Já estais mortos e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus

Lemos em Colossenses 3:1-4: “Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra; porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus. Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então também vós vos manifestareis com ele em glória.”

Para entender o significado de que os salvos “estão mortos e a suas vida estão escondidas com Cristo em Deus” (v.3), devemos recorrer ao que está escrito em outras partes da epístola e no restante do Novo Testamento.

 Há um contraste entre “morte” e “vida” neste versículo, bem como em Colossenses 2:13 (“mortos em vossos pecados”, “vivificados juntamente com ele”).

Em Colossenses 2:12, lemos sobre ser “sepultado com Ele”, uma ação apropriada para uma pessoa morta, bem como “ressuscitar com Ele”, uma ação que requer vida.

Em Colossenses 2:20, ele fala dos crentes “mortos com Cristo”.

Todas essas declarações nos lembram de nossa identificação com Cristo em Sua morte, sepultamento e ressurreição, conforme retratado no batismo em água do crente e apresentado em doutrina em Romanos 6:3-8 e em outros lugares.

Colossenses 3:4, lemos que Cristo “é a nossa vida”. O testemunho da Escritura é que nós, por natureza, estamos espiritualmente mortos (Efésios 2:1, 5).

Não podemos fazer nada para ganhar a vida, e só podemos ter vida em Cristo “pela graça, mediante a fé” (Efésios2:5, 8).

No contexto da epístola aos Colossenses, a “vida” não pode ser obtida pela observância de ordenanças nem pela obtenção de “conhecimento” superior. Somente Deus pode dar esta vida, e Ele o fez para cada crente, ligando-o a Cristo em Sua ressurreição (Colossenses 3:1).

Por natureza, apesar de quaisquer esforços ou conquistas, estamos mortos. Em Cristo, estamos vivos.

Duas vezes em Colossenses, além do presente versículo, temos referência a coisas que estão “ocultas”.

Em Colossenses 1:26 lemos sobre “o mistério que esteve oculto pelos séculos e gerações”.

Em Colossenses 2:3 lemos sobre “todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento” sendo “escondidos” em Cristo.

O pensamento de esconder pode ter a intenção de transmitir a ideia da segurança ou proteção da coisa escondida, tanto quanto simplesmente ocultação.

Portanto Colossenses 3:3, nos assegura que nossa “vida” está “oculta” (mantida em segurança e não é evidente pela observação externa) com Cristo, e o Cristo ressurreto e ascendido está “em Deus”.

A unidade do Pai e do Filho é enfatizada em João.

As palavras de João 14:11 são um exemplo. “Crê-me que estou no Pai e o Pai em mim”.

“O Filho unigênito, que está no seio do Pai” (João 1:18), nos ensinaria que essa unidade é eterna e imutável.

Colossenses 3:3 é um maravilhoso testemunho da segurança de todo crente.

Nossa vida espiritual está “escondida com Cristo em Deus”, além do alcance de qualquer poder. Enquanto nossa vida está escondida agora, o versículo 4 nos assegura que, quando Cristo, nossa vida, aparecer (se manifestar), nós apareceremos (seremos manifestados) com Ele.

O que agora está oculto ficará evidente quando aparecermos com Ele na glória.

“Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifestado o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos.”

( 1 João 3:2)

 

Desenvolvido por Palavras do Evangelho.com