Todo “cristão” que voltou ao judaísmo, nunca foi salva?

A vida na Palestina do primeiro século tinha suas desvantagens para o cristão. A oposição era real e a perseguição intensa, mas outro tipo de “retrocesso” estava ocorrendo.

Aqueles que deixaram o judaísmo, e abraçaram o cristianismo, depois de certo tempo, estavam voltando.

É justo concluir que toda pessoa que voltou ao judaísmo nunca foi salva? Ou essas “desvantagens” perderam sua salvação? Existe outra explicação possível?

A epístola aos Hebreus no capítulo 3:1 e capítulo 6:10, se dirige a um grupo distinto de crentes hebreus que estão sendo tentados a retornar ao judaísmo por causa da perseguição.

Leia sobre o teor e o tamanho desta perseguição em Hebreus 10:32-34; 13:3.

Os cristãos enfrentaram sofrimento e possível morte, mas pelo menos o judaísmo era legal e naquele momento um tanto seguro de praticar. O escritor exorta seus leitores a permanecerem fiéis a Cristo, alertando sobre as consequências de retornar a um sistema anteriormente abandonado. Voltar ao judaísmo não faria com que perdessem a salvação, mas avançar na vida cristã estando no judaísmo, seria impossível. A perda da recompensa, os galardões seria outra consequência trágica.

O contexto imediato é observado a partir do final de Hebreus 5.

Esses crentes são descritos como “negligentes para ouvir” (Hebreus 5:11), “incompetentes na Palavra de Deus” e “bebês espirituais” (Hebreus 5:13) com a “necessidade de leite” (Hebreus 5:12).

O capítulo 6 continua este tema usando o conectivo “Portanto” (Hebreus 6:1).

O desejo do escritor é que eles “cheguem à maturidade” (Hebreus 6:1).

Hebreus 6:3, diz: “E isso faremos”. A que “isso” se refere?

O antecedente imediato é “ir para a maturidade” (v.1).

Eles devem avançar para a maturidade enquanto Deus permitir. Como Ele não poderia?

A próxima seção (Hebreus 6:4-6) dá um exemplo de pessoas que Deus não permitirá que “cheguem à maturidade”.

Deus não permitiu que os hebreus, após o Êxodo, avançassem em sua herança por causa de seu fracasso (Hebreus 3 e 4), e está implícito que Ele não permitirá a esses hebreus uma bênção semelhante por causa de seu fracasso.

Se eles voltarem (isto é, retornarem ao judaísmo), eles não irão para frente (isto é, serem maduros espiritualmente).

Lemos em Hebreus 6:4-6: “Porque é impossível que os que já uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se fizeram participantes do Espírito Santo, e provaram a boa palavra de Deus, e as virtudes do século futuro, e recaíram, sejam outra vez renovados para arrependimento; pois assim, quanto a eles, de novo crucificam o Filho de Deus, e o expõem ao vitupério.”

No versículo 4, não há indício de que o escritor esteja agora descrevendo um grupo de pessoas não regeneradas.

Em vez disso, ele está estabelecendo uma ligação entre a geração do Êxodo e o grupo que agora descreve. Primeiro, eles são referidos como “uma vez iluminados”.

O único, outro uso de “iluminado” em Hebreus (Hebreus 10:32) aponta para aqueles que tiveram uma experiência de conversão definida.

A palavra para “uma vez” no grego (hapax) geralmente significa “uma vez por todas”.

Enfatiza a finalidade do sacrifício de Cristo (Hebreus 9:26), a finalidade da morte (Hebreus 9:27) e da oferta de Cristo pelo pecado (Hebreus 9:28).

Em segundo lugar, eles “provaram o dom celestial”. Talvez esse dom se refira à própria regeneração. Alguns afirmam que apenas “provaram” (“amostraram”) esse presente.

No entanto, o mesmo verbo grego (geuomai) é usado em Hebreus 2:9 sobre Cristo “provando” a morte por todo homem.

Cristo não “provou” a morte, mas a experimentou em toda a sua extensão.

Em terceiro lugar, esses indivíduos “tornaram-se participantes do Espírito Santo”.

A palavra “participantes” significa “parceiros”. É difícil ver como alguém que está em parceria (ou em comunhão espiritual) com o Espírito Santo não é um verdadeiro crente.

