Batismo Familiar e Aspersão Infantil - O que a Bíblia ensina?

O batismo de uma família é uma coisa, mas o 'Batismo Familiar' é outra. A primeira é totalmente apoiada pelas Escrituras, a última é respondida por um silêncio pétreo da Palavra de Deus. Não há um único versículo que apoie tal teoria.

Quais são os supostos benefícios do batismo doméstico?

Professa introduzir pessoas não regeneradas numa esfera de profissão externa.

Mas isto é para transformar uma ordenança divina numa mera cerimónia e encorajar a hipocrisia.

A prática do livro de Atos é claramente consistente e abundantemente clara: “Então os que receberam a sua palavra foram batizados”, (Atos 2:41); “Quando creram… ​​foram batizados… tanto homens como mulheres”, (Atos 8:12); “Se você crê de todo o coração, poderá”, (Atos 8:37); “Muitos dos coríntios que ouviram, creram e foram batizados”, (Atos 18:8).

Esta sequência conectada não deve ser adulterada ou alterada de forma alguma.

O argumento baseado em Atos 16:31, de que a família do carcereiro de Filipos foi batizada com base na fé de seu chefe, é falacioso, pois as palavras não são: 'Crê no Senhor Jesus Cristo e serás batizado, tu e a tua casa', mas 'Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa'. A família creu, por isso a família se alegrou e foi batizada. Caso contrário, temos a imagem de uma família batizada e regozijando-se, não porque os seus membros individuais tenham crido, mas porque um deles creu! Nada é dito sobre a composição da família, mas se nela havia uma criança, então essa criança deve ter participado da alegria dos salvos, e visto o batismo deles.

O falso argumento extraído de 1 Coríntios 7:14, “O marido incrédulo é santificado pela esposa, e a esposa incrédula é santificada pelo marido, caso contrário seus filhos seriam impuros; mas agora eles são santos”, é igualmente um argumento para o batismo de uma esposa ou marido incrédulo.

A passagem não tem nada a ver com o batismo. O argumento aqui é que, como nenhuma mulher pensaria em deixar seus filhos porque se tornou cristã, mas permaneceria com eles por causa de seu amor por eles e para cumprir suas obrigações para com eles, e como permanecer com eles não é inconsistente com sua nova relação com Cristo, nem então permanece com seu marido não salvo inconsistente com ele. A única questão é se o marido está disposto a permanecer com ela, uma questão que não surge no caso de seus filhos.

O batismo de crianças, o batismo de adultos e o batismo de uma família em virtude da fé do chefe da casa, ou de ambos os pais, são práticas desconhecidas nas Escrituras; eles são defendidos não pelo apelo ao significado claro da Palavra de Deus, mas por argumentos extraídos de supostas analogias bíblicas. O único batismo que pode ser encontrado, seja no ensino do Senhor ou de seus apóstolos, é o batismo dos crentes, aqueles que pelo seu próprio ato de 'receber a Cristo', se tornaram cristãos (João 1:12).

Tanto no Antigo Testamento como no Novo Testamento, nunca lemos sobre o batismo de crianças entre o povo de Deus.

Sabemos de crianças sendo salvas com 6 anos, mesmo assim, os pais esperaram até que a criança tivesse uma idade em que pudesse ter melhor discernimento daquilo que ocorreu em sua infância.

Pois temos que entender que, o batismo pode ser uma armadilha ou uma porta do inferno para aqueles que não sabem bem discernir sua experiência de salvação. A confiança pode estar no batismo ou nos que a batizaram, pois acreditaram na sua “história” de conversão e isto dá uma certa segurança para pessoa aprovada pelos que a entrevistaram para o batismo.

Quanto à questão da “aspersão de crianças”, não nos deixemos iludir pela superstição de que tal ato de aspergir algumas gotas de água na cabeça de uma criança, e quaisquer que sejam as palavras que acompanhem o ato, pode de alguma forma regenerar a saúde dessa criança ou seu espírito, ou de alguma forma afetar seu bem-estar espiritual no tempo ou seu destino na eternidade.

Veja como a verdade do Evangelho é disfarçada para não ser reconhecida e seu propósito frustrado, e como miríades de pessoas são enganadas ao supor que tudo está bem com elas porque foram batizadas quando crianças, enquanto ainda estão em seus pecados, e a ira de Deus sobre elas permanece, João 3:36.

A Bíblia é muito clara, do que depende o nosso bem-estar com Deus: “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie.” (Efésios 2:8,9)

Como também é clara quanto ao batismo: “De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra.” (Atos 2:41)

 

Desenvolvido por Palavras do Evangelho.com