Você tem dúvidas sobre sua salvação?

Primeiro devemos estabelecer o que é a salvação bíblica, para que depois possamos responder aos que tem dúvidas e segurança quanto a sua salvação.

O apóstolo Pedro disse que fora de Cristo não há salvação: “Não há salvação em nenhum outro! Não há nenhum outro nome debaixo do céu, em toda a humanidade, por meio do qual devamos ser salvos". (Atos 4:12)

Somente sobre esta base, e nenhuma outra, é que você pode ser salvo. Se você deve ser salvo, então o pesado fardo de seus pecados precisa ser removido. Se o seu pesado fardo precisa ser removido, a pena pelo pecado precisa ser aplicada em alguém. Se a pena pelo pecado precisa ser aplicada em alguém, então o Senhor Jesus precisava morrer, pois a pena para o pecado é a morte. Você não poderia suportá-la sem perecer miseravelmente. Assim disse o apóstolo: “Pelo Seu Nome vos são perdoados os pecados” (1 João 2:12).

A salvação não pode ser pelas obras que você possa praticar, nem pela sua moralidade, mas pelo Nome de Jesus.

A resposta não poderia ser mais simples. A misericórdia de Deus flui hoje mesmo — não por meio de alguma relíquia em alguma cidade santa, nem por meio do toque de alguma mão santificada, mas de um vitorioso e ressuscitado Cristo no Céu. Pode-se ter acesso a Ele pela fé estando em qualquer lugar. Toque nele pela fé, ou, em outras palavras, creia nele e você será salvo.

É somente pela fé. As Escrituras são conclusivas quanto a este ponto. A salvação não é por meio das obras, e nem por fé e obras combinadas, mas somente pela fé. “Vocês são salvos pela graça, por meio da fé. Isso não vem de vocês; é uma dádiva de Deus. Não é uma recompensa pela prática de boas obras, para que ninguém venha a se orgulhar.” (Efésios 2:8,9)

Portanto, se como pecador perdido, aos olhos de Deus, tiver crido de todo o coração, tiver aceitado o Senhor Jesus como tendo sofrido na cruz por todos os pecados cometidos por você, e tendo ressuscitado para sua justificação, então o Cristo na glória é Aquele em Quem você está agora firme e seguro.

Você já tem, portanto, a vida eterna. (1 João 5:13).

Você está nos ombros do Bom Pastor, e Ele nunca o deixará de assim conduzir, até que o tenha introduzido no Lar celestial. (João 10:28-30)

Se, assim, verdadeiramente creu, você já foi feito membro do Corpo de Cristo, a Igreja verdadeira, ligado ao seu Senhor pelo Espírito Santo. (Atos 2.47; 1 Coríntios 12.13).

E agora, a caminho do Lar, Ele Se alegra em reunir os Seus em torno de Si, “fora do arraial” (Hebreus 13.13), e ao Seu Nome exclusivamente (Mateus 18.20), até que volte para levar-nos todos a esse Lar, para estarmos com Ele e sermos semelhantes a Ele, por todo o sempre, na glória, para o Seu eterno louvor!

Mas, se você já teve dúvidas sobre sua salvação, você não está sozinho. Pedro duvidou na tempestade, levando o Senhor a dizer: “Ó homem de pouca fé, por que duvidaste?” (Mateus 14:31).

Os 11 discípulos tiveram sua confiança abalada quando Aquele em quem depositavam suas esperanças foi crucificado. Quando Cristo apareceu a eles no cenáculo, Ele disse: “Por que vocês estão perturbados e por que surgem dúvidas em seus corações?” (Lucas 24:38).

Por outro lado, ter certeza da salvação é a norma para um crente. A certeza é um presente gracioso que Deus dá ao Seu povo. O Senhor Jesus disse: “Eu conheço o que é meu e os meus me conhecem” (João 10:14).

O apóstolo João diz: “Estas coisas vos escrevo a vós que credes no nome do Filho de Deus, para que saibais que tendes a vida eterna” (1 João 5:13).

Deus pretende que o Seu povo viva com total confiança na sua salvação eterna.

Mas por que os crentes encontram dúvidas?

Pode haver muitas causas, inclusive a comparação da minha experiência com as histórias de conversão de outras pessoas. Embora todas as conversões envolvam “arrependimento para com Deus e fé em nosso Senhor Jesus Cristo” (Atos 20:21), as experiências de salvação variam. O nível das emoções, a profundidade da convicção e a clareza de compreensão são únicos para cada indivíduo.

Dúvidas podem surgir por alguns destes motivos:

1) Analisando demais minha experiência: Eu cri da maneira certa? Eu realmente me arrependi? Eu estava realmente convencido do meu pecado?

