Batismos

No padrão divino, o batismo segue a crença. O batismo é o limiar do caminho do discipulado que envolve a sujeição ao senhorio de Cristo e a separação de um mundo pecaminoso. É um teste de lealdade e fidelidade a Cristo.

A Bíblia fala em diferentes tipos de batismos:

1) O batismo de João era o Batismo para arrependimento (Mateus 3:4-6; Marcos 1:4; Atos 18:25; 19:3-4). Os batizados reconheciam a justiça de Deus, que a morte era a sua porção justa, e confessavam que eram totalmente dependentes da misericórdia de Deus, a qual foi provida naquele que viria, o único que poderia perdoar os seus pecados.

2) O batismo do Senhor Jesus (Mateus 3:16; Marcos 1:9-10; Lucas 3:21). Este batismo de Jesus ministrado por João, foi a identificação com aqueles que se arrependeram, mostrando que somente eles eram os justos. Foi também a identificação deles com Jesus diante de Deus, num ato que prenunciou a obra que Ele realizaria no Calvário. Esta obra estabeleceria um alicerce justo para Deus perdoar aqueles que reconheceram sua culpa e abraçaram o Salvador.

3) O Senhor batizando os discípulos (João 3:22, 26; 4:1). Isto identificou os discípulos com a mensagem que Ele proclamou. Foi uma associação de outros consigo mesmo e com Suas reivindicações.

4) O batismo no Calvário: “Tenho um batismo para ser batizado, e como estou angustiado até que ele se cumpra” (Lucas 12:50). Ele foi engolfado ou imerso no julgamento de Deus por causa do pecado (Salmos 42:7). “Ele apareceu para aniquilar o pecado pelo sacrifício de si mesmo” (Hebreus 9:26). “Mas este, depois de ter oferecido para sempre um único sacrifício pelos pecados, assentou-se à direita de Deus” (Hebreus 10:12).

5) O batismo do sofrimento - Jesus disse a Pedro: “De fato bebereis do meu cálice e sereis batizados com o batismo com que eu sou batizado” (Mateus 20:23). Jesus estava imerso em sofrimento por causa da justiça. “Pois para isso fostes chamados; porque também Cristo sofreu por nós, deixando-nos o exemplo, para que sigais os seus passos” (1 Pedro 2:21).

6) O batismo no Espírito (Mateus 3:11; Marcos 1:8; Lucas 3:16; João 1:33; Atos 1:5; 11-16 e 1 Coríntios 12:13). Nas primeiras seis passagens a preposição “com ”é traduzido da preposição grega “en”, que na verdade significa “em”. A expressão “Batismo do Espírito”, usada por alguns cristãos, nunca é encontrada nas Escrituras. O Batismo no Espírito tem a ver com a Igreja, que é o Corpo de Cristo (1 Coríntios 12,12-13). Aconteceu no Pentecostes quando a Igreja foi formada; obtivemos o benefício disso quando confiamos em Cristo. Está ligado ao primeiro advento de Cristo e a bênção está em vista.

7) O batismo no fogo (Mateus 3:11; Lucas 3:16). Isto falo do julgamento está à vista e está ligado ao segundo advento de Cristo. “Cuja pá está em Sua mão, e Ele limpará completamente Sua eira, e recolherá Seu trigo no celeiro; mas Ele queimará a palha com fogo inextinguível.”

8) O batismo em Moisés: “E todos foram batizados em Moisés, na nuvem e no mar” (1Coríntios 10:2).

Isto indicava a identificação da nação com o seu líder, Moisés.

9) Os batismos em Hebreus 6:2: Refere-se à lavagem cerimonial da dispensação passada da lei.

10) O batismo dos crentes: “Então os que de bom grado receberam a Sua Palavra foram batizados” (Atos 2:41).

A expressão “um só batismo” em Efésios 4:5 refere-se ao batismo do crente, o batismo nas águas.

Há quatro coisas relativas a todo batismo:

(1) O agente que batiza;

(2) O sujeito – a pessoa batizada;

(3) O elemento no qual uma pessoa é batizada;

(4) O propósito ou razão do batismo.

A Doutrina do Batismo dos Crentes:

A autoridade para o batismo foi dada pelo próprio Senhor Jesus: “Todo o poder (autoridade) me foi dado no céu e na terra” (Mateus 28:18).

Lemos na ocasião em que Pedro batizava Gentios: “E ordenou-lhes que fossem batizados em nome do Senhor” (Atos 10:48). Isso indica autoridade.

Lemos sobre a prática do batismo: “Aqueles que de bom grado receberam a Sua Palavra foram batizados” (Atos 2:41).

Temos o registro de batismo de:

homens e mulheres (Atos 8:12),

o eunuco (Atos 8:38),

Cornélio (Atos 10:47-48),

Lídia e sua família,

o carcereiro (Atos 16:15, 33),

e “muitos dos coríntios” (Atos 19:5).

O modo de batismo é imersão total, não aspersão. A palavra grega “baptisia”, significa “mergulhar” ou “tingir”. Indica imersão, submersão.

“João também batizava… porque havia muita água” (João 3:23).

“E desceram ambos à água, tanto Filipe como o eunuco, e ele o batizou” (Atos 8:38-39).

O Significado do Batismo:

É um ato para os crentes. “Batizando-os” (isto é, os discípulos – Atos 2:41).

“Aqueles que receberam de bom grado Sua Palavra foram batizados.”

Não há nada na água que possa tirar nossos pecados; o batismo nunca prepara uma pessoa para o céu. O batismo é somente para os crentes.

É a resposta de uma boa consciência para com Deus. “A mesma figura com a qual também o batismo agora nos salva (não o despojamento da imundície da carne, mas a resposta de uma boa consciência para com Deus” (1 Pedro 3:21).

A salvação aqui se refere ao relacionamento do crente com Deus; assim, o que é simbolizado no batismo dá ao crente uma boa consciência diante de Deus. Também poderia simbolizar despojar-se do velho homem e revestir-se do novo homem (Colossenses 3:9-10).

A velha vida terminou e devemos agora andar em novidade de vida (Romanos 6:3-4).

No entanto, poderíamos aplicar isso à obediência de um crente – ser batizado dá ao crente uma boa consciência quanto a obedecer à ordem do Senhor.

Também proclama os fatos fundamentais do evangelho, pois esta é a figura do batismo. “Cristo morreu pelos nossos pecados de acordo com as Escrituras; e que foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras” (1 Coríntios 15,3-4).

É um testemunho de salvação, uma declaração externa de uma obra interior, uma confissão diante dos homens de ter confiado no Senhor Jesus Cristo. Fala de identificação com Cristo num mundo que continua a rejeitá-lo. Isto envolve separação do mundo.

Mostra sujeição ao senhorio de Cristo e é uma demonstração de lealdade e amor. É um ato de entrega à vontade e à Palavra de Deus.

Ministra prazer a Deus e traz alegria a outros crentes. “Não tenho maior alegria do que ouvir que meus filhos andam na verdade” (3 João 4).

Por Jim McColl

 

Desenvolvido por Palavras do Evangelho.com