Milênio

Vamos procura apresentar o chamado caso “pré-milenista” para um reinado literal de 1.000 anos de Cristo e Seu povo Israel na Terra. Isto acontecerá entre a Tribulação e a dissolução e substituição do mundo atual, do Grande Trono Branco e do estado eterno. Esta é uma visão minoritária no cristianismo professo como um todo, e provavelmente até mesmo entre os evangélicos. Várias linhas de apoio serão brevemente desenvolvidas mais tarde, mas primeiro a posição bíblica deve ser considerada principalmente a partir de Apocalipse 20:1-10.

A maneira mais simples e possivelmente e mais lógica de interpretar o livro do Apocalipse é tratá-lo da maneira mais cronológica e literal possível. Com isso em mente, a sequência do livro passa do presente (Apocalipse 1-3), para o Senhor Jesus Cristo investido com os títulos de propriedade do universo (Apocalipse 4-5), o período da Grande Tribulação (Apocalipse 6-19), seguido pelo Reino milenar e julgamento final (Apocalipse 20) e o estado eterno (Apocalipse 21-22). Aqueles de nós que acreditam em um Arrebatamento pré-tribulação o veem retratado através de João ouvindo e experimentando o chamado: “Suba aqui” (Apocalipse 4:1-2).

É verdade que o período de 1.000 anos só é mencionado em Apocalipse 20, mas ali é mencionado 6 vezes nos primeiros 7 versículos e usado para 3 propósitos. Primeiro, o período em que Satanás será preso; segundo, o período de reinado; e terceiro, o período entre a ressurreição dos justos e dos injustos mencionado anteriormente em Daniel 12:2 e João 5:29. Agora, por que os 1.000 anos não deveriam ser interpretados literalmente, como acontece com a maioria, se não com todos, os outros períodos de tempo do livro?

A visão alternativa mais comumente defendida contra ao pré-milenismo é o amilenismo que remonta a Agostinho por volta do século IV. Esta ideia propõe que Satanás foi amarrado na cruz, iniciando assim o reinado de Cristo e Sua Igreja, que foi ressuscitada para uma nova vida e espalhará o Reino até que alcance aceitação mundial antes da Segunda Vinda de Cristo. A teoria enquadrava-se perfeitamente na expansão da Roma religiosa, que continuou mesmo após o desaparecimento da Roma secular. Não há dúvida de que o fato de esta ideia ter diminuído significativamente por volta do final do primeiro milénio d.C. levou a que o período fosse espiritualizado para representar um período de tempo mais longo (agora 2.000 anos e ainda em curso). Mesmo um olhar superficial sobre isso levanta algumas questões muito sérias. Será que Satanás esteve preso e, portanto, ineficaz desde a cruz? O Novo Testamento deixa claro que ele ainda está muito ativo no mundo e entre o povo de Deus. Ele é visto como um “adversário”, como um “leão que ruge” (1 Pedro 5:8) e como o “príncipe deste mundo” (João 12:31; 14:30; 16:11).

Estes dificilmente são termos aplicáveis ​​a alguém que foi “amarrado” na cruz. Na verdade, seria mais fácil argumentar que a sua influência está se espalhando e aumentando ao longo do tempo! O suposto “reinado” de Cristo e do Seu povo agora também é muito questionável. A propagação da religião organizada vista figurativamente na Babilônia (Apocalipse 17-18), e literalmente através de Roma e suas subsidiárias, pode muito bem ter ocorrido, mas grande parte dela é falsa e de forma alguma representativa de Cristo, considerando os males e excessos que tem praticado através dos tempos. Infelizmente, embora os reformadores reconhecessem o mal deste sistema, eles não rejeitaram o seu ensino amilenista, embora, à medida que o evangelho se espalhou após a Reforma, alguns desenvolveram a visão pós-milenista.

Isto propõe que o mundo será cristianizado trazendo um longo período de paz e prosperidade antes da Segunda Vinda de Cristo. Embora este seja um pensamento nobre, infelizmente ele fracassou após o último século de guerras e miséria, seguido pelo enorme aumento do secularismo, do ateísmo, do humanismo, do ocultismo e do Islão. Em vez de ascender a um período de governo teocrático, o nosso mundo está a mergulhar no pecado e no caos, e a caminhar em direção ao julgamento iminente.

