O Telemóvel e a assembleia local

Em 2013 o discurso de vendas de Telemóvel do fabricante Apple para seu iPhone declarou: “Chame-o de melhor, mais rápido e ainda mais mundano”.

Mundanismo e piedade são opostos um ao outro. É verdade que um iPhone não é mundano em si. A tecnologia não é boa nem ruim. Mas a tecnologia tem um potencial (e uma história) para causar problemas.

Em muitas assembleias locais espalhadas pelo mundo, os anciãos tem passado por um dilema, pois muitos dos crentes já substituíram o modo de usar a Bíblia no formato papel e tinta, para o modelo digital, facilmente baixado em muitos telemóveis.

Mas alguém dirá, onde está o problema em usar a Bíblia no formato digital, não é a mesma Palavra de Deus?

E até podem argumentar que, antigamente a Bíblia vinha em rolos de pergaminhos, sendo impossível cada pessoa ter uma Bíblia completa e andar com ele por ai, então onde está o problema?!

Bem, o problema não está em ter a Bíblia no formado digital em seu Telemóvel e durante a semana levar consigo para onde quiser, e até mesmo, se preferir, usa-la nas reuniões; o problema está que, no aparelho em que foi baixado a Bíblia, também tem muitos outras coisas como, as redes sociais e o WhasApp, e nas reuniões da assembleia, o Telemóvel ficando conectado a internet, o canal fica aberto para aquele Telemóvel receber mensagens, vídeos, imagens e etc.

E como todo ser humano é curioso, e muitos crentes não tem domínio próprio, logo deixa de estar em espírito e comunhão na reunião e em tudo o que está acontecendo ali, e passa a olhar as novidades que acabam de chegar; depois de dar uma olhadinha a sua volta para certificar-se que ninguém percebeu, seus dedos correm para responder algo ou interagir com a novidade que acaba de chegar.

Portanto, ai está o grande problema exposto, crentes estão indo para as reuniões da assembleia com suas Bíblias em seus Telemóvel, mas com ela, levam o mundo consigo, que não conseguem se desconectar nem naquela hora.

A pessoa que age assim, não só está prejudicando a si mesma, mas está dando um mal testemunho e passando a ideia aos outros crentes mais jovens e mais francos, que nas reuniões do povo do Senhor, podem agir assim.

Além de que, em muitas dessas reuniões, estão presentes os não salvos que percebem este comportamento, principalmente os filhos ainda não salvos dos crentes piedosos, que procuram estabelecer o temor do Senhor nos corações deles.

Paulo disse: “Bom é nem fazer outras coisas em que teu irmão tropece, ou se escandalize, ou se enfraqueça.”

(Romanos 14:21)

A atitude correta é, querendo fazer uso da Bíblia em seu Telemóvel na hora das reuniões, desconecte-o da internet, e se limite a usar o aparelho naquilo que harmonize com o ambiente espiritual do momento.

Eu não tenho o costume de usar o Telemóvel para a leitura bíblica nas reuniões da assembleia, mas tenho uma biblioteca de comentários bíblicos nele, a Bíblia em várias versões e a Bíblia com o dicionário de Strong e outras ferramentas deste gênero para consulta e leitura quando precisar. Faço anotações bíblicas em um bloco electrônico que existe nele.

Mas, uma coisa é você fazer uso de algo para o bem e dominá-lo, e outra é deixar que este algo domine e te leve a tropeçar.

Mas, voltando aos anciãos, eles tem um verdadeiro dilema para resolver, pois são os responsáveis pelo bom andamento das reuniões e pelo cuidado de todo o rebanho sobre que o Espírito Santo os constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue.

(Atos 20:28)

Quando algum crente não tem domínio próprio, seja em que área for da sua vida, e este mal afeta as reuniões da assembleia local, os anciãos tem que agir, primeiramente falando com esta pessoa e também apresentado ministérios que vá ajudar os outros a não cometerem o mesmo erro.

A Bíblia aconselha a todos os crentes, “Obedecei a vossos pastores (anciãos), e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil.” (Hebreus 13:17)

Os anciãos e os irmãos que ministram o povo de Deus, fazem uso da Palavra de Deus, pois ela é útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem e mulher de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra.”

(2 Timóteo 3:16,17)

Mas o apóstolo Paulo diz: “se alguém não obedecer à nossa palavra…, notai o tal, e não vos mistureis com ele, para que se envergonhe.”

(2 Tessalonicenses 3:14)

Cada assembleia local e chamada à igreja de Deus, e os salvos ali são os santificados em Cristo Jesus e chamados santos, juntamente com todos os que, em toda parte, invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso.”

