Como respondo àqueles que dizem não haverá arrebatamento ou milênio?

O ensino claro e literal da Palavra de Deus é convincente neste assunto. O arrebatamento, que significa “arrebatado”, é ensinado claramente no Novo Testamento. O Senhor Jesus mencionou isso em João 14:1-3.

Em 1 Coríntios 15:51-57, Paulo ensina que os mortos em Cristo ressuscitarão com corpos incorruptíveis e os vivos (mortais) se revestirão da imortalidade e serão arrebatados juntamente (1 Tessalonicenses 4:13-17).

Após ao arrebatamento, seguem-se Sete anos terríveis, quando a ira de Deus será derramada sobre a terra (Mateus 24:21).

Isso termina quando o Senhor desce à terra em poder e grande glória (Apocalipse 19:11-21).

Ele banirá Satanás para o abismo por mil anos (Apocalipse 20:2).

Este reinado milenar de Cristo na terra é descrito em detalhes no Antigo Testamento.

(Isaías 11; Jeremias 31:31; 40; Ezequiel 40-48; Zacarias 8-14).

Em Apocalipse 20:4-7, os 1000 anos são mencionados seis vezes.

Após os 1000 anos, Deus criará o Novo Céu e a Nova Terra para Seu reino eterno.

(2 Pedro 3:10-13)

A única maneira de fazer parte deste arrebatamento é ser salvo, mas como pode ser isto?

Lemos em Efésios 2:8 e 9: “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie”.

Aqui ela nos diz que a salvação é absolutamente pela graça e mediante a fé. A palavra mediante significa atravessar. É como dizer que a luz elétrica brilha pela eletricidade e mediante o fio condutor. É também como dizer que a água da torneira vem do reservatório no departamento de águas e mediante os encanamentos. O homem é salvo pela graça, mas o canal mediante o qual a salvação vem a nós é a fé. O canal não são as obras, mas a fé. É mediante a fé e nada tem a ver com as obras. Não é adicionar a fé às obras. É preciso saber que a fé e as obras são basicamente opostas entre si. A graça do Senhor Jesus é baseada no amor de Deus. Quando cremos, a graça e o amor fluem para dentro de nós. Como resultado, somos salvos, temos vida, e somos justificados. Nada disso é transmitido a nós por meio das obras.

Graças ao Senhor que não é por causa das obras! Por que deveria sê-lo?

A resposta aqui é que ninguém deve vangloriar-se. O que Efésios 1 nos diz é que Deus quer ter toda a glória. É por isso que Ele faz toda a obra.

A glória só pode ir para aquele que realizou a obra. Não existe tal coisa no mundo, como alguém trabalhar e outro receber a glória. Os que trabalham merecem o pagamento. Quem quer que trabalhe, este mesmo recebe a glória. Por que Deus fez toda a obra de nos salvar? É para que Ele tenha toda a glória. A razão de Deus nos ter concedido a graça é que Ele receba toda a glória. Ele não quer que trabalhemos para que não nos vangloriemos. Vangloriar-se é glorificar a si mesmo. Se fizermos qualquer coisa que mereça alguma glória, não agradeceremos nem louvaremos a Deus diante Dele. Imediatamente diremos: “Sem dúvida, a salvação é concedida a mim por Ti. É a Tua obra. Mas acrescentei minha parte a ela. Se não tivesse acrescentado minha parte, não seria como sou hoje”. O homem gosta de superestimar seus próprios méritos.

Ele gosta de enfatizar suas próprias virtudes.

Se Deus dissesse que cumpriria noventa e nove por cento da obra da salvação e que deixaria um por cento para nós, este um por cento silenciaria os céus. Os anjos não louvariam mais, e as pedras não clamariam mais. Em vez de as pedras se tornarem os filhos de Abraão, os filhos de Abraão tornar-se-iam as pedras, pois de cem por cento, alguns reivindicariam um por cento.

Eles, então, contariam a maravilha de sua própria obra e diriam: “Eu passei por aquilo desta maneira ou daquela maneira. Como você conseguiu passar? Qual foi sua contribuição?”

Cada um estaria se gabando de sua própria obra e Deus não teria possibilidade de obter a glória.

Isso significa que podemos ser relaxados e que não precisamos mais fazer o bem?

Efésios 2:10, explica: “Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas”.

Os versículos 8 e 9 nos mostram o que Deus fez por nós objetivamente.

O versículo 10 imediatamente nos mostra as questões subjetivas. Deus não nos salvou de maneira tola. Ele nos deu nova vida, nova natureza e novo espírito interiormente. O Senhor Jesus está vivendo em nós por meio do Espírito Santo e nos preparou para toda boa obra. Lembre-se de que Deus não incluiu essas boas obras nos dois versículos anteriores. Não importa quantas boas obras você tenha feito após ser salvo.

A salvação ainda provém da graça. Não importa quão rápido você avance espiritualmente, pois a salvação ainda provém da graça gratuita do Senhor Jesus. Mesmo que tenha uma obra como a de Paulo, um resultado como o de Pedro, amor como o de João, e sofrimento como o de Tiago — mesmo que tenha todas estas quatro coisas — você ainda é salvo por meio da graça gratuita. No futuro, embora sua obra possa mostrar que é salvo, ela jamais será sua condição para salvação. Minha fé não significa muito. Ela é apenas um receptor da obra de Deus.

O homem não é salvo por obras. Ninguém pode argumentar contra isso. Mas o homem é muito miserável.

Por ser seu coração obscurecido e cheio de pecado, por ser sua carne má e cheia da lei, embora ele reconheça a fé, ele pressupõe que deve também adicionar obras. O homem não vê que é depois de ser salvo pela fé que alguém tem as obras. A salvação nada tem a ver com obras. Não estou dizendo que não precisamos das obras. Nós damos atenção à obra. Contudo, essa não é a condição para a salvação. A salvação é um problema totalmente diferente. Não devemos esquecer que a Bíblia diz que se dermos mesmo uma pequena atenção à obra, a graça de Deus é anulada (Gálatas 2:21).

Uma vez que é graça, ela deve provir somente da fé e não da obra.

 

Desenvolvido por Palavras do Evangelho.com