O que ganhamos quando somos salvos?

Quando recebemos o Senhor Jesus pela fé como nosso salvador pessoal, o Espírito Santo transfere a obra de Jesus a nós. Consequentemente, toda a obra que o Senhor cumpriu, tal como o dom do arrependimento, do perdão, da purificação, da justificação, da santificação e do desfrute, é realizada pelo Espírito Santo em nós. Questões tais como a regeneração ou o receber da vida eterna se cumprem em nós por meio do Espírito Santo. A obra do Espírito Santo é transmitir a vida do Senhor Jesus a nós.

Ela é similar ao fio que transmite eletricidade da usina de força a nós. Por meio do Espírito Santo, recebemos uma nova vida, um coração novo e um espírito novo (Ezequiel 36:26).

Quando recebemos um espírito novo e um coração novo, o Senhor Jesus tem como habitar em nós por intermédio do Espírito Santo. Por isso, a regeneração é o Espírito Santo preparando um novo templo para o Senhor.

Uma vez que estamos na carne, o Senhor Jesus não pode habitar em nós. Somos como o mundo sob julgamento da época de Noé. Depois que a água baixou, Noé soltou uma pomba da arca (Gênesis 8:8-9).

Mas a pomba não achou lugar de descanso; ela não encontrou lugar algum para habitar. Da mesma maneira, somos cheios de pecados. O Senhor Jesus não conseguia encontrar lugar para habitar em nós. Sendo este o caso, Deus nos deu o Espírito Santo. O Senhor realizou todas as coisas objetivamente.

Agora, o Espírito Santo nos deu um novo espírito subjetivamente, para que o Filho de Deus possa habitar em nosso espírito. O Espírito Santo veio primeiramente preparar uma habitação para o Senhor Jesus. Então o Senhor veio morar em nós.

Por um lado, o Espírito Santo nos deu uma nova vida interior. Por outro, dia após dia, Ele transmite a verdade e o propósito de Deus a nós.

Eis por que o Senhor disse que quando o Espírito da realidade viesse, Ele nos guiaria a toda verdade (João 16:13).

Além disso, há outro item da obra do Espírito Santo, que é trazer-nos os dons tais como profecia, línguas, cura, milagres, revelações, palavras de sabedoria e palavras de conhecimento, fé e todos os outros tipos de dons.

Não quero enumerar em detalhes todos os itens da obra de comunhão do Espírito Santo.

Aqui nós enfatizaremos apenas uma coisa: toda a obra do Senhor Jesus é-nos transmitida hoje por intermédio do Espírito Santo. Até mesmo o próprio Senhor Jesus é-nos transmitido por meio da obra do Espírito Santo. Essa é a salvação de Deus. Muitas pessoas não entendem a obra de comunhão do Espírito Santo. Elas me perguntam como a obra do Senhor que foi cumprida há mil e novecentos anos pode ser aplicada a nós hoje.

Na verdade, se não houvesse a obra do Espírito Santo, essa pergunta teria pleno fundamento.

Como pode uma obra cumprida há mil e novecentos anos ser aplicada a nós hoje?

O que o Senhor cumpriu há mil e novecentos anos não foi abandonado “ao sabor do vento e do sol”.

Deus preservou e alimentou essa obra no Espírito Santo. Eis porque ela permanece tão fresca hoje. Hoje podemos receber a obra do Senhor Jesus. Ela é a mesma de antes.

Certa vez, fui a uma loja e o balconista me deu uma lata de sopa de vegetais importada. A lata parecia velha e feia exteriormente. Ela estava coberta de pó. O balconista falou muito bem dela e queria vendê-la para mim com um desconto. Comprei-a e levei-a para casa. Mais tarde quando a examinei a data de fabricação, descobri que era mais velha que eu. Depois, quando a abri e esquentei-a, vi que a sopa ainda tinha bom sabor. Se a obra do Senhor Jesus não fosse preservada no Espírito Santo, surgiria a questão de tempo e espaço.

Como poderia entrar em mim o Salvador que morreu no calvário há mil e novecentos anos?

Mas com o Espírito Santo, não há questão de tempo e espaço. Deus preservou a obra do Senhor no Espírito Santo. Agora a obra do Senhor é viva. Desse modo o Espírito Santo é capaz de transmitir a obra do Senhor a nós.

