Recepção na assembleia local de divorciado?

Não pode haver argumento de que os culpados de imoralidade devam ser disciplinados e afastados da assembleia, pois é isto que ensina o apóstolo Paulo em 1 Coríntios 5. Onde houver cessação de tal comportamento e verdadeiro arrependimento, deverá haver restauração no devido tempo. Contudo, se houver um divórcio e qualquer uma das partes “casar novamente” enquanto o parceiro original ainda estiver vivo, então, de acordo com os vários textos bíblicos, eles estarão vivendo em adultério. Tais coisas não podem ser permitidas na comunhão da assembleia enquanto continuarem nesse estado, uma vez que não podemos receber pecado na assembleia.

Isto leva-nos à controversa questão da posição daqueles que foram salvos após o seu divórcio e “novo casamento”. Se o raciocínio do artigo (Divórcio e Novo Casamento), baseado apenas nas Escrituras, tiver sido seguido, então teremos que concordar que o “novo casamento” não invalida o casamento original. Portanto, tais pessoas estão, na verdade, vivendo em adultério. O seu pecado é remido por Deus no momento da sua salvação. Alguns argumentarão que por causa disso deveriam ser recebidos na irmandade. Contudo, a recepção depende, entre outras coisas, da disposição de “continuar firmemente na doutrina dos apóstolos” (Atos 2:42), e já vimos o que era essa doutrina em conexão com a santidade de vida e testemunho. A questão toda não é a sua posição à vista de Deus como resultado da sua salvação, mas a sua posição atual na terra, que é a de viver em adultério.

A assembleia local, o templo de Deus, deve ser santa (1 Coríntios 3:17). Se este padrão for mantido, aqueles que vivem num relacionamento adúltero não poderão ser recebidos. Devemos lembrar que se tal fosse recebido, estaríamos dizendo que Deus tem dois padrões, um para os salvos e outro diferente para os não salvos. A sugestão é que seria pecaminoso que pessoas não salvas vivessem em adultério, mas se salvas, seu relacionamento se torna santo. A salvação não torna santas as ações pecaminosas.

Se acreditarmos que aqueles que foram salvos após tal “novo casamento” deveriam ser recebidos na comunhão, então devemos enfrentar a seguinte situação. Um irmão em comunhão casa-se com uma divorciada não salva e, como consequência, tem de ser afastado da assembleia. Posteriormente ela é salva. Pelo raciocínio de alguns, ela poderia ser recebida na comunhão, mas não seu “marido”!

Alguns para objectar, citarão 1 Coríntios 6:11: "… tais foram alguns de vocês: mas vocês foram lavados, mas vocês foram santificados, mas vocês foram justificados em nome do Senhor Jesus e pelo Espírito de nosso Deus", e por esta citação parece sugerir que os Coríntios continuaram em seus relacionamentos pré-conversão. Contudo, é evidente que aqueles a quem se dirigiu, embora viviam em pecado no passado, mudaram o seu modo de vida como resultado da sua salvação. A sua posição actual, não só aos olhos de Deus, mas também no mundo, era completamente diferente. Isto não acontece com aqueles que continuam a viver num relacionamento profano e antibíblico. Assuma a posição de um homem e uma mulher vivendo juntos, mas solteiros antes da conversão.

Deverão ser recebidos porque Deus os perdoou, mesmo que continuem a viver dessa maneira?

Novamente, se uma pessoa era sócia de um negócio que exercia atividades ilegais ou fraudulentas e foi salva, se continuasse no mesmo modo de vida, deveria ser recebida? Claro que não.

O mesmo acontece com aqueles que continuam a viver no pecado. Este é o cerne da questão, o seu modo de vida atual. Devemos lembrar que existem alguns passos dados antes da salvação, cujas consequências não podemos erradicar posteriormente à salvação.

Alguns argumentarão que o Senhor não condenou a mulher apanhada em adultério (João 8) e, portanto, devemos ser igualmente compassivos. O Senhor, é claro, enfatizou que Ele não veio para julgar, mas Ele disse a ela “vai e não peques mais”. É esta continuação no pecado que impede a recepção.

Outros nos direcionarão às palavras em Romanos 15:7: “Portanto recebei-vos uns aos outros, como também Cristo nos recebeu para glória de Deus”. Deixando de lado apenas o que é referido como “recepção” neste versículo, as palavras predominantes são “para a glória de Deus”. Não será para Sua glória permitir a entrada na assembleia, o Santo dos Santos, daqueles que vivem de maneira profana.

Novamente 1 Coríntios 1:9 é citado, “fostes chamados à comunhão de seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor”, sugerindo que estamos negando esta comunhão se tais pessoas não forem recebidas. No entanto, esta comunhão não é a da assembleia local , mas a comunhão com Pessoas divinas, que é automaticamente a porção de todos os que são salvos. Esta é uma posição à qual todo crente é levado, seja ele apreciado ou não.

Afirma-se que recusar receber aqueles que são salvos após o “novo casamento” afastará o coração da pregação do evangelho. Não temos ideia, ao pregar, quais problemas terão de ser enfrentados por aqueles que confiam no Salvador, ou o que precisará de ajustes antes da recepção. Não precisamos ficar surpresos com o fato de Satanás tentar tornar cada vez mais difícil o testemunho do povo do Senhor. Estas dificuldades multiplicar-se-ão à medida que nos aproximamos da Sua vinda. Não cabe a nós procurar melhorar a sociedade ou diluir a palavra de Deus para tornar a corrupção na sociedade mais palatável. Cabe a nós “pregar a palavra” e representar corretamente os santos padrões de Deus.

Sem dúvida seremos acusados ​​de ignorar as opiniões de irmãos ilustres de tempos passados. Contudo, devemos basear opiniões e convicções no que as escrituras ensinam. Somos responsáveis ​​por basear todo o nosso ensino na Palavra de Deus. Pode-se razoavelmente perguntar se os homens piedosos de uma geração anterior tivessem sido capazes de antecipar a confusão resultante do seu ensino numa sociedade corrupta além do seu pensamento, será que teriam mudado de ideia?

Alguns perguntarão por que deveria haver opiniões tão divergentes sobre este assunto tão importante. A triste resposta é que isto se aplica a todas as verdades do Novo Testamento. Em relação ao divórcio, as diferentes opiniões parecem resultar de uma concentração em Mateus 5:32 sozinho, ignorando o ensino geral das Escrituras. Não é uma boa regra de exposição permitir que Escrituras pouco claras substituam aquelas que são muito claras.

Devemos sempre ter em mente que é a santidade da casa de Deus que é de suma importância, e não os sentimentos de qualquer crente individual. Embora possa parecer duro e injusto recusar a comunhão a tais crentes, esta era exactamente a posição de alguns membros da família sacerdotal num tempo passado. Será que foi culpa do sacerdote ter nascido com nariz chato ou ser anão? É claro que não. No entanto, tais foram proibidos de se aproximar do altar (Levítico 21).

Desenvolvido por Palavras do Evangelho.com