L

 

 

Laab Povo descendente de Mesraim (Misraim), o filho de Cam e neto de Noé. Eram os habitantes da Líbia.

Laabitas O mesmo que Laab. Ver Laab.

Laad Filho de Jaat, neto Reaia, bisneto de Sobal, trineto de Hur, tetraneto de Caleb e descendente de Judá.

Laada Filho de Sela, neto de Judá, bisneto de Jacó, trineto de Isaac e tetraneto de Abrão. Laada foi o fundador de Maresa.

Laadan (1) É citado em "Crônicas" como descendente de Gerson e de Levi. Não há menção da sua descendência direta.

Laadan (2) Filho de Taan, neto de Tale, bisneto de Resef, trineto de Rafa,  tetraneto de Beria e descendente de Efraim.

Laai Roí O nome do poço de água de onde Isaac avistou a caravana que trazia Rebeca, sua futura esposa. Foi em suas proximidades que Isaac residiu após a morte de Abraão.

Labanat Localidade que integrava a área destinada à tribo de Aser quando ocorreu  a partilha das terras conquistadas pelos hebreus

Labão Filho de Batuel, neto de Melca e de Nacor, bisneto de Taré, trineto de Nacor e tetraneto de Serug. Labão era sobrinho-neto de Abraão, irmão de Rebeca, cunhado de Isaac e pai de Lia e de Raquel, ambas dadas em matrimônio a Jacó. Labão era arameu, isto é, natural de Aram.

Lael Descendente de Levi e pai de Eliasaf, o chefe dos Gersonitas.

LÁGIDAS Também chamados de  “Tolomeus ou Ptolomeus”, foi a dinastia grega, originada pelos oficiais de Alexandre Magno, que herdou o trono do Egito quando o império macedônico foi dividido,  após a morte do imperador. Os Lágidas mantiveram acirrada disputa contra os Selêucidas visando o controle da Palestina que, então, era habitada pelos hebreus retornados do exílio babilônico. Sua última representante foi a célebre rainha Cleópatra que viveu na época do Império Romano.

Lair Um dos reinos conquistados pelos Assírios, conforme citação em “Reis”.

Lais Localidade que também é chamada de “Lesem”. Situa-se a 5 km a oeste de Abel-Bet-Maaca, na planície que se estende ao sul do monte Hermon. Ali é a nascente mais abundante do rio Jordão, originando o afluente que é chamado “Nar-El-Ledam”. Atualmente é conhecida como “Tell El Kadi”.

LAÍSA Localidade citada em  “Isaías” cuja posição geográfica é desconhecida.

LAM Ver Hus. A terra de Hus.

Lamec O pai de Noé. Filho de Matusalém, neto de Henoc, bisneto de Jared, trineto de Maalalel, tetraneto de Cainan e descendente de Set, o terceiro filho de Adão e Eva.

Landas Regiões desabitadas nas quais se levava o gado para pastar.

LAODICÉIA Localidade situada a cerca  de 160 km a leste de Éfeso, entre Colossos e Hierápolis, na Frigia. Era um rico centro têxtil e de especialistas na fabricação de um pó medicinal que era usado como colírio. Atualmente, próximo de suas ruínas, ergue-se a aldeia chamada de Eski Kissar.

Laoomim Descendentes de Dadã, o filho de Jecsã e neto de Abraão e de Cetura.

LÁQUIS Localidade encontrada nas escavações de Tell Ed-Duweir (1933-1937),  a 40 km a nordeste de Gaza, a meia distância do litoral do Mediterrâneo.

Larsa (Elasar?) Os documentos cuneiformes citam um rei com este nome que viveu aproximadamente na mesma época de Amrafel. Semiticamente é chamado de “Warad-Sin” que em sumério soaria como “Eriaku” (Arioc?). Larsa foi um dos reis que participaram da guerra contra Bera ocorrida na época de Abrão.

LASÉIA Localidade que os antigos geógrafos desconheciam e que continua a ter a sua localização incerta.

