A PESSOA DE SATANÁS

Embora o propósito deste artigo não seja aquele que produzirá mais enriquecimento espiritual, é, no entanto, necessário conhecer o que a Palavra de Deus nos diz acerca de Satanás. Mesmo estando cientes da sua astúcia, do seu poder e da sua constante atividade, devemos estar prevenidos para não sermos surpreendidos nos seus ardis. E sabendo também que este adversário foi vencido por Jesus, nosso Salvador, devemos fortificar-nos para lhe resistirmos, mas sem, contudo, o desafiarmos, pois ele é mais forte do que nós. Todavia, com Jesus, seremos sempre vencedores.
 
a). A sua Origem
A Palavra de Deus pouco nos diz acerca de Satanás, e as poucas passagens que dele nos falam fazem-no de forma velada - e mais particularmente aquelas que fazem alusão ao seu estado original. Sob a figura do rei de Babilônia, em Isaías 14, é-nos descrito com o título que lhe é dado: "Como caíste do Céu, ó estrela da manhã, filho da alva!" (v. 12).
Sob a figura do rei de Tiro, Ezequiel diz-nos algo mais acerca daquele que tinha sido criado em perfeita formosura, mas cujo orgulho o fez sucumbir: "Tu és o sinete da perfeição, cheio de sabedoria e formosura. Estavas no Eden, jardim de Deus; de todas as pedras preciosas te cobrias... Tu eras querubim ungido para proteger, e te estabeleci; permanecias no monte santo de Deus... Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniquidade em ti" (Ezequiel 28:12-15). Estas passagens, apesar do mistério que as envolve, dizem-nos que Satanás era um anjo glorioso, quando foi criado. A dignidade que então lhe fora conferida proíbe aos próprios anjos do Senhor uma atitude injuriosa contra ele. (Veja-se 2. de Pedro 2:11 e Judas 8-9). As capacidades que lhe foram dadas continuam sendo suas, o que torna mais perigosa a sua perversa atividade.
 
b). A sua Queda
A queda de Satanás, tal como a sua origem, só nos é indicada de uma forma muito velada.
Dando instruções a Timóteo, no que respeita ao estabelecimento de anciãos, o apóstolo Paulo diz que: "Não seja neófito, para que, ensoberbecendo-se, não caia na condenação do diabo" (1.Timóteo 3:6). Qual foi, pois, essa falta que de um anjo de glória fez um ser profano, abjecto é abominável? Os mesmos testemunhos de Isaías e de Ezequiel, acima considerados, respondem a esta pergunta: "Visto que se eleva o teu coração, e dizes: Eu sou Deus sobre a cadeira de Deus me assento no coração dos mares... e estimas o teu coração como se fora o coração de Deus... Elevou-se o teu coração, por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria, por causa do teu resplendor; por terra te lancei" (Ezequiel 28:2 e 17). "Tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, da banda dos lados do norte. Subirei acima das mais altas nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo. E, contudo, serás levado ao inferno, ao mais profundo do abismo" (Isaías 14:13-15).
Propondo-se seduzir os nossos primeiros pais, Satanás, a antiga serpente, disse-lhes: "Sereis como Deus" (Gênesis 3:5). Quantas vezes, desde então, não terá ele sussurrado, ao ouvido de uns e de outros, este pensamento de orgulho, de elevação e de presunção? Que Deus nos dê o discernimento para resistirmos às suas insinuações.
Será em relação com a queda de Satanás que lemos o estado caótico e tenebroso do segundo versículo de Gênesis? Não podemos afirmá-lo; porém, a própria noção de trevas está unida ao nome de Satanás. Quantas trevas morais não tem trazido o pecado ao nosso mundo! O estado caótico da Sociedade, do ponto de vista morai, é um dos resultados do trabalho satânico e dos seus anjos, que procuram perder eternamente ás almas.
 
c).A sua Atividade Sobre a Terra
Então o Senhor disse a Satanás: "De onde vens?". E Satanás respondeu ao Senhor, e disse: "De rodear a Terra, e passear por ela" (Jó 1:7; 2:2).
A sua incessante atividade como inimigo das nossas almas torna-o "como leão, bramando, e buscando a quem possa tragar" (1. de Pedro 5:8).
Comparado também a uma serpente, segundo a forma que tomou para seduzir os nos primeiros pais, atua com astúcia, insidiosamente. Sedução, cobiça, enganosos e mentirosos atrativos - eis as suas armas favoritas. Utiliza-as com todos os que militam sob o seu império, e também com aqueles a quem o Senhor Jesus resgatou, para fazê-los cair nas suas armadilhas, e, lamentavelmente, obtém êxito com grande facilidade, lançando desse modo a desonra sobre o testemunho do Senhor e sobre o nome de Jesus. Sem embargo, digamos que, apesar de tudo, a vitória de Jesus sobre o adversário é uma vitória completa, e aqueles que são salvos são as ovelhas de Jesus - e nada pode arrebatá-las da mão do Bom Pastor! (João 10:28-29).
A sua queda no pecado será ocasião para uma obra de restauração, operada pelo Espírito de Deus, pela Palavra de Deus e pelo ofício do nosso divino Advogado, o Senhor Jesus em Pessoa.
A atividade de Satanás sobre a Terra desenvolve-se de uma forma crescente, nos domínios mais ou menos ocultos que invadem o mundo: Da Astrologia à Magia Negra, do Induísmo ao Satanismo, todas as formas e tendências são representadas. Estejamos, pois, vigilantes, para não sermos maculados por essas coisas, nem de longe nem de, perto.
 
