Qual é o significado de “nosso velho homem está crucificado” (Romanos 6:6)?

Paulo em Romanos 6:6, diz: “Sabendo isto, que o nosso homem velho foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, para que não sirvamos mais ao pecado.”

O tempo do verbo, aqui traduzido “está crucificado”, aponta para um único evento.

Neste caso, o evento está no passado, então algumas traduções dizem “foi crucificado” (JND) ou “foi com ele crucificado” (Corrigida Fiel).

O verbo poderia ser traduzido como “co-crucificado”, referindo-se claramente à crucificação de Cristo.

Nosso velho homem foi co-crucificado com Cristo.

Paulo abre este capítulo perguntando: “Continuaremos no pecado, para que a graça abunde?”

Ao responder a isso, ele estende as verdades estabelecidas no capítulo anterior.

Adão é o “chefe federal” inicial, representando todos nós. Ele pecou e nós recebemos a condenação disso: fisicamente, “a morte passou a todos os homens” (Romanos 5:12).

Legalmente (no tribunal de Deus), somos constituídos pecadores, por causa de sua desobediência (Romanos 5:19).

Moralmente, tendemos a escolher o pecado, pois o fato de Deus dar ao homem maior luz na Lei apenas aumentou a transgressão (Romanos 5:20).

A Lei mostrava o caráter pecaminoso do homem.

Aqueles sob a liderança federal de Cristo recebem justificação (Romanos 5:18).

Esses que foram justificados pela fé (Romanos 5:1), podem continuar como eram, quando Adão era seu cabeça representativo?

Não, eles não podem por causa de um ato de obediência e justiça (Romanos 5:18, 19).

Para os crentes, aquele ato, a morte na cruz, trouxe justificação, significando que Deus os declarou justos. Por esse mesmo ato, eles serão justificados (Romanos 5:19).

Agora Paulo mostra que o mesmo ato acabou com sua posição legal em Adão (Romanos 6:6).

Deus vê a crucificação de Cristo como o fim dessa posição. Nosso velho homem (nossa posição legal em Adão como pecadores) foi crucificado junto com Cristo.

Não estamos mais sob o domínio (ou reinado) do pecado e da morte (Romanos 5:17 e 21).

O propósito de Deus ao acabar com nossa posição anterior era que “não sirvamos mais ao pecado” (Romanos 6:6).

Não podemos continuar sendo governados pelo pecado (natureza).

Paulo diz: “Mas graças a Deus que (antes), tendo sido servos do pecado, (agora) obedecestes de coração à forma de doutrina a que fostes entregues. E, libertados do pecado, fostes feitos servos da justiça. Assim como apresentastes os vossos membros para servirem à imundícia, e à maldade para maldade, assim apresentai agora os vossos membros para servirem à justiça para santificação.” (Romanos 6:17-19)

 

Desenvolvido por Palavras do Evangelho.com