profeta Jeremias.

Eliseu – profeta Filho de Safat e natural  de Abel-Meúla, era discípulo do Profeta Elias. Com o arrebatamento de Elias aos céus, Eliseu herdou os seus dons e tornou-se figura destacada e respeitada  pelos populares e pelos líderes hebreus.

     Elisua Filho de Davi, neto de Jessé, bisneto de Obed, trineto de Booz, tetraneto de Salmon e descendente de Judá. Elisua foi um dos filhos que Davi teve em Jerusalém. Também é chamado de Noge.

Elisur Filho de Sedeur e descendente de Ruben. Era o chefe da tribo de seu antepassado quando da caminhada rumo à “Terra Prometida”

Eliu (1) Membro da tribo de Manassés, foi um dos que seguiram Davi enquanto ele era perseguido pelo rei Saul.

Eliú (2) O mesmo que Eliab. Ver Eliab.

Eliú (3) Filho de Jozabad, neto de Obed-Edom e descendente de Coré e de Levi. Era um dos “Porteiros” do Templo em Jerusalém.

ELIÚ (4) Filho de Baraquel e descendente de Buz (irmão de Hes) foi o jovem que contra argumentou com Jó quando esse questionava a justiça divina.

ELIUD Filho de Aquim e descendente da linhagem do rei Davi, Eliud foi o tetravô de Jesus, o Messias.

Elmelec (ELMELEQUE) Localidade que integrava a área destinada à tribo de Aser quando ocorreu  a partilha das terras conquistadas pelos hebreus

Elmodad (ALMODAD) Filho de Jectã, neto de Héber, bisneto de Salé, trineto de Arfaxad e tetraneto de Noé.

Elmon Deblataim Uma das localidades onde os hebreus acamparam durante a marcha em busca da “Terra Prometida”

Elnata Pai de Noesta e o avô materno do rei Jeconias, o sucessor do rei Eliacim.

ELNATAN (1) Um dos sábios chefes das famílias que compunham a comitiva de Esdras no retorno do exílio babilônico. Junto com outros, foi ele que recrutou em Casifia os levitas que acompanhariam essa comitiva.

ELNATAN (2) Filho de Acbor, era um dos altos dignitários da corte do rei Eliacim na época do Profeta Jeremias. Também foi um dos captores do vidente Urias. Ver Urias, filho de Semaías.

ELOAH O outro nome dado a Javé.

ELOIM (ELOHIM) O outro nome dado a Javé. Esse termo hebraico significa: “espírito”.

Elon (1) Descendente de Zabulon, foi um dos  “Juizes Menores”, função que desempenhou por cerca  de dez anos.

Elon (2) Localidade que integrava a área destinada à tribo de Dã quando ocorreu  a partilha das terras conquistadas pelos hebreus. Era uma “Cidade Levitica” cedida aos descendentes de Caat, os caatitas.

Elon (3) Pai de Basemat e sogro de Esaú, o filho de Isaac e irmão de Jacó.

Eltece Localidade que integrava a área destinada à tribo de Dã. “Cidade refúgio” cedida os levitas que descendiam de Caat, os Caatitas

Eltolad Localidade pertencente ao território da tribo de Simeão. Situava-se no extremo sul, rumo à fronteira de Edom, no Negueb

ELUL O sexto mês do ano religioso e o último do ano civil. Corresponde a parte de Agosto e a parte de Setembro.

Eluzai Natural de Haruf e membro da tribo de Benjamim, foi um dos que seguiram Davi enquanto ele era perseguido pelo rei Saul.

Elzabad O mesmo que JoSabád. Ver JoSabád.

Elzedab Membro da tribo de Gad, foi um dos que seguiram Davi enquanto ele era perseguido pelo rei Saul.

Emã Um dos grandes sábios que são citados em “Reis” para comparar e enaltecer a inteligência superior de Salomão.

Emam Filho de Lotã e neto de Seir, o horreu.

EMANUEL Nome hebraico que significa “Deus Conosco”’.  Indica sempre uma assistência eficaz da palavra divina e em “Isaías” indica a divindade do “Messias” na profecia sobre o nascimento de Jesus.

Emat Ver Hamat, localidade da Celessíria.

Emateu Povo descendente de Canaã que habitava no território de Emat (Hamat).