Tenho um irmão que estuda bioquímica. Ele mexe com experiências o tempo todo. Para cultivar determinada bactéria, ele precisa usar certa substância química. Enquanto ele mantém determinada temperatura, a bactéria vive. Se a temperatura se torna muito elevada ou muito baixa ou se outros elementos são adicionados à cultura, a bactéria morre.

O melhor meio para preservar a obra do Senhor é o Espírito Santo. A obra do Senhor sem o Espírito Santo não conseguirá viver e morrerá.

O mesmo é verdade com relação à vida cristã. Uma vida cristã nunca pode ser separada do Espírito Santo. Se as verdades compreendidas pelos filhos do Senhor estiverem separadas do Espírito Santo, elas gradualmente secarão e morrerão. Assim, todos os assuntos espirituais têm de estar no Espírito Santo. Fora do Espírito Santo, tudo morrerá. Nada sobreviverá. Temos de ver que o Espírito Santo é a fonte da vida. Nele está a vida. Fora Dele, tudo está morto.

Por meio do Espírito Santo, Deus transmite tudo de Si e da obra do Senhor para dentro de nós. Deus preparou tudo relacionado com a nossa salvação.

Além disso, o Espírito Santo veio e está pronto a transmitir-nos tudo o que Deus preparou. Se houver alguém ainda não salvo, esse alguém não pode dizer que Deus não o amou ou que o Senhor Jesus não cumpriu a redenção por ele. Ele não pode dizer que a palavra está muito longe dele e é inatingível.

Meu amigo, você tem boca? Algumas pessoas podem argumentar que são mudas e não têm boca. Mas elas têm coração. Elas podem não ter boca, mas não conseguem deixar de ter coração.

Romanos 10:8-9 diz: “A palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração (...) se, com a tua boca, confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo”.

Por que é assim? Porque Deus disse que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Talvez você queira saber como pode ser tão simples e como é que alguém pode ser salvo apenas invocando. Isso é possível porque o Espírito Santo veio. Ele salvará você assim que você invocar.

Como se invoca?

Em Romanos 10:8-9, Paulo adapta um versículo de Deuteronômio 30 para dizer que o evangelho está perto, é acessível, inteligível e fácil de obter; pode ser expresso numa conversa trivial (na tua boca) e compreendido pela mente (em teu coração) com facilidade (Deuteronômio 30:14).

São as boas-novas da salvação pela fé pregadas por Paulo e pelos outros apóstolos.

Em primeiro lugar, é preciso aceitar a encarnação do Filho de Deus, ou seja, que o bebê na manjedoura em Belém é o Senhor da vida e da glória, que o Jesus do Novo Testamento é o Senhor (Jeová) do Antigo Testamento.

Em segundo lugar, é preciso aceitar a ressurreição de Jesus com todas as suas implicações. Deus o ressuscitou dentre os mortos como prova de que Cristo havia completado a obra necessária para nossa salvação e de que Deus está satisfeito com essa obra.

Crer nisso com o coração significa crer com a mente, as emoções e a vontade.

Assim, se com a tua boca confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Trata-se de uma apropriação individual da pessoa e obra do Senhor Jesus Cristo. Essa é a fé salvadora.

Mas alguém pode perguntar: "Uma pessoa pode ser salva ao aceitar Jesus como Salvador sem, porém, reconhecê-lo como Senhor?".

A Bíblia não deixa margem para uma fé com ressalvas: "Aceito Jesus como meu Salvador, mas me recuso a coroá-lo Senhor de tudo".

Em contrapartida, os que tornam a sujeição a Jesus como Senhor uma condição para a salvação se deparam com um problema: "Qual deve ser o grau de sujeição ao senhorio de Cristo?".

Poucos cristãos podem dizer que se entregaram de forma completa e absoluta.

Quando apresentamos o evangelho, devemos afirmar que a fé é a única condição para a justificação. Devemos, porém, lembrar tanto a incrédulos quanto a salvos que Jesus Cristo é Senhor (Deus-Jeová) e deve ser reconhecido como tal.

 

Desenvolvido por Palavras do Evangelho.com