Mateus 7:13,14, retrata a condição dos perdidos?

Mateus 7:13,14, diz: “Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.”

Que não haja dúvidas sobre isso. As pessoas que estavam ouvindo o Senhor eram incrédulas que corriam o risco de serem excluídos do reino dos céus (Mateus 7:22,23).

Eles reconheceram que a questão principal era a autoridade (v. 29), porque Ele afirmou que a inclusão ou exclusão do reino dependia de eles construírem ou não sobre Suas palavras (vs. 24-27).

Ele os advertiu de que os fornecedores de falsos ensinos os atrairiam para o caminho largo e fácil da destruição. Ele pediu submissão à Sua palavra e uma justiça resultante baseada em Seu ensino, não no ensino comprometido de homens (Mateus 5:20-48).

Qualquer um que queira andar por este caminho estreito deve entrar pelo portão estreito. Sem uma nova vida, ninguém pode viver retamente aos olhos de Deus (Romanos 8:7, 8).

Qualquer um que tentasse viver a justiça ensinada pelo Senhor descobriria apenas sua necessidade de um Salvador (Romanos 3:19).

Os primeiros 8 capítulos de Romanos nos trazem a culpa universal, uma posição justa pela fé pessoal em Cristo e uma vida santa pelo poder da habitação do Espírito.

(Leis Romanos 3:19; 5:1; 8:4,9,13-15).

Antes da Sua Mensagem na Montanha, o Senhor havia ensinado essas coisas a Nicodemos (João 3:1-21).

Vendo as palavras do Senhor no contexto e à luz de outras Escrituras, a mensagem aos perdidos é clara. Somente pela submissão à Sua Palavra, começando pelo (arrependimento) de seus pecados, um novo nascimento e uma vida justa (que atesta a realidade de sua nova vida) os indivíduos estarão no céu.

Além disso, não importa o que mais eles tenham ou façam, eles terminarão em destruição, perecerão (é raiz da palavra destruição) no inferno para sempre.

“Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos? Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus. Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons. Toda a árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo. Portanto, pelos seus frutos os conhecereis. Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade.”

(Mateus 7:16-23)

É importante perceber que no sermão do monte (Mateus 5-7), havia descrentes (Mateus 7:28) e crentes (Mateus 5:1), enquanto o Senhor falava.

Como em tudo o que Ele fez e disse, Sua mensagem foi um modelo de boa pregação; Ele expôs a verdade e então pediu ação. A mensagem em Mateus 7:13-27, foram Seu resumo e chamado à ação.

Tal era Sua habilidade em falar que Seu resumo se aplicava a todos os que ouviam. Ele expressou princípios universais.

A submissão à Sua Palavra resulta em “vida que é verdadeiramente vida”, desfrutada agora e eternamente. (1 Timóteo 6:19)

A desobediência à Sua Palavra resulta em perda, sofrida agora e eternamente.

Nós que somos salvos precisamos deste lembrete. O valor de nossa vida e testemunho atuais depende da submissão inflexível à Sua Palavra.

O grau em que desconsideramos Sua Palavra é o grau em que sofreremos perdas no Tribunal de Cristo.

(1 Coríntios 3:12-15).

 

 

Desenvolvido por Palavras do Evangelho.com