Qual é o significado da mensagem de Deus em Isaías 65:22?

Vamos ler Isaías 65:22: “Não edificarão para que outros habitem; não plantarão para que outros comam; porque os dias do meu povo serão como os dias da árvore, e os meus eleitos gozarão das obras das suas mãos.”

Isso ecoa desde o início da história nacional de Israel em sua terra. Os pecados dos habitantes idólatras da terra subiram a tal nível que Deus os removeu e os deu a Israel (Gênesis 15:7,16).

Ao entrarem naquela terra, receberam cidades que não construíram, casas que não encheram, poços que não cavaram, vinhas e oliveiras que não plantaram (Deuteronômio 6:11).

Por causa do julgamento de Deus, os inquilinos anteriores construíram e não habitaram, e plantaram, mas não comeram do fruto. Deus advertiu Seu povo que desobedecê-Lo traria uma maldição; eles construiriam uma casa e não habitariam nela e plantariam vinhas e não comeriam as uvas, porque os invasores iriam oprimi-los e estragá-los (Deuteronômio 28:29,30)

À medida que aumentavam as décadas de sua desobediência, eles experimentaram isso com exércitos invasores, como nos dias dos juízes. Por fim, o exército babilônico os levou cativos e eles sofreram todo o peso da maldição; suas casas e vinhedos foram deixados para seus captores desfrutarem. Durante o cativeiro, o Senhor apontou para um dia futuro em que os reuniria, julgaria seus inimigos e faria com que Seu povo habitasse em segurança em sua terra (Ezequiel 25, 26).

Eles construiriam casas, plantariam vinhas e ali habitariam com confiança. Essa promessa ainda não foi cumprida, mas será durante o vindouro reinado terreno de Cristo. Eles não seriam mais desobedientes e nunca mais sofreriam com invasores.

A passagem em Isaías 65 inclui esta bênção, mas a estende. O contexto trata da longevidade que o povo obediente de Deus desfrutará durante esses mil anos (Isaías 65:20).

Mesmo que nenhum inimigo tenha invadido suas terras no passado, a morte acabaria intervindo e alguém mais viveria em sua casa e comeria de seus vinhedos.

Nesse reino futuro, onde os que salvos pela pregação do evangelho do reino, têm a lei de Deus escrita em seus corações, nem mesmo a morte os desapropriará de suas casas e terras.

Seus dias serão prolongados até a idade das árvores, que geralmente sobrevivem à vida animal.

Os horticultores indicam que algumas das oliveiras atualmente existentes no Jardim do Getsêmani em Jerusalém estavam lá quando o Senhor agonizou no pó do jardim.

O resultado seria o gozo prolongado de seus trabalhos, pois seus dias seriam longos na terra que o Senhor lhes deu (Êxodo 20:12).

O versículo então garante, a nação de Israel que entrará salva no milênio, com toda segurança (sem desapropriação), longevidade (sem morte) e felicidade (sem partida).

 

Desenvolvido por Palavras do Evangelho.com