Q

 

 

QUARENTENA Monte situado no deserto próximo de Jericó onde Jesus, o Messias passou 40 dias e 40 noites sendo tentado pelo demônio. Esse nome é uma celebração do fato.

QUARTEIRÃO NOVO Parte de Jerusalém situada no norte da cidade.

QUARTO Fiel discípulo e companheiro generoso do Apóstolo Paulo.

Quebon Localidade pertencente ao território da tribo de Judá. Situava-se na região de planícies.

QUEFAR AMONA O mesmo que Cafar Emona. Ver Cafar Emona.

QUEFIRA Ver Cafira.

Queleab (Daniel) Filho do rei Davi e de Abigail. Era neto de Jessé, bisneto de Obed, trineto de Booz, tetraneto de Salmon e descendente de Judá.

QUELEI Localidade citada em  “Judite” cuja posição geográfica é desconhecida.

QUELEUD Localidade que alguns julgam tratar-se da Caldéia ou da atual Calwadah, próxima a Bagdá. Porém, a localização e a própria grafia são duvidosas.

      QUELIAS Um dos líderes dos hebreus que retornaram do exílio babilônico.

Quelion Filho de Elimelec e de Noemi e cunhado de Rute, a protagonista do livro homônimo.

QUELUS Localidade citada em “Judite” que, provavelmente, seja a atual El-Calasa, situada a cerca de 70 km a sudoeste de Hebron.

QUENANI Descendente de Levi foi o ancestral de uma das famílias que retornaram do exílio babilônico.

QUENERET Localidade que na Antiguidade deu o nome ao lago que lhe é adjacente e que é relacionada atualmente com Tel El-Oreime, na margem norte do referido lago, a leste da planície de Genesaré.

Quenitas Povo nômade, aparentado e amigo dos hebreus, que habitava uma região situada entre o Egito e a Mesopotâmia. Em "Crônicas" os tiriateus, os simeateus e os sucateus são incorporados a essa população que descendia de Hamat, chefe da família de Recab. Ver recabitas.

QUEREAS O comandante da fortaleza de Gázara (Jazer) onde Timóteo refugiou-se após a derrota para Judas Macabeu, na batalha travada na Amonítida. É citado como irmão de Timóteo, mas esse título por ser uma referência à conterrâniedade.

     QUERUB ADAM (ADON) Localidade  citada em "Esdras" como a morada de um grupo de hebreus que retornaram do exílio babilônico. Não há indicação sobre a sua localização e nem sobre a descendência de seus habitantes.

QUESLA Ver Queslon.

QUESLON Localidade situada a 5 km a sudoeste de Bet-Sames. Também era chamada de Jearim e atualmente é conhecida como Kesla (ou Queslon).

Quetef Região que demarcava a área que coube à tribo de Benjamin. Situava-se a noroeste de Jericó

    QUEVAN Divindade do culto astral assirio-babilônico identificada com Saturno.

Quidon A eira de Quidon. Em “Samuel” é grafada como “Nacon” e, também, como “Nacor” com a variante “Nadab”. A verdadeira grafia desse nome é desconhecida. Ver a “Eira de Nacon”.

Quilab Nome que recorda Caleb, um possível ancestral materno. Em “Crônicas” é chamado de Daniel, como se tivesse dois nomes. Ou, ainda, pode ser uma variante de Queleab, o filho de Davi.

Quineret Região que é banhada pelo lago de Genesaré, situada a oeste de Basã. Demarcava as áreas destinadas às tribos de Neftali, de Zabulon e à meia tribo de Manassés. Ver Genesaré.

QUINTO MÊMIO Um dos embaixadores romanos que selaram tratados com Judas Macabeu.

QUIO Ilha situada ao norte de Samos, no sentido norte da ilha de Creta, na Grécia.

Quir Hares Localidade situada no país de Moab, na Transjordânia.

QUIRINO Públio Sulpicio Quirino, governador da província da Síria (à qual fora anexada à Palestina) na época do nascimento de Jesus, o Messias. Fontes profanas atestam a existência do recenseamento citado no Evangelho de Lucas, o qual se converteu no motivo da ida de José e da Virgem Maria para Belém.

QUISLEO O mesmo que Casleu. Ver Casleu.

Quison O rio que também é chamado de Cison e que corre a suleste do monte Carmelo.

QUITEUS Os habitantes da ilha de Chipre. Essa expressão, porém, também é usada para designar todas as ilhas e penínsulas do Mediterrâneo e, consequentemente, também, a Macedônia, berço de Alexandre, o Grande.

QUITIM O mesmo que Quiteus. Ver Quiteus.


 

Devo contribuir?
Ao receber o Senhor Jesus Cristo como seu Salvador, uma das primeiras coisas que você irá aprender é que Deus é amor. Como resultado disto, você logo perceberá que o amor precisa de uma forma prática para se expressar. Você aprenderá que há uma relação entre amar e dar. Deus é um Deus que nos dá muitas coisas. Amar e dar estão intimamente ligados nas Escrituras. “O Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim” (Gl 2:20), e “Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito” (Jo 3:16). Continuar Lendo...
Desenvolvido por Palavras do Evangelho.com