Um ancião tem uma posição mais elevada na assembleia do que outros?

A Bíblia ensina que os homens que trabalham publicamente no presbitério na assembleia local devem ser “reconhecidos e estimados por dignos de duplicada honra”.

Vamos ler algumas passagens que tratam dos anciãos e qual deve ser a postura dos outros crentes em relação a eles.

“Agora lhes pedimos, irmãos, que tenham consideração para com os que se esforçam no trabalho entre vocês, que os lideram no Senhor e os aconselham. Tenham-nos na mais alta estima, com amor, por causa do trabalho deles. Vivam em paz uns com os outros.” (1 Tessalonicenses 5:12, 13)

“Os presbíteros que lideram bem a igreja são dignos de dupla honra, especialmente aqueles cujo trabalho é a pregação e o ensino.” (1 Timóteo 5:17)

“Obedecei a vossos pastores, e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas, como aqueles que hão-de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil.”

(Hebreus 13:17)

“Aos presbíteros, que estão entre vós, apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto; nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho. E, quando aparecer o Sumo Pastor, alcançareis a incorruptível coroa da glória.”

(1 Pedro 5:1-4)

“Olhai, pois, por vós (anciãos), e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue.”

(Atos 20:28)

A Versão Almeida Atualizada é enganosa ao traduzir (Atos 20:28), pois ela diz: “Atentai por vós mesmos e por todo rebanho sobre o qual, o Espírito Santo vos constituiu bispos”.

Em vez de dizer “sobre o qual”, a traduções mais precisas desta passagem deve ser “no qual” ou “entre os quais”.

Embora os irmãos de fé devam se submeter aos anciãos, e considera-los dignos de honra e de muita estima, esses anciãos estão no rebanho, não sobre ele.

A posição dos anciãos não está acima de outros crentes.

Quando uma assembleia reconhece um homem que o Senhor levantou para ser um presbítero, isso não muda a preocupação de seu coração pelos crentes ou sua capacidade de cuidar deles por meio da Palavra de Deus.

No entanto, dá a ele a responsabilidade adicional de se reunir com os anciãos quando eles se reúnem (Atos 20:17, 18).

Publicamente, ele se juntou a outros anciãos e compartilha com eles a responsabilidade pela saúde espiritual de cada ovelha (Hebreus 13:17).

O Senhor deu uma lição espiritual para todos os crentes e principalmente para queles que estão na frente do rebanho, ao literalmente, lavar os pés de Seus discípulos (João 13:7, 12).

Ele estava exemplificando o cuidado amoroso que cada ancião deve ter com os outros ao remover dos discípulos, pela Palavra de Deus, tudo aquilo que impedirá a comunhão com seu Senhor.

Ao cingir-se com uma toalha e inclinar-se aos pés dos discípulos, Ele foi o modelo de cuidado de serviço.

Assim, aqueles que aceitam a responsabilidade de cuidar com amor da condição espiritual dos irmãos na fé são humildes servos do Mestre.

Ele ensinou que aqueles que lideram Seu povo são ministradores (diáconos) e servos (escravos).

(Mateus 20:26, 27).

E esta atitude é exigida de todos os crentes, pois Paulo disse aos Filipenses:

“Nada faça por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a si mesmos.

Cada um cuide, não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros. Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus, que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens.”

(Filipenses 2:3-7)

Lemos em 1 Pedro 5:4: “E, quando aparecer o Sumo Pastor, (os anciãos) alcançareis a incorruptível coroa da glória.”

Essa coroa aparentemente é para os “subpastores” que cuidam das ovelhas do Sumo Pastor.

O contexto do livro pode explicar por que Pedro (pela inspiração do Espírito) a chama de coroa de glória.

Pedro lembra os crentes dos sofrimentos do Senhor Jesus e de Sua glória subsequente (1 Pedro 1:11).

Ele encoraja os crentes em suas provações de que seu sofrimento também precede a glória (1 Pedro 1:7; 4:13).

De duas maneiras, os anciãos podem ter sofrimentos especiais.

Quando os inimigos perseguem os crentes, os líderes são alvos especiais. Além disso, o fardo de cuidar do rebanho muitas vezes lhes causa muita dor e sofrimento na alma.

A glória segue o sofrimento, por isso, de maneira única, o Senhor reservou para eles uma coroa de glória.

A Bíblia fala em outras coroa, a coroa da vida por exemplo, é oferecida aos que “suportam a tentação” (Tiago 1:12).

Todos os crentes podem concorrer a esta coroa por sofrer por amor ao seu Senhor.

 

Desenvolvido por Palavras do Evangelho.com