Liderança masculina

A Palavra de Deus confia a autoridade e a liderança nos relacionamentos humanos aos homens. Assim, no governo da assembleia local, o Novo Testamento exclui as mulheres dos papéis de liderança e da pregação e ministério público, em vez disso, as chama para servir em tarefas igualmente importantes, mas complementares. As Escrituras baseiam essa divisão em papéis de gênero não no valor ou habilidade pessoal, mas sim na liderança – um princípio fundamental que Deus constrói em tudo o que Ele faz.

O termo hierárquico “cabeça” (hebraico “rosh “, grego “kephale”), descreve o que está em primeiro lugar.

Liderança pode ser confundida com senhorio, então observe as seguintes distinções:

Senhorio é sobre propriedade, Liderança é sobre ordem, autoridade;

Senhorio é poder, Liderança é posição;

Senhorio é regra, Liderança é ordenação.

Tanto um senhor quanto um líder ou chefe assumem o papel principal entre outros. Um senhor exerce a força para subjugá-los; uma liderança recebe a autoridade para liderá-los.

Os que estão sob o domínio devem se curvar, mas os que estão sob a liderança se submetem voluntariamente, reconhecendo a responsabilidade localizada em sua chefia para liderá-los e inspirá-los.

Pelo desígnio de Deus, Jesus não é apenas Senhor, mas Cabeça.

Ele é o Cabeça sobre todas as coisas para a Igreja (Efésios 1:22).

O Cabeça da Igreja (Efésios5:23; Colossenses 1:18).

O Cabeça de todos os homens (1 Coríntios 11:3).

O Cabeça de todos os governos e autoridade (Colossenses 2:10).

No milênio vindouro, Deus “encabeçará todas as coisas no Cristo” (Efésios 1:10) – será o cumprimento espetacular de Seu plano de colocar um Homem sobre o universo.

(Gênesis 1:26; Salmos 8:5-6; Hebreus 2:8-9).

Como Cabeça administrativa, Cristo assume a responsabilidade de liderar, motivar e apoiar aqueles sob Sua liderança; como a Cabeça orgânica, Ele assume o encargo de santificar, nutrir e cuidar de Seu corpo (Efésios 5:25-33).

Todas as lideranças menores sob a liderança de Cristo finalmente O honram, então a liderança é imensamente preciosa para Deus.

Embora o Senhor Jesus seja infinitamente maior do que as criaturas sob Sua liderança, o próprio conceito de liderança nunca requer superioridade pessoal. Liderança é liderança funcional. A Bíblia revela tal hierarquia dentro da Trindade: embora o Pai, o Filho e o Espírito Santo sejam iguais em ser e em glória, o Filho se submete ao Pai, e o Espírito se submete ao Pai e ao Filho.

(1 Coríntios 11:3; João 14:26; 15:26).

Uma vez que “a cabeça de Cristo é Deus” (1 Coríntios 11:3), a submissão à liderança não pode envolver inferioridade.

Homens e mulheres são igualmente o mesmo em valor. Em Gênesis 1:26-28, Deus descreve o homem genérico como eles – macho e fêmea.

Em seu relacionamento vertical com Deus, eles permaneceram como iguais, ambos criados à Sua imagem e segundo a Sua semelhança, mas distintos em sua masculinidade e feminilidade. O segundo capítulo de Gênesis, no entanto, Deus introduz a liderança. Aprendemos que a mulher foi feita depois, do homem e para o homem.

Deus formou o homem e falou com ele sozinho antes de formar sua ajudante Eva do seu lado. Assim, em seu relacionamento horizontal um com o outro, o macho e a fêmea são desiguais em função: Deus atribuiu a liderança a Adão e o papel de ajudadora a Eva.

Embora o domínio deles fosse uma parceria, a responsabilidade por esse domínio era apenas do homem. A submissão da mulher à chefia do homem, como a subordinação de um vice-presidente a um presidente em uma organização, não viola seu valor ou minimiza sua importância como pessoa.

Satanás, sem surpresa, odeia a liderança e a mina sempre que pode (Isaías 14:13-14).

Ele derrubou a liderança no Jardim isolando Eva de Adão (Gênesis 3:1-7), e as consequências trouxeram o pecado ao mundo (Romanos 5:12).

Hoje, Deus chama Seu povo para restaurar e manter a ordem original da criação praticando a liderança, não apenas em casa, mas também na assembleia local. Ao se submeterem inteligente e voluntariamente à chefia masculina, as mulheres podem honrar a Cristo de uma maneira ordenada apenas para elas. Nas reuniões da assembleia local, comunicamos essa liderança por liderança e ensino masculino, e cobertura feminina e o silêncio das mulheres.

(1 Timóteo 2:12-15; 1 Coríntios 11:2-16; 14:33-35).

Quando os homens agem como homens e as mulheres como mulheres, eles retratam a relação de Cristo com Seu Corpo e deleitam não apenas os anjos, mas o próprio Deus. (1 Coríntios 11:10)

Antes de falar sobre as qualificações dos anicãos em sua primeira carta a Timóteo, Paulo afirma que “a mulher deve aprender em silêncio e em total submissão”. Ele continua: “Não permito que a mulher ensine ou tenha autoridade sobre o homem; ela deve ficar em silêncio” (1 Timóteo 2:11-12).