Quarto, eles “provaram a boa Palavra de Deus e os poderes da era vindoura”. Tomando a palavra “provar” para significar o que significa o versículo 4, concluímos que esses indivíduos absorveram completamente (ou seja, receberam) a Palavra de Deus e a tornaram parte de sua dieta. Eles também abraçaram o significado de testemunhar “os poderes da era vindoura”. Esta frase provavelmente se refere aos milagres da era do Novo Testamento, que foram uma amostra da milagrosa era futura do milênio.

Por que o escritor usou essas frases para descrevê-los? É melhor vermos essas descrições correspondem às bênçãos experimentadas pela geração redimida do Êxodo.

Eles receberam a coluna de luz (Êxodo 13:21), provaram o maná do céu, os 70 anciãos foram participantes do Espírito Santo (Números 11:16-30), a Palavra de Deus foi dada por meio de Moisés (Êxodo 4:28-30), e eles testemunharam sinais milagrosos que Moisés realizou.

A quinta declaração é: “Se eles caírem” (v.6). “Se eles” é o conectivo no grego “kai” (geralmente traduzido como “e”).

Não há nada condicional aqui. A frase é um particípio, assim como as quatro anteriores, e poderia ser traduzida como “e caíram”. Portanto, este grupo já se desfez. A palavra aqui no grego é “parapipto” (não apostasia).

Os crentes podem “cair” (1 Coríntios 10:12; Hebreus 4:11), mas em que sentido eles caíram?

Contextualmente, parece significar o oposto de “ir para a maturidade” (v.1).

O escritor não está falando sobre cair da salvação, mas sobre desviar-se do caminho que leva à maturidade espiritual e à entrada no descanso (Hebreus 4:11) voltando ao judaísmo.

No entanto, assim como o fracasso dos hebreus em perseverar no deserto não resultou na perda da salvação de milhões de judeus, tampouco o fracasso desses hebreus resultaria na perda de sua salvação. O que está em perigo é o seu próprio crescimento espiritual, bem como a perda da recompensa no vindouro reino de Cristo.

Aliás, outra prova de que esses são crentes genuínos é encontrada na frase “renova-os novamente” (v.6).

Se estes são incrédulos, como é possível que sejam “renovados” para o arrependimento quando ainda não se arrependeram? Além disso, implícito na palavra “renovar” está o fato do arrependimento anterior. Observe, também, que é o “arrependimento” para o qual eles não podem ser restaurados, não a salvação.

As palavras “crucificar” e “colocar” no versículo 6 são particípios presentes e podem ser traduzidas como “enquanto crucifica” e “enquanto coloca”. O escritor não disse que essas pessoas não poderiam ser levadas ao arrependimento. Ele disse que eles não poderiam ser levados ao arrependimento enquanto estivessem tratando Jesus Cristo de maneira tão vergonhosa.

Deus não permitiria que eles se arrependessem enquanto persistissem em voltar ao templo para participar do extinto sistema sacrificial.

Voltar a essas imagens e sombras quando a realidade em Cristo veio seria colocar seu Salvador em vergonha aberta (Hebreus 6:6).

Ao retornar a um sistema de sacrifícios de animais, eles afirmavam a todos a insuficiência do sangue de Cristo.

A restauração da comunhão com Deus só é possível por meio da obra consumada e do sangue derramado do Senhor Jesus (João 1:9).

Lemos em Hebreus 6:7,8: “Porque a terra que embebe a chuva, que muitas vezes cai sobre ela, e produz erva proveitosa para aqueles por quem é lavrada, recebe a bênção de Deus; mas a que produz espinhos e abrolhos, é reprovada, e perto está da maldição; o seu fim é ser queimada.”

Se os crentes beberem da chuva das muitas bênçãos de Deus, o resultado será crescimento e fruto (Hebreus 6:7).

Porém, se o solo endurecer, a chuva escoa e não há frutos. Tudo o que brota são “espinhos e abrolhos… cujo fim é ser queimado” (Hebreus 6:8).

As obras do crente desobediente (ou seja, espinhos e abrolhos) são queimadas no Tribunal de Cristo (1 Coríntios 3:15).

Hebreus 6, ensina que um crente pode perder sua salvação? Não! Mas indica que houve “desvantagens”.

Alguns crentes retornaram, provavelmente por causa da perseguição, ao judaísmo e seus rituais, mas com consequências dolorosas.

 

Desenvolvido por Palavras do Evangelho.com