De que maneira o Espírito Santos guia os salvos?

Paulo em Romanos 8:14 diz: “Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus esses são filhos de Deus.”

O ensino de Paulo pressupõe que todos os crentes são guiados pelo Espírito (Gálatas 5:18).

O Espírito nos conduz tanto racionalmente (através de nossas mentes), quanto “misticamente” (através de uma consciência inexplicável).

O primeiro precisa ser enfatizado e é mais facilmente explicado. Se não estivermos dispostos a ser guiados diariamente pelo Espírito, provavelmente não seremos sensíveis à Sua liderança em “experiências especiais”.

O Espírito de Deus e a Palavra de Deus refletem a mesma fonte e devem concordar. Geralmente, portanto, o Espírito conduz através das diretrizes claras das Escrituras. Felizmente, Ele não apenas dirige, mas também capacita a nossa caminhada (Gálatas 5:16-18).

Quanto mais andarmos no Espírito, mais profundo será o nosso conhecimento das “coisas do Espírito de Deus” (1 Coríntios 2:10-16).

À medida que o Espírito nos revela a mente de Deus, aprendemos através da Palavra de Deus os princípios pelos quais Deus opera. Cada vez mais, portanto, os princípios das Escrituras nos guiarão.

A sujeição diária da nossa vontade às Escrituras não pode ser distinguida da liderança do Espírito nas nossas vidas.

Conhecer mais plenamente a mente de Deus por meio de Sua Palavra é um desafio para toda a vida.

O Espírito nos conduz racionalmente, enriquecendo nossas mentes com o conhecimento prático de Deus. À medida que nos submetemos, Ele nos dirige e nos permite agradar a Deus.

Uma das maiores dificuldades da vida é sermos honestos conosco mesmos. É por isso que é difícil discutir a liderança mística do Espírito. Muitas vezes atribuímos a nossa preferência à liderança do Espírito. O Espírito de Deus supera as nossas circunstâncias e muitas vezes nos dirige através delas, mas sempre de acordo com a Palavra de Deus.

Dois versículos do Salmo 25 nos instruem a conhecer os caminhos de Deus.

O versículo 12 enfatiza a reverência a Deus, agindo para agradá-Lo.

“Quem são os que temem o Senhor? Ele lhes mostrará o caminho que devem escolher.”

O versículo 10 aponta para a mansidão.

“O Senhor conduz com amor e fidelidade a todos que cumprem sua aliança e obedecem a seus preceitos.”

Os mansos submetem-se humildemente a Deus e dependem totalmente Dele. Quem poderia se gabar de possuir essas qualidades?

Ouvir uma voz atrás de nós “dizendo: Este é o caminho, andai por ele” (Isaías 30:21) é sempre uma evidência da graça de Deus.

No entanto, isso não é algo pelo qual precisamos implorar a Deus. Ele deseja nos guiar através da Sua Palavra (racionalmente) e nos alertar à medida que somos sensíveis à Sua vontade (misticamente).

A autoconsciência e a auto-ocupação não produzirão isso.

Em muitos aspectos, este é um segredo santo entre a alma e Deus.

Obedecemos à Sua Palavra escrita e, através do Espírito, Ele cuida do resto.

 

Desenvolvido por Palavras do Evangelho.com