Cristo reinará no trono de Davi na terra ou isso se refere à Sua atual glória no Céu?

O Amilenista nega que haverá uma restauração do trono terreno de Davi, um reino literal de mil anos na terra com Cristo Rei, e dizem que todas essas referências nas Escrituras aludem ao presente momento do Senhor Jesus no Céu.

Se Amilenista puder mostrar que não haverá restauração do reino terrestre de Davi, seu caso será fortalecido. Se, no entanto, pudermos mostrar que haverá um reinado literal no trono de Davi, isto só poderá ser cumprido no esquema pré-milenista, uma vez que o Amilenismo não tem lugar para isso.

Note os 5 principais pilares do Amilenismo:

1) A alegação de que as promessas de Deus a Abraão e à nação estavam condicionadas à obediência e que, portanto, foram irrevogavelmente perdidas.

2) A afirmação de que as promessas a Abraão e à nação não deveriam ser interpretadas literalmente.

3) A afirmação de que Israel e a igreja não são distintos.

4) A afirmação de que não há restauração futura para a nação de Israel.

5) A afirmação de que a posição de Cristo no céu hoje é o cumprimento das promessas relativas ao trono de Davi.

Para que o Amilenismo se mantenha, deve ser capaz de mostrar que todas as estas cinco afirmações são verdadeiras. Se qualquer um deles cair, todo o sistema cai. Mas vamos demonstrado que cada uma delas é falsa e, portanto, que o Amilenismo deve ser rejeitado.

Os seguintes pontos indicam a restauração do trono davídico, com Cristo sentado no trono de Davi:

A aliança com Davi, prometendo que seu trono seria estabelecido para sempre, é dada em 2 Samuel 7:12-16.

Muito do que já foi dito sobre a Aliança Abraâmica também é verdade para a Aliança Davídica, e assim será dado de forma resumida:

É incondicional e exige cumprimento literal: é descrito como “eterno” (2 Samuel 23:5), “para sempre” (2 Samuel 13:16).

Suas promessas são frequentemente repetidas, em meio ao fracasso (Isaías 9:6,7; Jeremias 23:5,6; 33:14-17,20,21; Zacarias 14:4,9) – e a desobediência por parte de Salomão lhe trouxe correção, mas não anulou a aliança.

As palavras de 2 Samuel 7:13-15, não poderia deixar isso mais claro.

Foi confirmado por um juramento (Salmos 132:11)

Deus diz que não o quebrará (Salmos 89:34)

Muito de 2 Samuel 7:12-16 já se cumpriu literalmente (ex.: Davi recebeu um filho, foi seu filho quem construiu o templo, seu reino foi estabelecido, Salomão foi castigado por sua iniquidade, mas a misericórdia de Deus não se afastou dele, e não resultou na destruição da linhagem davídica). Visto que tudo isso foi cumprido literalmente, a consistência exige o cumprimento literal da promessa no v.16.

Davi esperava um cumprimento literal (2 Samuel 7:18-29). Propor que isso não será cumprido literalmente é dizer que Deus estava enganando deliberadamente a Davi e, na verdade, à nação de Israel.

No Antigo Testamento fica claro que Cristo é o cumpridor final das promessas feitas a Davi, e que isso será literalmente, por exemplo, a bem conhecida passagem de Isaías 9:6,7.

A referência ao Filho nascido e ao Filho dado (v.6) deve ser interpretada literalmente. Para fins de consistência, o mesmo deve acontecer com a referência ao Seu "governo e paz... sobre o trono de Davi e sobre o seu reino". Não podemos interpretar o versículo 6 literalmente e espiritualizar o versículo 7.

Voltando-nos agora para o Novo Testamento, nenhum exemplo mais claro poderia ser oferecido para nós do que as palavras do anjo a Maria em Lucas 1:31-33. Ele diz que ela conceberá em seu ventre, dará à luz um Filho e chamará Seu nome de Jesus. Estes são literais, se é que alguma vez existiu. Então, no versículo seguinte, o anjo diz: “o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai; e Ele reinará para sempre sobre a casa de Jacó; e o Seu reino não terá fim”.

O Amilenista não pode ter as duas coisas - se ele considera os detalhes do nascimento do Senhor como literais, então ele deve considerar o reinado sobre Israel como literal. Se ele negar a literalidade do reinado, então, para ser consistente, ele deverá negar a literalidade dos detalhes do nascimento do Senhor.

Há muitas referências a Davi no Novo Testamento, e também há muitas referências à posição atual do Senhor no Céu. Em nenhum lugar se diz que Sua posição atual está no trono de Davi. Pelo contrário, Sua posição atual é à direita de Deus (por exemplo, Hebreus 12:2) ou no trono do Pai (por exemplo, Apocalipse 3:21).

Além disso, equiparar o trono de Davi ao trono do Pai é dizer que o trono de Davi existe desde toda a eternidade - uma sugestão realmente estranha!

O próprio Senhor Jesus refere-se ao Seu retorno na terra e ao assento no Seu trono, por exemplo, em Mateus 25:41, Ele diz: “Quando o Filho do homem vier em sua glória e todos os santos anjos com Ele, então Ele se assentará no trono de Sua glória”. A ligação das duas palavras “Quando” e “então” mostra claramente que o assento no trono não ocorrerá até que Ele volte novamente. Portanto, é futuro (portanto, não pode ser Seu assentar atual no Céu), e será na terra (novamente mostrando que não é Sua posição atual no Céu).

Atos 15:14-17 mostra que a reconstrução do tabernáculo de Davi ocorrerá “depois” de Deus escolher um povo para o Seu nome, e será no seu “retorno”.

Assim, vemos que as promessas das Escrituras só podem ser cumpridas por um reinado literal de Cristo no trono de Davi. O Amilenismo não pode ser verdadeiro se assim for.

Desenvolvido por Palavras do Evangelho.com