EMAÚS Localidade que conforme Lucas, o Evangelista, situava-se a pouca distância de Jerusalém. Na estrada que unia a ambas foi que Jesus, o Messias ressuscitado apareceu a dois de seus seguidores. Entre os nomes de lugares que se assemelham a Emaús só se conhece, na Palestina hodierna, a localidade chamada de Amuás, próxima da estrada que liga Jerusalém a Jafa, mas que dista mais de 30 km de Jerusalém, o que parece tornar-lhe improvável como o local daquela aparição. Outrossim, a aldeia de El Kubébe, a curta distância a noroeste de Jerusalém passou, a partir da 1a Cruzada, a ser considerada como o lugar da manifestação de Jesus.

EMEC CASIS O mesmo que Amec Casis. Ver Amec Casis

Emer (1) Levita que descendia de Caat e que exercia as funções de Sacerdote no Templo de Jerusalém quando da assunção do rei Davi ao trono de Israel.

       EMER (IMER) (2) Localidade  citada em "Esdras"  como a morada de um grupo de hebreus que retornaram do exílio babilônico. Não há indicação sobre a sua localização e nem sobre a descendência de seus habitantes.

EN GANIM Localidade situada no ângulo sudeste da planície de Esdrelon, ao sul de Jezrael (de Issacar). Atualmente é chamada de Genin.

En Hada (HARAD) Localidade que se situava no sul de Jezrael, no território da tribo de Issacar.

En Harod A fonte de En-Harod geralmente é indicada como a atual Ain Jalud, abaixo da ponta noroeste do Monte Gelbóe, na serra da Samaria.

En Hasor Localidade que integrava a área destinada à tribo de Neftali quando ocorreu  a partilha das terras conquistadas pelos hebreus

En Mispat Termo hebraico que significa “Fonte do Juízo”. É o antigo nome de Cades. Ver Cades.

En Roguel Localidade que se situava a noroeste de Jericó.

EN SAMES Ou  “Fonte do Sol”.  Localidade que talvez seja a hodierna Ain El Hod, na direção de Betânia, a noroeste de Jericó.

Enã Descendente de Neftali e pai de Aíra que era o chefe da tribo de seu antepassado durante o Êxodo

Enac Amalecita, habitante de Hebron e pai de Aimã, Sesai e Tolmai. O ancestral dos enacins.

Enaim Localidade que fica no caminho de Tamna, no território que coube à tribo de Judá,  na região das planícies.

ENCAENIA O nome grego da celebração instituída por Judas Macabeu em comemoração à purificação do Templo, após as vitórias contra os Selêucidas. Seu nome original era Hanuca, mas com o passar do tempo essa festa foi sendo esquecida.

Endor Localidade que se situava na vertente norte do monte Ed-Dahi, entre o sul do Monte Carmelo e o rio Jordão.

ENEGLAIM Localidade que provavelmente situava-se no ângulo noroeste do lugar que atualmente é chamado de Ain Fesha.

ENÉIAS Habitante de Lida e paralítico há oito anos que foi curado pelo Senhor através do Apóstolo Pedro.

Engadi Localidade situada à margem ocidental do Mar Morto, próxima à metade de sua extensão longitudinal. Atualmente é chamada de Ain-Gidi.

ENOCH  O mesmo que Henoc. Ver Henoc.

ENOM e SALIM Localidades que provavelmente relacionam-se com as hodiernas En Ed-Deir e Tell Sarem, situadas respectivamente a 12 e a 7 km ao sul de Beisan. Enon é um nome hebraico que significa: “abundância de água”.

ENOM O vale do Enom. Ver  Vale do Enom.

ENOPARAS Um dos afluentes do rio Oronte. Atualmente é chamado de Nahr Afrin.

Enós Filho de Set e neto de Adão e Eva. Foi ele o primeiro a invocar o nome de Javé, ou seja, a prestar culto religioso ao Senhor.

ENRIMON Localidade citada em  “Neemias” como o domicilio dos descendente de Judá que retornaram do exílio babilônico. A sua localização exata é desconhecida.

EPAFRAS O fundador da Igreja Cristã em Colossos. Epafras foi um gentio que se converteu através do Apóstolo Paulo enquanto este estava em Éfeso, no decurso de sua terceira viagem apostólica.

EPAFRODITO Ardoroso cristão da Igreja de Felipos, foi o escolhido para levar a ajuda que a Igreja enviava ao Apóstolo Paulo que, na ocasião, encontrava-se aprisionado. Epafrodito, após cumprir sua missão adoeceu e só após o seu restabelecimento é que pôde portar a Epístola aos Felipenses.

