A expressão "reino dos céus" é peculiar ao evangelho de Mateus, onde aparece cerca de 30 vezes. Trata-se de um termo dispensacional. Por outro lado, "reino de Deus" é um termo de aplicação moral. O reino dos céus foi pregado como estando "próximo" (Mt 3:2 - Darby, NVI), enquanto o reino de Deus, apesar de também estar "próximo", foi pregado também no sentido de estar no meio deles em poder moral (Lc 17:21). O reino de Deus "é chegado" porque Cristo estava agindo em poder no meio deles (Mt 12:28). O mesmo não podia ser dito do reino dos céus, seja em mistério ou em manifestação, pois para o aspecto oculto ou em mistério desse reino, Cristo precisava antes morrer e assentar-Se à destra de Deus, enquanto que para o aspecto manifesto desse reino será preciso Cristo vir uma segunda vez em glória.
 
 
Portanto é dito do reino dos céus como "próximo", e não "chegado" (como algumas traduções erroneamente apresentam - N. do T.). O reino dos céus é algo para ser "observado", enquanto o reino de Deus não virá para ser "observado" (Lc 17:20), isto é, ele traz em si um caráter moral distinto, como mostra Romanos 14:17. Portanto, em todos os casos a expressão mais ampla, ou "reino de Deus", inclui o termo "reino dos céus". Eu não poderia substituir a expressão "reino dos céus" por "reino de Deus", pois esta é às vezes utilizada exclusivamente com um sentido moral. Mas eu poderia, ao menos falando de um modo geral, usar a expressão "reino de Deus" onde ocorre "reino dos céus". 
 
  • Mateus 3:2 Ele dizia: "Arrependam-se, porque o Reino dos céus está próximo" (NVI)
  • Lucas 17:21 Nem dirão: Ei-lo aqui, ou: Ei-lo ali; porque eis que o reino de Deus está entre vós.
  • Mateus 12:28 Mas, se eu expulso os demônios pelo Espírito de Deus, logo é chegado a vós o reino de Deus.
  • Lucas 17:20 Certa vez, tendo sido interrogado pelos fariseus sobre quando viria o Reino de Deus, Jesus respondeu: "O Reino de Deus não vem de modo visível" (NVI)
  • Romanos 14:17 Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo.
 
Traduzido de "Future Events and Coming Glories" publicado por Bible Truth Publishers. Traduzido por Mario Persona.
Devo contribuir?
Ao receber o Senhor Jesus Cristo como seu Salvador, uma das primeiras coisas que você irá aprender é que Deus é amor. Como resultado disto, você logo perceberá que o amor precisa de uma forma prática para se expressar. Você aprenderá que há uma relação entre amar e dar. Deus é um Deus que nos dá muitas coisas. Amar e dar estão intimamente ligados nas Escrituras. “O Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim” (Gl 2:20), e “Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito” (Jo 3:16). Continuar Lendo...
Desenvolvido por Palavras do Evangelho.com