É Pecado Querer Ser Rico?

“Os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína.” (1 Timóteo 6:9)

A cobiça e o materialismo são pragas crônicas na nossa sociedade moderna e obcecada pelo dinheiro e, se não forem controlados, rapidamente fazem incursões devastadoras nas nossas mentalidades, perspectivas, estilos de vida e hábitos como povo de Deus.

É instrutivo que o Senhor tenha alertado em Lucas 12:15: “Cuidado com a avareza!”

Estamos familiarizados com avisos como “cuidado com o cachorro” ou “cuidado com a cerca elétrica”. Não temos dificuldade em compreender que tais avisos nos alertam para um perigo potencialmente iminente; algo que poderia nos prejudicar gravemente ou até mesmo nos destruir. É fundamental que entendamos que este é precisamente o ponto que o Senhor está enfatizando em Lucas 12.

A cobiça é um perigo feio e ameaçador que pode nos consumir e nos enredar e, se permitida em nossas vidas, destruirá nossa utilidade para Deus e nos tornará naufrágio do nosso testemunho cristão.

Paulo alerta sobre o mesmo perigo em 1 Timóteo 6:10-11: “Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores. Mas tu, ó homem de Deus, foge destas coisas, e segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a paciência, a mansidão.”

Observe a força da advertência de Paulo – devemos fugir!

Não é que possamos permitir-nos entregar-nos um pouco à vida materialista, desde que não vamos longe demais. Não podemos atender nem um pouco aos desejos carnais por posses, desde que permaneçamos equilibrados e não caiamos nos excessos que outros podem cometer. Devemos observar este perigo como um inimigo ameaçador, manter-nos longe dele e estar constantemente vigilantes contra as suas incursões.

Em Lucas 12, o Senhor elabora Sua advertência para “cuidado com a cobiça”, explicando que “a vida de alguém não consiste na abundância de seus bens” (Lucas 12:15).

Esta é talvez uma das áreas mais flagrantes onde os mitos modernos do marketing e os ensinamentos de Cristo entram em conflito violento e flagrante.

Somos bombardeados com mensagens consciente, subconsciente, subliminar e socialmente, que nos convencem poderosamente de que a vida consiste, de fato, na abundância das coisas que possuímos.

A felicidade está logo além da próxima compra.

Quer se trate do mais recente aparelho eletrônico, ou do automóvel de luxo sofisticado, ou das férias dos sonhos, ou da casa de prestígio, ou do tratamento de SPA, somos constantemente bombardeados com mensagens para adquirir mais.

O objetivo desses anúncios é nos convencer de que “você trabalhou duro para isso, você merece, você ficará feliz se conseguir, e ficará infeliz se não conseguir”.

E quase sem pensar, absorvemos cegamente a filosofia do mundo, engolimos as suas mensagens, aumentamos a velocidade na esteira materialista da vida moderna e nos entregamos a uma existência miserável, egocêntrica e estéril de servir a riqueza e não servindo a Deus.

Todos os salvos devem ouvir a advertência clara e inequívoca de Cristo. Sua vida é mais do que dinheiro ou coisas materiais. Você pode sobreviver sem o telemóvel, mais recente, ou o carro mais novo, ou a casa mais chique, ou as férias mais chamativas.

É muito melhor estar contente no centro da vontade de Deus para a sua vida e ficar sem algumas das coisas que o seu grupo de pares considera “normais”, do que correr precipitadamente atrás de tudo o que o seu coração deseja e perder completamente o propósito de vida com Deus.

A perspectiva do mundo sobre o dinheiro é diabolicamente motivada e é diametralmente oposta ao ensino da Bíblia. Você pode estar errado em muitos assuntos e ainda assim não naufragar como crente – mas você não pode estar errado quando se trata de sua atitude e comportamento em relação ao dinheiro e então esperar que sua vida signifique alguma coisa para Deus. O Senhor Jesus disse isso de forma tão sucinta em Lucas 16:13. “Nenhum servo pode servir a dois senhores, pois ou odiará um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não se pode servir a Deus e ao dinheiro”.

Assim, nas palavras do próprio Cristo, se você é devotado ao dinheiro, você despreza a Deus! Se você está servindo ao dinheiro, você não pode servir a Deus!

O próprio dinheiro é moralmente neutro. Não é bom nem mau. As pessoas são boas ou más, as ações são boas ou más, as atitudes são boas ou más, portanto, é o que fazemos com o dinheiro e como vemos o dinheiro que é bom ou mau – e não o dinheiro em si. O dinheiro é, na verdade, apenas um meio de troca ou um método de medição de valor. Possuir riqueza ou bens materiais não indica necessariamente que uma pessoa esteja fora da vontade de Deus, nem a ausência de dinheiro ou bens materiais equivale necessariamente à piedade. Um dos versículos mais citados erroneamente na Bíblia é 1 Timóteo 6:10. Ao contrário de como é frequentemente citado, o versículo não afirma que “o dinheiro é a raiz de todos os males”, mas antes adverte que “o AMOR ao dinheiro é a raiz de todos os males”.

Portanto, é fundamental, se quiser ver o dinheiro corretamente, que compreenda o princípio da administração. Meu dinheiro e bens materiais não me pertencem, mas eles foram confiados a mim por seu legítimo proprietário (Deus) e Ele me deu a responsabilidade por seu cuidado e uso. Além disso, Ele me considera responsável pela maneira como exerço essa responsabilidade. Não é que eu tire uma pequena parte do meu dinheiro e “entregue ao Senhor” e depois use o resto como achar melhor. O fato é que tudo é do Senhor, e devo responder a Ele quanto às minhas atitudes e ações com tudo o que Ele confiar aos meus cuidados. Este é o princípio bíblico de mordomia.

O mundo nos doutrina a pensar que liberdade financeira é “ter dinheiro suficiente para não ter que me preocupar”, quando a Escritura nos ensina claramente que “meu Deus suprirá todas as vossas necessidades de acordo com as Suas riquezas em glória por Cristo Jesus” (Filipenses 4:19).

Na última parte de Mateus 6, o Senhor exorta os Seus a não se preocuparem com roupas, comida e coisas materiais, porque “o vosso Pai celestial sabe que necessitais destas coisas” (Mateus 6:32).

A liberdade financeira, da perspectiva bíblica, é estar livre da escravidão de servir ao dinheiro e à riqueza. A liberdade da mente e da alma vem somente de confiar verdadeiramente em Deus e ter paz em meu coração de que estou usando todos os recursos que Ele me confiou para Sua glória.

Uma das coisas que Deus mais preza em Seus filhos é a confiança. É um insulto ao nosso Pai celestial sentirmos que a segurança e a liberdade podem ser encontradas na riqueza ou no acúmulo de bens deste mundo. Estas realidades só podem ser encontradas em nosso Deus e estão abundantemente disponíveis para aqueles que Nele depositam sua confiança.

 

Desenvolvido por Palavras do Evangelho.com