LÁSTENES (de CRETA) Amigo e procurador do rei Demétrio Nicanor para quem arregimentou tropas que o serviram na guerra contra Alexandre Balas.

Latusins Descendentes de Dadã, o filho de Jecsã e neto de Abraão e de Cetura.

LAZARO (1) Habitante de Betânia, situada a uns 3 km de Jerusalém, era o irmão de Marta e de Maria e foi o homem que Jesus, o Messias ressuscitou. Tal qual as irmãs era um fervoroso crente em Jesus e nas suas pregações.

LAZARO (2) O mendigo que vivia das sobras da mesa de um rico judeu e que ao morrer gozou as delicias do Paraíso, ao contrário do rico judeu que padeceu as dores do inferno. É célebre o episódio dos cães lamberem as chagas de Lazaro e o fato de seu nome ter originado o termo “lazarento” que é sinônimo de “coberto de chagas”.

      LEBANA Membro da classe dos “Oblatos” é citado em "Esdras" como o patriarca de uma das famílias hebréias que retornaram do exílio na Babilônia

Lebaot Localidade pertencente ao território da tribo de Judá. Situava-se no extremo sul, rumo à fronteira de Edom, no Negueb

Lebna Nome hebraico que significa: “Branca”. Localidade situada entre Makeda e Laquis. Geralmente é identificada com Tell Es Safic, situada a cerca de 8 km a oeste de Azeca; alguns, porém, localizam-na em Tell Bornat, 9 km mais ao sul. Era a cidade limítrofe com a costa filistéia.

Lebni (1) Filho de Gerson, neto de Levi, bisneto de Jacó, trineto de Isaac e tetraneto de Abrão.

Lebni (2) Filho de Mooli, neto de Merari,  bisneto de Levi, trineto de Jacó e tetraneto de Isaac.

Leca É citado em "Crônicas" como “filho” de Her, porém,  trata-se da localidade cujo fundador foi Her, filho de Sela e neto de Judá.

Lecun (LACUN) Localidade que integrava a área destinada à tribo de Neftali quando ocorreu  a partilha das terras conquistadas pelos hebreus

Leem Localidade citada em "Crônicas" que, provavelmente, situava-se no território da tribo de Judá.

Leemas Localidade pertencente ao território da tribo de Judá. Situava-se na região de planícies.

LEONTÓPOLIS Cidade egípcia, no norte próximo de Heliópolis, onde o Sumo Sacerdote Onias IV fundou um templo a Javé, estabelecendo ali, em aproximadamente 170 a.C.,  o culto hebraico.

Lequi (1) Em hebraico grafa-se “lehi”, que significa: “maxilar”. Cidade que se situava a oeste do Rochedo de Etam, no território de Judá. Possivelmente era uma alusão à queixada de burro que Sansão usou como arma.

Lequi (2) Filho de Semida, neto de Galaad, bisneto de Maquir, trineto de Manassés e tetraneto de José. Em "Crônicas" é citado no capítulo referente à tribo de Benjamim talvez por laços de parentesco materno ou, então, por corrupção no texto.

Lesa Um dos territórios dos cananeus, situado na planície do rio Jordão.

Lesem O mesmo que Lais. Ver Lais.

Levi – PATRIARCA  Filho de Jacó e de Lia, neto de Isaac, bisneto de Abrão, trineto de Taré e tetraneto de Nacor. Levi foi o ancestral de Moisés e de Aarão a quem coube as funções sacerdotais, vindo daí o fato de sua descendência  (os levitas)  herdar esse ministério.

LEVI (1) O segundo nome do Evangelista Mateus que é usado por Lucas e Marcos como sinônimo de Publicano, numa referência à profissão de coletor de impostos que Mateus exercera.

LEVI (2) Segundo o Evangelho de Lucas, Levi foi o trisavô paterno de Jesus, o Messias.

LEVIATÃ Termo hebraico que significa: ”dragão”. Animal mitológico que já era mencionado nos poemas “Ugaríticos” do século XV a.C. que foram descobertos em Ras Shamra, na antiga Fenícia.

