O Espírito Santo não estará mais no mundo após o Arrebatamento?

Esta pergunta está baseada no que temos em 2 Tessalonicenses 2:6-8: “E agora vós sabeis o que o detém, para que a seu próprio tempo seja manifestado. Porque já o mistério da injustiça opera; somente há um que agora o retém até que do meio seja tirado; e então será revelado o iníquo.”

Implícito na questão está a verdade de que o Espírito Santo de Deus, em Sua relação única com a igreja (João 14:16), é o “Restringente” no versículo 7.

Essa restrição será removida no Arrebatamento, permitindo que o “Homem de O pecado” seja “revelado a seu tempo” (v. 6).

O Espírito Santo na Igreja funciona hoje como um restringidor ou freio do mistério da injustiça.

Com o arrebatamento, o Espírito Santo volateará a atuar como fazia antes do Pentecoste.

Depois do Arrebatamento prefigurado em Apocalipse 4:1, João viu no céu “uma multidão que ninguém podia contar”, “que vinha de uma grande tribulação” (Apocalipse 7:9, 14).

Estes, juntamente com as “ovelhas” vivas (Mateus 25:33), nasceram de novo pela pregação do evangelho do reino (Apocalipse 7), no período da tribulação, após o arrebatamento da Igreja.

O Espírito Santo deve então estar operando na terra após o Arrebatamento, caso contrário, os indivíduos não poderiam nascer de novo (João 3:5).

Além disso, tudo o que é realizado para Deus no testemunho dos 144.000 servos selados (Apocalipse 7:4) deve ser por meio da energia do Espírito. As duas testemunhas mortas (Apocalipse 11:11), deve ser ressuscitado pelo Espírito de Deus (veja também Romanos 8:11).

Os crentes da Tribulação e Grande Tribulação, que estão no período da última semana, que faz parte da 70ª semana de Daniel, receberão a vida eterna e desfrutarão das “bênçãos da Nova Aliança” espirituais.

(Leia Jeremias 31:33-34; Ezequiel 36:25-27).

Eles anteciparão com alegria o cumprimento completo da Nova Aliança.

(Leia Jeremias 32:37-41; Ezequiel 36:28).

A promessa que temos para estes crentes, “E porei dentro de vós o meu Espírito ” (Ezequiel 36:27), é distinto da promessa para nós, a Igreja.

O Senhor Jesus disse: “Nós (Pai e Filho pelo Espírito Santo) viremos para o crente, e faremos nele morada” (João 14:23).

Nesta era, o corpo do crente é o templo do Espírito que está “em vós” (1 Coríntios 6:19).

A Noiva terá sido arrebatada, portanto os crentes da tribulação não estão “em Cristo” ou “um com Cristo”.

(Leia Efésios 2:13-18; 5:30-32)

 

Desenvolvido por Palavras do Evangelho.com