 Embora divergindo grandemente, as visões alternativas à posição pré-milenista, estão unidas numa recusa feroz em aceitar uma distinção clara entre o povo terreno de Deus, Israel, e a Igreja, que é celestial. A fim de apoiar a crença de que todas as promessas e profecias do Antigo Testamento relativas ao povo de Deus Israel devem ser cumpridas somente na Igreja, eles devem espiritualizar e explicar qualquer coisa que exija um cumprimento literal envolvendo Israel. Isto nos leva a alguns pontos complementares.

Considere as promessas soberanas de Deus. Tal como um notável comentador dos nossos dias, acho surpreendente que os meus irmãos “reformados” que insistem tão vigorosamente em proclamar a soberania de Deus na salvação pareçam contentes em deixá-la de lado quando se trata da nação de Israel. Eles falam repetidamente de “teologia da aliança”, mas parecem felizes em explicar muitas das alianças de Deus no Antigo Testamento com Israel e seus representantes.

O espaço impediria uma consideração detalhada aqui para enfatiza claramente que a maioria das alianças do Antigo Testamento é incondicional.

Em particular, os pactos, ou promessas, feitos aos patriarcas (especialmente Abraão) e Davi relativamente à terra e ao trono são irrevogáveis.

Romanos 9-11 deixa bem claro que “os dons e o chamado de Deus são sem arrependimento” (Romanos 11:29). Quando Deus prometeu a Abraão, Isaque e Jacó que seus descendentes ocupariam toda a extensão da Terra Prometida, Ele estava falando sério! Quando Ele prometeu a Davi que ele e seus descendentes de Judá ocupariam o trono, assim como os de José herdariam a Terra, Ele também quis dizer isso. Assim, embora Israel hoje seja um povo ímpio e incrédulo, que muitas vezes oprime os seus inimigos, assim como outros os oprimem, Deus ainda os preservou, apesar dos esforços contínuos do homem para eliminá-los. Por que? Porque Ele ainda tem Seu propósito soberano para cumprir com eles.

Considere ainda as profecias específicas feitos para e através de muitos deles. Todos os detalhes de paz e prosperidade de Isaías devem ser explicados na Igreja? Estaria o pobre homem, que tanto sofreu, sendo enganado ao procurar claramente uma realização literal? Certamente seus últimos 9 capítulos só podem ser plenamente realizados em um reino terreno literal? Jeremias 32 foi iludido quando comprou o campo, ou um dia ele realmente verá aquela terra ser retomada por Cristo? Por que Ezequiel foi inspirado a escrever seus nove capítulos finais, longos e detalhados, descrevendo intrincadamente um templo ainda nunca construído, e todos os seus regulamentos associados, se ele nunca será construído? Todas as profecias muito específicas de Daniel para sua nação devem ser explicadas junto com todo o resto dos escritos dos profetas que nos falam sobre detalhes geográficos, condições sociais, expectativa de vida, saúde, governo e administração?

Finalmente, considere a possibilidade de um princípio sabático . Assim como Deus providenciou um sétimo dia e um ano de descanso, será que Ele fará o mesmo daqui a milênios? Parece-me que o homem teve seis mil anos de desgoverno neste planeta, e talvez estejamos agora à beira de um milênio do governo perfeito de Cristo. Esta triste criação geme em antecipação (Romanos 8:18-22) de um tempo em que todas as questões que os homens tão em vão tentam abordar hoje serão resolvidas. Posso encorajar o amigo a estudar mais, a fim de observar nas Escrituras que neste período literal de 1.000 anos, Cristo abordará as questões de retidão, justiça, paz, opressão, velhice, fome, desastres naturais, cuidados de saúde, bem-estar animal, falsas religião, culto unitário, poluição, aquecimento global, pobreza e muito mais.

Cristo reinará por 1.000 anos e finalmente provará que a rebelião do homem não é apenas uma consequência do seu ambiente. Isto será visto quando Satanás for solto e os homens se rebelarem novamente antes do julgamento final. Isso se encaixa com o ensino de 1 Coríntios 15:20-28 de que Cristo reinará até que os últimos inimigos, a morte e o inferno, sejam derrotados, e então entregará o Reino a Deus quando a justiça então habitar em toda a criação, vez de reinar (2 Pedro 3:13). Esta morada é o estado eterno do Apocalipse 21-22 onde não há mais qualquer oposição para subjugar e reinar, mas um novo céu e terra perfeitos e sem pecado, onde Deus e Cristo habitam eternamente em justiça e paz somente com os redimidos. Bem poderíamos proclamar: “Venha o teu reino. Seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu” (Mateus 6:10), e exclamar: “Ora, vem, Senhor Jesus” (Apocalipse 22:20).

A. Sinclair

 

Desenvolvido por Palavras do Evangelho.com