Reuniões da Igreja Local

Quando lemos as páginas do Novo Testamento, descobrimos que os primeiros cristãos se reuniam para sete propósitos diferentes. Às vezes, uma reunião pode ter servido para duas ou mais delas.

Vamos notá-los resumidamente:

1º) Reunião de Oração (Atos 4:31).

É responsabilidade dos homens liderar a oração na assembleia local (1 Timóteo 2:1-8).

Esta passagem também contém muitos assuntos que são adequados para a oração pública. Os irmãos que oram em público devem se lembrar usar o primeiro pronome pessoal plural, “nós”, não “eu”, pois quem ora está agindo como representante da assembleia. A oração deve ter um tom de vos que todos possam ouvir, pois se os outros crentes não podem ouvir a oração, como podem dizer “Amém” a ela? (1 Coríntios 14:16).

Orações em público devem ser breve. Observe o exemplo de Atos 4. 24-30, e o preceito de Eclesiastes 5:2.

2º) Reunião de Ensino (Atos 11:26).

A doutrina dos apóstolos ainda é de primeira importância. Os irmãos com o dom de ensinar a Palavra de Deus devem realizar este ministério (Romanos 12:7).

Eles devem ter o cuidado de procurar ensinar “todo o conselho de Deus” (Atos 20:27) e não se concentrar em apenas alguns assuntos.

3º) Reunião para ouvindo Relatos da Obra do Senhor (Atos 14:27).

Aqueles que servem ao Senhor devem ter a oportunidade de falar da obra que Deus está fazendo por meio deles, para que os crentes possam ter comunhão com eles de forma mais inteligente (2 Tessalonicenses 3: 1; Filipenses 4:15).

4º) Reunião para ler as Escrituras (Atos 15:30).

A carta mencionada em Atos 15:30, que foi levado por Paulo e Barnabé e entregue as igrejas, faz parte da Palavra de Deus. A leitura pública das Escrituras também é mencionada em 1 Timóteo 4:13 e Apocalipse 1:3. É de vital importância em uma igreja onde alguns dos membros são analfabetos.

5º) Reunião para partir do Pão (Ceia do Senhor) (Atos 20:7).

A cada Dia do Senhor (o primeiro da semana), o povo do Senhor deve se reunir para participar da Ceia do Senhor (1 Coríntios 11:20) e deve procurar estar preparado de coração para participar dignamente.

6º) Reunião de anciãos (Atos 15:6).

Os presbíteros da assembleia devem se reunir quantas vezes for necessário para discutir e orar sobre assuntos relativos ao bem-estar espiritual da assembleia.

7º) Reunião para disciplina (1 Coríntios 5:4).

Quando o pecado aberto ocorre na assembleia, uma reunião solene para colocar o crente errante fora da comunhão deve ser convocada. Nesta reunião, a natureza do pecado deve ser declarada, os crentes exortados a endossar totalmente a ação tomada, e oração deve ser feita pela rápida restauração à assembleia do irmão ou da irmã que pecou.

As Escrituras indicam claramente que é responsabilidade dos homens na assembleia pregar (1 Coríntios 14:26) e orar (1 Timóteo 2:8), enquanto as mulheres devem ficar em silêncio (1 Coríntios 14:34) e em sujeição (1 Timóteo 2:11).

Isso não significa que não haja lugar para mulheres no serviço cristão, mas significa que não é o lugar público que devem ocupar nas reuniões da igreja. Em Romanos 16, Paulo lembra e elogia o trabalho feito por muitas irmãs.

Deve-se notar que nenhuma menção foi feita a uma Reunião Evangelística até agora.

O cristão individual é chamado a ser uma testemunha do Senhor Jesus Cristo (Lucas 24:48; Atos 1:8), e isso sempre pode ser feito por meio de conversas particulares com aqueles com quem entramos em contato dia a dia (1 Pedro 3:15).

Isto é chamado de “evangelismo pessoal” e todos os crentes, irmãos e irmãs, podem fazer esse valioso serviço.

Visitas hospitalares, distribuição de folhetos e outras formas de serviço oferecem boas oportunidades para isso. Depois que uma reunião do Evangelho é realizada, os crentes devem estar sempre prontos para falar com aqueles que demonstraram interesse e explicar-lhes assuntos que eles não entendem. Por razões óbvias, geralmente é melhor fazer esse trabalho com outras pessoas do mesmo sexo.

Mas a igreja local também terá oportunidades de ajudar no “evangelismo em massa”, quando um irmão (que deve possuir o dom de evangelista) pregar o Evangelho a várias pessoas. Tais reuniões podem ser realizadas em muitos lugares.

Frequentemente, o local de reuniões da assembleia é adequada para uma reunião regular ou uma série especial de reuniões evangelística (Tiago 2:2)

Às vezes, as reuniões evangelística nas casas dos crentes oferecem boas oportunidades para alcançar vizinhos e amigos (Atos 18:7).

Um edifício secular (um teatro, escola ou algo semelhante) pode ser ideal em alguns casos (Atos 19:9).

Uma estrutura temporária (uma tenda ou uma barraca) erguida em algum lugar aberto pode atrair mais pessoas. Tais são geralmente melhor usados ​​em tempo bom.

Aqueles evangelistas a quem o Senhor chamou para deixar o emprego secular, por causa do Evangelho, devem ser encorajados a ir a centros onde não há crentes e procurar ganhar almas nesses lugares, e a comunhão prática deve ser estendida pela igreja para aqueles que estão fazendo este trabalho vital. Quando eles visitam sua assembleia local ou outras assembleias estabelecidas, devem ter a oportunidade de falar sobre a obra que o Senhor está fazendo com eles (Atos 14:27).

Novas igrejas locais normalmente surgem de duas maneiras.

1º) Um evangelista vai a um lugar, almas são salvas, batizadas e formadas em uma assembleia.

2º) Uma assembleia com muitos membros “se divide” para formar um novo testemunho. Isso é muito útil nas cidades grandes, pois várias assembleias nos bairros podem atingir um número maior de pessoas do que uma grande reunião central.

Também, em uma grande assembleia, há um perigo muito real de que a maior parte do trabalho seja deixada nas mãos de uma pequena minoria de irmãos, em uma pequena assembleia, geralmente há mais espaço para desenvolvimento e uso do dom.

 

Desenvolvido por Palavras do Evangelho.com