Ele faz o mesmo argumento em 1 Coríntios 14:34, onde escreve: “As mulheres devem ficar caladas nas igrejas. Pois elas não têm permissão para falar, mas devem estar submissas, como também diz a Lei”.

Paulo baseia seu ensinamento inspirado não em questões culturais atuais em Éfeso ou Corinto, mas na prioridade do homem na criação e na “prioridade” da mulher na queda, onde a ordem de liderança foi invertida de Deus-homem-mulher- serpente para serpente-mulher-homem-Deus (1 Timóteo 2:13, 14).

Depois de afirmar a liderança masculina nas reuniões de assembleia local em 1 Timóteo 2, Paulo aplica esse princípio no próximo capítulo aos homens que aspiram servir como anciãos (1 Timóteo 3:1-7).

Ele dá a Tito uma lista semelhante para ajudá-lo a reconhecer os anciãos nas assembleias de Creta (Tito 1:5-9).

Em ambas as listas, Paulo restringe as qualificações aos homens. Ele consistentemente usa apenas pronomes e adjetivos masculinos e inclui “marido de uma só mulher”, uma frase que só pode ser aplicada a homens

(1 Timóteo 3:2; Tito 1:6).

O modelo bíblico é liderança servil, não tirania opressiva. Pedro escreve que os anciãos não devem dominar os que estão sob sua responsabilidade, mas servir de exemplo para o rebanho (1 Pedro 5:3).

Os anciãos devem, no entanto, ensinar e exercer autoridade sobre o rebanho – funções de liderança designadas por Deus para os homens. Homens piedosos lideram e mulheres piedosas servem em papéis de apoio de importância crucial.

Ensinar papéis de gênero para homens e mulheres se choca com o igualitarismo que agora prevalece no mundo ocidental e em alguns círculos pseudocristãos.

Temendo represálias do estado e cedendo à pressão feminista, até mesmo grupos cristãos conservadores estão agora abertos a “reinterpretar” as declarações claras das Escrituras sobre os papéis de gênero.

Nesta era da mídia de massa, essas opiniões da moda e esquisitices hermenêuticas inundaram o mundo evangélico e estão se infiltrando por toda parte da Cristandade.

Os igualitaristas anunciam Gálatas 3:28 como seu manifesto e é a última palavra sobre o assunto.

Quando Paulo escreveu em Gálatas: “Não há macho e fêmea, pois todos vocês são um em Cristo Jesus”, eles dizem que Paulo alcançou seu pensamento mais nobre; e nas “passagens problemáticas” onde ele ensinou a liderança masculina, ele estava recaindo em seu farisaísmo pré-conversão.

A partir disso, eles concluem que mulheres e homens são intercambiáveis ​​em todos os lugares e que não deve haver restrições baseadas em gênero em qualquer “cargo” da igreja ou ministério.

Mas um texto arrancado de seu contexto é um mero pretexto.

Em Gálatas, Paulo proclama a justificação somente pela fé e não pelas obras (Gálatas 2:16).

Ele aborda apenas o relacionamento vertical das pessoas com Deus, não o relacionamento horizontal de homens e mulheres entre si; Paulo está falando da posição celestial “em Cristo” de cada pessoa salva pela graça de Deus mediante a fé em Cristo, não de homens e mulheres em sua condição terrena em uma família ou em uma assembleia local.

Deus aceita todos os que colocam a fé em Cristo no mesmo terreno, não importa quem ou o que sejam. Todos os crentes são “um homem em Cristo Jesus”, fundidos não apenas a Cristo, mas uns aos outros.

(Gálatas 3:28; Efésios 2:15)

Longe de neutralizar todas as distinções étnicas, sociais ou de gênero entre os cristãos, este versículo afirma que essas distinções – que ele assume – não implicam desigualdade espiritual diante de Deus.

Não temos dúvidas de que as assembleias locais dependem das mulheres. Os homens nunca poderiam fornecer o lastro espiritual que as mulheres fornecem. O serviço que prestam é tão valioso quanto o trabalho dos homens, e os homens não poderiam fazer o que fazem sem o apoio feminino.

A bênção depende da oração das mulheres. As mulheres casadas servem a Deus criando filhos e sustentando seus maridos (1 Timóteo 2:15).

Todas as mulheres fortalecem os crentes por sua misericórdia e hospitalidade, e por seu serviço a outras mulheres e crianças (Tito 2:3-5).

A divulgação do evangelho seria impossível sem as mulheres – um terço dos trabalhadores que Paulo elogia em Romanos 16 são mulheres.

As boas obras das mulheres constroem integridade na assembleia local e a transferem para os de fora (1 Timóteo 2:10; 5:10).

Quando os homens exibem a glória da liderança e as mulheres a glória da ajuda, temos o Éden antes da queda novamente.

 

Desenvolvido por Palavras do Evangelho.com