EPÉNETO Judeu que foi conquistado pelo Apóstolo Paulo que lhe dedicava um carinho especial chamando-o de “sua primícia da Ásia em Cristo”.

ERASTO Discípulo do Apóstolo Paulo e o tesoureiro da comunidade cristã de Corinto. Ressalva-se que o nome “Erasto” era muito comum e pode ter sido usado por diferentes pessoas.

Esaã Localidade pertencente ao território da tribo de Judá que se situava na região de montanhas

Esaú Nome hebraico que significa: “hisurto, peludo”. Esaú foi o filho primogênito de Isaac e de Rebeca, neto de Abrão, bisneto de Taré, trineto de Nacor e tetraneto de Sarug. Era irmão de Jacó, mas a sua descendência (que herdou o território de Edom) não teve a mesma importância na história bíblica.

Esbon Filho de Bela, neto de Benjamim, bisneto de Jacó, trineto de Isaac e tetraneto de Abrão.

ESCADA DE TIRO  O promontório rochoso que se situava entre Toleimada (ou Aco) e Tiro. Atualmente é chamado de Ras En-Nakura.

ESCEVAS O Sacerdote Chefe dos judeus de Éfeso. Seus filhos eram exorcistas fraudadores e ao usarem indevidamente o nome de Jesus foram severamente castigados por um homem que estava endemoniado.

Escol  Conforme citação em "Gênesis", um dos soberanos que foram aliados de Abrão.

ESCRIBAS Os doutores que interpretavam a “Lei de Moisés”. Em geral eram bons professores, mas viviam distantes da retidão e da piedade que ensinavam.

ESDRAS (1) Filho de Saraías, neto de Azarias, bisneto de Helkias, trineto de Salum, tetraneto de Sadoc e descendente da linhagem de Eleazar, filho de Aarão. Esdras era Sacerdote e um Doutor da “Lei de Javé” entregue a Moisés. No 7o ano do reinado de Artaxerxes I (458 a.C.) partiu da Babilônia para Jerusalém levando consigo os outros Sacerdotes, os Levitas, os Cantores e os “Porteiros” do Templo, os Oblatos e colocou em vigor as normas religiosas e civis entre os israelitas retornados do exílio babilônico, fazendo a reconstrução das estruturas judaicas. Esdras era o Sumo Sacerdote na época em que Neemias era o Governador da Jerusalém reconstruída.

ESDRAS (2) Um dos líderes da classe dos Sacerdotes que voltaram do exílio babilônico sob a liderança de Zorobabel. Esdras foi o ascendente de Mesulam e o escriba durante o governo de Neemias.

Esdrelon (1) A planície de Esdrelon que, atualmente, é chamada de Merg Ibn Amir. Vai do Mediterrâneo, baia de Acre ou Aco, atinge o vale do rio Jordão, separa a Galiléia da Samaria e diferencia-se da Judéia pela menor altitude geográfica.

ESDRELON (2) É a forma grega do nome de Jezreel ou Jezrael, cidade mencionada com freqüência, sobretudo em “Reis”. Dela é que se originou o nome da maior planície da Judéia (ver Esdrelon, a planície).

ESDRIM Em hebraico grafa-se  “Ezri” que é a contração de Azarias.

Esebã Filho de Dison e neto de Seir, o horreu.

Esec Irmão de Asel, filho de Elasa, neto de Rafa, bisneto de Banaa, trineto de Mosa, tetraneto de Zamri e descendente do rei Saul.

Esem Localidade pertencente ao território da tribo de Judá. Situava-se no extremo sul, rumo à fronteira de Edom, no Negueb

Eser Filho do horreu Seir e ancestral de Balaã, Zavã e Acã.

Eses Filho de Elasa, neto de Rafa, bisneto de Banaa, trineto de Mosa, tetraneto de Zamri e descendente do rei Saul.

ESMIRNA Principal porto da Ásia Menor no mar Egeu. Subsiste atualmente nas ruínas da antiga cidade que se localizam na hodierna Izmir, na Turquia. Nela havia numerosa colônia de judeus que frequentemente ocasionavam entreveros com os novos cristãos.

Esna Localidade pertencente ao território da tribo de Judá. Situava-se na região de planícies

ESORA A forma grega de Hasor. Pode-se identificá-la com Baal-Hasor  que é o pico mais alto da Samaria, situado no caminho entre Siquém e Jerusalém.

