Batismo no Espírito Santo

Existem várias referências no Novo Testamento ao Batismo no, ou em Espírito Santo. A primeira referência profética foi feita por João Batista conforme registrado em Mateus 3:11 e ensaiado em Marcos 1:8; Lucas 3:16; e João 1:33. Contudo, em Atos 1:5 temos as palavras do Senhor Jesus aos Seus discípulos: "Porque João batizou na água, mas vós sereis batizados no Espírito Santo daqui há poucos dias”, sendo o evento real registrado em Atos 2:1-4. As palavras do Senhor Jesus são novamente apresentadas em Atos 11:16; e temos um relato histórico da ocorrência em 1 Coríntios 12:13.

Não devemos confundir o batismo do crente por imersão em água, com o batismo no Espírito Santo, pois os dois eventos são bastante distintos. Nem devemos confundir a habitação do Espírito Santo em nosso corpo após a conversão (1 João 2:20) com o batismo no Espírito Santo. "Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus." (1 Coríntios 6:19,20)

Em nenhum lugar das Escrituras é dito que uma pessoa salva, convertida a Cristo depois do Pentecostes foi batizada com o Espírito Santo.

Lemos que, quando o pecador é salvo hoje, ele é selado com o Espírito Santo, e isto não é o batismo no Espirito Santo, como explica Paulo em Efésios 1:13,14: “Depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa; O qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão adquirida, para louvor da sua glória.”

Temos o incidente de crentes recebendo o Espírito Santo em Atos 19:6, onde o apóstolo Paulo impôs as mãos sobre os discípulos e o Espírito Santo desceu sobre eles, e eles começaram a falar em outras línguas e a profetizar; mas isto não foi, como alguns acreditam, um batismo no Espírito Santo, foi antes um enchimento do Espírito como também aconteceu com os apóstolos no Pentecostes. O batismo no Espírito Santo foi um evento único que nunca mais poderá acontecer.

Então, o que exatamente aconteceu naquela ocasião importante, conforme registrado em Atos 2? Os apóstolos estavam juntos conforme orientação do Senhor Jesus, aguardando a promessa de poder do alto (Lucas 24:49), quando ocorreram quatro incidentes separados, mas simultâneos.

1. O som do céu “como” que de um vento forte e impetuoso (não um vento real, mas o som de uma respiração forte), indicativo do movimento energético do Espírito Santo sobre e entre os apóstolos. O som da atmosfera carregada do Espírito encheu a casa, e todos foram divinamente afetados pelo poder que vinha do alto.

2. Apareceram ao mesmo tempo línguas repartidas “como” que de fogo, que pousaram sobre cada um dos apóstolos. A ocorrência das línguas divididas iria, no devido tempo, pelo poder do Espírito Santo, convencer os discípulos de que o muro intermediário de separação entre judeus e gentios havia sido derrubado com a chegada do dia da graça de Deus ao mundo.

3. Cada um dos apóstolos, cheio do Espírito Santo, começou a falar em outras línguas conforme o Espírito lhes concedia que falassem. Este foi um testemunho dramático dos apóstolos da mensagem de salvação de Deus ao mundo. Representantes de cada uma das diferentes nações presentes ouviram a mensagem claramente na sua própria língua. O som da pregação não era, como alguns erroneamente sugeriram, uma cacofonia de ruído; foi antes uma deliciosa eufonia de vozes em harmonia com uma nova mensagem de amor e esperança, e de vida eterna no céu através do arrependimento diante de Deus e da fé no Senhor Jesus Cristo. Cada apóstolo falava a um grupo de Judeus peregrino com o seu respectivo idioma nativo e por fim Pedro falou aos Judeus de Jerusalém explicando o evento.

4. O mais importante de tudo foi que naquele dia e hoje, todo crente em Israel e todo crente gentio que até então eram indivíduos separados no caminho da fé, foram naquele dia fundidos indissoluvelmente pelo batismo no Espírito Santo em um corpo que veio a ser conhecido como o Corpo de Cristo. Foi um evento corporativo único, singular e que nunca mais se repetirá. Portanto, temos a referência histórica: “Porque todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer sejamos judeus, quer gentios, quer sejamos escravos, quer livres; e todos temos bebido de um Espírito. Um Corpo, mas muitos” (1 Coríntios 12:12,13).

A expressão, “todos nós” no versículo citado, inclui todos os filhos de Deus, desde o Pentecostes até o arrebatamento da Igreja. Portanto, quando um pecador é salvo hoje, ele não recebe o batismo no Espírito Santo, pois o evento foi único, para formar o Corpo de Cristo, mas ele desfruta e foi lembrado naquele evento.

Há 7 palavras principais empregadas no Novo Testamento em ligação com a presença e a obra do Espírito Santo. Estas palavras não são sinônimas, de forma alguma; não há duas delas com igual significado. Cada uma tem significação própria. Há um desígnio na selecção e emprego das próprias palavras das Escrituras. Deve sempre ser a Palavra de Deus, e não a experiência da nossa vida e de outras pessoas.

 1. Nascidos (João 3:5,6).

2. Habitados (2 Timóteo 1:14; Romanos 8:11).

3. Selados (2 Coríntios 1: 22; Efésios 1:13; 4:30).

4. Penhor (2 Coríntios 1: 22; Efésios 1:14).

5. Ungidos (2 Coríntios 1:21; 1 João 2:27).

6. Enchidos (Lucas 1:15, 41, 67; Atos 4:8; 4:17, etc.; Efésios 5:18).

7. Batizados (Mateus 3:11; Atos 1:5; 1 Coríntios 12:13).

Desenvolvido por Palavras do Evangelho.com