Como entender corretamente Apocalipse 20:1-9

Talvez não haja nenhuma passagem das Escrituras, cujo significado tenha sido mais veementemente contestado por escolas opostas de interpretação profética, do que os primeiros nove versículos de Apocalipse 20. Omitindo suas pequenas diferenças, a visão popular dos A-Milenistas é a seguinte:

O final do capítulo 19 nos leva ao fim do mundo, no Segundo Advento de Cristo.

Os versículos 1 a 9 do capítulo 20 fornecem uma recapitulação dos triunfos da era da graça, que datam do Primeiro Advento.

O versículo 10 então retoma a narrativa temporariamente deixada no capítulo 19 verso 21, dando-nos a condenação de Satanás, assim como esse versículo nos deu a condenação de seus dois principais agentes, – a Besta e o Falso Profeta.

Assim interpretada, porém, a passagem é quase completamente desprovida de significado literal. A prisão de Satanás é explicada como tendo ocorrido durante a vida de nosso Senhor ou na cruz. Os mil anos são feitos para representar esta era Evangélica. Durante ela, Cristo reina no céu, aqueles que estão sentados em tronos com Ele, simbolizando os santos que partiram desta vida. A primeira ressurreição é explicada como definindo o novo nascimento do crente. A segunda ressurreição, porém, é aceita como sendo literal. Afirma-se que é uma ressurreição geral dos mortos, que abrange todos os justos e ímpios que partiram. Embora a avaliação do Grande Trono Branco, na segunda metade do capítulo 20, seja interpretada pelos A-Milenistas como sendo idêntica ao julgamento das ovelhas e dos bodes em Mateus 25 versos 31 a 46, e o do Tribunal de Cristo em 2ª Coríntios 5 verso 10.

Agora, é verdade que João às vezes retorna a um evento ou época histórica anterior à medida que revela o futuro em seu Apocalipse. Ele faz isso para traçar os acontecimentos de um ângulo diferente ou para enfatizar uma lição diferente. Contudo, não parece de todo sustentável que ele o faça aqui em Apocalipse 20 veros 1 a 9. Os acontecimentos destes versículos são claramente a sequência natural e esperada da importante descida de Cristo à terra, tão graficamente descrita no capítulo 19. Ali os reis da terra são destronados, aqui outros, e sugerimos que os mansos da terra, são entronizados. No capítulo 19, os dois agentes de Satanás são sumariamente lançados à sua condenação, no capítulo 20, o próprio grande inimigo de Deus e dos homens, Satanás, é tratado. Primeiro ele fica confinado ao abismo durante mil anos, (Apocalipse 20 versos 1 a 3). Depois ele é libertado por um breve período, (versos 7 a 9), possivelmente para demonstrar que sua prisão não mudou em nada seu ódio implacável por Deus. Depois disso, ele é lançado na mesma condenação eterna de seus dois capangas, (verso 10).

No capítulo 19, Cristo retorna à terra como “REI DOS REIS” (verso 16) e suprime toda oposição. Aqui, após Sua conquista triunfal, Ele reina com os Seus por mil anos (verso 4), o que é um prelúdio, uma introdução para Seu reinado eterno, (Apocalipse 22 verso 5).

Deve-se observar também que temos nesta passagem duas visões, cada uma introduzida pela expressão, “E eu, vi”, (versos 1 e 4). Essas visões são apenas parte de uma série de visões que se estende do capítulo 19 ao capítulo 21, todas introduzidas pelas mesmas palavras. Sua descrição inspiradora flui suavemente em uma sequência cronológica simples, ordenada e majestosa. João nos diz que ele “viu”:

No capítulo 19 versos 11 a 16, João vê: A descida do Senhor, sentado em um cavalo branco.

No capítulo 19 versos 17 e 18, João vê: Um anjo chamando as aves para o grande banquete de carne humana, da grande ceia de Deus.

No capítulo 19 versos 19 a 21, João vê: A destruição das forças militantes reunidas da Besta.

No capítulo 20 verso 1-3, João vê: Um anjo desce para amarrar e aprisionar Satanás.

No capítulo 20 versos 4 a 6, João vê: Três grupos de seres celestiais que vivem e reinam com Cristo.

No capítulo 20 verso 11, João vê: O Grande Trono Branco.

No capítulo 20 versos 12 a 15, João vê: Os inumeráveis ​​mortos ímpios diante do Trono.

No capítulo 21 verso 1, João vê: A Nova Criação.

No capítulo 21 verso 2, João vê: A Cidade Santa, a Nova Jerusalém.

Certamente o leitor cuidadoso das Escrituras, pode discernir que neste simples tratamento destes capítulos não há nada de contundente ou fantasioso. Apenas segue o esboço divino dos eventos futuros, sem se envolver em quaisquer detalhes expositivos de natureza controversa. Se isso for aceito como a previsão do futuro revelado pelo Espírito Santo, pense no que isso significa. Isso significa que a teoria da recapitulação A-Milenial, supostamente encontrado em Apocalipse 20, entra em colapso completamente, e vai longe ao expor a falácia de todo esse sistema de interpretação profética.