Esplendor de Israel  Epíteto de Javé

Esriel Filho de Galaad, neto de Maquir, bisneto de Manassés, trineto de José e tetraneto de Jacó

ESSÊNIOS Grupo resultante da fusão entre os Sacerdotes dissidentes do clero de Jerusalém e os leigos exilados. Na época de Jesus, o Messias viviam em comunidades onde levavam vida monástica e cultivavam a pretensão de ser o verdadeiro “povo eleito”. Após deixarem Jerusalém passaram a viver em grutas em busca de seu ideal ascético.

Estaol Provavelmente é a localidade que atualmente é chamada de Esua, distante alguns quilômetros a leste de Sorec e situada a noroeste de Belém.

Estaolitas Os habitantes de Estaol. Ver Estaol.

ESTÁQUIS Fiel discípulo e companheiro generoso do Apóstolo Paulo.

ESTÉFANAS Membro da delegação de Corinto que se dirigiu a Éfeso, onde o Apóstolo Paulo estava domiciliado, para pedir-lhe a solução para várias divergências que haviam na comunidade corintía. Estéfanas é a forma contraída de um derivado do nome próprio “Estéfanos”.

Estemo (a) Localidade que se situava a leste de Siceleg, a noroeste de Arad, no sul da Palestina.

Estemoa Filho de Odaia, neto de Caleb, bisneto de Jefoné e descendente de Judá. Estemoa era chamado de “O Macateu”, numa provável alusão a um (a) antepassado (a) chamado (a) Maaca.

ESTEPES DE JERICÓ A região do vale do rio Jordão adjacente a Jericó.

ESTER Sobrinha (ou prima) de Mardoqueu, que a adotou quando ela ficou órfã. Ester descendia, pela linhagem de Benjamim, dos hebreus que foram deportados para a Babilônia por Nabucodonosor. Obedecendo ao edital do rei Xerxes (da Pérsia) para a escolha da mulher que substituísse a rainha Vasti (destituída do casamento e de seu posto por desobedecer a uma ordem do rei), Ester apresentou-se no palácio e graças à sua beleza e simpatia conquistou o rei que a desposou e fê-la rainha. Posteriormente, sabendo que Amã – ministro do soberano, seu marido -  planejara o extermínio dos judeus e que usara de intrigas para obter a aprovação real, Ester intercedeu junto ao rei, mesmo com o risco de sua própria vida, e salvou o povo hebreu daquele massacre. A data em que o edital do rei foi alterado, livrando os judeus do perigo, passou a ser celebrada com a “Festa do Purim”.

ESTEVÃO Eleito como Diácono, junto com outros seis, dentre os discípulos que seguiam os Apóstolos, Estevão sobressaiu-se por suas excelsas virtudes, as quais lhe trouxeram as dádivas do Espírito Santo o que lhe deu meios para realizar grandes obras e prodígios. Esses prodígios, porém, atraíram a ira dos membros do Sinédrio e doutros hebreus e, destarte,  após ter feito um célebre discurso foi apedrejado até a morte por uma turba instigada pelos Rabinos e outros líderes, dentre os quais se achava Saulo que, posteriormente, converteu-se ao Cristianismo e,  já com o nome de Paulo, tornou-se um de seus maiores divulgadores.

Eston Filho de Calub, neto de Madmena, bisneto de Saaf, trineto de Jadai,  membro do clã de Caleb, filho de Hesron, e descendente de Judá. Eston foi o ancestral das famílias de Rafa, Fasé e Teína.

Estrada do Arabá Situada no vale do rio Jordão, era o caminho mais cômodo entre Manaaim e Hebron.

Etacasim (ECTASIN) Localidade que integrava a área destinada à tribo de Zabulon quando ocorreu  a partilha das terras conquistadas pelos hebreus

Etaí (1) Filho de Ribaí e natural de Gabaá de Benjamim era um dos chamados "Heróis de Davi", grupo de proeminentes guerreiros fiéis ao rei Davi.

Etaí (2) Membro da tribo de Gad, foi um dos que seguiram Davi enquanto ele era perseguido pelo rei Saul. Era um hábil e corajoso guerreiro.

Etaí (3) Um dos ministros do rei Davi. É chamado de “O Gateu” por ser natural de Gat.

Etam  (ETÃ) (1) Filho de Zara, neto de Judá e de Tamar, bisneto de Jacó, trineto de Isaac e tetraneto de Abrão. Chamado “O ezraíta” era um dos grandes sábios que são citados em “Reis” para comparar e enaltecer a inteligência superior de Salomão.

