39)  A morte de João Batista
 
1. Herodes ouve falar de Jesus, e fica abismado: Mc 6:14-16. 
2. A prisão de João: vs. 17-20. 
3. A morte de João: vs. 21-29. 
 
Explicação e ensinamentos: 
O rei Herodes Antipas**) ouve falar de Jesus e de Suas obras poderosas. Será que ele se alegra com isso? Não, ele não pode se alegrar. Uma grande culpa pesa sobre a consciência dele. Ele mandara decapitar a João, a testemunha de Deus. Agora havia surgido uma nova, ainda maior testemunha. Herodes, abismado, diz: "A João mandei eu degolar. Quem é pois este de que ouço dizer tais coisas? E procurava vê-LO" (Lucas 9:9). Por que procurava vê-LO? Porque quer se livrar do seu temor. Não o procurava para receber salvação, como o fez Zaqueu (Lc 19:3) ou como os gregos (Jo 12:20-21). Somente o desejo de conhecê-LO como Salvador conduz à salvação da alma. Herodes é atormentado pela inquietação (*Is 57:20-21; Gn 4: 12). Ele sente somente remorso, mas não se arrepende (faça uma comparação entre Judas Iscariotes e Pedro, depois da profunda queda deles: Mt 27:5 e Lc 22:62). Herodes tinha sido advertido por João, devido ao seu adultério (v. 18) (Ezequiel 33:7-9). É daí ódio de Herodias (v. 19). Comente a semelhança dela com Isabel, quanto a sua maléfica influência sobre o marido. Herodes, que por algum tempo esteve acessível para a Palavra de Deus, passa a ser dominado cada vez mais pelo mal, porque não obedece à verdade. Isto é sempre assim. O coração fica endurecido (compare Faraó - Jo 12:35). Herodes se torna um assassino. No dia do seu aniversário, a filha de Herodias (que, ainda que sendo mulher de seu irmão Filipe, Herodes se casara com ela) dança perante Herodes e os seus convidados. Herodes, levado pela êxtase do seu desejo, fez um juramento (Tiago 5:12). Um mal induz a outro mal. Tomado de arrogância e pelo receio diante dos homens, ele satisfaz o sanguinário desejo de Herodias e sua filha. "O receio do homem armará laços" (* Pv 29:25). João deixava se conduzir pelo temor de Deus; Herodes pelo temor do homem. Aquele se tornou uma testemunha de Deus; este, um assassino miserável. Devemos imitar a humildade e a fidelidade de João Batista (Jo 5:44; * Pv 8:13; * Ap 2:10). 
** Antipas, filho de Herodes o Grande, no mandato de quem nasceu Jesus Cristo, e, também, foi reconstruído de forma pomposa o templo em Jerusalém. Foi no tempo dele que Jesus foi levado à audiência e foi escarnecido (Lc 23:7-12). Por aí vemos que Herodes não se arrependeu de haver degolado a João, porém havia decaído cada vez mais. 
 
Devo contribuir?
Ao receber o Senhor Jesus Cristo como seu Salvador, uma das primeiras coisas que você irá aprender é que Deus é amor. Como resultado disto, você logo perceberá que o amor precisa de uma forma prática para se expressar. Você aprenderá que há uma relação entre amar e dar. Deus é um Deus que nos dá muitas coisas. Amar e dar estão intimamente ligados nas Escrituras. “O Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim” (Gl 2:20), e “Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito” (Jo 3:16). Continuar Lendo...
Desenvolvido por Palavras do Evangelho.com