Qual é o cenário de Romanos 11:25 e 26?

Romanos 11:25 e 26 diz: “O endurecimento veio em parte sobre Israel, até que a plenitude dos gentios haja entrado. E assim todo o Israel será salvo, como está escrito: De Sião virá o Libertador, E desviará de Jacó as impiedades.”

Romanos 11, é o terceiro e último capítulo de uma seção distinta da epístola.

Paulo pergunta: “Há injustiça da parte de Deus?” (Romanos 9:14).

Ao lidar com a verdade de que Deus havia removido Israel de seu lugar de privilégio (Romanos 3:2), ele afirma que Deus é justo em Seu trato com as nações.

Deus escolheu Israel e deu à nação seus privilégios e bênçãos. Se Ele tinha o direito de escolher e abençoar a nação, então Ele tinha o direito de remover seus privilégios. Esta é a mensagem de Romanos 9.

Mas Romanos 10 mostra que Deus é razoável ao deixar Israel de lado. Eles não haviam respondido favoravelmente à Sua Palavra e mataram o Messias (Romanos 10:20, 21). E Romanos 11 completa o quadro.

A o deixar Israel de lado, Deus trouxe maiores bênçãos aos gentios, mas ainda assim cumpriria Suas promessas a Israel. Deus é confiável. O que Ele prometeu, Ele cumprirá.

Os capítulos anteriores e posteriores a Romanos 9-11, enfocam o trato de Deus com indivíduos, sejam judeus ou gentios. A responsabilidade pessoal determina a:

Condenação pessoal (Romanos 1-3a)

Justificação pessoal (Romanos 3b-5a)

Santificação pessoal (Romanos 6-8)  

Transformação pessoal (Romanos 12-15a).

Os capítulos 9-11 não tratam do relacionamento pessoal dos indivíduos com Deus ou de seu destino eterno; os capítulos revelam-nos os tratos de Deus com “grupos de pessoas”, judeus e gentios em particular.

 

 

Desenvolvido por Palavras do Evangelho.com