ETAM (2)  Localidade situada a sudoeste de Belém. Esse nome parece ter sido adaptado  do termo egípcio  “Khetem” que significa: “fortaleza”. Atualmente é chamada de Ain’Atan.

Etam (3) Localidade do território da tribo de Simeão. Situava-se na região de montanhas e a “caverna do rochedo de Etam”, provavelmente é uma das várias cavernas que ainda existem no lado ocidental da montanha da Judéia, situada a 2 km a oeste de Artuf e a 4,5 km a leste de Bet-Gemal.

Etan (1) Filho de Cusi (Cusaia), neto de Abdi, bisneto de Maluc, trineto de Hasabias, tetraneto de Amasias e descendente de Merari e de Levi. Quando das celebrações pelo fato da "Arca da Aliança" estar em Jerusalém, Etam e os seus parentes foram encarregados pelo rei Davi de louvarem a Javé. Eram os “cantores” do Templo.

Etan (2) Filho de Zama, neto de Semei, bisneto de Jaat, trineto de Gerson e tetraneto de Levi.

Etanim Nome de um mês, segundo a mais antiga nomenclatura, que posteriormente foi substituídos por números ordinais. Era usado pelos hebreus,  pelos fenícios e por outros povos da Antiguidade.

Etbaal Rei dos Sidônios, pai de Jezabel e sogro de Acab o soberano do "Reino de Israel". Foi o sexto sucessor de Hiram no trono de Tiro.

ETEEL Filho de Isaías e descendente de Benjamim. Era um dos líderes dos hebreus que se estabeleceram na Jerusalém reconstruída durante o governo de Neemias, após o exílio babilônico.

Etei Ver Atai

Eter Localidade pertencente ao território da tribo de Judá. Situava-se na região de planícies.

Etnam Filho de Hur e de Halaa, neto de Caleb, bisneto de Hesron, trineto de Farés e tetraneto de Judá.

EUBULO Discípulo de Paulo a quem amparou quando da primeira prisão de Apóstolo em Roma.

EUCARISTIA A transformação do pão e do vinho em corpo e sangue do Messias que ocorreu na Santa Ceia.

Eud Filho de Balan, neto de Jadiael, bisneto de Benjamim, trineto de Jacó e tetraneto de Isaac.

Eufrates Rio que nasce na Armênia e que margeava a Mesopotâmia (no atual Iraque).

EUMENES Rei de Pérgamo que recebeu dos romanos grande parte do território que antes era governado por Antíoco III – O Grande.

EUNICE A mãe de Timóteo, o discípulo do Apóstolo Paulo. Ver Timóteo.

EUPÓLEMO Provavelmente é o escritor sobre assuntos judaicos (em grego)  de quem Clemente Alexandrino e Eusébio resgataram alguns textos. Era filho de João, neto de Aco e,  junto com Jasão, foi um dos embaixadores enviados a Roma, por ordem de Judas Macabeu, para travar alianças com os romanos. Eupolemo era membro da linhagem dos Sacerdotes.

EURAQUILÃO Turbilhão de dois ventos coincidentes e constratantes. O primeiro vindo do oeste e o segundo do nordeste. Era o mais temido pelos antigos navegadores.

EUTICO Jovem ouvinte das pregações do Apóstolo Paulo em Trôade que caiu em profundo sono e despencou do 3o andar do edifício onde acontecia a prédica. Eutico foi ressuscitado pelo Apóstolo num milagre semelhante aos operados pelos Profetas Elias e Elizeu.

Eva A primeira mulher, criada a partir de uma vértebra de Adão. Em hebraico, esse nome,  vem de uma raiz que significa: “vida, viver”.

Evi Rei de Madiã que foi um dos derrotados pelos hebreus.

Evil Merodac Rei da Babilônia que anistiou Jeconias, o soberano do "Reino de Judá", e o amparou até o fim da vida.

EVÓDIA Mulher que habitava em Felipos e que se tornou uma das mais ardorosas cristãs.

EXÍLIO ASSIRIO Em 722-721 a.C., Sargão II (sucessor de Tiglatpileser IV, no trono da Assíria),  dominou o "Reino de Israel" e exilou grande parte do povo e a corte real para a Assíria. A repatriação desses hebreus só viria acontecer por volta de 538-458 a.C. e de forma parcial e sucessiva.

