Como entender os Salmos que clamam por vingança?

Talvez para nossa geração do Novo Testamento, seja difícil de compreender o tom e a linguagem de alguns dos Salmos que clamam por vingança e julgamento. Os críticos da Bíblia concluem que Deus é um “monstro moral” que promove uma resposta tão destrutiva por parte dos Seus seguidores. Os crentes lutam para conciliar tais gritos de vingança com o tom do Novo Testamento que nos instrui a orar pelos nossos inimigos (1 Pedro 2:20, 3:16-17, 4:19).

Os exemplos notáveis ​​do próprio Senhor em Seus sofrimentos injustos, de Estêvão em sua defesa ousada e martírio final, e de muitos outros, contrastam fortemente com os clamores aparentemente vingativos desses salmistas. Então, como podemos reconciliar esta vasta diferença aparente entre a linguagem do Antigo e do Novo Testamento?

O Salmo 109 é provavelmente o último do que é conhecido como “Salmos Imprecatórios”, ou salmos em que os escritores apelam ao céu em busca de vingança contra seus inimigos (ver também Salmos 5, 58, 69, 83 e 137).

A linguagem é forte, os tons são ásperos e os gritos são sinceros. Seria fácil descartar essas passagens como “desabafos” não espirituais. No entanto, há uma série de fatores que precisam ser considerados no contexto desses salmos.

Primeiro, é importante ver que os clamores dos salmistas não foram ditados por um espírito de vingança pessoal. Embora ansiassem por justiça, não havia nada de vingativo neles. O Salmo 109, que provavelmente foi escrito durante o período da rebelião de Absalão, trouxe enorme pesar ao Rei Davi. Sua bondade foi recompensada com o mal e seu amor foi recebido com ódio. Alguns se perguntam por que Davi não demonstrou espírito de bondade em vez de tanta veemência. A resposta simples é que ele já o tinha feito, mas houve resistência. Seus inimigos vieram com rebelião determinada e assassinato em seus corações e ainda assim, apesar de tudo isso, Davi apelou às suas forças para poupar a vida de seu filho. Poucos homens demonstraram a generosidade que Davi demonstrou. Se a vingança estivesse em seu coração, sua resposta teria sido muito diferente.

Segundo, outro fator vital envolve o zelo nacional do salmista pelos propósitos de Deus. É interessante que muitas das imprecações nos salmos foram escritas por Davi, que entendia que era um “rei teocrático”. Ele sabia que era ungido por Deus e que governava para Deus e com responsabilidade perante Deus e, portanto, nunca poderia se sentir confortável com a injustiça. Assim, procurou governar com verdade, misericórdia e justiça, e nunca procurou usar a lei para seus próprios fins. Aqueles que estavam traindo e buscando a sua vida estavam, em última análise, atacando a Deus, e seu desejo era que o próprio Deus fosse vindicado. Davi estava bem ciente de que Israel era um povo da aliança com um Deus que havia prometido protegê-los desde que Lhe fossem obedientes. De Abraão em diante, Deus prometeu abençoar aqueles que abençoassem Israel e amaldiçoar aqueles que os amaldiçoassem. Assim, quando os salmistas apelaram a Deus para tratar de forma justa com os seus inimigos, eles estavam simplesmente pedindo-Lhe que cumprisse a promessa da Sua aliança.

Terceiro, ao ler estes salmos, precisamos lembrar que os princípios da justiça de Deus não mudam com o tempo. Embora o Senhor tenha derramado lágrimas sobre uma cidade rejeitada e graciosamente convidado os pecadores a virem a Ele, Ele também repreendeu severamente e alertou os hipócritas religiosos sobre o perigo que corriam. João Batista trovejou advertências semelhantes. Os santos piedosos ficaram profundamente comovidos com a crescente impiedade e injustiça ao seu redor e ansiavam que o pecado pudesse ser julgado e que a justiça de Deus pudesse reinar. Não é de admirar que expressassem santa indignação diante da rebelião e da ilegalidade que os cercava. Nosso problema é que nos tornamos insensíveis ao pecado e que, como sugeriu um escritor, “não odiamos o pecado o suficiente para ficarmos chateados com a maldade e a impiedade que nos rodeia”. Davi no Salmo 109 não teve esse problema.

Talvez o fator mais importante envolva a verdade dispensacional.

Como escreveu um comentarista, “nos salmos há orações ensinadas pelo Espírito, totalmente consistentes com o período ao qual pertencem, embora não sejam adequadas à atual dispensação cristã”. Deus respondeu à oração de Elias por fogo no Carmelo, mas o Senhor repreendeu severamente Seus discípulos que sugeriram o mesmo tratamento para os samaritanos (Lucas 9:54-56).

O trato de Deus com Israel estava sob a Lei, mas hoje é um dia de graça, não de julgamento. O cristão é exortado a abençoar e não a amaldiçoar, a fazer o bem a todos os homens e a sofrer pacientemente por causa da justiça.

Nossa vocação é celestial, mas a de Israel é uma vocação terrena com um governo terreno. Assim, estes salmos imprecatórios têm um fator profético, pois chegará o dia em que Israel clamará pela intervenção do Senhor no julgamento de sua libertação nacional. No entanto, não ousamos esquecer que Deus acabará por lidar com o pecado.

Embora o Senhor tenha fechado o livro antes de ler a frase “o dia da vingança do nosso Deus” em (Lucas 4:18-20), Ele não estava insinuando que esse dia não chegaria.

Apocalipse 6 revela o momento em que “o grande dia da Sua ira” chegará. Embora o Novo Testamento revele a maravilhosa graça de Deus, a recusa dessa graça inaugura o justo julgamento de Deus contra a rejeição dos pecadores.

Quão solene é ouvir as palavras “Afastai-vos de mim, todos vós que praticais a iniquidade” (Mateus 7:23).

Em vez de minimizar a retribuição e o julgamento, o Novo Testamento ensina-nos claramente a sua realidade e severidade. Assim, os gritos destes salmos imprecatórios, embora pessoais no seu contexto, são uma lembrança e um prenúncio de um Dia vindouro, quando Deus será vindicado e quando a justiça triunfará eternamente.

"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus. E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más."

(João 3:16-19)

¹⁷ Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.
¹⁸ Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.
¹⁹ E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más. 
 
João 3:16-19

Por Marvin Derksen

 

Desenvolvido por Palavras do Evangelho.com