2) Pecado em minha vida: Se eu sou verdadeiramente salvo, como poderia ter esses pensamentos pecaminosos? Se nasci de novo, por que luto tanto contra a tentação e tantas vezes cedo a ela?

3)Falta de comunhão diária com Deus: Se eu negligenciar a leitura diária da Palavra de Deus, estou cortando a própria fonte de segurança.

4) Os dardos inflamados do maligno (Efésios 6:16): Nem todas as dúvidas são auto-infligidas. Lembre-se do ataque da serpente em Eva do “Disse Deus?” Ele estava tentando minar a confiança dela na Palavra de Deus.

5)Uma falsa profissão: Muitos foram atormentados por dúvidas, apenas para descobrir em algum momento que, para começar, nunca foram salvos e, portanto, não tinham base real para segurança. Ler honestamente a Palavra de Deus resultará em uma de duas coisas. Se eu tiver uma mera profissão, isso trará convicção do pecado. Se eu for verdadeiramente salvo, com o tempo isso me trará confiança. Alguns que se apegam a uma falsa profissão podem relutar em desistir dela por medo de abandonar a esperança que têm. Mas lembre-se, os medrosos estão no topo da lista daqueles que experimentarão a segunda morte, o Lago de Fogo (Apocalipse 21:8). Apegar-se a uma falsa profissão é continuar a confiar em algo diferente de Cristo e as consequências podem ser terríveis.

Muitos procuram segurança em todos os lugares errados. Vamos considerar algumas fontes defeituosas:

1) Minha vida: 1 João e Tiago ensinam que o fruto (ou boas obras) é a evidência da salvação, e que se não houver fruto, não há nova vida. Contudo, se fosse o fruto que me desse segurança, então eu não poderia ter segurança até que tivesse tempo de provar a minha salvação. Como eu saberia se havia produzido evidências suficientes para me dar confiança? Obter garantia seria gradual. Tanto as Escrituras como a experiência nos ensinam que a segurança pode ser, e normalmente é, imediata. Embora a segurança se aprofunde à medida que o crente cresce, ela pode ser desfrutada a partir do momento da salvação. A falta de frutos deveria causar um sério auto-exame: “Examinai-vos para ver se estais na fé” (2 Coríntios 13:5).

2) Outros pensam ou dizem que estou salvo: ninguém pode ver o meu coração ou o Livro da Vida do Cordeiro. Somente Deus pode-me dar confirmação através do Seu Espírito e da Sua Palavra.

3) Minha experiência: Embora relembrar minha experiência da conversão traga alegria e compartilhar minha história de possa ser útil para outras pessoas, a segurança é uma realidade presente e contínua que vem da Palavra escrita de Deus. Não preciso de recordação fotográfica de todos os detalhes que cercam o evento para ter certeza. Não preciso voltar à minha experiência para obter garantia. Devo encontrá-la somente na Palavra de Deus.

Em Lucas 24, o Senhor Jesus se revela, primeiro aos dois no caminho de Emaús, e depois aos discípulos no cenáculo. Ele não os deixa apenas com a experiência de vê-Lo. Por mais importante que isso fosse, Ele ancora o que eles viram na Palavra de Deus. A respeito dos dois viajantes, lemos: “Ele lhes interpretou em todas as Escrituras o que Lhe dizia respeito” (Lucas 24:27).

Aos discípulos assustados e duvidosos, Ele disse: “Estas são as Minhas palavras que vos falei enquanto ainda estava convosco, que tudo o que está escrito sobre Mim... deve ser cumprido. Então ele abriu suas mentes para entenderem as Escrituras” (Lucas 24:44-45).

A experiência deles de ver o Cristo ressuscitado com os olhos era importante, mas o Senhor Jesus queria que a confiança deles estivesse enraizada nas promessas cumpridas da Palavra de Deus.

Como Deus nos dá a verdadeira segurança? Ele nos dá através da Sua Palavra.

Paulo diz: “O próprio Espírito testifica ao nosso espírito que somos filhos de Deus” (Romanos 8:16).

À medida que leio as Escrituras, o Espírito Santo que habita em mim, o Autor divino das Escrituras, confirma em meu coração que as promessas da Palavra de Deus se aplicam a mim.

Então, quando leio em Romanos 5:8 que Cristo morreu pelos ímpios, sei que sou o ímpio por quem Cristo morreu.

Quando leio: “Quem tem o Filho tem a vida” (1 João 5:12), é a obra do Espírito em mim que confirma que a promessa se aplica a mim.

O Senhor Jesus disse: “As minhas ovelhas ouvem a minha voz” (João 10:2).

Um crente que lê a Palavra de Deus ouve a voz do Pastor e leva para o lado pessoal Suas promessas seguras.

O Senhor Jesus disse: “Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida.” (João 5:24)

 

Desenvolvido por Palavras do Evangelho.com