Recepção de crentes na assembleia local

A Palavra de Deus nos adverte três vezes sobre a possibilidade de entrar na assembleia local alguns que nunca deveriam estar em uma assembleia do Novo Testamento. Paulo advertiu os anciãos de Éfeso sobre esta possibilidade: “Porque eu sei isto que, depois da minha partida, entrarão no meio de vós lobos cruéis, que não pouparão ao rebanho” (Atos 20:29).

Depois lemos em Gálatas 2:4 sobre “falsos irmãos que se intrometeram, e secretamente entraram”, o que sugere infidelidade dupla por parte de alguns que já fazem parte da comunhão. As palavras “secretamente entraram”, é uma só no grego (pareisaktos), e é usada apenas aqui no Novo Testamento e significa “trazidos secretamente ou em segredo”, como espiões ou traidores.

O dicionário bíblico W.E. Vine nos conta que Estrabão, (um historiador grego contemporâneo do apóstolo Paulo) usa a palavra de inimigos introduzidos secretamente em uma cidade por traidores internos. Estes “falsos irmãos” tinham uma agenda com aqueles que os trouxeram; eles eram judaizantes, trazidos pelo partido da circuncisão para estabelecer a lei cerimonial entre os membros da assembleia local.

Em Judas 4 lemos: “Porque se introduziram alguns”. A palavra no grego aqui para “se introduziram” é usada apenas uma vez e significa “entrar furtivamente” ou “entrar secretamente”. Isto sugere três coisas, como mostra a epístola de Judas, (1) que estes homens tiveram uma origem semelhante à da serpente; (2) que agiram humildemente quando quiseram entrar, (3) mas quando entraram, manifestaram que eles eram apóstatas.

Apóstatas são aqueles que, tendo professado fé em Cristo, negam a Ele e às doutrinas essenciais da fé. Um verdadeiro filho de Deus, embora possa falhar e pecar, nunca poderá tornar-se um apóstata.

A Palavra de Deus ensina que a respeito da assembleia local do Novo Testamento, pode haver salvos “dentro da comunhão” e não salvos “fora da comunhão” (1 Coríntios 5:12).

A Bíblia mostra uma outra “classe” de pessoas fora da comunhão, os “indoutos”, que distinguem-se dos “incrédulos” e também dos que estão na assembleia local.

Em 1 Coríntios 14:16 o “indouto” é capaz de dizer “Amém” ao dar graças, mas não o “incrédulo”. No versículo 23 lemos: “Se, pois, toda a igreja se reunir... e entrarem aqueles que são 'indoutos' ou 'incrédulos'”. Estes dois versículos mostram claramente que os “indoutos” são crentes que ainda não fazem parte da comunhão da assembleia.

As palavras “assentos laterais” ou “bancos traseiros” para receber estas pessoas nos locais de reuniões da assembleia não estão no Novo Testamento, mas o princípio está lá. Na conversão, um crente é automaticamente um membro da Igreja que é o Corpo Cristo, mas ele(a) não está automaticamente numa igreja local.

A assembleia local do Novo Testamento é um lugar onde a disciplina é realizada. Qualquer assembleia que pratique “recepção aberta”, recebendo temporariamente na sua irmandade qualquer “crente” denominacional que irá regressar à sua denominação, não pode disciplinar aqueles que nunca fizeram parte da irmandade. Um “crente” denominacional que ocasionalmente participa da Ceia do Senhor não está nem “dentro” nem “fora”. Se essa pessoa cair em um pecado que exige disciplina, como ela poderá ser excluída, se nunca foi recebida?

A assembleia local do Novo Testamento é um lugar de ordem (1 Coríntios 14:40). Há muitos crentes que desconhecem os princípios da liderança na igreja local, por isso não sabem que as irmãs devem usar uma cobertura para a cabeça e não falar em voz alta nas reuniões da igreja, pois isto foi dado aos irmãos.

O Novo Testamento ensina que cartas de recomendação devem ser usadas quando um crente visita outra igreja local (Romanos 16:1-2; 2 Coríntios 3:1). Esta prática mostra que alguém não deve ser recebido só porque afirma ser cristão. E isto que não havia seitas denominacionais nos primeiros dias do Cristianismo. Quanto mais são necessárias cartas de recomendação hoje!

Às vezes, Romanos 15:7 é usado para apoiar a recepção aberta, mas o contexto dos versículos 5 e 6 mostra conclusivamente que Paulo está falando sobre receber com carinho aqueles que já estão em comunhão na assembleia.

Neemias 7:3-4 é uma ilustração deste princípio no Antigo Testamento. Neemias ordenou aos porteiros que os portões não fossem abertos até que o sol estivesse saído. Então puderam ver claramente quem estavam recebendo e a quem recusavam a entrada na cidade.