EXÍLIO BABILÔNICO O chamado  “Império Neo Babilônico”, liderado por Nabucodonosor II, em 586 a.C. dominou o "Reino de Judá" e exilou a maioria da população que só seria libertada em c.559 a.C. quando Ciro – Imperador Persa – derrotou os babilônios.

Ezequias (1) Filho de Naarias, neto de Sequenias, bisneto de Hananias, trineto de Zorobabel, tetraneto de Fadaías e descendente do rei Josias.

Ezequias (2) Filho de Salum, foi um dos habitantes proeminentes do "Reino de Israel" que se opuseram à intenção de se escravizar os cativos do "Reino de Judá", na época da guerra movida e perdida pelo rei Acaz, do "Reino de Judá".

Ezequias (3) Filho e sucessor de Acaz no trono do "Reino de Judá". Ezequias tinha vinte e cinco anos quando subiu ao trono e reinou por vinte e nove, em Jerusalém. Sua mãe chamava-se Abia e era filha de Zacarias. Ezequias foi fiel a Javé e rebelou-se contra a Assíria e derrotou os filisteus. Quando morreu foi sucedido por Manassés, seu filho.

EZEQUIAS (4) Pai de Amarias, avô de Godolias, bisavô de Cusi e trisavô do Profeta Sofonias.

EZEQUIEL – PROFETA Filho do Sacerdote Buzi e membro da classe dos Sacerdotes, Ezequiel foi contemporâneo do Profeta Jeremias, na época do exílio assírio. Em 597 a.C., antes de ter completado trinta anos, foi deportado para a Caldéia juntamente com o rei Jeconias e permaneceu no exílio até 571-561 a.C., quando morreu. Todas as suas visões vinculam-se aos acontecimentos de sua época: o castigo de Javé, a idolatria que o motivou e a promessa de redenção.

Ezequiel Levita que descendia de Caat e que exercia as funções de Sacerdote no Templo de Jerusalém quando da assunção do rei Davi ao trono de Israel.

Ezer (1) Em "Crônicas" é citado como filho do pai de Etam, ou seja, Zara. Porém,  os termos "filho, pai etc." na Bíblia podem ter o sentido mais amplo que o da simples relação de parentesco. Todavia, é certo que descendia de Judá.

Ezer (2) Filho de Sutala, neto de Efraim, bisneto de José, trineto de Jacó e tetraneto de Isaac.

Ezer (3) Membro da tribo de Gad e um de seus chefes. Foi um dos que seguiram Davi enquanto ele era perseguido pelo rei Saul.

EZER (4) Descendente de Jesus (filho de Josédec) e de Levi, era Sacerdote e o chefe do distrito de Masfa. Foi um dos que ajudaram na reconstrução de Jerusalém, após o exílio babilônico, sob a supervisão de Neemias.

Ezra É citado em "Crônicas" como membro da tribo de Judá, mas não há menção sobre a sua descendência direta.

Ezri Filho de Quelub era o supervisor dos agricultores durante o reinado do rei Davi.

Ezricam (1) Filho de Asel, neto de Elasa, bisneto de Rafa, trineto de Banaa, tetraneto de Mosa e descendente do rei Saul.

Ezricam (2) Filho de Naarias, neto de Sequenias, bisneto de Hananias, trineto de Zorobabel, tetraneto de Fadaías e descendente do rei Josias.

Ezricam (3) Chefe do palácio real durante o reinado de Acaz no "Reino de Judá". Ezricam foi executado por Zecri, afamado guerreiro da tribo de Efraim.

Ezricam (4) Filho de Hasebia e descendente de Merari e de Levi.

Ezriel (1) Um dos chefes da famílias integrantes da metade da tribo de Manassés instalada na Transjordânia.

Ezriel (2) Filho de Jeroam, era o chefe da tribo de Dã durante o reinado do rei Davi.


 

Devo contribuir?
Ao receber o Senhor Jesus Cristo como seu Salvador, uma das primeiras coisas que você irá aprender é que Deus é amor. Como resultado disto, você logo perceberá que o amor precisa de uma forma prática para se expressar. Você aprenderá que há uma relação entre amar e dar. Deus é um Deus que nos dá muitas coisas. Amar e dar estão intimamente ligados nas Escrituras. “O Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim” (Gl 2:20), e “Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito” (Jo 3:16). Continuar Lendo...
Desenvolvido por Palavras do Evangelho.com