Qual é a Religião verdadeira hoje?

Uma mulher samaritana em conversa com o Senhor Jesus, disse: “Nossos pais adoraram neste monte, e vós dizeis que é em Jerusalém o lugar onde se deve adorar”; o que ela estava dizendo essencialmente era: “Aquela é a sua religião e esta é a minha."

“Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me que a hora vem, em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai. Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos porque a salvação vem dos judeus. Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.”

(João 4:20-24)

O Senhor começa contrastando a revelação de Deus confiada aos judeus, com sua ausência entre os samaritanos.

O Senhor estava dizendo que a humanidade deve ser iluminada por Deus para adorá-lo adequadamente.

“Vós adorais o que não sabeis; nós sabemos o que adoramos” (versículo 22).

Mas o segundo movimento da resposta do Senhor aborda um vazio em ambos os sistemas.

Externalismo, formalismo e ritualismo devem ceder lugar à verdadeira e real adoração dos espíritos dos homens.

Visto que Deus é espiritual em essência, Ele tem conduzido os homens da adoração formal, conforme instituída pela Lei, ao objetivo final de Seu propósito, “verdadeiros adoradores”.

Nesta era, o Pai alcança um propósito final na redenção - adoradores que adoram em espírito e em verdade.

Os crentes agora adoram no santuário celestial e, pelo poder do Espírito Santo, seus espíritos redimidos (“em espírito”) oferecem adoração de acordo com a plena revelação de tudo o que Deus é, conforme revelado na Palavra (“em verdade”). Isso transcende os sacrifícios e os meios de adoração que não são nem racionais (capazes de conhecer a Deus) nem espirituais.

Paulo disse: “Orarei com o espírito, mas também orarei com o entendimento; cantarei com o espírito, mas também cantarei com o entendimento.”

(1 Coríntios 14:15)

“Falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração.”

(Efésios 5:19)

Mas, será que a palavra “cantando” implica instrumentos musicais?

“Catando”, é a tradução da palavra grega “psallo”, usada 5 vezes no Novo Testamento e traduzida como “cantar”, “salmodiar” ou “fazer melodia”.

O substantivo traduzido como “salmo”, no grego “psalmos” vem desse verbo.

O Excelente dicionário bíblico Vine dá o significado, como: “principalmente 'contrair-se, vibrar', depois, 'tocar um instrumento de cordas com os dedos”, e ele acrescenta que significa: “no Novo Testamento, 'cantar um hino, cantar louvores'.”

Da mesma forma, outro dicionário bíblico, Vincent afirma: “O verbo, no entanto, é usado no Novo Testamento para cantar louvores em geral”.

A derivação de uma palavra acrescenta cor ao significado, mas não define a palavra.

Efésios 5:19, usa ambas as formas da palavra de um modo que claramente as remove do pensamento de um instrumento acompanhante.

O substantivo, “salmos”, está ligado à fala e não à música, “falando entre si em salmos".

O verbo “cantar” não pode envolver música instrumental, pois Paulo diz: “fazendo melodia em seu coração”.

 

 

Desenvolvido por Palavras do Evangelho.com