O batismo cristão não é uma continuação do batismo de João?

Os discípulos de João foram batizados na confissão dos seus pecados e na expectativa da vinda do Messias.

Foi um batismo até a morte, a devida recompensa por seus atos, mas não até a morte de Cristo. Estava relacionado ao arrependimento como um ato exterior, no qual uma mudança interior encontrava expressão visível, mas era bastante distinto do batismo cristão.

Em Atos 19:4, Paulo explica a missão e mensagem de João, ele afirma: “João, na verdade, batizou com o batismo do arrependimento, dizendo ao povo que cresse naquele que após ele havia de vir, isto é, em Cristo Jesus”. A pregação de João tinha dois elementos principais. O primeiro foi um chamado ao arrependimento. O que se entende não é uma mera mudança intelectual de mente ou uma mera tristeza pelo pecado, e muito menos fazer penitência, mas uma reviravolta fundamental que envolve mente, atitude e acção relacionadas com Deus e o pecado. O segundo elemento da sua pregação foi a proximidade da apresentação do Messias à nação de Israel. O batismo deles por João seria uma confissão aberta e um reconhecimento público deste duplo impulso de sua mensagem sobre eles. Isto resultou numa condição moral e espiritual adequada à recepção do seu legítimo Rei e Messias, rendendo-lhe total lealdade e obediência.

O batismo em si não os limpou de seus pecados nem os tornou adequados diante de Deus. Afirmar que o batismo deve preceder o arrependimento, e deve preceder a remissão dos pecados, é ensinar uma forma grosseira de salvação pelas obras.

Ligando (Marcos 16:16): "Aquele que crer e for batizado será salvo; mas aquele que não crer será condenado", com (Mateus 3:11): "Eu realmente vos batizo em água para o arrependimento...", também com (Atos 2:38): "Arrependam-se, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos pecados…”,também (Atos 19:4) vemos que se estabelece abundantemente o fato de que o batismo está ligado aos requisitos essenciais de arrependimento e fé, não como sendo ele próprio essencial para a salvação e perdão, mas como sendo uma das primeiras evidências da mudança que o arrependimento e a fé provocam.

O batismo de João nas águas deu lugar ao batismo dos discípulos do Senhor, (João 3:22; 4:1-2); isso aconteceu antes da cruz e foi o início do que mais tarde foi o batismo dos crentes em nome do Senhor depois da cruz. "Então os que receberam de bom grado a sua palavra foram batizados." (Atos 2:41)

Após a ressurreição do Senhor, Ele instituiu uma coisa nova, o batismo dos crentes, substituindo o batismo de João, ordenando aos Seus discípulos: "Fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em Nome do Pai, e do Filho, e do Santo Espírito, ensinando-os a observar todas as coisas que eu lhes ordenei”, (Mateus 28:19-20).

 

Desenvolvido por Palavras do Evangelho.com