(1 Coríntios 1:2)

Portanto, se alguém por seu mal comportamento prejudicar esse “Templo de Deus”, Deus o destruirá; pois o santuário de Deus, que são vocês, é sagrado. Não se enganem. Se algum de vocês pensa que é sábio segundo os padrões desta era, deve tornar-se "louco" para que se torne sábio. Porque a sabedoria deste mundo é loucura aos olhos de Deus. Pois está escrito: Ele apanha os sábios na astúcia deles; e também: O Senhor conhece os pensamentos dos sábios e sabe como são fúteis.”

(1 Coríntios 3:17-20)

Cada pessoal salva deve ouvir a Deus: não ouvir uma voz do céu, mas sim, uma sensibilidade à Sua Palavra enquanto medita sobre ela e uma abertura à Sua orientação enquanto ora e busco a face de Deus.

Ouvir a Deus também inclui uma sensibilidade de consciência diante de Deus, estar pronto para mudar meus caminhos quando percebo que algo não está certo em minha vida.

Paulo poderia dizer em Atos 24:16: “E nisto me exercito, para ter sempre uma consciência limpa de ofensa para com Deus e para com os homens”.

Existem problemas reais para todos nós, e precisamos apoiar uns aos outros e orar uns pelos outros.

São nas poucas horas que passamos juntos nas reuniões da assembleia local, agindo com atitudes irreverentes e impensadas que refletimos como está a nossa vida espiritual e nossa comunhão com Deus durante a semana.

No final do dia, você se pergunta:

“Para onde foi o tempo?”

Foi pelo dreno tecnológico ou produziu algo para a eternidade?

Em uma pesquisa da “bimeanalytics.com” sobre o iPhone (Telemóvel), ela diz que, 33% dos entrevistados nos EUA disseram que usam o iPhone de 30 a 49 vezes por dia. Isso é cerca de uma vez a cada 40 minutos.

Claro, não estamos falando de 30 telefonemas. Como já mencionamos, os Telemóveis se tornaram úteis para muitas coisas, desde verificar o tempo até pesquisar as Escrituras. Mas da próxima vez que você começar a ir além da Bíblia na hora das reuniões neste aparelho, pare um momento para se perguntar: “Isso realmente é urgente e necessário, vai importar daqui uma hora ou amanhã… no ano que vem… depois desta vida?”

O Senhor Jesus disse: “Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.”

(Mateus 6:33,34)

Tiago, chamando os crentes de infiéis ao Senhor, dizendo: “Crentes infiéis, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus. Ou cuidais vós que em vão diz a Escritura: O Espírito que em nós habita tem ciúmes?”

(Tiago 4:4,5)

Os métodos de Satanás não mudaram. Desde o início, suas táticas têm sido tentar e ostentar o desconhecido e o prazer sensual, tornando-o algo desejável - algo que você está perdendo, algo que você deveria ter, mas que Deus reteve de você.

Lembre-se de que comer daquela árvore significará um desastre e trará ruína e devastação à sua vida e de outros.

O jardim com todo o gozo das bênçãos de Deus, como deve ser as reuniões de uma assembleia local para o crente, a participação em Sua obra, a comunhão com Seu povo e a comunhão com Sua pessoa serão perdidos se você comer daquela árvore.

Lembre-se do primeiro Adão e sua queda, e honre o Último Adão (Jesus Cristo) e Seu sacrifício.

A primeira árvore significava morte certa. A árvore do Calvário significava morte. Lembre-se, também, que seu antigo eu morreu no madeiro do Calvário.

“Assim também vós considerai-vos certamente mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus nosso Senhor. Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, para lhe obedecerdes em suas concupiscências; nem tampouco apresenteis os vossos membros ao pecado por instrumentos de iniquidade; mas apresentai-vos a Deus, como vivos dentre mortos, e os vossos membros a Deus, como instrumentos de justiça.”

(Romanos 6:11-13)

O mundo em que vivemos perdeu em grande parte o senso de modéstia, o respeito santo, devido a muitas coisas que vêem e ouvem, incluindo publicidade, televisão e Internet.

Por favor, não contribua para este mundo que não tem respeito pelas coisas santas de Deus, e nem tão pouco vivem uma vida de piedade.

Ao fazer o que eles fazem, você tenta os outros a pecar, e isso é sério. Os homens respondem a estímulos visuais muito mais do que a maioria imagina. A modéstia é bela para um homem espiritual e de grande valor para Deus. Lembre-se disso!

Temos um Deus bom e generoso.

“Nenhum bem sonegará aos que andam retamente” (Salmos 84:11).

Deixe que seu desejo seja andar no caminho do Senhor, e o desejo do Senhor será abençoá-lo e encantá-lo além das palavras.

 

Desenvolvido por Palavras do Evangelho.com