O título “Estrela da Manhã” (2 Pedro 1:19 e Apocalipse 22:16) são os mesmos?

A “Estrela da Manhã ou da Alva” nestas duas passagens é uma metáfora que nos fala do Senhor Jesus Cristo.

A palavra grega em 2 Pedro 1:19, é “phosphoros” e significa “portador de luz”, ou o nome específico de Vênus.

As duas palavras gregas “aster” estrela, e “orthinos” cedo, usadas em Apocalipse 22:16, são traduzidas diretamente como “Estrela da Manhã”.

A palavra que Pedro usa, então, tem uma ênfase diferente das duas palavras de João em Apocalipse.

Em Pedro, a ênfase está na vinda do Senhor Jesus à terra para reinar por mil anos como Filho do Homem, Senhor dos senhores e Reis dos reis, mas em Apocalipse 22, a Sua vinda é até as nuvens para o arrebatamento da Sua Noiva a Igreja; evento que ocorrerá sete anos antes de se cumprir 2 Pedro 2 1:19.

Em 2 Pedro 1:16-21, o Espírito de Deus, por meio de Pedro, enfatiza a certeza da vinda gloriosa do Senhor à terra para reinar por mil anos.

O brilho da Estrela da Manhã (“o portador da luz”) capta a atenção deles (e a nossa) e garante o dia seguinte, quando “nascerá o Sol da Justiça” (Malaquias 4:2).

No último capítulo da Bíblia, a brilhante (“radiante” - Forte) Estrela da Manhã capta a afeição das igrejas e desperta a expectativa de Sua vinda pessoal nas nuvens para Sua Noiva.

“E o Espírito e a esposa dizem: Vem. E quem ouve, diga: Vem. E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida. Aquele que testifica estas coisas diz: Certamente cedo venho. Amém. Ora vem, Senhor Jesus.”

(Apocalipse 22:17 e 20)

 

Desenvolvido por Palavras do Evangelho.com