d).A sua atividade nos Lugares Celestiais
Todavia, ainda que "isto nos surpreenda, Satanás representa, com os seus anjos; as "hostes espirituais da maldade, nos lugares. celestiais" (Efésios 6:12). O primeiro capítulo do Livro de Jó mostra-nos Satanás apresentando-se diante, de Deus, sendo submetido a um interrogatório divino. É chamado "o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência" (Efésios 2:25). Porém, tanto Satanás como os seus colaboradores são chamados "os príncipes das trevas" (Efésios 6:12).
A sua função tende a impedir o crente de gozar dos seus privilégios em Cristo, a fazê-lo duvidar da sua salvação, a manchar o seu testemunho e a paralisar a sua atividade, para seu próprio prejuízo e da colectividade. O recurso à nossa disposição é-nos dado nos versos 10 a 18 deste mesmo capítulo 6, de Efésios: "No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder" (v. 10). São as prescrições que ali encontramos; porém, como realizá-las? Com as qualidades morais de Justiça e de fé, representadas pelas diversas peças da armadura. Deus põe à nossa disposição a Sua Palavra e a oração - que são sempre os instrumentos mais apropriados para pôr em fuga o Inimigo. O nosso Bendito Salvador utilizou estes instrumentos tanto na tentação no deserto como no Getsemani, mostrando-nos como a vitória é alcançada na dependência e na obediência.
Contudo, a atividade de Satanás desenrola-se na constante acusação perante Deus. Isto é-nos revelado em Apocalipse, onde lemos: "E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na Terra, e os seus anjos foram lançados com ele. E ouvi uma grande voz, no céu, que dizia: Agora é chegada a salvação, e a força, e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo; porque já o acusador de nossos irmãos é derribado, o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite; e eles o venceram, pelo sangue do cordeiro e pela palavra do seu testemunho" (Apocalipse 12:9-11).
Sedução, tentação e acusação contra aqueles a quem faz cair - eis o cínico labor a que se dedica o grande inimigo de Cristo. Mas ele tem também fiéis imitadores sobre a Terra, pois numerosos são os que operam de igual modo. Tenhamos, portanto, cuidado connosco, para não nos deixarmos imbuir de tais comportamentos, o que poderá acontecer muito mais facilmente do que imaginamos. Que a graça de Deus nos preserve de tal.
 
e). O seu Destino Final
O "fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos" (Mateus 25:41). "O diabo... foi lançado no lago de fogo e enxofre" (Apocalipse 20:10).
Posto já fora de serviço, durante o reino milenário, o diabo será definitivamente julgado, depois da sua rebelião final, mencionada em Apocalipse 20:7-9. 13 para ele que foi preparado, esse lugar terrível, representado pelo fogo eterno, o lago de fogo e enxofre, a segunda morte. Deus não destinava o homem a esse tormento; porém, se, como criatura inteligente e responsável, opta por Satanás, e não por Deus, então será arrastado atrás do seu mestre, desse mestre que ele livremente escolheu.
Deus fez tudo quanto era possível para salvar a Sua Criatura. A Boa Nova da Graça ainda está vigente e necessário se torna apenas juntar-lhe a fé! A obra perfeita ,de Jesus, consumada na Cruz do Calvário, é suficiente para a salvação de qualquer um que se arrependa e creia. Desprezar este dom do amor divino é excluir-se de toda a hipótese de salvação. Na verdade, que poderia Deus dar mais, além do Seu Unigênito Filho?
Nos citados versos de Apocalipse 20 temos o sinal da última fase da História da Humanidade. Arrastada ao pecado e à rebelião por Satanás, desde as suas origens, esta Humanidade terá conhecido muitas tragédias durante a sua existência - e todas elas consequência direta ou indireta do pecado do homem, sendo Satanás o grande instigador. Porém, dominando a cena, Deus pode operar em Sua soberania e tirar algum bem até mesmo do mal, se tal for a Sua vontade. Quantas vezes, para produzir o arrependimento nos corações dos homens, não terá sido necessária uma provação especial, que leve as almas ao conhecimento da salvação que há em Cristo Jesus?
Mas a vitória final pertence a Jesus Cristo, que a ganhou pela Sua morte e pela Sua ressurreição! Vitória que será plenamente manifestada quando o último inimigo for abolido e forem estabelecidos os novos céus e a nova Terra, onde habitará a Justiça e de onde o Diabo será para sempre excluído.
 
Por F. Gfeller -FONTE: In Leituras Cristãs - Volume XXII
Desenvolvido por Palavras do Evangelho.com