Esdras, em seu encargo para restaurar a separação do povo de Deus dos povos da terra, ilustra os dias de J.N. Darby, W. Kelly e C.H. Mackintosh, numa época em que tentavam sair das trevas da cristandade. Hoje alguns correm o risco de voltar a ele! Assim, Esdras, ao reunir todo o povo para ouvir a leitura da Lei de Deus e adorá-la (tendo apenas o altar e o templo para sua adoração), dificilmente pode ser usado para apoiar uma recepção aberta.

A Novo Testamento assevera que, somente aqueles que nasceram de novo e obedeceram ao mandamento do batismo, devem ser recebidos na comunhão da igreja local (Atos 2:41; 1 Coríntios 14:33).

Existem três expressões nas Escrituras de igrejas locais no plural.

Lemos frequentemente sobre “igrejas de Deus”; eles têm sua origem em Deus e são Sua morada.

Em Romanos 16:16 lemos “igrejas de Cristo”; eles pertencem a Ele porque são Seus por compra, através de Seu próprio sangue precioso.

Também lemos sobre “igrejas dos santos” (1 Coríntios 14:33), o que significa que não pertencem aos santos, mas que são igrejas dos santos por composição (Atos 5:13-14; 2 Coríntios 6:14).

Não se poderia esperar que pessoas não salvas apoiassem o testemunho com uma vida piedosa; eles nem sequer têm vida divina. Eles também podem ser uma má influência sobre os crentes genuínos (Leia Números 11:4-5; 1 Reis 11:4; Deuteronômio 7:4).

Há casos de pessoas na comunhão da assembleia que descobriram que tinham feito uma profissão falsa e então foram verdadeiramente salvas e batizadas “novamente”. A maioria delas achar muito difícil abandonar sua profissão vazia. Portanto, recebê-los erroneamente pode ser um obstáculo para que eles se tornem genuinamente salvos.

Quando possível, os anciãos são sábios em não participar da entrevista quando um parente próximo estiver sendo considerado para a recepção da comunhão, de modo a não permitir que emoções ou relacionamento influenciem as decisões.

Duas coisas deveriam ser óbvias numa história de conversão: primeiro, alguma evidência de convicção do seu pecado e condição perdida e, segundo, alguma evidência de que eles pessoalmente apreciaram que Jesus morreu por eles. Outro fator importante na recepção inicial é a disposição de se submeter à autoridade da Palavra de Deus em sua vida pessoal.

Somente os crentes que foram batizados por imersão após a salvação devem ser recebidos. No Novo Testamento há registros de milhares de crentes que foram salvos, batizados e recebidos na comunhão da assembleia, e não há o registro de sequer um crente não batizado na comunhão da assembleia. O ladrão que foi salvo na cruz morreu no mesmo dia, por isso nunca foi batizado nem esteve em comunhão de assembleia. O batismo e a Ceia do Senhor, são ordenanças do Senhor. É inconsistente que qualquer crente se preocupe com uma dessas ordenanças e não com a outra.

Temos que deixar claro que o batismo não é uma porta para a entrada na comunhão de uma assembleia local, mas um passo de obediência que deve ser dado após a salvação e antes de entrar na comunhão da assembleia.

Reiteramos que somente os crentes que foram batizados por imersão após a salvação devem ser recebidos. O batismo por aspersão é um erro doutrinário predominante; e Atos 19:5 nos dá autoridade para rebatizar indivíduos que foram apenas aspergidos ou imerso sem serem salvos . Alguns podem objetar e dizer que estamos fazendo da luz, e não da vida, a base da comunhão, mas ninguém tem vida eterna sem alguma luz. Qualquer pessoa que seja batizada deve pelo menos certificar-se de que o seu batismo está de acordo com a Palavra de Deus – isto é, seja verdadeiramente salva e por imersão – mesmo que não saiba muito sobre a doutrina do batismo.

Os crentes que vão ser recebidos na comunhão da igreja não devem ser apenas batizados, mas também sólidos na vida e na doutrina. A recepção é recíproca. Todo crente deve ter cuidado com quem participa da Ceia do Senhor. Se um crente parte o pão com um certo grupo de pessoas e eles comete erros fundamentais em relação à pessoa e à obra de Cristo, ele é parceiro em suas más ações. João ensina em sua segunda epístola que não devemos oferecer “felicitações” por sua obra ou convidá-los para nossas casas com a intenção de ensinar-nos sua doutrina, embora devamos ter compaixão de suas almas se não forem verdadeiramente salvos.

Visto que a recepção é recíproca, não apenas a assembleia deve estar preparada para receber com carinho e de coração, mas o indivíduo que está sendo recebido deve estar preparado para receber a assembleia e tudo o que ela representa. Um “crente denominacional” que reconhece a autoridade de qualquer outro conjunto de regras (seja de uma denominação ou de um credo, etc.) está reconhecendo uma autoridade estranha à Palavra de Deus. Desejamos ver em um candidato à recepção, submissão às Escrituras e evidência de possuir o Senhorio do Senhor Jesus em sua vida.