Passaremos agora a examinar a passagem mais detalhadamente, o que confirmará ainda mais a total insustentabilidade do ponto de vista dos A-Milenial.

Um defensor desse ponto de vista A-Milenial, diz que, “os Pré-Milenistas às vezes nos fazem acreditar que todo o seu esquema milenar em Apocalipse 20, é claro como um mapa do bairro onde moramos”. Só podemos responder que não acreditamos nem por um momento em tal coisa e é um assunto sério para alguém fazer uma declaração tão precipitada. O que acreditamos é que todo o esquema milenar está claramente escrito nas páginas das Sagradas Escrituras, das quais Apocalipse 20, é uma pequena porção. O mesmo escritor acusa, o escritor Pré-Milenistas, Walter Scott de, “misturar o simbólico e o literal por seu mero capricho”, ao tratar desta passagem, porque o Sr. Scott, trata a chave, a corrente e o selo como símbolos, mas os mil anos, o abismo, as duas ressurreições, etc., como literais. Parece nunca ocorrer ao crítico que isso é exatamente o que ele mesmo faz. Ele ensina que enquanto a ressurreição do versículo 12, que diz: (“Eu vi os mortos, pequenos e grandes, presentes diante de Deus”) é uma ressurreição literal dos mortos, mas “a primeira ressurreição”, do versículo 5, é o novo nascimento do crente. Além disso, ele faz isso, apesar do fato óbvio de que nos versículos 4 a 6, o Espírito Santo menciona as duas ressurreições juntas, e as menciona em uma linguagem que significa claramente que, embora no tempo, elas estejam separadas por mil anos, e ambas devam ser entendido exatamente no mesmo sentido, literal.

O apóstolo João diz: “E vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus, e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos; e viveram, e reinaram com Cristo durante mil anos. Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se acabaram. Esta é a primeira ressurreição. Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele mil anos.” (Apocalipse 20 versos 4 a 6)

Os leitores da Bíblia, já devem ter previsto há muito tempo que não podemos consentir em distorcer as palavras de seu sentido claro e lugar cronológico na profecia, por conta de quaisquer considerações de dificuldade ou de qualquer risco de abusos que a doutrina do milênio possa trazer consigo. Aqueles que viveram depois dos Apóstolos, e toda a Igreja durante 300 anos, compreenderam-nos no sentido literal; e é estranho ver hoje em dia expositores que estão entre os primeiros a reverenciar a antiguidade, deixando de lado complacentemente os exemplos mais convincentes de unanimidade que a antiguidade primitiva apresenta.

No que diz respeito ao texto em si, nenhum tratamento legítimo dele irá extorquir o que é conhecido como a interpretação espiritual agora em voga.

Se, em uma passagem onde, “DUAS RESSURREIÇÕES” são mencionadas, onde certas “ALMAS VIVERAM” no início, e o resto dos “MORTOS VIVERAM” apenas no final de um período específico após aquela primeira, se em tal passagem a primeira ressurreição pode ser entendida como significa “RESSUSCITAÇÃO ESPIRITUAL” com Cristo, enquanto o segundo significa “RESSUSCITAÇÃO LITERAL” da sepultura, então há um fim para todo significado na linguagem, e a Escritura é eliminada como um testemunho definitivo de qualquer coisa.

Se a “primeira ressurreição” é espiritual, então a “segunda ressurreição” também o é, o que suponho, que ninguém será suficientemente resistente para manter esta interpretação. Mas se a “segunda ressurreição” é literal, então a “primeira ressurreição” também o é; o que, em comum com toda a Igreja primitiva e muitos dos melhores expositores modernos, mantenho e recebo como um artigo de fé e esperança.

À luz do que foi dito, o leitor atento, pode julgar por si mesmo quem é que “mistura o simbólico e o literal conforme seu mero capricho”, ao interpretar Apocalipse 20.

Espera-se que fique duas coisas perfeitamente claras. Uma é que a “primeira ressurreição” não é o novo nascimento. A palavra “ressurreição” (Grego: anastasis), que ocorre cerca de 40 ou 42 vezes no Novo Testamento, nunca é usada neste sentido. É empregada consistente e exclusivamente na ressurreição de uma pessoa ou pessoas que estavam mortas fisicamente, sendo Lucas 2 verso 34, uma possível exceção. 

Além disso, nosso Senhor em João 5 versos 25 a 29 distingue claramente, não apenas entre a transmissão de vida espiritual às almas mortas espiritualmente e de vida física aos cadáveres, mas também entre o período de tempo em que cada transmissão seria feita. Falando do primeiro, Ele diz: “Vem a hora, e AGORA É quando os mortos ouvirão, e viverá”. Falando deste último, Ele diz apenas: “A hora está chegando” (verso 28), porque aquela hora em que, “todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz” era, e de fato é, ainda futura.

Por William Bunting

Desenvolvido por Palavras do Evangelho.com