Levirato A “Lei do Levirato”. Esse termo deriva de “levir” que significa: cunhado. Por essa lei, o irmão do marido morto deveria desposar a viúva e o primeiro filho dessa relação seria considerado como prole do defunto. Era uma prática antiqüíssima que antecedia a Moisés.

Lia – MATRIARCA Filha de Labão, neta de Batuel, bisneta de Nacor (irmão de Abrão), trineta de Taré e tetraneta de Nacor. Lia foi uma das esposas de Jacó e a mãe biológica de Ruben, Simão, Levi, Judá, Issacar, Zabulon e da menina chamada Dina.

Líbano País que se localiza atualmente entre a Jordânia, no suleste, Israel, no sul, Síria no leste, Turquia no norte e o Mediterrâneo no oeste

LIBERTOS Denominação dada aos judeus que foram aprisionados em Roma por Pompeu e que posteriormente conseguiram libertar-se e atingir diversos graus de poder e de prosperidade.

LICAÔNIA Planalto assentado entre montanhas abruptas, situado acima da Pisídia, obliquamente a nordeste. Licaônia é um termo que significa: “terra dos lobos”, que, provavelmente, ali abundavam.

LICIA Região banhada pelo Mediterrâneo e situada no ápice do triângulo formado por Creta (no oeste) e por Chipre (no leste).

LIDA (LUD) Localidade situada a 18 km ao sudeste de Jope, nas proximidades do litoral do Mediterrâneo. Em hebraico é grafada: Lud. Nela, residia Enéias, um dos enfermos que foram curados pelo Apóstolo Pedro.

LIDIA (1) A negociante de púrpura que habitava em Tiatira e que após ouvir as pregações do Apóstolo Paulo hospedou-o em sua casa e tornou-se uma fiel discípula do Cristianismo. Provavelmente o seu nome derivou do fato de ser natural de Tiatira, a capital da região chamada de Lidia.

LIDIA (2) Território que se situava na Ásia Menor. Nele, floresceu a indústria de púrpura conforme as hodiernas escavações.

LINO Discípulo e companheiro do Apóstolo Paulo e o primeiro sucessor de São Pedro em Roma.

LISÂNIAS O tetrarca de Abilena na época em que João Batista, o Precursor iniciou as suas pregações. O seu nome aparece em duas inscrições gregas.

LISIAS Aparentado do rei Antíoco IV, Epífanes tornou-se o administrador dos negócios do reino quando o soberano foi à Pérsia cobrar tributos para custear a guerra contra Judas Macabeu. Também era o responsável pela educação do príncipe, filho de Antíoco, e quando foi elevado ao cargo de 1o Ministro tornou-se um feroz adversário dos israelitas.

LISÍMACO (1) O irmão e sucessor de Menelau no posto de Sumo Sacerdote de Israel. Tal qual o irmão, era corrupto e descrente. Numa revolta popular contra as suas prevaricações foi executado pelo povo enfurecido.

LISÍMACO (2) Provavelmente era um judeu do Egito que mais tarde se domiciliara em Jerusalém. Lisimaco seria o autor da versão grega sobre o Purim. Ver Purim.

LISTHÓSTROTOS O mesmo que Gábata. Ver Gábata.

LISTRA Localidade situada a cerca  de trinta milhas ao sul de Icônio, na região de Antioquia de Pisídia.

LIVIAS O antigo nome de Bet-Aram. Ver Bet-Aram.

Livro do Justo É o titulo de uma antiqüíssima antologia poética da qual somente a Bíblia conservou a memória e alguns fragmentos.

Lo Dabar Localidade situada na Transjordânia, ao norte de Manaaim.

Filho de Arã (Aram), neto de Taré, bisneto de Nacor, trineto de Serug, tetraneto de Reú  e sobrinho de Abrão a quem acompanhou em suas peregrinações até que se separaram após voltarem do Egito. Ló mudou-se para a região da Pentapólis e era o único justo que residia nas cidades de Sodoma e Gomorra e por isso foi poupado do extermínio de ambas. Porém, após o cataclismo, estando embriagado num certo dia, teve relações incestuosas com suas duas filhas (por iniciativa das mesmas) o que gerou dois filhos (Moab e Ben-Ami), frutos dessa relação espúria. Ló foi o ancestral dos moabitas e dos amonitas.