Um crente que esteja visitando uma assembleia pela primeira vez ou que seja desconhecido da assembleia deve ser recebido por uma carta (Leia Romanos 16:2; Atos 18:27; 2 Coríntios 3:1). Uma carta não é realmente um bilhete de admissão, mas sim uma questão de cortesia. Os crentes visitantes bem conhecidos da assembleia não devem ser obrigados a trazer uma carta cada vez que visitam. Mas em 2 Coríntios 7:2, devemos notar que embora Paulo fosse um apóstolo e tivesse visto aquela grande assembleia ser estabelecida, ele não esperava ser recebido se tivesse ofendido alguém, corrompido alguém ou defraudado alguém.

Os anciãos são responsáveis ​​por agir o mais próximo possível dos princípios da Palavra de Deus e agir no melhor interesse dos santos sob seus cuidados. Eles também prestam contas ao Senhor quanto ao ensino dado na assembleia. Uma opção que pode ser exercida a critério dos anciãos é permitir que um irmão visitante participe da Ceia do Senhor, mas proibi-lo de ministrar ou ensinar até que tenham mais confiança nele. Ele estaria então livre para orar ou dar louvor a Deus. Visto que as irmãs não falam nas reuniões da assembleia, não haveria as mesmas preocupações se estiverem de visita. Se um crente da assembleia sem uma carta tiver uma atitude de estar disposto a submeter-se aos anciãos no que diz respeito a ficar sentado ou (se for um irmão) não ensinar se for solicitado a não fazê-lo, isso é um bom sinal de que ele poderia ser recebido a menos que haja um razão bíblica para não fazê-lo.

Os crentes devem ser recebidos com cortesia pelo povo do Senhor. Cada uma das características do amor divino em 1 Coríntios 13 foi vivida em perfeição pelo Senhor Jesus; certamente, todos nós queremos ser mais parecidos com Ele. Nossas interações com os visitantes que vêm à nossa assembleia, sejam eles salvos ou não, devem ser corteses e gentis. Devemos fazer com que todos os visitantes se sintam bem-vindos, independentemente da sua origem ou aparência. Se convidarmos pessoas salvas para assistir a Ceia do Senhor, devemos informá-las de antemão o que esperar; se já os aceitamos como crentes, eles não deveriam ficar chocados na reunião ao saber que não participarão dos emblemas conosco.

Os crentes devem ser recebidos de coração. Devemos fazer com que os visitantes sejam bem-vindos em nossos corações e lares “como convém a santos” (Romanos 16:2). Paulo acrescenta: “E que a ajudeis em tudo o que ele(a) precisar de vós”. Se possível, é bom que um dos santos possa convidar visitantes para uma refeição em casa, especialmente se forem de longe.

Os crentes devem ser recebidos por unanimidade. Toda a assembleia recebe e toda a assembleia afasta da comunhão. Na maioria das vezes, são os anciãos que têm a responsabilidade de lidar com o recebimento, especialmente o recebimento inicial. Contudo, deverá ser comunicado pelo menos uma semana de antecedência para toda a assembleia, antes da recepção inicial. Isso dá oportunidade para qualquer pessoa na irmandade dar a conhecer aos anciãos algo que eles talvez não tenham conhecimento e que desqualificaria essa pessoa para recepção. Paulo escreve em Romanos 1:7 diz: “A todos os que estais em Roma, amados de Deus, chamados para ser santos”. São eles que receberão Febe em Romanos 16:1,2. Ele também escreve: “Aos santos e irmãos fiéis em Cristo que estão em Colossos” (Colossenses 1:2). São a eles que Paulo pede para receber João Marcos, se ele for até eles.

Os crentes devem ser recebidos com responsabilidade por todos os privilégios e responsabilidades da assembleia. Não é apenas receber para a Ceia do Senhor; esse conceito não é encontrado no Novo Testamento (Atos 2:42; 9:28). Se um irmão visitante na comunhão da assembleia vier no meio da semana e for capaz de ajudar na reunião durante a semana, será conveniente ler sua carta de recomendação no início da reunião. Sua carta poderia ser lida novamente na manhã do Dia do Senhor, se estivessem presentes alguns que não estavam na reunião do meio da semana.

Os crentes devem ser recebidos imparcialmente. Tiago escreve: “Meus irmãos, não tenhais a fé de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor da glória, em acepção de pessoas” (Tiago 2:1). Os oito versículos seguintes (Tiago 2:2-9) também tratam de receber imparcialmente. A parcialidade é inconsistente com as palavras “meus irmãos”, e também inconsistente com a fé de nosso Senhor Jesus Cristo.

Estes princípios da Palavra de Deus devem ajudar a guiar-nos na recepção de uma assembleia.

“Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade.” (Colossenses 3:12)

 

Desenvolvido por Palavras do Evangelho.com