Devemos estar reunido em Seu Nome e estar reunido a Ele?

Estritamente falando, o Novo Testamento não fala de “ser reunido a Ele”. Os crentes hebreus, entretanto, deveriam “sair” para o Senhor, levando Sua reprovação (Hebreus 13:13.

Esses crentes deveriam se identificar com Cristo porque o desprezado, mas exaltado Jesus desta epístola os atraiu.

“Estar reunidos em meu nome” (Mateus 18:20), no grego é passivo, enfatizando que os “dois ou três” presentes, não  foram eles o agente que os reuniram em Seu nome.

Porque o Espírito Santo trabalha para glorificar a Cristo (João 16:14), o Espírito é provavelmente Aquele que reúne os crentes em Seu nome.

Qual é o propósito do Espírito em reunir crentes para esse nome?

O nome do Senhor, como os nomes hebraicos, revela Seu caráter; ela testifica sobre Ele. Deus disse a respeito do templo de Salomão: “Meu nome estará ali” (1 Reis 8:29).

A grandeza do templo que levava o nome de Deus testificava da grandeza de Deus. Assim, atualmente o Espírito reúne os crentes em nome do Senhor Jesus Cristo porque Deus estabeleceu um testemunho em uma localidade; a igreja de Deus deve expressar o caráter e a glória dAquele, cujo nome ela leva.

O amor a Cristo faz com que sejamos identificados com Ele (“reunidos a Ele”) na comunhão da assembleia; o Espírito nos reúne em Seu nome, estabelecendo e mantendo um testemunho sobre a glória de nosso Senhor Jesus Cristo.

 

Desenvolvido por Palavras do Evangelho.com