Os poderes de raciocínio seriam perdidos nos tormentos de um fogo literal?

As implicações da questão são tão avassaladoras que nos impedem de responder a isso de alguma maneira teórica ou filosófica. As realidades eternas só podem ser expressas pela Palavra de Deus.

O outro perigo que devemos evitar é tentar entender as experiências eternas pelas terrenas temporais. Lucas 16 nos revela um homem no inferno. Além de ter outras faculdades, ele é evidentemente capaz de pensar, lembrar, reconhecer responsabilidades e tirar conclusões. Ele se lembra de cinco irmãos. Se ele era o mais velho, isso mostra seu senso de responsabilidade pelo bem-estar deles. Ele reconhece e deduz logicamente que se seguirem o mesmo caminho que ele, também estarão no inferno.

Ele formula um plano, “Enviar Lázaro…” para avisar seus irmãos, pois Lázaro era um homem bem conhecido por ele, que também tinha morrido, mas agora estava num lugar feliz, que ele assume irá convertê-los.

Tudo isso defende a preservação do raciocínio do homem sem Deus.

Assim como o corpo foi usado pelo pecador não salvo como veículo para o pecado e, portanto, deve participar do sofrimento no lago de fogo (Apocalipse 20:11-13), a mente e o raciocínio, empregados para manter Deus à distância por toda a vida, devem ser preservados para sofrer já hoje no inferno (Marcos 9:44).

O sofrimento na terra frequentemente entorpece a mente e destrói o corpo. O Deus que impedirá a destruição dos corpos no fogo eterno, o lago de fogo, também impedirá a destruição do raciocínio.

Como é diferente a vida e o futuro de uma pessoa salva, Judas 21 diz: “Guardai-vos no amor de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo, para a vida eterna”.

O pecador é salvo pela graça de Deus por meio da fé no senhor Jesus. Ele não vai para o inferno, ele vai para o céu.

Este versículo em Judas 21, mostra-nos que hoje nós os salvos, devemos manter-nos no amor de Deus. Até que o Senhor venha novamente, isto é, até que Ele apareça a nós, devemos aguardar a Sua misericórdia para a vida eterna. Antes de sermos arrebatados, devemos aguardar a Sua misericórdia. Hoje, enquanto vivemos nesta terra, recebemos não apenas misericórdia, mas também graça.

Agradecemos ao Senhor que fomos salvos e pertencemos a Deus, contudo ainda há um problema.

O nosso corpo ainda não está redimido. Embora não sejamos mais do mundo, ainda estamos no mundo. É bom não pertencermos ao mundo, mas isso não é suficiente.

Cedo ou tarde, os israelitas tiveram de deixar o Egito. Cedo ou tarde, Noé teve de deixar a arca para entrar no novo período. Cedo ou tarde, Ló teve de deixar Sodoma. E virá o dia em que os cristãos terão de deixar o mundo.

Enquanto estou sendo atacado neste mundo, espero a misericórdia do Senhor Jesus. Enquanto estou sendo confrontado pelo pecado neste mundo, espero a misericórdia do Senhor Jesus.

Enquanto estou sendo esbofeteado por Satanás neste mundo, aguardo a salvação no seu sentido amplo do Senhor. Assim, enquanto estamos vivendo nesta terra e mantendo-nos no amor de Deus, esperamos o dia em que o Senhor mostrará misericórdia a nós. Portanto, é ainda necessário que a Sua misericórdia esteja sobre nós. Temos de aguardar a Sua misericórdia até o dia de sermos arrebatados.

Hebreus 4:16 exorta-nos a vir constantemente ao Senhor a fim de orar. Ao virmos orar diante do Senhor, recebemos misericórdia e achamos graça para socorro em ocasião oportuna.

Algumas versões usam a expressão obter misericórdia. Mas na verdade, na linguagem original, a palavra não é obter. Obter é algo muito ativo. No grego, a palavra é mais passiva.

Ela deveria ser traduzida para “receber”. Recebemos misericórdia e achamos graça.

Que é receber? Receber significa que tudo está aqui; está sempre pronto para uso a qualquer tempo.

Que é graça? Graça é algo que você tem de “achar”, pois é algo que Deus fará. Graça é algo positivo; é algo para ser elaborado. É por isso que se diz “receber” misericórdia e “achar” graça.

Você pode ver que a Bíblia é muito clara acerca da misericórdia e da graça. Não há confusão entre ambas.

“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie.”

(Efésios 2:8,9)

 

Desenvolvido por Palavras do Evangelho.com