Qual é a diferença entre a humanidade original de Adão e a do Senhor?

Como outros já disseram, a humanidade de Adão era inocente (implícita em Gênesis 2:17; 3:5); Sua é a humanidade santa (Lucas 1:35). Ao explorar o significado de tais declarações, a curiosidade irreverente sobre a humanidade do Senhor é tão perigosa quanto olhar para dentro da arca foi para os homens de Bate-Semes (1 Samuel 6:19). Da oferta de manjares que apresenta as perfeições da vida do Senhor, Deus disse: “É algo santíssimo” (Levítico 2:3).

Para que o Senhor Jesus seja nosso Redentor, Ele deve ser verdadeiramente humano, “parente próximo” de nós (Levítico 25:49). Como “o Último Adão, o Segundo Homem” (1 Coríntios 15:45, 47), Ele deve estar fisicamente relacionado com Adão. O corpo preparado para Ele (Hebreus 10:5) não foi uma criação separada, mas uma concepção supervisionada (Lucas 1:31, 35). O Espírito de Deus fortaleceu a concepção e O preservou da contaminação da humanidade caída.

Nenhuma forma de análise poderia distinguir a substância material do Senhor da de Adão. No entanto, moral e mentalmente o Senhor diferia dele. Sem tendência para pecar, Adão poderia pecar e o fez. O Senhor não poderia e não pode pecar. Adão possuía uma inteligência incrível; o Senhor era e é onisciente.

Embora fosse um aprendiz (Isaías 50:4; Hebreus 5:8), Ele sabia todas as coisas (João 16:30).

Ele possuía toda a sabedoria (Colossenses 2:3), mas cresceu na demonstração de sabedoria (Lucas 2:52). Todas as capacidades que Ele demonstrou, Ele aprendeu, embora fossem inerentemente Suas.

 

Desenvolvido por Palavras do Evangelho.com