Lobni Filho de Gerson, neto de Levi, bisneto de Jacó, trineto de Isaac e tetraneto de Abrão.

LOD Localidade situada a sudeste de Bet-Dagon e a noroeste de Bet-Horon.

LOIDE Mãe de Eunice e avó materna de Timóteo, o discípulo do Apóstolo Paulo. Ver Timóteo.

LONGINOS Segundo a tradição foi o soldado romano que feriu Jesus, o Messias com uma lança para confirmar a sua morte na cruz. Em grego o seu nome é grafado como “Lonke’.

Lotã Filho do horreu Seir e ancestral de Hori e de Eman.

LUCANO É a forma expandida do nome “Lucas”.

LUCAS – EVANGELISTA Nascido em Antioquia, numa família pagã, era grego por estirpe e dono de uma vasta cultura que, inclusive, levou-o a tornar-se médico. Lucas abraçou o Cristianismo graças ao primeiro pregador que apareceu em sua cidade e, a partir daí, tornou-se um fiel discípulo do Apóstolo Paulo a quem encontrou pela primeira vez em Trôade, na segunda viagem de Paulo, por volta do ano 50 d.C. Não se sabe até quando Lucas viveu após a morte de São Paulo, mas conforme a tradição, após longos e intensos sofrimentos por pregar a nova Religião, faleceu em Bitínia, sendo os seus restos levados para Constantinopla e, posteriormente, para Pádua onde são venerados na Igreja de Santa Justina. Provavelmente escreveu o seu Evangelho por volta do ano 60 da Era Cristã e é, também, o Autor do “Atos dos Apóstolos”.

LUCIO (1) Lúcio Calpúrnio Pisão foi quem escreveu aos outros reis as cartas de recomendação em beneficio dos judeus. Era um dos servidores do rei Antíoco VII.

LÚCIO (2) Um dos ilustres e prestigiados doutores da Igreja Cristã de Antioquia.

Lud (1) Povo descendente de Mesraim (Misraim), o filho de Cam e neto de Noé. Habitavam no norte da África.

Lud (2) Filho de Sem, neto de Noé, bisneto de Lamec, trineto de Matusalém e tetraneto de Henoc.

      LUD(3) Possivelmente seja o mesmo que Lod ou Lida. Ver Lod e Lida.

Luditas O mesmo que Lud. Ver Lud, descendentes de Mesraim.

LUIT Localidade que é citada em  “Isaías” e em  “Jeremias”. Segundo uma inscrição nabatéia do ano 37 d.C. – encontrada em 1889, em Mádaba – situava-se nas proximidades dessa localidade, situada no país de Moab, na Transjordânia.

Luz Termo que em hebraico significa: “Betel”. Cidade homônima ao célebre santuário da qual não se conhece a localização exata.

Luza (1) O antigo nome de Betel. A mudança em seu nome ocorreu por iniciativa de Jacó após ter sonhado com uma escada que chegava ao céu. Ver Betel.

Luza (2) Localidade fundada no território dos heteus pelo homem que mostrou aos israelitas a entrada de Betel, permitindo-lhes, assim, conquistar a cidade.


 

Devo contribuir?
Ao receber o Senhor Jesus Cristo como seu Salvador, uma das primeiras coisas que você irá aprender é que Deus é amor. Como resultado disto, você logo perceberá que o amor precisa de uma forma prática para se expressar. Você aprenderá que há uma relação entre amar e dar. Deus é um Deus que nos dá muitas coisas. Amar e dar estão intimamente ligados nas Escrituras. “O Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim” (Gl 2:20), e “Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito” (Jo 3:16). Continuar Lendo...
Desenvolvido por Palavras do Evangelho.com